Equipe de troca de óleo: 5 dicas para melhorar a motivação

Você quer dicas e ideias para motivar a sua equipe de troca de óleo?

A equipe de troca de óleo é uma das partes mais importantes do seu negócio. Entenda como motivar e incentivar seus colaboradores a ser os melhores profissionais possíveis.

A gestão de pessoas em lojas de serviços automotivos nem sempre é tarefa fácil. Muitos empresários enfrentam dificuldades para manter sua equipe motivada e interessada no dia a dia do trabalho.

A motivação é crucial para que o rendimento seja alto. No entanto, alguns fatores podem atrapalhar a motivação da equipe e interferir no trabalho. A repetição, o estresse para chegar ao trabalho, acordar cedo todos os dias e problemas pessoais podem causar desânimo. Isso acontece com você e também com seu time.

Se quiser mais dicas sobre como motivar a sua equipe, leia também esse outro artigo do blog.

Existem muitas coisas que o empreendedor pode fazer para garantir que a equipe continue empenhada. Nesse post, você encontra 5 dicas que são realmente eficazes para manter a equipe da troca de óleo motivada.

Basta continuar lendo para descobrir!

Envolva a equipe na administração

Envolvendo a equipe nas decisões administrativas, você mostra que a opinião deles é valorizada.

A grande maioria dos colaboradores adoraria participar mais das decisões administrativas da empresa. Ser ativo no trabalho aumenta a sensação de autonomia, confiança e prestígio nos profissionais. Além disso, sentir que o seu chefe valoriza o seu expertise e sua opinião é ótimo para a realização profissional.

Coloque-se no lugar da equipe de troca de óleo. Você se sentiria bem numa empresa onde nunca é consultado sobre as decisões? Não seria muito melhor trabalhar em um lugar onde o líder reconhece sua capacitação e pede sua opinião sobre os procedimentos?

Claro, nem sempre é possível ouvir a opinião de todos. Há assuntos mais específicos que cabem somente a você. É o caso da gestão financeira da troca de óleo, por exemplo.

Contudo, você pode envolver sua equipe na administração do estoque e no oferecimento de serviços. Para saber quando consultar a sua equipe, lembre-se da formação, preparação e experiência deles. Eles sabem tanto ou mais que você sobre quais produtos os clientes mais procuram e quais serviços são mais requisitados, por exemplo.

Ouvir a opinião da equipe de troca de óleo é uma ferramenta incrível para implementar melhorias. Eles contam com informação privilegiada sobre os hábitos dos seus clientes e a aceitação de serviços, preços e produtos. Essas informações podem trazer melhorias para seu negócio, sem que você tenha que gastar um centavo a mais.

Mantenha contato frequente

O bom relacionamento com a equipe de troca de óleo é fundamental para a motivação.

Muitos líderes falam com a sua equipe apenas quando algo está errado. Isso é um dos erros mais comuns e mais perigosos para a motivação dos colaboradores. Construir um bom relacionamento com a equipe de troca de óleo é fundamental.

Se a comunicação com a liderança vem apenas devido a erros ou problemas, os funcionários não se sentem valorizados. A impressão passada é que tudo que é feito corretamente não é visto, enquanto os erros sempre são ressaltados.

É importante manter seus colaboradores por perto. Dialogar com eles constantemente é uma das melhores maneiras de fazer isso. E as conversas não precisam ser apenas elogios ou críticas em relação ao trabalho.

Assim como em qualquer relação social, conversas regulares são fundamentais para manter a comunicação em dia. O ideal é sempre dialogar, para garantir o alinhamento de ideias e propiciar debates importantes.

Solicite ideias

Incluir a equipe de troca de óleo nas decisões administrativas é mais fácil quando você pede diretamente por ideias.

Muitos funcionários não estão acostumados com um tipo de liderança que oferece abertura para opiniões. Por isso, não hesite em pedir ideias e sugestões para a equipe de troca de óleo. Essa é uma das melhores maneiras de fazê-los participar ativamente da administração do negócio.

Você pode colher essas ideias em reuniões mensais ou mesmo em bate-papos informais durante o trabalho. Acrescentar novas perspectivas à forma que você faz a gestão da sua oficina é sempre positivo. Novos olhos podem trazer soluções incríveis que alguém que está realizando uma tarefa há muito tempo não consegue ver.

Claro que nem todas as ideias serão aproveitadas. Isso é perfeitamente normal, e seus funcionários provavelmente já esperam isso. O importante é que os colaboradores saibam que são ouvidos dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, se uma ideia boa sair em meio a outras cem não aproveitáveis, você já estará no lucro. Essa única sugestão pode ser o suficiente para otimizar o rendimento do seu negócio.

Dê atenção individual

O feedback individual é importante para motivar a equipe de troca de óleo.

Os feedbacks coletivos são importantes e também ajudam a motivar a equipe de troca de óleo. No entanto, também é preciso falar com seus colaboradores particularmente.

Elogiar em público é interessante, desde que você o faça com todos. Agora, se um elogio for para apenas um dos funcionários, o ideal é fazer em particular. Essa é uma boa forma de elevar a motivação desse funcionário sem fazer com que os outros sintam-se mal. Outro problema que essa prática evita é o aparecimento de conflitos entre a equipe de troca de óleo.

Principalmente no momento de perguntar sobre a má qualidade de algum serviço ou de um tratamento equivocado dado a algum cliente, fale sempre em particular. Discrição é fundamental nesses momentos.

Da mesma forma, tente ouvir os integrantes da sua equipe regularmente, em conversas fechadas. Chame um por um e pergunte sobre as expectativas em relação ao trabalho, dificuldades, benefícios e sugestões.

Funciona como se fosse uma avaliação mensal do colaborador. Além de ajudar na motivação da equipe de troca de óleo, isso pode trazer informações importantes. Essas reuniões são muito proveitosas para aparar arestas e corrigir rumos.

Crie metas

Seus funcionários se sentirão mais motivados se tiver metas plausíveis para cumprir.

Outra prática comprovadamente eficaz para motivar sua equipe é propor desafios a eles. Mas atenção: é importante que esses desafios sejam realizáveis. Se metas muito irreais forem estabelecidas, o efeito será o contrário. Seus funcionários sentirão que todo o trabalho duro nunca é suficiente e vão perder a motivação.

Para não errar na medida, crie metas com base nas estatísticas anteriores do negócio. Por exemplo: digamos que cada funcionário presta 50 atendimentos por mês.

Que tal propor que eles cheguem a 55 nos próximos trinta dias? Se der certo, você pode ir aumentando os objetivos gradativamente. A ideia é estimular os colaboradores a trabalharem mais e melhor.

Conclusão

Garantir que a equipe de troca de óleo está sempre motivada é fundamental para o bom funcionamento da oficina. Para isso, o empreendedor precisa, principalmente, se dedicar a ouvir os funcionários.

Colaboradores que se sentem valorizados tendem a produzir melhor. A motivação da equipe também afeta na qualidade do seu atendimento. Lembre-se, seus clientes estão cada vez mais exigentes e buscam ser atendidos com atenção e bom-humor.

Além disso, a motivação torna o ambiente de trabalho muito mais leve e harmonioso. Trabalhar isso com a equipe de troca de óleo pode até mesmo reduzir a rotatividade de funcionários, o que é ótimo para qualquer negócio.

Se você quer mais dicas sobre como melhorar a gestão da sua oficina ainda mais, dê uma olhada nesses outros posts do blog:

E você, que técnicas usa para motivar a equipe de troca de óleo? Relate sua experiência nos comentários e aproveite para tirar alguma dúvida que tenha ficado sobre o assunto.

sucesso serviços automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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