Qual a diferença entre óleo mineral e sintético

Você sabe explicar a diferença entre óleo mineral e sintético para carros? Entende por que ambos podem ser bons para determinado tipo de carro e não tão bons para outro? Conhecer a resposta para essas perguntas pode ser muito importante para convencer o cliente de que você entende mesmo do seu trabalho, passando segurança e ganhando credibilidade.

Se quiser ter essas respostas na ponta da língua, continue lendo esse artigo que preparei para tirar suas dúvidas sobre as diferenças entre os óleos lubrificantes mineral e sintético. Vamos lá!

Óleo lubrificante mineral

O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. Eles não são tão desenvolvidos quantos os sintéticos e semissintéticos, embora ainda sejam o produto mais comum e tradicional do mercado, há anos auxiliando o funcionamento de motores à gasolina e a diesel.

As principais características do óleo mineral são:

  • Menor preço;
  • Atender às exigências dos carros mais antigos;
  • Durar menos, necessitando de maior quantidade de trocas.

Óleo lubrificante sintético

O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. A palavra “sintético” indica que houve manipulação de empresas para tornar o óleo mais aprimorado que os minerais e semissintéticos. É um tipo de produto que costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”: que corresponde ao uso diário do carro em trânsitos complicados, como os da grande maioria das cidades brasileiras.

Em relação à durabilidade, os óleos sintéticos costumam ter composição química sofisticada, proporcionando menos oxidação às peças lubrificadas.

As principais características são:

  • Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
  • Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
  • Propicia mais economia de combustíveis;
  • Excelente relação custo/benefício;
  • Forma menos borra.

Qual a melhor opção para o carro?

Não canso de dizer: a melhor opção para o carro do cliente consta no “Manual do Proprietário”. Não tem erro! Após inúmeros testes, a montadora encontra o óleo que proporciona o melhor desempenho para o motor. Você não vai usar?

Claro que só dizer que o cliente deve usar o óleo porque consta no manual do veículo pode soar um pouco preguiçoso. Então, tente sempre explicar o porquê de estar indicando esse óleo, ao invés daquele.

Se quiser saber mais sobre o assunto e se tornar um expert, siga acompanhando o nosso blog!

Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

65 comments

  1. Oscar Cunha says:

    Sei que não estou usando o óleo lubrificante não recomendado pela montadora. Possuo um Volkswagen Voyage 1.6, motor EA111 e já está com 160.000 Km e sempre usei óleo lubrificante mineral especificação SL viscosidade 15W40 e nunca tive problema de borra ou de baixar nível. Será que devo mudar?

  2. oscar Cunha says:

    uso óleo Ursa TDX 15w40 em carro a gasolina e já rodei mais de 100.000 km e o motor está em perfeitas condições, não bate nem baixa nível. Devo trocar?

  3. Valdemar Avedian says:

    Por favor, tenho uma duvida e gostaria de sana-la. Se o meu veiculo esta rodando com oleo mineral, posso na proxima troca usar oleo sintetico, ou vise-versa. Falaram que eu não posso trocar pois vai dar problema. Verdade ou mentira?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Valdemar. Trocar um óleo de básico mineral por um óleo de básico sintético é aconselhável, pois trará ganhos na lubrificação e na limpeza do motor, já o inverso não é verdadeiro. A única ressalva seria com relação as duas primeiras trocas de óleo subsequentes, onde seria recomendável realiza-las (óleo e filtro de óleo) adotando período inferior ( 50%) comparado com a quilometragem praticada anteriormente quando utilizava o óleo mineral.

  4. Daniel Zarth says:

    Olá, tem uma coisa que entendo: O óleo mineral 15w40 tem a mesma viscosidade do semissintético15w40? Se tem, qual seria a vantagem de suar o semissintético? E outra, se eu usar o mineral neste caso de ser a mesma viscosidade não terei problemas no motor, correto?
    Tenho uma strada 1.8 – 8 v 2007/2008
    Abraços

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Daniel, podemos ter a mesma viscosidade para óleos lubrificantes de base Mineral e ou base semissintética. As vantagens de usarmos base semissintética estão associadas a outros benefícios como: estabilidade térmica, menor volatilidade etc.

      A Fiat foi a precursora das montadoras no Brasil a indicar para seus veículos um óleo lubrificante para motor de base semissintética. Utilizar um óleo de base Mineral sem a indicação da montadora pode trazer-lhe problemas. Baixe o nosso aplicativo no seu celular, o Havoline Troca de Óleo. É grátis e lá você encontra o produto recomendado para o seu veículo (Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL): https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

  5. Joel says:

    Boa noite
    Tenho Fiat uno 2001 motor fiasa, assim que comprei o mesmo levei ao mecânico para troca de óleo e correia dentada, neste primeiro momento ele indicou óleo 10w40 semi sintético e o tempo passou…
    Tive que fazer uma retifica no motor e ainda continuou com o mesmo óleo quando um dia em uma nova troca de óleo o mesmo mecânico (digo o mesmo mecânico pois não gosto de troca de profissional) manda eu trocar de óleo agora para mineral 20w40, porem sem muita explicação apenas disse que o motor desempenharia melhor.
    Pergunto aos senhores qual de fato é o melhor óleo lubrificante para este tipo de motor?
    Atenciosamente aguardo resposta,
    Joel

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Joel o produto adequado para o seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Quando seu mecânico optou pelo Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN ele estava correto, mas quando optou pelo mineral SAE 20W-40 não fez uma boa escolha.

      Respondendo à pergunta, o lubrificante recomendado para esse seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL e ou Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN.

  6. Diego says:

    Olá. Tenho um corsa classic sedan 1.0 alcool, ano 2003. Estou usando semi-sintético 15W40. Apesar do manual do carro indicar vários tipos de oleo possíveis para meu carro (indica tanto mineral, sintético e semi), o correto seria eu sempre usar o semi ou passar para o sintético, e não utilizar o mineral?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Diego, deixar de usar um óleo mineral e passar a usar um semissintético ou sintético de mesma classificação de desempenho API é sempre recomendável para uma melhor lubrificação do seu veículo. Abraços! 

  7. José Queiroga de Oliveira says:

    Bom dia, eu tenho um estrada
    2007 e uso o semissintético, tenho uma moto 150 quais óleo são indicados, mineral ou semissintético.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      José, boa tarde!

      Fiat Estrada, ano 2007 – Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.
      Motocicleta de 150 cc, temos duas opções:
      Havoline 4T SAE 10w-30 API SL JASO MA-2 Semissintético ou.
      Havoline 4T SAE 20W-50 API SL JASO MA-2 Mineral.
      Faça o download do nosso aplicativo Havoline Troca de Óleo, é grátis e lá você encontra o produto adequado a seu motor: https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

  8. Luiz Andre Raupp says:

    Boa tarde, eu tenho um cívic 2012 com 65000 km e estou usando óleo mineral 10w30 por indicação do proficional loja de troca de óleo. posso ter proplemas com o desempenho? ou danificar o motor?
    Att:
    LUIZ.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Luiz André, a recomendação para o Honda Civic 2012 é um óleo sintético SAE 0W-20 API SN. O produto Texaco é o Havoline Pro DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN. Usar produto de classificação inferior pode comprometer a durabilidade do motor, fique de olho!

  9. Sergio Viveiros says:

    Tenho um Fox 2010, tive problemas com supeaquecimento, tive que mexer no cabeçote.
    Após instalação do cabeçote, o mtor ficou com um barulho tipo tik tak.
    O mecanico que retificou o cabeçote mandou colocar oleo mineral que poderia parar o barulho.
    Essa informação é correta, qual seria o possivel defeito que esta gerando esse barulho?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Sergio! A VW recomenda um óleo sintético de viscosidade SAE 5W-40 e classificação de desempenho API SN, o nosso produto é o Havoline PRO DS Sintético Ultra W SAE 5W-40 API SN. Esse barulho pode ser devido a utilização de óleo mineral de alta viscosidade, mas é preciso investigar para ter certeza.

  10. Nino Feijó says:

    Boa Tarde, tenho um veículo com mais de com quase 40 anos, motor V8 302, a gasolina, uso óleo mineral recomendado no manual; o pessoal de carros antigos esta começando a usar óleos para caminhões alegando possuir mais aditivos e ser mais resistentes ! Tem alguma vantagem?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Nino! Sim, isso pode ser feito. Uma vez que o óleo de motor diesel a ser usado atenda a viscosidade SAE e Classificação de Desempenho API para motores a gasolina requeridos para esse seu veículo.

  11. Samuel Alexandre says:

    Olá comprei um Honda Fit 2011, com 62000 km. Ouvi dizer que a Honda recomenda óleo 10w30 mineral SL(no manual). Mais o antigo proprietário utilizava 10w30 havoline SN, semi sintético. Mantenho o semi sintético, ou coloco o mineral Honda?

  12. Arnaldo Pedro says:

    Boa tarde

    Eu tenho um Toyota Corolla Sedan com 72.000Km. Tenho estado a usar o oleo mineral 20 W50 até agora. Estou prestes a fazer a revisão do carro e quando me fui a Loja para comprar o oleo recomendaram-me a usar o sintético até a viatura atingir e ou ultrapassar os 100.000Km. Será que posso seguir as recomendações do vendedor e passar a usar o oleo sintético?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Arnaldo! Usar um óleo mineral e passar a utilizar um produto sintético de maior classificação é possível e recomendável. A única precaução é fazer a 1º troca de óleo e filtro com a metade da quilometragem que vinha sendo utilizada e nas próximas voltar à quilometragem que vinha sendo adotada.

  13. Wilson Pires says:

    Bom dia, eu tenho um cívic 2008 com 130.000 km e estou usando óleo mineral 10w30 por indicação do proficional loja de troca de óleo. posso ter proplemas com o desempenho? ou danificar o motor?
    Att: WILSON.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Wilson, boa tarde! A recomendação Honda para esse veículo é exatamente a que você está usando, portanto não terá problemas.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Murilo! Sim, para veículos do ano de fabricação 2000 a recomendação original dos fabricantes é usar um óleo de base mineral.

  14. Genilce Rodrigues says:

    Boa noite! tenho um gol 2002 e sempre usei óleo semisintetico e da última vez que fiz a troca de óleo e filtro o mecânico usou óleo mineral , sem muitas explicações ele disse que é o ideal para um carro com mais de 100.000 km rodados. ..isso procede?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Genilce, boa tarde! Os lubrificantes de base semissintética sempre são melhores que os minerais, considerando que ambos possuem a mesma classificação de desempenho API e independente do odômetro do veículo. Você pode baixar gratuitamente no seu smartphone nosso APP Havoline Troca de Óleo onde encontrará o melhor produto para o seu veículo!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Adriano, boa tarde! Na verdade você deve sempre usar o óleo que está no manual do seu veículo. Nossa recomendação é:
      • Havoline Semissintético SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Uma dica importante: sempre quando mudar de produto, a primeira troca de óleo e filtro deve ser com a metade do período de troca anteriormente praticado. Abraço!

  15. José Cleiudo says:

    Olá delton eu tenho um kadett 93 gasolina efi 1.8 gostaria de saber se devo usar óleo sintético 5w40 pois no manual fala 15w40 mineral, só que atualmente estou usando o semisitetico 15w40 na próxima troca posso trocar por sintético ou tem algum problema? Desde de já agradeço

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, José Cleiudo! Você pode trocar de semissintético para sintético, mas com uma ressalva a primeira troca com o sintético deve ser feito com 50% do período utilizado com o semissintético. A GM optou pela viscosidade SAE 5W-30, portanto recomendo usar essa viscosidade.

  16. Gabriel says:

    Boa tarde, tenho um gol 97 1.0 mi 8v motor at
    Retifiquei o motor todo e agora estou na dúvida de qual óleo usar, gostaria de usar um óleo de 5000km pois acredito que seja mais seguro e prolongue a vida do motor.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Gabriel! Se a sua decisão de trocar com 5000 km está baseada no manual do proprietário do veículo em função do regime operacional você está correto.

  17. Marcelo Ferreira says:

    Bom dia!
    Pela especificação de um óleo, com se faz para identificar se o mesmo é mineral ou sintético?Os óleos mono-viscosos são sempre minerais?

    Desde já agradeço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelo Ferreira, boa tarde!
      Essa característica está explícita no rótulo da embalagem do produto, podendo ser mineral, semissintético ou sintético.

  18. James says:

    Boa tarde. Tenho um gol G3 Power 1.6 ano fabricação 2002. Estava usando Óleo 10w40 semi sintético. O manual recomenda 5w40. Poderei usar o sintético pelas especificações vw502000?
    Obrigado;

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      James, boa tarde! Tudo bem?
      Sim, você pode utilizar o Havoline Ultra S e ou Ultra W na viscosidade SAE 5W-40, ambos atendem a especificação VW 502.00.
      Abraço.

  19. Fabio says:

    Boa tarde tenho um fiesta 2001 gl zetec rocam foi feito a retifica do motor completo. Estou usando o oleo 10w40 ja rodei 2.500km,porem o manual recomenda 5w30 api sj, e diz tambem se nao encontrar o 5w30 que e recomendado pode usar a alternativa api sj ou superior, 20w40 ou 20w50 vc pode esclarecer esta questao do oleo alternativo.obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Fábio. Tudo bem?
      Algumas montadoras permitem o uso de produtos alternativos, mas pode observar no manual que nessas condições o uso de produto de menor classificação de desempenho implica em período de troca inferior.

  20. Jarley Santos says:

    Bom Dia,

    Comprei um versa sl 2014 e fiz a primeira troca de óleo colocando o recomendado pelo fabricante 5w30. Coloquei o semi sintético Elaion SL. Minha dúvida é que achei o carro um pouco barulhento acima de 4 RPM, Tem algum óleo que indicado que reduziria este desconforto?

    Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Jarley, bom dia. Tudo bem?
      Para o Versa SL 2014, a classificação de desempenho recomendada API para o óleo é ÁPI SN. Recomendo levar ao concessionário e reclamar deste barulho.
      Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Francisco. Tudo bem?
      Podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere à compra de lubrificantes. Não temos indicações de curso de vendas entretanto o nosso site tem boas dicas para o seu negócio. Fique de olho!
      Abraço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelino, bom dia. Tudo certo?
      Acredito estar falando do “UP”, correto? É necessário informar a especificação do óleo para a transmissão automática, essa informação você encontra no manual do proprietário.
      Abraço!

  21. Paulo Machado de Oliveira says:

    Bom dia!
    Tenho um Toyota Corolla SEG 2003 com 85 mil uso o mineral Toyota 10w30 vc recomendaria trocar pelo sintético ou semissintético!
    Obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo Machado, bom dia. Tudo certo?
      Sim, recomendo. Somente tenha cuidado e faça a primeira troca de óleo e filtro com o óleo sintético ou semissintético com metade da quilometragem que fazia com o mineral. Depois pode voltar ao período normal de troca. Isso devido ao fato do maior poder de limpeza dos produtos semissintético e sintético.
      Abraço.

  22. Vrademir says:

    Boa tarde!
    Tenho um gol 1000 ano 97 e uso óleo mineral SAE 15w-40, posso trocar pelo óleo 15w-40 semi sintético ou sintético?
    Trará benefícios se eu trocar de óleo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Vrademir, boa tarde. Tudo certo?
      Sim, você pode, mas a primeira troca de óleo e filtro depois de colocar um óleo semi ou sintético deve ocorrer com a redução em 50% do intervalo de troca usualmente praticado. Isso devido ao maior poder de limpeza dos produtos semissintético ou sintético.
      Abraço.

  23. jose Conti says:

    Possuo um Honda CRV 2011 . Sempre usei o óleo recomendado da montadora . Agora com 80000km optei por colocar semi sintético . Caso eu queira voltar para o sugerido Honda (mineral) posso fazê lo ?
    Grato

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Jose! Tudo bem?
      Sim, você pode. Mas não vejo necessidade, pois um óleo de base semissintética tem superior desempenho quando comparado com um óleo de base mineral. Recomendo que verifique outros requerimentos exigidos pelo fabricante Honda, como a viscosidade e classificação de desempenho API mínima, pois elas completam a escolha do lubrificante adequado para o veículo.

  24. Marcos says:

    Boa tarde amigo, comprei um palio 1.4 fire com 127000km, estava com óleo mineral, troquei por um semi sintético, pode dar problema na bomba de Óleo ou no motor.
    Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcos, boa tarde. Tudo certo? O fato de usar uma base semissintetica não afetará o desempenho de sua bomba, o que você precisa observar é, além da base, a viscosidade e classificação de desempenho API. Grande abraço!

  25. Roberto Zabrockis says:

    Delton, para motores de automóveis, que usam lubrificantes sintéticos, que são utilizados muito pouco, ou seja, caso a troca do óleo lubrificante for feita por quilometragem irá ocorrer um tempo muito grande, por exemplo 8 meses, entre trocas, a troca por quilometragem é válida ou não?
    Resumindo: Por quanto tempo o óleo lubrificante sintético pode permanecer no carter sem uso?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Roberto, tudo bem? Os fabricantes de veículos definem isso e você pode encontrar essa informação no Manual do Proprietário, portanto os períodos de troca de óleo são definidos por Quilometragem (KM) ou Tempo de Serviço (meses), o que ocorrer primeiro. Abraço!

  26. Emerson says:

    Tenho uma Ranger 3.0 Diesel ano 2010, o ex dono dela sempre usou o óleo Top Turbo,acho que da Lubrax e agora gostaria de saber se posso utilizar um óleo sintético, ela está com 95.000 KM

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Emerson. Sim, você pode usar um óleo sintético, mas em função do ano de fabricação (2010) minha sugestão seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, pois ele é formulado usando o conceito ISOSYN que rivaliza em desempenho com os produtos sintéticos.

      • Emerson says:

        Blz, estava pensando em comprar o original da Ford (Motorcraft) e colocar nela, mas pela sua sugestão vou continuar usando então o óleo sem ser sintético, acha melhor eu usar o Ursa do que o Top Turbo que o ex dono sem usou?

        Por ultimo, estou ainda com dúvida na quantidade, pois em umas oficinas eles falam que são 9 litros, e outras dizem que e 8, sabe a quantidade verdadeira que devo colocar?

        Grato

  27. Carlos Costa says:

    Bom dia troquei o óleo do meu carro por mineral, percebi que quando rodo muito com o ar ligado ele super aquece só em desligar o ar a temperatura volta ao normal, será pode ser o óleo?

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