Tacógrafo: qual sua importância para a gestão de frotas?

O monitoramento constante dos veículos comerciais da empresa é fundamental e isso não passa apenas pela manutenção, revisão e consumo. O tacógrafo é outro instrumento relevante na gestão de frotas. O equipamento faz uma espécie de raio X da rotina do condutor ao volante.

O item efetua a leitura diária das atividades do motorista e pode ajudar o gestor a melhorar o desempenho e segurança dos condutores e, consequentemente, a eficiência da frota. Por esta razão, hoje vamos entender o que é tacógrafo, como funciona e qual a sua importância para gestão de frotas.

 

O que é um tacógrafo?

O tacógrafo, guardadas as devidas proporções, funciona como uma espécie de “caixa-preta” do caminhão. O aparelho consiste em uma pequena caixa plástica que fica instalada no veículo e reúne vários discos feitos de papel especial chamados de diagramas.

O equipamento tem o tamanho de um CD e monitora a velocidade do veículo, assim como sua quilometragem e o tempo que levou para percorrer tal distância.

Trata-se de ferramenta de rastreamento importante, pois, com ela, o gestor tem informações para verificar se os motoristas respeitam as velocidades permitidas pela empresa e pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Também serve para verificar se os condutores estão cumprindo as horas corretas de serviço, de acordo com a carga horária da empresa e também em respeito à legislação trabalhista que rege a atividade de caminhoneiro.

 

Tipos principais de tacógrafos

●     Tacógrafo analógico

O item registra as informações de tempo, velocidade e quilometragem em um disco. Tais informações são subtraídas depois em computadores com a ajuda de softwares específicos para gestão de frotas.

 

●     Tacógrafo digital

A maioria dos fabricantes de caminhões atualmente equipa seus modelos com o tacógrafo digital. O equipamento funciona basicamente como um sistema analógico, mas consegue registrar volume maior e variado de informações, como limite de velocidade na chuva, tempo gasto nas paradas e até o uso do cinto de segurança.

 

As informações neste tipo de tacógrafo são armazenadas em uma espécie de rolo impresso, como nos usados em máquinas de pagamento de cartão.

 

Como funciona o tacógrafo?

Como dito, o tacógrafo é uma pequena caixa com uma série de discos de papel. O aparelho é conectado ao câmbio do veículo por um cabo. Durante os percursos, pequenas agulhas “marcam” o papel para registrar as informações da viagem: velocidades, paradas, tempo etc. No tacógrafo digital, essas informações são registradas de modo eletrônico e em um papel contínuo.

 

Quando o tacógrafo é obrigatório?

O tacógrafo também é indispensável para as autoridades averiguarem se o motorista está respeitando as leis de trânsito. Além disso, a Resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 6/2/1998, obriga os seguintes veículos a terem tacógrafo instalados:

  • Veículos de transporte e condução de escolares
  • Veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares
  • Veículos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19 toneladas
  • Veículos de carga com peso bruto total (PBT) superior a 4.536 kg produzidos a partir de 1º de janeiro de 1999

 

Quais são as vantagens do tacógrafo para a gestão de frotas?

O tacógrafo abastece o gestor de frotas com informações relevantes sobre a operação de seus veículos. Com base na performance e nos dados do equipamento, o profissional responsável pelo setor pode fazer adequações na equipe e nos veículos para melhorar os resultados e a eficiência do seu departamento.

 

As principais vantagens do uso do tacógrafo

  • Controlar a quilometragem percorrida por veículo e motorista;
  • Saber se o veículo excedeu a velocidade máxima permitida por lei;
  • Reduzir o número de acidentes, de multas e o consumo de combustível;
  • Controlar de forma mais eficaz a jornada de trabalho do motorista.

 

Qual tacógrafo usar?

Os tacógrafos devem ser certificados pelo Inmetro. Isso é importante, pois, em postos de fiscalização, barreiras fiscais ou abordagens de agentes de segurança, as autoridades verificam, entre outras coisas, se os aparelhos estão em conformidade com as normas técnicas.

A lista de equipamentos certificados pode ser consultada no site do Inmetro. Clique aqui.

Além disso, é preciso fazer a aferição do tacógrafo a cada dois anos, de acordo com a Resolução nº 87/99 do Contran. Basta levar o veículo a um posto credenciado pelo Inmetro, que faz testes específicos com o aparelho para combater possíveis fraudes.

 

A relação com os postos homologados pelo Inmetro também pode ser conferida na página do instituto. Clique aqui.

 

Atenção

Lembre-se de que tacógrafo com defeito, fora das especificações, adulterado ou não certificado pode render multa. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro especifica que conduzir veículo com “equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran é uma infração grave”. Além de multa no valor de R$ 195,23 (valor de agosto de 2022), o veículo fica retido para regularização.

 

Conheça os nossos artigos que ajudarão o gestor de frota em suas atividades:

 

Em caso de dúvidas, registre nos comentários!

Artigo Tarcógrafo - Guia de produtos linha Ursa

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.