Logística de transportes: como lucrar e economizar mais com uma boa gestão

Gerenciar a logística de transportes pode trazer mais resultados do que você imagina. Saiba mais sobre esse ramo da logística neste artigo!

Sabia que, em média, 60% das despesas logísticas de uma empresa são destinadas aos transportes? Em alguns segmentos, isso pode significar duas a três vezes o lucro da empresa. Como a logística de transportes colabora na diminuição dos custos logísticos de uma empresa?

Quando estamos envolvidos na produção e distribuição de mercadorias, dificilmente paramos para pensar no consumidor final, aquele que irá receber e utilizar o produto que estamos produzindo.

É importante termos em mente que a expectativa é um elemento importante para o consumidor. E a logística tem uma grande parcela de responsabilidade no cumprimento de prazos e diminuição desta expectativa.

A seguir, você verá de que maneira a logística de transportes poderá auxiliar sua empresa a suprir a expectativa de seus clientes e assim, gerar novos negócios e melhores resultados.

Um bom planejamento logístico pode trazer resultados incríveis para seu negócio

Produzir, armazenar, despachar, acompanhar e entregar. A logística é essencial quando tratamos de eficiência industrial.

O conceito básico de logística está atrelado à história do homem desde seu início. Ela sempre mostrou-se imprescindível para a subsistência humana – e para o sucesso de diversos tipos de negócios.

A mesma eficiência dedicada à produção de produtos diversos, também é requerida para a distribuição e venda. De nada adianta uma mercadoria ser produzida em tempo recorde, se ela demora semanas ou até mesmo meses, para chegar às mãos do consumidor.

Para a gestão da cadeia de suprimentos funcionar de modo eficaz, a logística deve estar muito bem configurada e operada de maneira exemplar. E um dos fatores mais importantes dentro das diversas etapas logísticas é a logística de transporte.

O que é a logística de transportes e sua importância na gestão de uma empresa

Dentro dos diversos ramos de gestão, profissionais buscam sempre a melhor maneira de produzir mais com menos esforço, gasto e no menor tempo possível.

Da mesma maneira, a logística de transportes se enquadra neste mesmo conceito. Seu papel é determinar qual o modal de transporte ideal para cada tipo de negócio.

Modal é o tipo de transporte utilizado para o transporte de carga. Os principais modais de transporte são o ferroviário, aeroviário, rodoviário, hidroviário e o dutário (feito através de dutos).

Assim, a logística de transporte determina qual o modal ideal para transportar determinada quantidade de carga, com segurança, com o menor custo e o menor tempo possível.

Cada tipo de operação e de carga deverá se encaixar em um modal específico ou multimodais, e o que é ideal para um tipo, pode não ser para o outro. Dessa forma, é trabalho da logística de transportes garantir que o modal ou multimodais escolhidos reduza os custos de distribuição e aumente a margem de lucros.

A logística de transportes deve garantir a entrega da carga com integridade, dentro do prazo estipulado e dentro do menor custo possível.

dicas para reduzir consumo de combustivel

A tecnologia a serviço da logística de transportes

Quando tratamos da otimização de processos, independentemente do estágio da cadeia de suprimentos, a tecnologia sempre surge como uma facilitadora.

Seja na qualidade da mercadoria ou agilidade nos processos, a tecnologia torna a rotina de diversos segmentos muito mais eficiente e assertiva.

Dentro da logística, mais especificamente a logística de transportes, já encontramos inúmeras inovações tecnológicas, capazes de facilitar e deixar ainda mais seguro o transporte de mercadorias.

Essas facilidades buscam assegurar às duas pontas do processo que o material adquirido seja entregue da melhor forma possível, no menor tempo possível e totalmente rastreável.

Hoje, já é possível acompanhar todo o caminho de um produto, desde seu envio até sua entrega ao comprador. Catalogar, monitorar e acompanhar a carga traz segurança e ajuda a criar uma ótima relação de confiança com o cliente.

calculadora ursa

Integrando a logística de transportes com demais setores

A tecnologia da informação auxilia diversos tipos de empresas com inovações na área de Logística. Ferramentas extremamente específicas auxiliam desde o planejamento até o controle completo da operação.

É importante tratar a Logística com uma visão mais integrada de gestão. Estamos passando por períodos turbulentos, economicamente falando, que geram impactos profundos em diversos setores da indústria e comércio.

Dessa forma, a Logística deve ser devidamente contemplada no planejamento e estratégias de produção, auxiliando na diminuição do estoque, atendendo com rapidez e eficiência aos prazos cada vez menores.

A escolha do modal ou multimodais mais adequados pode ser a chave para uma Logística de transporte eficiente. Às vezes, um modal aeroviário pode ser mais caro, mas o valor que ele pode gerar para a empresa e o retorno financeiro, com novas compras de um cliente satisfeito, podem valer mais a pena.

É importante que um sistema que contemple a Logística integrada a setores como o Serviço ao Cliente, estejam em conformidade. O cliente precisa ter, da forma mais rápida e fácil possível, as informações de sua compra, enquanto ainda não a recebeu.

Muitos especialistas recomendam o uso de um único software de gestão para a cadeia de suprimentos.

Existem inúmeros segmentos de mercado, com diversos tamanhos de empresa. O custo de um único software integrado pode ser extremamente alto para uns, ao passo que um único software pode não suprir todas as necessidades de outro.

Por isso, é importante ter um planejamento e estratégia de negócio bem definida. Softwares integrados ou serviços terceirizados, podem trazer ótimos resultados para seu negócio.

A importância da gestão da frota na logística de transportes

Independentemente do modal – ou modais – escolhido para sua distribuição, é importante um controle eficiente de sua frota.

É necessária uma gestão qualificada, com conhecimento específico e atualizado acerca dos transportes, além de um cuidado permanente na segurança da frota, da mercadoria transportada e dos seus operadores.

Aqui também entra a necessidade de uma estratégia e um planejamento que contemple a atualização contínua e a qualificação dos responsáveis por cada etapa do processo de logística.

Falando no modal rodoviário (o mais operado no Brasil, chegando a contemplar mais de 60% da operação no país), os caminhões são o principal transporte utilizado e requerem atenção especial dos responsáveis pelo setor.

A infraestrutura nacional de estradas é precária em sua maioria, fato que deve ser levado em consideração desde o planejamento logístico.

Devem ser criados planos de manutenção preventiva e periódica para os veículos. Mecânica e elétrica dos caminhões devem estar sempre em pleno funcionamento. Paradas não programadas representam um dano físico e prejuízo financeiro.

A escolha do óleo lubrificante mais apropriado permite um maior intervalo entre trocas de óleo, o que leva a redução de custos com: óleo, substituição de filtros, descarte de óleo usado, mão de obra e paradas inesperadas de veículos. São custos que devem ser levados em consideração pois podem ser o diferencial para garantir uma boa margem de lucro.

Além de garantir que a operação não seja prejudicada, esses planos asseguram a segurança dos operadores e motoristas.

A escolha de produtos de qualidade, que colaborem para a manutenção e bom funcionamento do veículo, é de extrema importância, pois irão garantir uma entrega rápida, eficiente e sem transtornos.

Conclusão

A Logística de Transportes é uma das principais atividades na cadeia de suprimentos. Incluí-la no planejamento da gestão é mais que recomendável, é essencial.

Desde a escolha do modal correto, que irá garantir a velocidade de entrega pelo menor custo e menor tempo possível, a logística de transportes deve ser uma das principais fontes de geração de valor para sua empresa, já que está totalmente relacionada à satisfação do cliente.

Esteja atento às principais inovações tecnológicas do setor. Investir em sistemas integrados e tecnologias capazes de diminuir o tempo entre produção e distribuição, pode trazer ótimos resultados a médio e longo prazo.

Busque estar com sua frota sempre em conformidade com a legislação; crie planos de manutenção constante. Isso garante a segurança dos seus operadores e assegura a permanência e continuidade do seu negócio.

Em nosso blog, você pode encontrar mais dicas de como gerir sua frota:

Segurança, economia e durabilidade para sua frota: você encontra tudo isso no óleo lubrificante Ursa, da Texaco. Abaixo, você pode calcular o quanto sua frota economiza com os produtos Ursa.

Uma boa gestão logística começa na escolha dos fornecedores para seu negócio. Considere os produtos da Texaco, faça o teste e comprove. Muito mais qualidade e economia para sua frota.

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

5 comments

  1. Reynaldo Graziuso Jr says:

    Bom dia a todos.
    Depois de trabalhar mais de 5 anos na Texaco Brasil S.A; no departamento de vendas em MS; não posso deixar de salientar sobre a qualidade dos produtos Texaco, que eu sou avalista.
    Hoje sou professor de Logística no estado de Mato grosso do sul – MS e posso com toda a certeza afirmar que a explanação dos srs sobre o temaTransporte e logística foi de um aprendizado e grandeza enorme para as pessoas que tem interesse sobre o assunto, voces estão de parabéns sobre o descrito.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Reynaldo. Muito obrigado! Se precisar de alguma ajuda ou tiver algum assunto que você tenha interesse me avise para eu organizar e publicar aqui no blog. Abraços.

  2. Luis Tito says:

    Olá boa tarde !

    Trabalho em uma empresa que vende produtos químicos, e nossa frota são de 03 veículos.

    Gostaria de uma dica de qual material estudar para desenvolver um trabalho eficiente e eficaz, no prazo de entrega e na redução de custos !

    Obrigado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *