Como reduzir custo com o óleo lubrificante certo para frota de ônibus?

Através do óleo lubrificante correto é possível extrair diversos benefícios, inclusive a redução de custos a médio e longo prazo. Entretanto, não é tão simples saber como isso acontece, pois diferentes fatores envolvem o motor do ônibus e demais elementos que se relacionam a ele. Veja neste blog post tudo sobre o assunto e como o óleo automotivo correto pode ser fundamental. Confira!

Mensure e acompanhe seus custos

Quando você tem a missão de equilibrar ou otimizar os gastos operacionais da sua frota de ônibus, o primeiro passo deve ser se familiarizar totalmente com os números que abrangem a situação. Portanto, entenda todo o processo, desde os insumos utilizados, gasto com produtos, durabilidade e outros fatores que possam interferir no fluxo de caixa.

Somente com uma compreensão plena da situação financeira e do processo de logística da empresa será possível delimitar ações a fim de otimizar a verba destinada a este setor.

dicas para reduzir consumo de combustivel

Estabeleça metas

A partir do momento que se tem a noção exata de como “andam as coisas” no caixa e no processo da frota de ônibus, é possível que se comece a tomar atitudes. Embasadas na análise, você deve criar metas a serem atingidas. Elas podem ser, por exemplo:

  • reduzir em 30% o gasto com lubrificantes;
  • estender em 30 dias a troca dos filtros de óleo;
  • aumentar a durabilidade das peças, evitando a compra de novas.

Com os objetivos estabelecidos, é hora de você montar uma estratégia para obtenção desses resultados. A utilização do lubrificante ideal – apontado no manual do proprietário do veículo – trará melhor rendimento e performance, por exemplo, e pode ser uma alternativa.

Benefícios do óleo lubrificante ideal

Para indicar aos consumidores qual óleo mais apropriado a um determinado tipo de veículo, as montadoras desenvolvem diversas pesquisas e realizam muitos testes. Depois de todo esse estudo, apontam no manual do proprietário aquele que é capaz de oferecer as melhores condições de uso, proporcionando assim:

  • melhor lubrificação às peças metálicas do motor;
  • economia de combustível;
  • menor formação de borra no motor;
  • maior durabilidade do óleo e do motor;
  • redução na emissão de gases poluentes.

Esses e outros benefícios trazidos pelo uso do óleo lubrificante  correto geram uma redução de custos importantíssima ao gestor e às empresas que trabalham com frotas de ônibus.

O valor gasto com a manutenção ou reposição de peças do motor pode significar cifras muito altas, colocando em risco a saúde financeira das empresas. Por isso, contar com inspeções e acompanhar a queda de rendimento dos equipamentos é fundamental.

calculadora ursa

Outras formas de reduzir custos operacionais

Além de utilizar óleo lubrificante ideal, existem outras maneiras que o gestor de frotas pode encontrar para reduzir os custos operacionais. Dentre elas estão:

Faça uma supervisão adequada

Aplicar uma supervisão periódica nos carros da empresa significa menos problemas com os veículos na rua. Além disso, proporciona que os funcionários estejam mais envolvidos e conscientes daquilo que estão fazendo.

Mantenha os equipamentos por mais tempo

Adquirir novos equipamentos é uma grande despesa à empresa. Isso sem contar o fato de que se depreciam rapidamente. Por isso, quanto mais tempo você puder utilizar os equipamentos melhor.

Cuide da armazenagem de produtos

Comprar óleo lubrificante a granel, por exemplo, pode ser muito vantajoso financeiramente num primeiro momento. Entretanto, é importante que o local onde serão armazenados esses e outros produtos seja arejado e não os danifique.

Outro ponto é saber se eles terão utilidade/uso dentro de um período razoável. Caso contrário se tornam prejuízos às empresas.

Conclusão

É de muito valor àqueles que fazem a gestão de frotas de ônibus e logísticas de cargas, a indicação dos manuais de proprietários de veículos. Com esse apontamento fica tudo mais fácil e os benefícios podem ser automaticamente percebidos com a utilização dos produtos sugeridos.

Para reduzir os custos também é possível utilizar outros métodos que não somente o uso do óleo lubrificante ideal – sendo esse indispensável. Investir em manutenção preventiva, armazenar de forma adequada seu estoque de insumos e outros fatores, podem ser fundamentais para dar um “respiro” ao caixa da empresa.

50 dicas reducao de combustivel

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *