Qual a diferença entre óleo mineral e sintético

Você sabe explicar a diferença entre óleo mineral e sintético para carros? Entende por que ambos podem ser bons para determinado tipo de carro e não tão bons para outro? Conhecer a resposta para essas perguntas pode ser muito importante para convencer o cliente de que você entende mesmo do seu trabalho, passando segurança e ganhando credibilidade.

Se quiser ter essas respostas na ponta da língua, continue lendo esse artigo que preparei para tirar suas dúvidas sobre as diferenças entre os óleos lubrificantes mineral e sintético. Vamos lá!

Óleo lubrificante mineral

O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. Eles não são tão desenvolvidos quantos os sintéticos e semissintéticos, embora ainda sejam o produto mais comum e tradicional do mercado, há anos auxiliando o funcionamento de motores à gasolina e a diesel.

As principais características do óleo mineral são:

  • Menor preço;
  • Atender às exigências dos carros mais antigos;
  • Durar menos, necessitando de maior quantidade de trocas.

Óleo lubrificante sintético

O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. A palavra “sintético” indica que houve manipulação de empresas para tornar o óleo mais aprimorado que os minerais e semissintéticos. É um tipo de produto que costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”: que corresponde ao uso diário do carro em trânsitos complicados, como os da grande maioria das cidades brasileiras.

Em relação à durabilidade, os óleos sintéticos costumam ter composição química sofisticada, proporcionando menos oxidação às peças lubrificadas.

As principais características são:

  • Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
  • Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
  • Propicia mais economia de combustíveis;
  • Excelente relação custo/benefício;
  • Forma menos borra.

Qual a melhor opção para o carro?

Não canso de dizer: a melhor opção para o carro do cliente consta no “Manual do Proprietário”. Não tem erro! Após inúmeros testes, a montadora encontra o óleo que proporciona o melhor desempenho para o motor. Você não vai usar?

Claro que só dizer que o cliente deve usar o óleo porque consta no manual do veículo pode soar um pouco preguiçoso. Então, tente sempre explicar o porquê de estar indicando esse óleo, ao invés daquele.

Se quiser saber mais sobre o assunto e se tornar um expert, siga acompanhando o nosso blog!

Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

154 comments

  1. Oscar Cunha says:

    Sei que não estou usando o óleo lubrificante não recomendado pela montadora. Possuo um Volkswagen Voyage 1.6, motor EA111 e já está com 160.000 Km e sempre usei óleo lubrificante mineral especificação SL viscosidade 15W40 e nunca tive problema de borra ou de baixar nível. Será que devo mudar?

  2. oscar Cunha says:

    uso óleo Ursa TDX 15w40 em carro a gasolina e já rodei mais de 100.000 km e o motor está em perfeitas condições, não bate nem baixa nível. Devo trocar?

  3. Valdemar Avedian says:

    Por favor, tenho uma duvida e gostaria de sana-la. Se o meu veiculo esta rodando com oleo mineral, posso na proxima troca usar oleo sintetico, ou vise-versa. Falaram que eu não posso trocar pois vai dar problema. Verdade ou mentira?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Valdemar. Trocar um óleo de básico mineral por um óleo de básico sintético é aconselhável, pois trará ganhos na lubrificação e na limpeza do motor, já o inverso não é verdadeiro. A única ressalva seria com relação as duas primeiras trocas de óleo subsequentes, onde seria recomendável realiza-las (óleo e filtro de óleo) adotando período inferior ( 50%) comparado com a quilometragem praticada anteriormente quando utilizava o óleo mineral.

    • Aleixo Mello says:

      Possuio um Toyota Land Cruiser Prado de 2013 com 45.000 Km. Sempre utilizei o óleo 5W40 (sintético), mas um mecânico recomendou-me trocar por um óleo mineral. Há vantagens ou desvantagens? Estou indeciso por essa razão busco aconselhamento.
      Por outro lado gostaria de saber de continuando com o oleo sintetico qual o melhor atendendo à quilometragem que já tem
      Obrigado.

      • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

        Aleixo, bom dia. Tudo certo? Trocar um óleo sintético por um mineral não é aconselhável e traz desvantagens para a lubrificação. O produto recomendado para esse veículo é o Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN e ou Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN, ambos sintéticos. Grande abraço!

  4. Daniel Zarth says:

    Olá, tem uma coisa que entendo: O óleo mineral 15w40 tem a mesma viscosidade do semissintético15w40? Se tem, qual seria a vantagem de suar o semissintético? E outra, se eu usar o mineral neste caso de ser a mesma viscosidade não terei problemas no motor, correto?
    Tenho uma strada 1.8 – 8 v 2007/2008
    Abraços

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Daniel, podemos ter a mesma viscosidade para óleos lubrificantes de base Mineral e ou base semissintética. As vantagens de usarmos base semissintética estão associadas a outros benefícios como: estabilidade térmica, menor volatilidade etc.

