Manutenção de carros: como lucrar com esse negócio

Você gostaria de melhorar os seus ganhos com a manutenção de carros?

A manutenção de carros pode ser um ótimo negócio para sua oficina. Para isso, o seu negócio precisa ser otimizado, evitando erros comuns.

Neste artigo, você descobrirá como é possível melhorar os seus lucros com algumas mudanças simples.

Se você quer saber mais sobre as novas oportunidades na área de manutenção de carros, leia também esse outro artigo aqui no blog!

A seguir, você encontra as melhores dicas para tornar seu negócio de manutenção de carros mais lucrativo e chamativo! Continue lendo e confira:

Manutenção de carros: a prevenção é a melhor amiga dos seus clientes

A manutenção de carros é um assunto que desagrada a grande maioria dos motoristas. Normalmente, os procedimentos são enxergados apenas como custos e inconvenientes. No entanto, você que trabalha com isso sabe o quão importante é realizar manutenções preventivas.

Seu cliente também precisa saber disso. Aproveite suas estratégias de marketing para falar sobre prevenção com eles.

O seu principal trunfo é: carros com a manutenção em dia representam menor risco de custos imprevistos, que podem ser muito maiores.

Além disso, seus clientes estarão protegidos contra inconvenientes e situações perigosas, como quebrar no meio de uma viagem ou estrada movimentada.

Que serviços podem ser incluídos na manutenção de carros?

Veja uma lista de serviços de manutenção de carros que seus clientes devem saber mais sobre:

  • Óleo lubrificante;
  • Freios;
  • Correia dentada;
  • Água do radiador;
  • Velas de ignição;
  • Filtros de ar, óleo e combustível;
  • Pneus e rodas;
  • Suspensão;
  • Óleo do câmbio;
  • Bateria.

Lembre-se: é importante que seus clientes entendam a importância de manter esses itens em dia. Além disso, sempre explique o custo envolvido em problemas causados pela falta de manutenção preventiva no carro.

Foque nos diferenciais

Uma coisa é fato: existem inúmeras oficinas que oferecem serviços de manutenção de carros. Por isso, você precisa dar aos seus clientes motivos para escolher a sua. A forma certa de aumentar os lucros é oferecer diferenciais!

E acredite, existem coisas extremamente simples que você pode fazer para isso. Infelizmente, ainda é comum nesse ramo que as empresas não se preocupam em oferecer conforto ou mimos para seus clientes. No entanto, o consumidor está cada vez mais exigente.

Considere que ninguém gosta de precisar levar o carro à oficina. Então, quanto mais confortável você tornar essa experiência, melhor.

Veja algumas dicas:

  • Explique aos seus clientes porque você recomenda um serviço e os benefícios que eles terão. Além de mostrar que você entende do que está fazendo, seus clientes se sentirão mais seguros em relação à transparência da empresa. Como bônus, isso também demonstra atenção e preocupação com as necessidades deles.
  • Use produtos de qualidade e explique para os seus clientes sobre a diferença. Eles precisam saber que você está zelando pela integridade do veículo. A Texaco, por exemplo, dispõe de material técnico informativo e simples que pode ser oferecido aos clientes para melhor compreensão dos benefícios do produto
  • Ofereça um espaço com assentos confortáveis para a espera, além de revistas, televisão ou wi-fi gratuito. Deixar água ou café disponíveis também são estratégias que cativam e tornam a experiência do cliente muito melhor.
  • Crie um site, um blog e redes sociais para a oficina. Você pode usar esses canais para trazer informações úteis aos seus clientes e conscientizar sobre a importância da manutenção de carros.
  • Ofereça linhas de comunicação direta: seja através das redes sociais, telefones. aplicativo (WhatsApp) ou e-mail, é essencial que seus clientes sempre consigam falar com você.

Tecnologia

A tecnologia é a sua aliada para reduzir custos, aumentar os lucros e ainda oferecer serviços muito melhores. E não falamos apenas de usar os melhores produtos e peças mais modernas. Confira como a tecnologia pode potencializar seus processos e melhorar a experiência dos clientes:

  • Um sistema de gestão e de cadastro de clientes pode facilitar muito a sua vida. Nunca deixe registros em papel: isso dificulta a administração do estoque, custos e balanceamento do caixa.
  • Hoje, uma empresa que não está online praticamente não existe. Novos clientes costumam encontrar oficinas fazendo buscas na internet. Então, não deixe de se cadastrar no Google Meu Negócio (para que seu estabelecimento apareça nas buscas do Google) e criar um site para a oficina, pode ser bem simples, mas que descreva os serviços oferecidos.
  • A internet pode potencializar suas estratégias de marketing. É fácil aprender como usar esse recurso para atrair e fidelizar clientes. Uma dica é sugerir que ele baixe o aplicativo Havoline. Com ele, o cliente pode ser avisado sobre a próxima troca, além de indicar a troca de óleo mais próxima. Não deixe de cadastrar a sua loja entre os pontos de venda indicados no app.

Atendimento

A experiência do cliente é tudo. Por isso, além de oferecer diferenciais na oficina, é preciso garantir um atendimento exemplar. Uma equipe bem treinada e pronta para atender com maestria é capaz de potencializar os seus lucros.

Saiba como oferecer o melhor atendimento ao cliente:

  • Treine, valorize e motive toda sua equipe. Afinal, são eles que lidarão com os clientes na maioria das vezes.
  • Seja transparente e sempre explique aos clientes a importância da manutenção de carros.
  • Não esqueça de manter a oficina sempre limpa e organizada e caprichar na decoração do local.
  • Seja sempre cortês e paciente com os clientes. Não deixe de atender com bom humor. Nesse quesito, pequenos detalhes te levam longe: lembrar de dizer “obrigado” e “bom dia”. Pode parecer óbvio, mas muitas oficinas não o fazem.

Pós-atendimento

Seu relacionamento com o cliente não acaba depois da compra. É importante garantir um pós-atendimento atencioso para realmente fidelizar. Isso inclui detalhes como informar em quanto tempo o cliente deverá voltar para novos procedimentos no carro, mas vai além disso. Confira:

  • Ser cortês e prestar a atenção no feedback dos clientes em redes sociais. Sempre responda a críticas com um agradecimento e promessa de melhora.
  • Fornecer um canal de comunicação para o cliente, caso ele tenha dúvidas ou problemas após a finalização do serviço.
  • Envio de informativos e promoções para os clientes através de listas de e-mail ou redes sociais.

Conclusão

A manutenção de carros pode ser um negócio muito lucrativo. Para se destacar da concorrência e continuar crescendo, no entanto, você precisa ter atenção a diversos fatores como o atendimento ao cliente e melhoria dos serviços e ambiente da oficina.

Nesse post, você encontrou ótimas dicas para melhorar seus lucros. Quer saber mais? Leia também esses outros posts aqui no blog:

E você, o que faz para melhorar seus serviços de manutenção de carros? Divida conosco nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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