Qual melhor óleo para motor diesel? Saiba como descobrir!

Para definir qual melhor óleo para motor diesel, é importante que você conheça as opções do mercado e também quais as diferenças entre eles. Geralmente, no manual do proprietário do veículo tem a indicação de qual o mais adequado, mas ter o conhecimento de mercado como um todo é essencial.

Veja neste blog post tudo sobre lubrificantes automotivos para motores a diesel e otimize a sua gestão de frotas.

Confira!

Classificação dos óleos básicos

Os óleos de motor podem ser classificados como mineral, sintético ou semissintético. Eles são considerados semissintéticos, quando tem pelo menos 10% de óleos básicos sintéticos em sua composição

Em geral os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já, os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 na sua grande maioria são semissintéticos. Os SAE 5W-30, por sua vez, podem ser semissintéticos ou sintéticos.

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Classificações de Desempenho

As classificações de desempenho ajudam os consumidores e pessoas que se relacionam com o tema a entender a “hierarquia” dos produtos.  

A classificação de desempenho mais conhecida é a API e as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

O mais importante é entender este exemplo: se um fabricante requer o uso de um óleo API CI-4 em seu manual, um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro. Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto.

Aditivos

Os aditivos são os responsáveis por conferir melhorias aos óleos lubrificantes e proporcionar mais eficiência em termos de lubrificação, performance e proteção às peças do motor. Existem diferentes tipos de aditivos e os mais comuns aparecem de forma recorrente nos produtos do mercado:

  • antioxidantes;
  • detergentes;
  • anticorrosivos;
  • antiespumantes;
  • melhoradores de viscosidade;
  • antidesgastantes.

Testes de qualidade

Para garantir mais qualidade aos produtos do mercado, algumas empresas do setor realizam diversos testes para verificar o rendimento de seus lubrificantes. Essas avaliações buscam medir os índices de desgaste, oxidação e manutenção das propriedades do óleo.

A oxidação, por exemplo, pode gerar o espessamento do óleo, comprometendo sua capacidade de lubrificar as peças do motor. A oxidação ocorre devido à presença de contaminantes do óleo, como ácidos de combustão.

Em relação a proteção contra o desgaste do produto, é comum que sejam também realizados testes para verificar a durabilidade tanto do óleo quanto de suas propriedades. O que pode interferir nessa parte é novamente a presença de ácidos, fuligem e outros contaminantes.

Quem define de forma mais assertiva qual o melhor óleo para motor diesel são as montadoras. Elas realizam testes com os veículos produzidos pela marca e a partir disso indicam no manual do proprietário do veículo qual lubrificante tem melhor desempenho para aquele motor.

Mesmo tendo nos manuais as melhores indicações, é importante que o gestor de frotas entenda sobre o assunto. Por muitas vezes, o lubrificante automotivo irá representar otimização financeira ou prejuízos. Portanto, estar por dentro faz parte de um bom profissional responsável pela gestão de frotas e logística.

Guia de produtos URSA

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

54 comments

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Renato bom dia, pelo que eu entendi você fez uma reposição de nível de óleo em uma Amarok a diesel com Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN para motores Flex. É isso? Se meu entendimento estiver correto, nenhum dano será causado ao motor, mas sim ao DPF (Filtro de Particulados do Diesel) a longo prazo, os veículos diesel que possuem o DPF devem utilizar um produto com tecnologia de aditivação de “baixa cinzas”, que os tornam compatíveis com o DPF e essa tecnologia é encontrada no Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN.

  1. Lander freitas says:

    Boa noite
    Esse óleo 5w-30 SN conforme exemplo neste último post, pode ser usado nos motores diesel que exija 5w-30? Motor diesel não seria classificação C?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Lander, temos dois produtos em nossa linha o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN e o Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN ACEA C-3, esse último é o adequado para os motores diesel de Pick Ups, Vans e Suv´s, que requeriam a classificação ACEA.

  2. roberto soares says:

    Boa noite Delton. Tenho una mmc triton 3.2 diesel at 2016. A mmc recomenda o oleo lubrax abaixo, e nso me oferece uma outra alternativa. Ocorre que esse oleo so e encontrado em conecissionaria mmc. Vc poderia me indicar uma alternativa??? Uma ve que nao existe concessionaria em minha cidade. Obrigado.
    OLEO SEMI-SINTENTICO MULTIVISCOSO COMPOSIÇÃO: MISTURA OLEO BASICO MINERAL E SINTETICO MAIS ADITIVOS ESPECIFICAÇÃO: API – CJ – 4 / SL LUBRAX ADVENTO 4X4 – ANP 16292 MITSUBISHI: ES – X64010

  3. Fabio Escobar Lopes says:

    Bom dia Delton

    Tenho um Troller T4 Motor 3.0 Turbo Diesel Intercooler, moto MWM International ano 2011 com 40mil km, a recomendação é utilizar Óleo 15W 40 API CH4, devo utilizar esse mesmo ou tem um tecnológicamente mais atual? Qual vocês me indicam? E onde posso comprar o galão grande? Pois toda troca de óleo é utilizado 8,8litros.

