Como fazer sua oficina aparecer no Google: passo a passo

Com o aumento no uso da internet em vários dispositivos, as pessoas têm pesquisado mais no Google para escolher os prestadores de serviços. As respostas do Google são as primeiras mais buscadas. E quando se trata de contratar o serviço, aparecer no Google é determinante. Aqueles que cadastram a sua loja no Google Meu Negócio aparecem no Maps, o serviço de localização geográfica do Google. Por isso, todo negócio competitivo, independente do tamanho, deve aproveitar a tecnologia para ser encontrado e se aproximar dos seus clientes, aumentando sua exposição na rede. Neste post, vamos mostrar como fazer a sua oficina aparecer no Google!

Vamos visualizar a cena…

Quando uma pessoa precisa de atendimento para seu veículo, seja de urgência, consulta de orçamento, ou para agendar serviços de rotina. Ele pode buscar na internet por “oficina mecânica” ou “centro automotivo” que serão indicados os lugares mais próximos. Assim, podem ser exploradas as opções no entorno, com uso do GPS dos smartphones ou tablets.

Para buscas mais precisas, quando pesquisamos o tipo de serviço e o local (ex.: “oficina mecânica centro rio de janeiro”) serão mostradas as opções de serviços automotivos na área especificada. Quando se busca somente pelo nome da empresa, tem-se a lista dos locais em que está presente, com informações detalhadas daquelas que são cadastradas no Google Meu Negócio. Por isso é tão importante estar lá. E o Google meu Negócio pode ser cadastrado em poucos minutos neste link.

Isso facilita a localização de serviços que o cliente busca. Mas, como fazer para sua loja física aparecer no Google? E como listar os serviços que oferece? Há custo?

Veja 10 passos para modernizar sua oficina

Google nela!

A principal ferramenta de localização online para sua empresa, conforme citamos, é o Google Meu Negócio, que é gratuito e integrado nas pesquisas feitas na Google, Google +, Facebook, Twitter e outras redes sociais. Veja a seguir o passo a passo detalhado de como cadastrar um centro automotivo nessa plataforma. Isso vai permitir que seu negócio seja encontrado facilmente por empresas e outros clientes.

Informações na rede

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014. E além de situar seu negócio no mapa, também permite gerenciar suas informações, tais como horário de funcionamento, website, endereço e tipo de negócio. Interagir com clientes, respondendo seus comentários e adicionando fotos – ações que atraem mais negócios e aumentam a satisfação. Ampliar sua presença e permitir que as empresas sejam validadas, aumentando sua confiabilidade. Você pode incluir fotos e até criar rapidamente um pequeno website interno do Google.

Passo a passo para sua loja aparecer no Google

O primeiro passo é acessar a página inicial do Google Meu Negócio e clicar em “comece agora”. E faça login com uma conta Google (ex.: Gmail), que pode ser criada na hora.

Depois, deve preencher o formulário com o tipo de empresa (estabelecimento), nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria e se o seu negócio atende somente em seu endereço ou também onde o cliente estiver.

No terceiro passo, marque a caixa que autoriza o Google gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço, clicando em continuar.

No quarto passo, o número de telefone celular deve ser inserido, para que o Google envie um código por SMS, que deve ser copiado. Logo que clicar em continuar, sua oficina estará cadastrada no Google Meu Negócio. O próximo passo é solicitar que o Google confirme seu endereço enviando uma carta com link e código, que demora de 7 a 15 dias úteis, em média.

A partir deste ponto, você já poderá editar seus dados, modificar e gerenciar seu cadastro acessando o endereço https://business.google.com. Basta clicar em gerenciar local no painel ou utilizando aplicativo para Android ou iOS.

É importante manter todos os dados atualizados, mostrando que a empresa se importa com sua qualidade, informações e com seus clientes.

Reiterando, as alterações que podem ser feitas são: adicionar fotos, telefones, website, horários de funcionamento. Além de acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa, que também podem ser recebidos por e-mail. Pouco a pouco, conforme a navegação e a interação dos clientes vai aumentando com sua marca, a oficina vai ganhando visibilidade digital.

Os feedbacks de acesso englobam:

  • a média da classificação dada pelos clientes,
  • a quantidade de comentários (inclusive os sem respostas),
  • as visualizações, os cliques e seguidores;
  • as chamadas feitas e as rotas traçadas pelo público.

Esses dados permitem a avaliação do negócio.

Outras possibilidades para destacar a sua loja no Google Meu Negócio são as opções de:

  • incluir um tour virtual pela oficina,
  • traçar rotas para o estabelecimento,
  • expor notas e comentários de clientes, permitindo que as pessoas tenham mais informações sobre seu estabelecimento.

A ferramenta ainda pode ser integrada à estratégia de Google Adwords para aumentar sua aparição nas pesquisas. Além disso, muitas oficinas também utilizam o YouTube para divulgar pequenos ensinamentos ou tutoriais sobre acessórios, peças e óleos, para que sua oficina fique conhecida e ganhe em credibilidade.

Gere mais tráfego!

Quanto mais nichos do Google e fora dele a empresa conseguir estar presente e atuante, melhor. Mas atenção: não basta criar o canal e abandoná-lo. O tráfego das mídias é que vai efetivamente fazer com que você seja encontrado, de acordo com os motores de busca dessas plataformas. Este é um ponto muito importante.

Pode ser melhor ter apenas o Google Meu Negócio, em vez de criar vários canais e deixá-los parados. Se criar um canal no YouTube, certifique-se de que haverá pessoas responsáveis pelos vídeos, criando conteúdos que já não sejam abundantes na rede. E atente para a qualidade: até mesmo com o celular é possível criar materiais com uma boa apresentação e criatividade.

Quer saber mais?

Espero ter ajudado sobre como seu negócio pode aparecer no Google. Se gostou deste post, confira mais em nosso Guia de Marketing!

Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

2 comments

  1. Claudinei Henrique Costa says:

    Teho empresa no ramo de lubrificação de caminhões carretas e retos. Estou necessitando de lubrificantes sólidos. Graxa. Voces tem lubrificantes neste genero

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Claudinei, boa tarde. Tudo bem?
      Veja se entendi a sua solicitação; você deseja graxas lubrificantes com aditivos sólidos? Se for isso, nós temos alguns produtos para lhe oferecer como: Molytex EP 2, Starplex Moly MPGM 2. Você pode encontrar as fichas técnicas desses produtos em nosso site:
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