      A Fiat foi a precursora das montadoras no Brasil a indicar para seus veículos um óleo lubrificante para motor de base semissintética. Utilizar um óleo de base Mineral sem a indicação da montadora pode trazer-lhe problemas. Baixe o nosso aplicativo no seu celular, o Havoline Troca de Óleo. É grátis e lá você encontra o produto recomendado para o seu veículo (Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL): https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

  5. Joel says:

    Boa noite
    Tenho Fiat uno 2001 motor fiasa, assim que comprei o mesmo levei ao mecânico para troca de óleo e correia dentada, neste primeiro momento ele indicou óleo 10w40 semi sintético e o tempo passou…
    Tive que fazer uma retifica no motor e ainda continuou com o mesmo óleo quando um dia em uma nova troca de óleo o mesmo mecânico (digo o mesmo mecânico pois não gosto de troca de profissional) manda eu trocar de óleo agora para mineral 20w40, porem sem muita explicação apenas disse que o motor desempenharia melhor.
    Pergunto aos senhores qual de fato é o melhor óleo lubrificante para este tipo de motor?
    Atenciosamente aguardo resposta,
    Joel

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Joel o produto adequado para o seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Quando seu mecânico optou pelo Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN ele estava correto, mas quando optou pelo mineral SAE 20W-40 não fez uma boa escolha.

      Respondendo à pergunta, o lubrificante recomendado para esse seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL e ou Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN.

  6. Diego says:

    Olá. Tenho um corsa classic sedan 1.0 alcool, ano 2003. Estou usando semi-sintético 15W40. Apesar do manual do carro indicar vários tipos de oleo possíveis para meu carro (indica tanto mineral, sintético e semi), o correto seria eu sempre usar o semi ou passar para o sintético, e não utilizar o mineral?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Diego, deixar de usar um óleo mineral e passar a usar um semissintético ou sintético de mesma classificação de desempenho API é sempre recomendável para uma melhor lubrificação do seu veículo. Abraços! 

  7. José Queiroga de Oliveira says:

    Bom dia, eu tenho um estrada
    2007 e uso o semissintético, tenho uma moto 150 quais óleo são indicados, mineral ou semissintético.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      José, boa tarde!

      Fiat Estrada, ano 2007 – Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.
      Motocicleta de 150 cc, temos duas opções:
      Havoline 4T SAE 10w-30 API SL JASO MA-2 Semissintético ou.
      Havoline 4T SAE 20W-50 API SL JASO MA-2 Mineral.
      Faça o download do nosso aplicativo Havoline Troca de Óleo, é grátis e lá você encontra o produto adequado a seu motor: https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

  8. Luiz Andre Raupp says:

    Boa tarde, eu tenho um cívic 2012 com 65000 km e estou usando óleo mineral 10w30 por indicação do proficional loja de troca de óleo. posso ter proplemas com o desempenho? ou danificar o motor?
    Att:
    LUIZ.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Luiz André, a recomendação para o Honda Civic 2012 é um óleo sintético SAE 0W-20 API SN. O produto Texaco é o Havoline Pro DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN. Usar produto de classificação inferior pode comprometer a durabilidade do motor, fique de olho!

  9. Sergio Viveiros says:

    Tenho um Fox 2010, tive problemas com supeaquecimento, tive que mexer no cabeçote.
    Após instalação do cabeçote, o mtor ficou com um barulho tipo tik tak.
    O mecanico que retificou o cabeçote mandou colocar oleo mineral que poderia parar o barulho.
    Essa informação é correta, qual seria o possivel defeito que esta gerando esse barulho?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Sergio! A VW recomenda um óleo sintético de viscosidade SAE 5W-40 e classificação de desempenho API SN, o nosso produto é o Havoline PRO DS Sintético Ultra W SAE 5W-40 API SN. Esse barulho pode ser devido a utilização de óleo mineral de alta viscosidade, mas é preciso investigar para ter certeza.

  10. Nino Feijó says:

    Boa Tarde, tenho um veículo com mais de com quase 40 anos, motor V8 302, a gasolina, uso óleo mineral recomendado no manual; o pessoal de carros antigos esta começando a usar óleos para caminhões alegando possuir mais aditivos e ser mais resistentes ! Tem alguma vantagem?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Nino! Sim, isso pode ser feito. Uma vez que o óleo de motor diesel a ser usado atenda a viscosidade SAE e Classificação de Desempenho API para motores a gasolina requeridos para esse seu veículo.

  11. Samuel Alexandre says:

    Olá comprei um Honda Fit 2011, com 62000 km. Ouvi dizer que a Honda recomenda óleo 10w30 mineral SL(no manual). Mais o antigo proprietário utilizava 10w30 havoline SN, semi sintético. Mantenho o semi sintético, ou coloco o mineral Honda?

  12. Arnaldo Pedro says:

    Boa tarde

    Eu tenho um Toyota Corolla Sedan com 72.000Km. Tenho estado a usar o oleo mineral 20 W50 até agora. Estou prestes a fazer a revisão do carro e quando me fui a Loja para comprar o oleo recomendaram-me a usar o sintético até a viatura atingir e ou ultrapassar os 100.000Km. Será que posso seguir as recomendações do vendedor e passar a usar o oleo sintético?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Arnaldo! Usar um óleo mineral e passar a utilizar um produto sintético de maior classificação é possível e recomendável. A única precaução é fazer a 1º troca de óleo e filtro com a metade da quilometragem que vinha sendo utilizada e nas próximas voltar à quilometragem que vinha sendo adotada.

  13. Wilson Pires says:

    Bom dia, eu tenho um cívic 2008 com 130.000 km e estou usando óleo mineral 10w30 por indicação do proficional loja de troca de óleo. posso ter proplemas com o desempenho? ou danificar o motor?
    Att: WILSON.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Wilson, boa tarde! A recomendação Honda para esse veículo é exatamente a que você está usando, portanto não terá problemas.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Murilo! Sim, para veículos do ano de fabricação 2000 a recomendação original dos fabricantes é usar um óleo de base mineral.

  14. Genilce Rodrigues says:

    Boa noite! tenho um gol 2002 e sempre usei óleo semisintetico e da última vez que fiz a troca de óleo e filtro o mecânico usou óleo mineral , sem muitas explicações ele disse que é o ideal para um carro com mais de 100.000 km rodados. ..isso procede?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Genilce, boa tarde! Os lubrificantes de base semissintética sempre são melhores que os minerais, considerando que ambos possuem a mesma classificação de desempenho API e independente do odômetro do veículo. Você pode baixar gratuitamente no seu smartphone nosso APP Havoline Troca de Óleo onde encontrará o melhor produto para o seu veículo!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Adriano, boa tarde! Na verdade você deve sempre usar o óleo que está no manual do seu veículo. Nossa recomendação é:
      • Havoline Semissintético SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Uma dica importante: sempre quando mudar de produto, a primeira troca de óleo e filtro deve ser com a metade do período de troca anteriormente praticado. Abraço!

  15. José Cleiudo says:

    Olá delton eu tenho um kadett 93 gasolina efi 1.8 gostaria de saber se devo usar óleo sintético 5w40 pois no manual fala 15w40 mineral, só que atualmente estou usando o semisitetico 15w40 na próxima troca posso trocar por sintético ou tem algum problema? Desde de já agradeço

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, José Cleiudo! Você pode trocar de semissintético para sintético, mas com uma ressalva a primeira troca com o sintético deve ser feito com 50% do período utilizado com o semissintético. A GM optou pela viscosidade SAE 5W-30, portanto recomendo usar essa viscosidade.

  16. Gabriel says:

    Boa tarde, tenho um gol 97 1.0 mi 8v motor at
    Retifiquei o motor todo e agora estou na dúvida de qual óleo usar, gostaria de usar um óleo de 5000km pois acredito que seja mais seguro e prolongue a vida do motor.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Gabriel! Se a sua decisão de trocar com 5000 km está baseada no manual do proprietário do veículo em função do regime operacional você está correto.

      • Diogo says:

        Olá Selton. Tudo bem?

        Tenho uma TR4 2.0 2003 AT Gasolina 4×4 no momento com 160 mil Km e não sei qual óleo o antigo dono utilizava, porém já estou com o carro a 32 meses e coloco óleo mineral 20 x 50.
        Será que teria algum problema em passar a utilizar um óleo sintético sem precisar fazer alguma limpeza no motor e qual seria a especificação ideal para a configuração do meu carro?

        Ficarei grato pelo retorno.
        ABS!

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Diogo, bom dia, amigo! A minha recomendação para esse seu veículo é usar um óleo sintético Havoline Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN, recomendo nas duas primeiras trocas de óleo e filtro reduzir o período de troca conforme o regime de trabalho informado pelo fabricante do motor. Abraço forte!

  17. Marcelo Ferreira says:

    Bom dia!
    Pela especificação de um óleo, com se faz para identificar se o mesmo é mineral ou sintético?Os óleos mono-viscosos são sempre minerais?

    Desde já agradeço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelo Ferreira, boa tarde!
      Essa característica está explícita no rótulo da embalagem do produto, podendo ser mineral, semissintético ou sintético.

  18. James says:

    Boa tarde. Tenho um gol G3 Power 1.6 ano fabricação 2002. Estava usando Óleo 10w40 semi sintético. O manual recomenda 5w40. Poderei usar o sintético pelas especificações vw502000?
    Obrigado;

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      James, boa tarde! Tudo bem?
      Sim, você pode utilizar o Havoline Ultra S e ou Ultra W na viscosidade SAE 5W-40, ambos atendem a especificação VW 502.00.
      Abraço.

  19. Fabio says:

    Boa tarde tenho um fiesta 2001 gl zetec rocam foi feito a retifica do motor completo. Estou usando o oleo 10w40 ja rodei 2.500km,porem o manual recomenda 5w30 api sj, e diz tambem se nao encontrar o 5w30 que e recomendado pode usar a alternativa api sj ou superior, 20w40 ou 20w50 vc pode esclarecer esta questao do oleo alternativo.obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Fábio. Tudo bem?
      Algumas montadoras permitem o uso de produtos alternativos, mas pode observar no manual que nessas condições o uso de produto de menor classificação de desempenho implica em período de troca inferior.

  20. Jarley Santos says:

    Bom Dia,

    Comprei um versa sl 2014 e fiz a primeira troca de óleo colocando o recomendado pelo fabricante 5w30. Coloquei o semi sintético Elaion SL. Minha dúvida é que achei o carro um pouco barulhento acima de 4 RPM, Tem algum óleo que indicado que reduziria este desconforto?

    Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Jarley, bom dia. Tudo bem?
      Para o Versa SL 2014, a classificação de desempenho recomendada API para o óleo é ÁPI SN. Recomendo levar ao concessionário e reclamar deste barulho.
      Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Francisco. Tudo bem?
      Podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere à compra de lubrificantes. Não temos indicações de curso de vendas entretanto o nosso site tem boas dicas para o seu negócio. Fique de olho!
      Abraço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelino, bom dia. Tudo certo?
      Acredito estar falando do “UP”, correto? É necessário informar a especificação do óleo para a transmissão automática, essa informação você encontra no manual do proprietário.
      Abraço!

  21. Paulo Machado de Oliveira says:

    Bom dia!
    Tenho um Toyota Corolla SEG 2003 com 85 mil uso o mineral Toyota 10w30 vc recomendaria trocar pelo sintético ou semissintético!
    Obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo Machado, bom dia. Tudo certo?
      Sim, recomendo. Somente tenha cuidado e faça a primeira troca de óleo e filtro com o óleo sintético ou semissintético com metade da quilometragem que fazia com o mineral. Depois pode voltar ao período normal de troca. Isso devido ao fato do maior poder de limpeza dos produtos semissintético e sintético.
      Abraço.

  22. Vrademir says:

    Boa tarde!
    Tenho um gol 1000 ano 97 e uso óleo mineral SAE 15w-40, posso trocar pelo óleo 15w-40 semi sintético ou sintético?
    Trará benefícios se eu trocar de óleo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Vrademir, boa tarde. Tudo certo?
      Sim, você pode, mas a primeira troca de óleo e filtro depois de colocar um óleo semi ou sintético deve ocorrer com a redução em 50% do intervalo de troca usualmente praticado. Isso devido ao maior poder de limpeza dos produtos semissintético ou sintético.
      Abraço.

      • boa tarde Delton, entao eu no caso tenho uma blazer 2.2 ano 96 e estou usando 25w50 mineral vou ter vantagens em trocar pra 15w40 semi sintetico? ou vou ter problema com essa troca, eu acho que por ser mais avançado o semi sintetico compensa, o que vc diria?

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Olá André! Sim, você pode migrar para um grade de viscosidade à menor do que vem usando atualmente, ainda mais considerando que passará a usar uma base muito melhor (semissintética). Lhe recomendo o óleo Havoline Semissintético API SL SAE 15W40! Abraços.

  23. jose Conti says:

    Possuo um Honda CRV 2011 . Sempre usei o óleo recomendado da montadora . Agora com 80000km optei por colocar semi sintético . Caso eu queira voltar para o sugerido Honda (mineral) posso fazê lo ?
    Grato

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Jose! Tudo bem?
      Sim, você pode. Mas não vejo necessidade, pois um óleo de base semissintética tem superior desempenho quando comparado com um óleo de base mineral. Recomendo que verifique outros requerimentos exigidos pelo fabricante Honda, como a viscosidade e classificação de desempenho API mínima, pois elas completam a escolha do lubrificante adequado para o veículo.

  24. Marcos says:

    Boa tarde amigo, comprei um palio 1.4 fire com 127000km, estava com óleo mineral, troquei por um semi sintético, pode dar problema na bomba de Óleo ou no motor.
    Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcos, boa tarde. Tudo certo? O fato de usar uma base semissintetica não afetará o desempenho de sua bomba, o que você precisa observar é, além da base, a viscosidade e classificação de desempenho API. Grande abraço!

  25. Roberto Zabrockis says:

    Delton, para motores de automóveis, que usam lubrificantes sintéticos, que são utilizados muito pouco, ou seja, caso a troca do óleo lubrificante for feita por quilometragem irá ocorrer um tempo muito grande, por exemplo 8 meses, entre trocas, a troca por quilometragem é válida ou não?
    Resumindo: Por quanto tempo o óleo lubrificante sintético pode permanecer no carter sem uso?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Roberto, tudo bem? Os fabricantes de veículos definem isso e você pode encontrar essa informação no Manual do Proprietário, portanto os períodos de troca de óleo são definidos por Quilometragem (KM) ou Tempo de Serviço (meses), o que ocorrer primeiro. Abraço!

  26. Emerson says:

    Tenho uma Ranger 3.0 Diesel ano 2010, o ex dono dela sempre usou o óleo Top Turbo,acho que da Lubrax e agora gostaria de saber se posso utilizar um óleo sintético, ela está com 95.000 KM

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Emerson. Sim, você pode usar um óleo sintético, mas em função do ano de fabricação (2010) minha sugestão seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, pois ele é formulado usando o conceito ISOSYN que rivaliza em desempenho com os produtos sintéticos.

      • Emerson says:

        Blz, estava pensando em comprar o original da Ford (Motorcraft) e colocar nela, mas pela sua sugestão vou continuar usando então o óleo sem ser sintético, acha melhor eu usar o Ursa do que o Top Turbo que o ex dono sem usou?

        Por ultimo, estou ainda com dúvida na quantidade, pois em umas oficinas eles falam que são 9 litros, e outras dizem que e 8, sabe a quantidade verdadeira que devo colocar?

        Grato

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Emerson, boa tarde! Citei o Ursa pois é um produto de nossa linha e conheço o seu desempenho. Quanto ao volume de óleo é de 9 litros com troca de filtro.

  27. CARLOS ALBERTO SOLDAN says:

    Carlinho,
    boa tarde meu irmão tudo bem graças a DEUS
    tenho um astra 2007 estou usando oleo 20×50 esta com 137.000 mil kilometros
    me orientaram a usar oleo 15×40 gostaria da sua opnião obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Carlos. Tudo bem? O óleo recomendado para esse seu veículo é de viscosidade SAE 20W-50, você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Abraço!

  28. Carlos Costa says:

    Bom dia troquei o óleo do meu carro por mineral, percebi que quando rodo muito com o ar ligado ele super aquece só em desligar o ar a temperatura volta ao normal, será pode ser o óleo?

  29. Leandro M Silva says:

    Bom dia Delton, tenho um Civic 97 automático, o óleo recomendado é o 20w-50 API-SJ, porém durante a semana minha esposa vai para o trabalho e roda 2 km até o serviço e depois no fim do dia mais 2 km de volta para casa. Sei que se enquadra no uso severo, gostaria de saber qual o óleo simi- sintético ou sintético poderia passar a usar e se teria que mudar a viscosidade dele. Muito obrigado.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Leandro! A recomendação Honda para esse ano de 1997 é um óleo de viscosidade SAE 10W-30, Você pode usar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN. Abraço!

  30. Margareth says:

    Olá, Delton! Levei meu carro no posto Ipiranga e pedi para trocar o óleo do motor do meu carro Honda Fit 2007, o rapaz colocou óleo Havoline semissintético 10W-30 SAE tô em dúvida se pode usar esse óleo no motor. Antes eu usava 10W-30 ILSAC GF-4 BR Petrobras, tô confusa vc pode me ajudar, será que está certo? Me ajuda!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bom dia, Margareth. Tudo certo?

      Você pode ficar tranquila que está usando o produto correto, a Honda recomenda para esse ano de veículo um óleo SAE 10W-30 API SL Mineral, e você está usando um óleo de superior desempenho de viscosidade SAE 10W-30 base Semissintética e classificação de desempenho API SN, ou seja, muito melhor! O que não pode é usar um óleo de classificação inferior. Abraço!

  31. Martinho aurelio de ornelas says:

    Boa tarde amigo tenho uma fiat 2003 mais esta com o motor popular mente falando serrando o devido a isso troquei o oleo e usei o oleo alta kilometragem da castrol isso pode ser feito

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Martinho, bom dia! Tudo certo? Nenhum lubrificante corrige uma falha de motor, recomendo corrigir o problema através de uma intervenção mecânica. Grande abraço!

  32. Peter says:

    Bom dia!! Amigo por gentileza: Qual óleo para um Corolla 1.8 2009???? No manual aconselha o mineral 10w30 sl ou sm… No entanto as outras classificações sugerem 5w30, 15w40 ou ainda 20w50… Com classificação ilsac ou gf5… O que o Sr. me sugeria??? Obrigado!!!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Peter, bom dia!

      Para esse seu veículo você pode usar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN e ou Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN. Abraço!

  33. Rodrigo Ferreira says:

    Boa tarde Delton ! Tenho algumas dúvidas; Para um Civic 2007 tenho usado 10w30 mineral, mas após algumas pesquisas cheguei à conclusão que o sintético 5w30 seria uma boa opção! O que você acha?
    Agora outra dúvida, para um Santana 1992 2.0 gasolina como não tem mais o 20w40 a melhor opção seria 20w50 mineral? Desde já agradeço 🙂

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Rodrigo. Tudo bem?

      Para o Honda Civic 2007 você está correto, além de ser sintético e de viscosidade SAE 5W-30 a classificação de desempenho API SN é muito superior em desempenho e proteção.

      Já para o Santana ano 1992 motor 2.0 você poderia usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Grande abraço!

  34. Jardiel says:

    Olá Dalton gostaria de saber tenho comprei uma HR tá com 150mil km o rapaz tava usado óleo mineral 15w40 eu posso volta a usar o 5w30 sintético

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Jardiel, boa tarde. A alteração da viscosidade é um erro comum e que pode trazer consequências sérias para o motor. Recomendo que retire o óleo SAE 15W40 usado atualmente e volte para o SAE 5W30, que como você bem observou, é a recomendação técnica da Hyundai. No seu caso o óleo que lhe protegerá da melhor maneira possível é o Havoline Ultra S SAE 5W30.

  35. Eriton Nicácio Pinheiro says:

    Olá tenho um Hilux 3.0 9 / 10 300000km rodado uso o óleo mineral como manda o manual, posso mandar para um semessitetico se posso qual a especificação q recomenda

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Eriton!
      Sim, você pode migrar para tecnologias semissintéticas ou sintéticas. O produto que recomendo para seu D4-D é um Havoline Ultra S SAE 5W30, pois ele atende e supera todas as especificações definidas para este motor, inclusive com ganhos no momento da partida a frio. Grande abraço!

  36. Fabio Osoegawa says:

    Tenho uma dúvida: tenho um Honda Civic 2002 , 1.7 Automático e quero usar um lubrificante sintético para o motor. Pretendo utilizar da marca Havoline Chevron. Posso optar optar por um 5W40?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Fábio, bom dia! Não, não pode. O manual da Honda para motores D17Z2 ou D17Z3 recomenda óleo de viscosidade SAE 10W30 e nível API SL, com base mineral na época de lançamento deste modelo. Naturalmente a base (mineral à época) pode ser migrada para semi ou sintética, desde que o parâmetro de viscosidade não seja alterado na fase quente (SAE 30) e o nível API seja pelo menos SL. Deste modo, te recomendo o Havoline Semissintético SAE 10W-30 SN, um verdadeiro banho de performance!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelo, boa tarde. Os motores AP da era injetada (caso do seu) pediam óleo SAE 20W40 e a substituição pelo Havoline Semissintético SAE 10W40 SN é permitida. Continue seguindo nosso canal! Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      José, boa noite! Os motores das Bimmers 1.8 litros de 1999 podem usar o Havoline Ultra S SAE 5W40 SN e o Suzuki Grand Vitara Tdi também! Você estará muito bem protegido com esta escolha. Abraço!

  37. Diego says:

    Bom dia. Adiquiri um Voyage 1.0 ano 2010 qual o óleo? Levei pra trocar na auto peças. Eles colocaram semi sintético 15w40 tá certo?

    Muito bom tirar dúvidas com quem entende

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Diego, bom dia. Está errado, infelizmente. O óleo recomendado para os EA-111 (motor 1.0 em questão) é o Havoline Ultra S SAE 5W40 API SN. Recomendo antecipar a troca e, caso seu carro rode muito tempo como motor frio (deslocamentos unitários de 5 a 10 km) que faça a troca pelo correto de imediato. Abraços!

  38. osmar xavier da rocha says:

    Olá tenho um Toyota Camry automático xle V6 ano 94 segundo manual o óleo seria 5w30 isso no início depois 10w40 depois indicaram o 20w50 mineral só q na partida fria acho q fica pesado eis minha dúvida mineral ou sintético ou semi sintético,pq falam muito em alta kilometragem meu km135.000,. aguardo e agradeço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Osmar, boa tarde! Tudo bem? Um motor deste calibre merece trabalhar com uma tecnologia avançada, mesmo que já se sigam aí mais de 20 anos! Minha recomendação é ficar no óleo de menor viscosidade; use o Havoline Sintético SAE 5W30 SN. Abraços!

  39. Rodrigo Troiani says:

    Boa tarde,tenho uma Zafira 2008 com 175000 quilômetros rodados,estou usando óleo mineral 20w50,no manual fala em várias espécies, mais não fala c é mineral ou sintético ou semi sintético gostaria de uma orientação abraço

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Rodrigo, boa tarde. Tudo certo?
      Recomendo que você utilize em sua Zafira 2008 o óleo Havoline Semissintético API SL SAE 15W40, pois ele trará ganhos em relação a partida fria e também colocará o seu motor para trabalhar no grade principal de projeto da GM (SAE 40, à época).
      Abraços!

  40. Linton says:

    Ola. Tenho um civic 2008, o manual do proprietário recomenda óleo mineral 10 w 30. Mas a própria honda estavam colocando 0 w 20 sintetico. Agora com mais de cem mil km, querem voltar a usar o 10 w 30 mineral. Pois eles não tem outro óleo sintético com viscosidade mais grossa. Posso usar 2 w 30 sintético?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Adauto, boa tarde. Tudo bem? Você poderá usar o Havoline Semissintético SAE 10W-40 API Sn e ou Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN sintético. Grande abraço!

  41. Cildo says:

    Olá Selton! eu gostaria de saber qual é o óleo para direção hidráulica que devo usar em uma strada hard working 17/18?aguardo a sua resposta!abraço amigo.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Fernando, bom dia, amigo! Sim, tem, mas você precisa submeter uma amostra a ensaios em laboratório credenciado e informações sobre o óleo em uso. Abraço!

  42. Paulo Henrique says:

    Bom dia.
    Tenho um GOL g3 16V ano 2000, estou usando o óleo 10w40 Sintético, meu mecânico me recomendou trocar para o 20w50 mineral, está correto? Pois o óleo está abaixando. O mesmo informou que óleo sintético no meu motor pode vim a fundir!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo, bom dia! Tudo certo? Não está correto. Os produtos sintéticos tem uma melhor performance comparado com os minerais. Grande abraço!

  43. Marcelo says:

    Delton Bom dia .Obrigado pela resposta referente o óleo semissintético no gol ap bola 97 fiz o cabeçote dele completo passei a usar 10w40sn no Manual. não indica a viscosidade está com190km usei muitos anos o mineral 20w50 mas carbonizou meu motor .grato

  44. Emerson says:

    Tenho um Corsa sedan premium 1.4 com a Quilometragem passando já dos 160 mil. Sempre usei o óleo específicado pelo fabricante, o sintético 5w30, porem, um amigo me falou que a partir dos 100 mil km já é recomendando usar o óleo de origem mineral justamente por conta da viscosidade.
    Gostaria de saber se preciso realmente fazer essa mudança ou continuar usando o mesmo especificado pelo fabricante.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Emerson, boa tarde! Você pode continuar como estava fazendo, não precisa mudar seu procedimento está correto. Grande abraço!

  45. Luciano Silva says:

    Boa tarde amigo, gostaria de saber o óleo correto de ser utilizado no gol 1.0, motor EA 111, ano 2010, uma vez que eu não possuo o manual. Forte abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Claudemir, bom dia! Tudo certo? Para esse seu veículo a recomendação é o Havoline Ultra W PRO DS SAE 5W-40 API SN. Grande abraço

  46. Atendimento says:

    Bom dia, no Manual descreve-se uso de Óleo Mineral 20W40 API SF
    Posso usar Óleo Sintético em Motor Novo ?
    E Qual o melhor de Todos, que posso utilizar ???
    Escort GL 1.8 AP ano 90

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bom dia! Sim você pode usar um óleo de base sintética e de superior classificação de desempenho. Para esse seu veículo você pode usar o Havoline Sintético PRO DS SAE 5W-30 API SN.

  47. Luciano Silva says:

    Amigo tudo bem? Tenho um gol 2010, motor EA111, 1.0 g4, que óleo devo usar, uma vez que não possuo o manual do proprietário. Obrigado e forte abraço!

  48. Allan says:

    Tenho uma Peugeot Boxer 2011 2.3, sempre tive problemas em encontrar o óleo que pede no manual. Pede semissintetico 10w40. Quando encontro é muito mais caro que o próprio óleo sintético 10w40.
    Conheço este furgão desde zero, sempre foi usado óleo para motor gasolina semissintetico 10w40, até 300mil km. Depois passei usar o da específica do manual, aos 350 comecei usar sintético 10w40 que é metade do preço por incrível q pareça.
    Hj ela tem 450mil km é estou usando Delvac Mineral 15w40… o que devo fazer? Volto ao sintético? Quantos km posso rodar com o Delvac?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Allan boa tarde, Na minha opinião você deve continuar usando óleo de base mineral, o produto de nossa linha é Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Quanto ao período de troca, essa informação está no manual do veículo e está vincula ao regime operacional que trabalha (normal, misto ou severo?)

  49. Samuel says:

    Boa tarde ! Tenho um Honda Civic 2008 no manual pede óleo mineral 10w30 SL eu fiz a troca de óleo mas agora estou usando 10w30 SL semissintetico… É melhor ?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Sim, Samuel! Usar um óleo semissintético ao invés de um óleo mineral só traz ganhos para a lubrificação do motor.A Texaco produz o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN que também é melhor que o API SL. Grande abraço!

  50. Augusto says:

    Boa tarde… tenho uma sw4 2008 automática diesel atualmente ela está com 260.000km, eu estava usando óleo 15w 40 semisintetico, e na utima troca q fiz foi colocado foi mineral, daí estou com 5.000km com esse óleo mineral e agora ela começou a sair uma fumaça azul pelo escapamento de descarga. Qual seria o óleo adequado pra ela já q tá com 260.000km e essa fumaça azul tem alguma coisa em relação o óleo. O mecânico até disse q poderia ser motor, mas isso foi depois do óleo mineral. Motor não trela e nem perdeu forças não. Só apresentou essa fumaça azul. Aguado resposta! Obg.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Augusto boa tarde! Geralmente a fumaça azulada pelo escapamento indica queima de óleo lubrificante em excesso devido a desgaste excessivo de anéis e camisa. Verifique se está baixando o nível de óleo e converse com seu mecânico e faça a manutenção corretiva no motor. Abraço!

  51. João monteiro says:

    Boa tarde,tenho um astra 98/99 2.0 com 185 mil km à pouco tempo,e chegou o momento de fazer a troca do óleo,o antigo dono não sabe ao certo qual óleo usou,viscosidade,se era mineral semisintetico ou sintético (brincadeira né?pois é!)
    Pesquisei sobre qual óleo usar e diz no manual o 20w50 mineral.
    A minha pergunta é: posso utilizar o 20w50 semisintetico?
    Mesmo sem saber qual óleo foi usado antes?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      João, bom dia. Sim você pode usar um óleo semissintético onde pede um mineral, mas deve verificar também se a classificação de desempenho também é igual ou superior ao que se pede no manual. Abraço!

  52. Everson says:

    Bom dia Delton, td ok?
    Em um automóvel gm astra 1999 estou usado o 10w40. Me recomendaram mudar para mineral. Será que eh viável por ser um motor já bem rodado? Um abraco

  53. César says:

    Tenho um prisma 2007 sempre troco de acordo ao fabricante Que é ac delco 20w40 mais a Kilometragem está acima de 135000 o mecânico me recomendou semi sintetico

  54. Luis Chaves says:

    Boa noite.
    Tenho uma grande dúvida: sabemos que a base, ou seja, o principal componente do óleo mineral é proveniente do petróleo. No óleo semi-sintético essa base é uma mistura de base sintética e mineral. MAs, minha pergunta é: no óleo sintético há algum elemento oriundo da destilação do petróleo ou essa base é completamente ausente de composto petrolífero. O que há realmente de “petróleo” nos óleos sintéticos? Se não há nada de petróleo, nem na base nem nos aditivos dos óleos sintéticos, de onde vêm esses elementos, base e aditivos?

    Muito obg.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Luiz Chaves boa tarde,
      Os óleos básicos sintéticos são de origem mineral ou seja do petróleo. A obtenção dos básicos sintéticos passa por processos de um rearranjo molecular e uma uniformidade nos tamanhos das moléculas, deixando o básico mais estável a variação de temperaturas e mais resistentes ao cisalhamento da viscosidade e mais puros.

  55. Douglas Cruz Carvalho says:

    Boa tarde, tenho uma sw4 3.0 SRV 2006 com 200.00 km rodados em que o manual recomenda o uso do oleo mineral 15w40. Já algum tempo utilizo o 10w40 sintético da MOBIL. Me recomenda troca por outra especificação e/ou marca?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Douglas boa tarde,
      Pelo ano de fabricação desse seu veículo a minha recomendação seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E-7-12 com ISOSYN.
      Observar e manter o período de troca de óleo recomendado pelo fabricante do motor.

  56. Antonio Santos says:

    Oi, necessito de apoio de expert na matéria, tenho um compressor antigo que trabalha a pistao e antigamente usava-se o oleo QW40 mineral, entretanto por este QW40 ja nao existir foi-me vendido o Ruba 15W40 da Total igualmente mineral. Visto que se trata de um compressor /motor que dissipa muito calor em ambiente hostil, seria viável eu trocar este oleo mineral e passar a usar sinetico ? Como posso ver qual a equivalencia de oleo mineral 15w40 para um identico mas sintetico ou semisintetico ?Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Antonio Santos,
      Temos três propriedades que devemos observar na escolha de um óleo lubrificante:

      1) Viscosidade.
      2) Tipo de Básico (Mineral, Semissintético ou Sintético.
      3) Classificação de desempenho.

      No seu caso você está utilizando um óleo de viscosidade SAE 15W-40, Mineral e qual seria a classificação de desempenho?
      Procure por um óleo de viscosidade SAE 15W-40 sintético de classificação de desempenho igual ou superior ao mineral.

  57. Mario Vinicius says:

    olá,boa tarde.
    gostaria de saber se eu estou usando o oleo certo para o meu motor.
    meu motor é ap 1.6 uso o semi-sintetico 15-40,gostaria de saber se esta correto?
    me falaram pra usar o 5-40 sintetico ja que o km do meu carro esta com 194.000

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Mario Vinícius boa tarde,

      Essa informação você encontra no manual do veículo, mantenha o óleo recomendado pelo fabricante independente da quilometragem do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *