O que é roteirização e porque é fundamental para a sua empresa

Você sabe o que é roteirização e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer?

Entre os gestores de frota há diferentes percepções quanto aos benefícios do que é roteirização. Ouvimos que pode ajudar na redução de custos, melhorar o funcionamento dos processos, mas como isso é feito?

É importantíssimo usar a tecnologia para tornar o dia a dia da sua empresa mais simples e eficaz. Cada vez mais, as transportadoras contam com softwares para gestão. Esses programas são capazes de ajudar a reduzir os custos com estoque e manutenção, otimizar processos de logística de transporte e muito mais. Muitos desses sistemas também estão aptos a planejar a roteirização.

Nesse texto, vou explicar melhor o que é roteirização e qual sua importância para qualquer empresa do setor de transporte de cargas.

O que é roteirização de transporte?

roteirização
Entenda o que é roteirização e porque é essencial para otimizar sua gestão

Para qualquer frete, é necessário planejamento.  Para levar uma carga de um ponto a outro é  preciso pensar no caminho mais adequado, considerar trânsito, distância, pedágios, restrições de altura e tráfego de veículos de cargas, condição do asfalto e até mesmo riscos de segurança.

Então, o que é roteirização?  É o planejamento das rotas que sua frota vai usar. Para fazer as entregas de forma mais eficiente,  é preciso  pensar nas melhores rotas e planejar o itinerário da frota com cuidado. Essa pode ser uma tarefa extremamente trabalhosa e consumir muito tempo quando feita manualmente.

É aí que entra a tecnologia. Existem softwares roteirizadores, que podem auxiliar na hora de automatizar essas decisões. Esses programas dispõem de  várias funções. Confira as principais funcionalidades que um roteirizador deve ter:

  • Definição e otimização das rotas;
  • Análise e determinação do tamanho da frota e capacidade dos veículos;
  • Planejamento e sugestão de veículos, de acordo com a carga, entregas e rota estabelecida;

A roteirização, portanto, pode ajudar a diminuir o consumo de combustível e reduzir a distância das entregas. Fazendo isso com a ajuda de um programa ou aplicativo, você pode reduzir o tempo gasto com o planejamento e otimizar o processo. É possível, ainda, ter um controle maior da logística da frota.

“A roteirização é a maneira inteligente de realizarmos entregas e coletas de forma sistematizada. Para planejar uma sequência otimizada de rotas, o roteirizador analisa, além dos custos da rota, a disponibilidade do cliente, o tempo de atendimento, a capacidade dos veículos, a jornada do motorista. Enfim, diversos fatores que podem impactar diretamente no resultado da operação.”, relata Júlio Alves, Gestor de Produtos da Ailog Tecnologia, em entrevista exclusiva para o blog de URSA.

Agora que você entende melhor o que é roteirização, vamos falar um pouco sobre os principais programas para realizar essa função.

Como escolher um software para roteirização de frota

software-de-roteirização
Pesquise bem antes de escolher o seu aplicativo para roteirização de frota

Atualmente, existe uma grande variedade de softwares disponíveis no mercado para a roteirização. Com tantas opções, pode ficar difícil escolher o programa ideal para a planejar as rotas da frota.

Para não errar na escolha, é necessário sempre pensar na sua empresa. Antes de começar a procurar o software de roteirização, responda essas perguntas:

  • Quais suas necessidades, ou seja, o que você precisa que o sistema faça?
  • Existe alguma restrição que o sistema deva  considerar?
  • Quais os problemas que a roteirização precisa resolver ?

Tendo essas respostas, é mais fácil escolher. Além disso, existem algumas qualidades que você deve procurar no seu aplicativo de roteirização. A seguir, confira algumas características importantes para simplificar a comparação entre os sistemas:

  • Gerar rotas para vários veículos e destinos simultaneamente;
  • Cadastro de horários de trabalho dos motoristas e integração dessa informação no planejamento da rota;
  • Cadastro de informações sobre a carga, como peso, volume, tipo e valor;
  • Planejamento de rotas com restrições de prazo;
  • Estimativa do tempo de entrega para cada rota;
  • Flexibilidade para mudanças e ajustes;
  • Equipe de suporte disponível e eficiente para o caso de problemas com o software;

De acordo com o depoimento de Júlio Alves, da Ailog: “O uso de um sistema de roteirização auxilia na redução do tempo para execução das entregas, gastos com combustível, distância entre as visitas, redução de tempo para execução da tarefas, dimensionamento da frota necessária, etc. E o principal: atende o seu cliente da melhor forma possível.”

Existem muitas opções no mercado, então é essencial pesquisar. Sempre tire todas as suas dúvidas com o desenvolvedor antes de adquirir um sistema para evitar arrependimentos.

Resultados do uso do roteirizador na sua empresa

Conheça os benefícios de usar o software roteirizador adequado para suas necessidades.

Utilizar um sistema automatizado para planejar as rotas pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Talvez o maior destaque seja para a melhora no planejamento do tempo de cada entrega. Isso possibilita que você otimize suas operações e consiga se manter sempre no prazo. Seus clientes certamente apreciam pontualidade na entrega, então essa é uma qualidade indispensável para a sua frota.

Além disso, ao levar em conta informações como condições de estrada, você diminui o custo das operações. A roteirização possibilita que sua frota economize combustível e minimize os danos aos veículos, reduzindo gastos com manutenção.

A redução das distâncias e tempo de entregas permitem reduzir a jornada de trabalho e custos com horas extras e diárias da mão de obra.

Conclusão

Agora que você sabe o que é roteirização, dá pra ver que ela é essencial para que sua empresa continue a crescer. Planejar corretamente as rotas pode ajudar a reduzir custos e agilizar os processos.

A roteirização automática através de softwares possibilita a construção dinâmica das melhores rotas para a sua frota. Por isso, aposte na tecnologia para ajudar com essa tarefa, economizando tempo e reduzindo erros.

Júlio Alves ainda complementa: “Um bom software é a melhor e mais barata solução para resolver problemas de roteirização e programação de veículos. A tecnologia garante agilidade, redução de custos, dimensionamento da frota e melhor aproveitamento da mão de obra.”

Se quiser conhecer mais formas de otimizar ainda mais a sua frota, leia esses outros artigos no blog:

Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários no final da página para que possamos te ajudar. Não esqueça de deixar também a sua opinião sobre esse tema! Como você faz a roteirização da sua frota?

dicas redução consumo combustivel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *