Como montar uma transportadora do zero: dicas de ouro

Como montar uma transportadora é uma pergunta que já recebemos algumas vezes aqui no blog. E quando a história é abrir uma empresa no Brasil, todo cuidado é pouco.

Você sabia que, segundo o IBGE, 6 a cada 10 empresas fecham as portas nos primeiros 5 anos? Por isso, siga as dicas abaixo para que o seu negócio seja um caso de sucesso!

O transporte de cargas é realmente um ótimo negócio. Sem o transporte, a economia brasileira com certeza pararia. O agronegócio, comércio e até mesmo os serviços que dependem do transporte de cargas.

O Brasil se movimenta pelo asfalto, em cima de caminhões. A questão é que por ser um negócio tão bom, existem milhares de empresas que oferecem os mesmos serviços.

Muitas delas posicionadas nas mesmas cidades que você. E mesmo assim, como distância não é problema nesse segmento, uma empresa de um estado pode facilmente realizar trabalhos em outros estados.

Afinal, os caminhões são feitos para a estrada. Se você quer saber exatamente como montar uma transportadora do zero, continue lendo esse texto. Preparamos muitas dicas práticas para você ser bem-sucedido no ramo de transportes.

Boa leitura!

Que tipo de transportadora devo montar?

transportador
Existem muitos tipos de empresas de transporte. Escolha com cuidado!

O mais importante, antes de escolher o tipo de empresa, é pesquisar bastante e manter os pés no chão. Independente do ramo ou plano de negócios, comece pequeno e cresça rápido.

Essa é a dica mais valiosa. Muitas pessoas querem começar a empreender já com grandes negócios e capital investido. Então, principalmente se você ainda é um empresário novato, o melhor a se fazer é começar pequeno.

Com o mínimo de custos possível, de preferência com o próprio dinheiro ou com pouco capital emprestado, poucos empregados, equipamentos e veículos seminovos.

Como será sua primeira tentativa no segmento, o melhor caminho é sempre se munir de informações e dar um passo de cada vez, minimizando a chance de erros. Começando pequeno, você saberá exatamente quais os pontos críticos do negócio. Onde é preciso investir mais, o que traz mais retorno, que tipo de clientes você pode atender e etc.

Por mais que você invista em um plano de negócios, e você deve gastar um tempo produzindo o seu planejamento, a teoria, às vezes, acaba sendo mais fácil do que a prática.

Então, por mais que a sua ideia seja maravilhosa, mantenha-a simples. Tire os artigos de luxo e coisas que não são fundamentais na sua futura empresa. Deixe os diferenciais caros para implementar depois que o básico der certo.

Começando do menor tamanho possível, você poderá crescer conforme ganha dinheiro no mercado, evitando as altas taxas, para obter capital de bancos e financeiras.

Depois dessa dica, você deve escolher o tipo de transportadora que deseja:

  • Transportadora de cargas pesadas;
  • Transportadora urbana, metropolitana ou interestadual;
  • Transportadora de mudanças;
  • Transportadora de cargas perigosas;
  • Transportadora de veículos;
  • Transportadora de medicamentos;
  • Transportadora de mercadorias.

Existem diversos tipos de transportadoras. Escolha a que você possui mais conhecimento da área.

funcionário transportadora

Planejamento de negócios

Você precisará de um contador ou advogado para auxiliá-lo  na burocracia de montar uma transportadora.

Existem diversas liberações, tributos e documentos importantes para o negócio. Esses profissionais ajudarão você a começar de forma 100% legal, pagando o menor valor de impostos possível.

Além disso, recomendamos que faça um bom plano de negócios e de marketing, analisando a viabilidade do seu negócio, qualcliente atenderá, qual é o melhor local para o CD (Centro de Distribuição) e outros fatores.

Custos iniciais

Ao abrir sua transportadora, você precisará ao menos de um galpão, um ou dois caminhões e um escritório para atender os clientes, emitir notas e organizar o negócio como um todo.

Se você for econômico, poderá começar com algo em torno de R$ 250 mil até R$ 1 milhão. Esse valor varia bastante de acordo com o seu ramo, burocracia, equipamentos necessários e etc.

Se por exemplo investir em uma transportadora de cargas perigosas, provavelmente precisará investir em um caminhão caro, com liberações demoradas e custosas e motoristas com treinamento específico.

Saiba tudo sobre os tipos de caminhões neste outro guia completo.

Gestão da equipe

Uma boa empresa é feita por uma boa equipe, independente do ramo de atuação. Então, capriche na hora de contratar.

Conclusão

transporte
Pronto para montar uma transportadora de qualidade?

Como em toda empresa, o bom trabalho será a sua melhor propaganda. No começo, pode parecer difícil conseguir os primeiros clientes. Mas depois que você sair da inércia, um cliente passará a indicar sua empresa para outros.

Então, nunca deixe a qualidade do seu serviço cair. Este é o grande segredo para ter um negócio bem-sucedido.

Para essa qualidade ser contínua, você terá de ser sempre honesto e direto com seus clientes, cobrando um preço justo e sempre cumprindo com as expectativas do cliente.

Mesmo que surjam problemas no atendimento, o fato de você estar atento, ligar para ele e avisar de acordo com os acontecimentos, já mostra preocupação e comprometimento. E é isso que o cliente espera de você.

Se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo!

Obrigado por ler até aqui!

Não deixe de ler nossos outros artigos que podem ajudá-lo na gestão da sua frota:

Como montar uma transportadora do zero: dicas de ouro

28 comments

  1. Panejamos e sonhamos seguir o seguimento de transporte e distribuição. Moramos em um grande centro, temos um espaço bom para investir pequeno claro, mas sabemos dos desafios.
    Tomara as politicas, fiscais e tributarias, tão faladas venham a contribuir ainda mais para o empreededorismo.
    Vontade de trabalhar, investir e crescer é sonho de qualquer empreendedor, mas no nosso Pais requer esforços além pela tamanha carga tributaria e fiscal que temos.
    Muito grato plas dicas e vamos seguir interesse e atentos as informações.
    Grato!

  2. Fábio Lima says:

    Excelente Explicações, comecei agora estudar essa possibilidade de abrir, uma pequena transportadora, e essas dicas me ajudou a clarear ideias, Creio que se realmente for a vontade de Deus tudo a de se concretizar, e sempre serei grato, por pessoas que se dedicam a ensinar.

  3. Omar says:

    Bom dia sou autônomo tenho três vans estou aģregado em uma transportadora mas não estou satisfeito com o tratamento dado pelo empresário no meu caso falta de fidelidade isso é falta de compromisso para com o aģregado por isso pergunto como me apresentar a crientes ; Atualmente faço cargas para supermercados posto autopeças esse é o forte

  4. Souza says:

    Olá tudo bem, eu sou autônomo iniciante tenho uma van estou agregado em um centro de distribuição começando pequeno porem enxuto sem dividas altas, com um carro usado quitado por ser usado da uma certa manutenção nada exagerado um motorista que divido 50% do faruramento da van, tenho outra renda estou iniciando no transporte porém divido meu tempo com meu emprego e minha pequena empresa (van agregada) qual dica vc me da para fidelizar meus clientes e conseguir atender suas expectativas, e se tornar uma grade transportadora

      • Wilson says:

        Trabalho com mudanças e fretes residenciais e, comerciais. Pretendo expandir. Como divulgar mais o meu negocio em redes sociais ate atingir uma micro empresa ? Ja sou MEI.

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Wilson! Tudo bem? Primeiramente, indicamos que você crie um perfil e entre em grupos de bairro próximos da área de atuação. Entretanto, o ideal é que você procure um profissional especializado para te ajudar. Boa sorte!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Ézio! Tudo bom? Que bom que está gostando do nosso conteúdo. Continue de olho no blog para não perder as novidades.

  5. boa noite ,foi muito bom ler todo este testo , ja trabalhei em trasportadora ,por este motivo
    quero abri um mas no momento, custo ta muito alto, mas nao destir vor lutar ater consegui.
    com fer em deus consigo ,obrigado pela esplicacao

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.