  4. valdecir says:

    boa tarde! muito boas as dicas do site!parabens!
    Qual oléo recomenda para minha Kia Sportage turbo diesel ano 2000(tendo em vista que o manual da época recomenda um oleo 10W-30 API classe CD ou CE). Qual o melhor oleo posso usar atualmente para substituir esse especificado no manual?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Valdecir. Bom dia! Você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ou Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4. Grande abraço!

  5. Luiz Trindade says:

    O óleo da Castrol Magnatec 10×40 semissintético pode ser usado na Toyota SW4 motor Diesel 3.0 Turbo ano 2007/2008.
    Favor enviar resposta por e-mail.
    Atenciosmente

    Luiz Trindade

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Luiz Trindade, boa tarde! A especificação de óleo está no manual do veículo, compare com as especificações do produto Castrol para certificar-se se o produto atende a necessidade do seu motor. Abraço!

  6. Ricardo says:

    Olá fiz uma retifica total do motor da minha Nissan D21 ano 1995 motor Dt27 diesel. Qual melhor óleo para usar neste motor.
    Obrigado

  7. Everaldo says:

    Boa noite, tenho uma Hilux 11 diesel turbo, no manual pedi óleo mineral, na concessionária usam semi sintético, quem está. Certo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Everaldo! Na verdade os dois estão corretos, pois aplicar um óleo semissintético no lugar de um mineral é um ganho para lubrificação, mas é preciso ver além da base do produto qual é a viscosidade e classificação de desempenho API do lubrificante, essas informações estão no manual do veículo. A nossa indicação para esse veículo é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Tony, bom dia. O melhor para seu motor é o Ursa Premium TDX SAE 15W40 CI-4. Abaixo selecionei o recorte oficial do manual de motores MWM – observe que nossa indicação além de atender, supera em muito o desempenho API!

  8. regina chiapetta says:

    Olá meu nome é regina tenho uma L 200 ano 2009 outdoor automática diesel não estou com a quilometragem agora, preciso trocar o oleo, gostaria de saber qual o óleo indicado?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bom dia, Regina! Como está? Para os motores Mitsubishi 4D56 VGT (caso das GLS e também HPE) o manual recomendava um óleo SAE 20W40. Esse produto evoluiu de 2009 para cá, e hoje a recomendação é trabalhar com um óleo que atenda e supere esse requerimento: é o Ursa Premium TDX 15W40 CI-4. Abraço!

  9. Senix says:

    Olá Delton tenho uma Van Toyota Motor 2KD Turbo ano 2012 Diesel e faz muitos kilometros qual seria o óleo recomendado(SAE) é o seu API estou sem o Manual, um abraço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Senix, boa tarde. A Toyota recomenda 2 padrões SAE de viscosidade para este modelo de motor: 5W30 para mercado norte americano e 5W40 para o mercado sul americano. No seu caso, migrar para o Havoline Ultra S 5W40 SN. Abraços!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Senix, acredito que sua pergunta seja complementar à anterior (sobre Toyota 2KD), e portanto não. Por quê? Padrão de viscosidade à frio deslocado em relação ao projeto do motor. Abraços!

  10. Luciano David says:

    Olá, Delton.
    Por gentileza, gostaria de saber qual o óleo adequado para uma Ford Ranger 3.0 diesel PowerStroke 2010. Não tenho o manual da caminhonete, e nas buscas que fiz encontrei algumas informações inconclusivas. Desde já, obrigado.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Luciano, boa tarde.
      Para cuidar bem da saúde do seu MWM NGD – um belo motor, por sinal, recomendo que você utilize o Ursa Premium TDX 15W40 API CI-4. Este óleo é facilmente encontrado no mercado e além de cumprir exatamente os padrões de viscosidade do projeto deste motor, ainda supera as questões de desempenho API.
      Forte abraço!

  11. JOSE DEMONTIEUR QUENTAL says:

    Sou um agricultor e possuo um motor a diesel TOBATTA TR 8, e o óleo recomendado do fabricante para uso é: SAE 30 HD e não estou encontrando no mercado. Você poderia me orientar qual o óleo que posso usar em sua substituição na nova nomenclatura do diesel.

    • MKT 360DBI Delton Stabelini says:

      José boa tarde. Tudo certo? O produto é o Ursa LA-3 SAE 30/ Ursa LA-3 SAE 40 e ou Ursa LA-3 SAE 15w-40 API CH. Forte abraço!

  12. Itamar says:

    Bom dia. Tenho uma Hyundai HR 2.5 diesel 2008 com 320 mil km, uso em condicoes severas todos os dias fazendo entregas. Qual óleo devo usar?

  13. jo de oliveira campos says:

    Ola Delton qual o oleo eu posso usar na hilux 3.0 diesel 2006 ? estou usando o avant 15w40 petrobras
    mas gostaria saber si tem um outro melhor

  14. Tiago says:

    Olá tenho uma s10 2004 diesel 4×4, e meu Mecanico disse que é melhor usar óleo mais grosso por conta de algum vazamento, mas, eu gosto muito do sintético, por ser mãos moderno e por achar que motor funcionará melhor e mais silencioso! O que você segure pra mim?

    • MKT 360DBI Delton Stabelini says:

      Tiago, boa tarde. TUdo certinho?

      Para esse seu veículo minha sugestão é Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Forte abraço!

  15. Emerson Guimarães says:

    Olá Delton, temos um Gerador com motor Scania DC13 072 A de 6 cilindros, no qual o 5º cilindro estourou o bloco do motor. Após a quebra do motor iniciamos uma investigação para poder entender o que tinha acontecido pois o motor acabara de passar por uma substituição das juntas de cabeçote. Verificamos a altura da injeção e admissão de válvulas e foi montado conforme manual. O que encontramos de divergente foi em relação ao nivel de qualidade do óleo que era recomendado, deveria ser um API CI-4 e foi utilizado um API CH-4, todos dois Mineral e 15W40. Gostaria de saber de você se isso pode ter sido determinante para quebra do motor 2 horas após efetuada a manutenção.
    Obrigado.

    • MKT 360DBI Delton Stabelini says:

      Emerson, boa tarde. Tudo certo? Não vejo correlação direta com a classificação API do produto versus problema ocorrido. Abraço!

  16. Enasor says:

    Prezado Delton.
    Bom dia. Tenho um Pajero Full Diesel 2013. O Manual do Proprietário original recomenda óleo de motor com especificação API – CF, SAE 15W40, ACEA A1/B1, A3/B3, A4/B4 ou A5/B5 ou superior, sendo que o óleo recomendado é o Castrol Tection ou Magnatec Professional Diesel. Ocorre que a Mitsubishi mudou a parceria e a Castrol descontinuou esse produto no mercado. Agora, a parceria da Mitsubishi é com a BR-Petrobrás, e o óleo de motor recomendado no Manual do Proprietário atualizado é com especificação API – CF, SAE 10W30 , ACEA B1, B2, B3 ou B4, ou superior, sendo que o óleo lá recomendado é o Lubrax Advento 4×4 10W30. Atualmente as css estão colocando o Lubrax Advento 4×4 10W30 API CJ4/SL.
    Pergunto-lhe: Que óleo SINTÉTICO, que atenda às especificações atuais da Mit, você recomendaria para o meu veículo?
    Nota: Já sei que tem o Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4 ACEA E-9, mas, ele é semi-sintético, mas, gostaria de começar a utilizar um sintético específico para motor diesel.
    Obrigado e um abraço.

    • MKT 360DBI Delton Stabelini says:

      Enasor, boa tarde. Tudo certo? Não temos óleo sintético com a classificação API CJ ou superior em nossa linha.Minha recomendação para esse veículo seria o Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4. Grande abraço!

  17. Celso Tenório says:

    Boa tarde, tenho uma empresa em limeira na verdade um escritório de VENDAS, a onde tenho várias REPRESENTAÇÕES comerciais , gostaria de saber se seria possível minha empresa ser uma representante da marca, nosso trabalho e só com transportadoras rodoviárias, algumas cerâmicas produtores rurais, há temos em nosso portfólio , pneus , PEÇAS, acessorios, óleo diesel s.10 s.500 e Arla 32, estamos em busca de óleo para motor o mais solicitados e 15w40 BALDE e tambor

    • MKT 360DBI MKT 360DBI says:

      Olá, Celso. Tudo certo? Podemos te dar toda assessoria no que se refere a compra e venda de lubrificantes. A Texaco conta com uma rede de distribuidores autorizados em todo o Brasil. Caso tenha interesse em algum tipo de parceria para revenda de produtos entre em contato com o nosso distribuidor mais perto de você https://www.texaco.com.br/distribuidores/

  18. Jorgen Allan Nielsen says:

    Prezado Delton,
    tenho uma Toyota Bandeirantes com motor Mercedes OM314 (Mercedes Bens 608) com recomendação de oleo lubrificante SAE 30 como Texaco Ursa LA-3 ou LL SAE 30 ou concorrentes como exemplo Lubrax MD400; todos fora de linha ou impossiveis de serem encontrados.
    Tenho visto voce recomentar por exemplo o TDX 15W40 em substituição aos SAE 30 mineral.
    Pergunto:
    1) esta correta esta substituição de um oleo viscosidade SAE 30 por outro SAE 40?
    2) que oleo SAE 30 hoje é recomendado para estes motores antigos?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente

    • MKT 360DBI MKT 360DBI says:

      Jorge, bom dia! Tudo certo? Com o advento dos óleos multiviscosos SAE 15W-40, os lubrificantes monograus SAE 30 e SAE 40 caíram em desuso, é importante lembrar que essa numeração é o grau de viscosidade e para sabermos a viscosidade na unidade de centstokes é preciso entrar na tabela SAE J 300 e verificar a viscosidade a 40°C e a 100°C. Os motores mais antigos que recomendavam um óleo monograu podem usar em substituição um multiviscoso, pois traz ganhos a lubrificação tanto na partida a frio como na alta temperatura operacional. Grande abraço!

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