Logística de transportes: lucrando mais com a boa gestão

Gerenciar a logística de transportes pode trazer mais resultados do que você imagina. Saiba mais sobre esse tema neste artigo!

Produzir, armazenar, despachar, acompanhar e entregar. A logística  de transporte é essencial quando tratamos de eficiência industrial.

A mesma eficiência dedicada à produção de produtos diversos também é requerida para a distribuição e venda. De nada adianta uma mercadoria ser produzida em tempo recorde se ela demorar semanas ou até mesmo meses para chegar às mãos do consumidor.

Para a gestão da cadeia de suprimentos funcionar de modo eficaz, é fundamental que a logística esteja muito bem configurada e operada. E um dos fatores mais importantes dentro das diversas etapas logísticas é a logística de transporte.

A logística de transportes e sua importância na gestão de uma empresa

Dentro dos diversos ramos de gestão, os profissionais buscam sempre a melhor maneira de produzir mais com menos esforço, gasto e no menor tempo possível.

Da mesma maneira acontece com a logística de transportes. Seu papel é determinar qual o modal de transporte ideal para cada tipo de negócio.

Modal é o meio de transporte utilizado para o transporte de carga, como o ferroviário, aeroviário, rodoviário, hidroviário e dutário (feito por meio de dutos).

Assim, a logística de transporte determina qual o modal ideal para transportar determinada quantidade de carga, com segurança e com o menor custo e tempo possível.

Cada tipo de operação e de carga deverá se encaixar em um modal específico ou multimodais, e o que é ideal para um tipo pode não ser para o outro. Dessa forma, é trabalho da logística de transportes garantir que o modal ou multimodais escolhidos reduzam os custos de distribuição e aumentem a margem de lucros.

Logística de transporte

A tecnologia a serviço da logística de transportes

Quando tratamos da otimização de processos, independentemente do estágio da cadeia de suprimentos, a tecnologia sempre surge como uma facilitadora.

Seja na qualidade da mercadoria ou agilidade nos processos, a tecnologia torna a rotina de diversos segmentos muito mais eficiente e assertiva.

Dentro da logística, mais especificamente a logística de transportes, já encontramos inúmeras inovações tecnológicas capazes de facilitar e deixar ainda mais seguro o transporte de mercadorias.

Essas facilidades auxiliam na gestão e acompanhamento do fluxo como um todo. Hoje já é possível acompanhar todo o caminho de um produto, desde seu envio até sua entrega ao comprador. Catalogar, monitorar e acompanhar a carga traz segurança e ajuda a criar uma ótima relação de confiança com o cliente.

Integrando a logística de transportes com os demais setores

A tecnologia da informação ajuda diversos tipos de empresas com inovações na área de logística. Ferramentas extremamente específicas auxiliam desde o planejamento até o controle completo da operação.

É importante tratar a logística com uma visão mais integrada de gestão. Dessa forma, ela deve ser devidamente contemplada no planejamento e estratégias de produção, colaborando com a diminuição do estoque, atendendo com rapidez e eficiência aos prazos cada vez menores.

A escolha do modal ou multimodais mais adequados pode ser a chave para a logística de transporte eficiente. Às vezes, um modal aeroviário pode ser mais caro, mas o valor que ele pode gerar para a empresa e o retorno financeiro, com novas compras de um cliente satisfeito, podem valer mais a pena.

É importante que um sistema que contemple a logística integrada a setores, como o Serviço ao Cliente, esteja em conformidade. O cliente precisa ter, da forma mais rápida e fácil possível, as informações de sua compra enquanto ainda não a recebeu.

Muitos especialistas recomendam o uso de um único software de gestão para a cadeia de suprimentos.

Existem inúmeros segmentos de mercado, com diversos tamanhos de empresa. O custo de um único software integrado pode ser extremamente alto para uns, ao passo que também pode não suprir todas as necessidades de outros.

Por isso, é indispensável ter um planejamento e estratégia de negócio bem definidos. Softwares integrados ou serviços terceirizados podem trazer ótimos resultados para seu negócio.

A importância da gestão da frota na logística de transportes

Independentemente do modal – ou modais – escolhido para sua distribuição, é fundamental o controle eficiente de sua frota.

É necessária a gestão qualificada, com conhecimento específico e atualizado acerca dos transportes, além do cuidado permanente na segurança da frota, da mercadoria transportada e dos seus operadores.

Aqui também entra a necessidade de estratégia e planejamento que contemplem a atualização contínua e a qualificação dos responsáveis pela etapa do processo de logística.

Falando no modal rodoviário, predominante no Brasil e responsável por 65% do volume de cargas, os caminhões são o principal transporte utilizado e requerem atenção especial dos responsáveis pelo setor.

Devem ser criados planos de manutenção preventiva e periódica para os veículos. Mecânica e elétrica dos caminhões devem estar sempre em pleno funcionamento. As paradas não programadas representam um dano físico e prejuízo financeiro.

A escolha do óleo lubrificante mais apropriado permite o maior intervalo entre trocas de óleo, o que leva à redução de custos com: óleo, substituição de filtros, descarte de óleo usado, mão de obra e paradas inesperadas de veículos. São custos que devem ser levados em consideração, pois podem ser o diferencial para garantir boa margem de lucro.

Além de assegurar que a operação não seja prejudicada, o plano de manutenção preventiva garante a segurança dos operadores e motoristas.

A escolha de produtos de qualidade que colaborem para a manutenção e bom funcionamento do veículo é de extrema importância, pois garantirão uma entrega rápida, eficiente e sem transtornos.

Conclusão

A logística de transportes é uma das principais atividades na cadeia de suprimentos. Incluí-la no planejamento da gestão é mais que recomendável, é essencial.

Desde a escolha do modal correto, que garantirá a velocidade de entrega pelo menor custo e tempo possível, a logística de transportes deve ser uma das principais fontes de geração de valor para sua empresa, já que está totalmente relacionada à satisfação do cliente.

Esteja atento às principais inovações tecnológicas do setor. Investir em sistemas integrados e tecnologias capazes de diminuir o tempo entre a produção e a distribuição pode trazer ótimos resultados a médio e longo prazo.

Busque estar com sua frota sempre em dia nas manutenções necessárias (planos de manutenção). Isso atesta a segurança dos seus operadores e a permanência e continuidade do seu negócio.

No nosso blog, você encontra mais dicas de como gerir sua frota:

logistica de transporte - guia de treinamento e capacitação

Segurança, economia e durabilidade para sua frota: você encontra tudo isso no óleo lubrificante Ursa, da Texaco

Uma boa gestão logística começa na escolha dos fornecedores para seu negócio. Considere os produtos da Texaco, faça o teste e comprove. Muito mais qualidade e economia para sua frota.

12 comments

  1. Reynaldo Graziuso Jr says:

    Bom dia a todos.
    Depois de trabalhar mais de 5 anos na Texaco Brasil S.A; no departamento de vendas em MS; não posso deixar de salientar sobre a qualidade dos produtos Texaco, que eu sou avalista.
    Hoje sou professor de Logística no estado de Mato grosso do sul – MS e posso com toda a certeza afirmar que a explanação dos srs sobre o temaTransporte e logística foi de um aprendizado e grandeza enorme para as pessoas que tem interesse sobre o assunto, voces estão de parabéns sobre o descrito.

    • Delton Stabelini says:

      Oi, Reynaldo. Muito obrigado! Se precisar de alguma ajuda ou tiver algum assunto que você tenha interesse me avise para eu organizar e publicar aqui no blog. Abraços.

  2. Luis Tito says:

    Olá boa tarde !

    Trabalho em uma empresa que vende produtos químicos, e nossa frota são de 03 veículos.

    Gostaria de uma dica de qual material estudar para desenvolver um trabalho eficiente e eficaz, no prazo de entrega e na redução de custos !

    Obrigado !

  3. Jorge Luiz Da Silva says:

    Sou motorista de caminhao desejo estar colaborando com a empresa dando o meu melhor com o meu servico de motorista.esoero ter a oporrunidade de lhes mostar o quanto posso ser uril.obrigado.

  4. Querane Gabriel Maulate says:

    Ola Delton, sou trabalhador dos Correios de Moçambique e tenho lido muitos blogs ligados a área de Transporte e Logística. Gostava de poder fazer uma formação a distancia mas, tenho alguma dificuldade em identificar cursos on-line e sendo assim, solicito uma orientação no sentido de encontrar uma formação creditável no Brasil. Um abraco

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *