Óleo para motor: por que nunca misturar?

O cliente chega ao seu estabelecimento dizendo que precisa completar a vareta de óleo lubrificante. Mas, por algum motivo, você não tem o mesmo produto.

Aí nasce a dúvida. Aliás, várias delas.

O que fazer? Será que usar um óleo semelhante em termos técnicos ou outro com especificações de viscosidade e aditivos diferentes pode danificar as peças do carro? Posso usar o mesmo produto de outra marca? Quais são os riscos reais de misturar óleo lubrificante?

Nós preparamos esse texto para tirar todas as suas dúvidas sobre por que óleos lubrificantes não devem ser misturados. Vamos lá!

Por que não misturar óleo lubrificante

A principal razão para não completar o nível de lubrificante da vareta com um produto diferente é que os aditivos podem não combinar. É como se um aditivo pudesse anular os benefícios de outro ao ser misturado.

Pelo mesmo motivo não se deve misturar óleos com características bastante parecidas, porém de marcas diferentes. Cada empresa pode usar aditivos químicos próprios no lubrificante e que também podem ser incompatíveis.

O resultado dessa incompatibilidade é que nenhum dos óleos conseguem lubrificar bem o motor e podem comprometer muito o carro.

Os riscos que a mistura de óleo para motor pode trazer para o carro

Os quatro problemas principais que podem surgir a partir dessa falta de lubrificação são:

  • corrosão no motor;
  • formação de borra;
  • perda de eficiência do carro;
  • aumento no consumo de combustível.

Mas e quando o nível estiver muito baixo e não houver o mesmo lubrificante para completar?

O ideal é sempre completar o óleo usando o mesmo produto. Ao completar o nível de óleo do carro, é preciso ficar atento para a marca, o tipo de desempenho e a viscosidade do lubrificante que está no motor. Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações.

Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível. Além disso, o uso de produtos diferentes reduz a capacidade de lubrificação do óleo.

Sendo assim, sempre complete o óleo usando o mesmo produto. Caso haja necessidade de trocar o tipo de lubrificante, não se esqueça de esgotar todo o velho, substituir o filtro e só depois colocar o novo.

Mas, se por alguma razão o cliente não estiver utilizando o lubrificante indicado pela montadora e for preciso trocar de vez o óleo, é necessário seguir três passos:

  1. Não deixar uma gota sequer do lubrificante antigo na vareta;
  2. Trocar o filtro também;
  3. Encher o cárter com o óleo novo até atingir o nível correto apontado na vareta.

Não fique com dúvidas sobre este mercado: acompanhe nosso blog para mais conteúdos!

Guia de Marketing para automotivos

 

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

64 comments

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Tasso, de acordo com a sua descrição a mistura de produtos de viscosidade diferentes não é recomendado mesmo sendo ambos semissintéticos. Vale lembrar que além da viscosidade, base dos produtos, é necessário verificar as classificações de desempenho API e também algum  outro requerimento de desempenho e proteção exigidos pelo fabricante do motor de seu veículo.

  1. Jane Rocha says:

    Bom dia!
    Tenho um Fiat Punto 1.4 2014 e no manual indica para usar o Selenia pure energy 5w30. Hoje fui fazer revisão (fora da autorizada) e fizeram a troca do óleo. No entanto como na nota fiscal que foram 3litros desse Selenia 5w30 e mais 3litros do Selenia performer 15w40. Os dois são sintéticos.
    Isso é ruim pro motor? Pode implicar em algum problema dos citados acima? O que devo fazer?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Jane, existe alguma confusão na sua descrição. Esse seu veículo usa somente 2.7 litros do produto SAE 5W-30 Sintético API SN e não 6 litros conforme descrito. Volte no concessionário e solicite explicações para o faturamento de 6 litros ao invés de 3 litros. Abraço!

  2. Ronilson samtos says:

    Meu nobre, percebi que o motor começou a “rajar” na primeira funcionada da manhã. É um EDGE V6 24v. Troquei o óleo hoje. Um 5w30 recomendado pela Ford. Coloquei 3L. faltam 2,2L para o nível máximo. Recomendas completar com óleo mais viscoso10w40, da mesma marca e classificação API, PRa ver se “segura” lubrificação nos munhões e para de “rajar” na prim. Funcionada

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Ronilson, não recomendo o aumento da viscosidade do óleo lubrificante. Ou seja, você deve usar a viscometria definida pelo fabricante do motor e também as classificações mínimas de desempenho API e ou alguma outra especificação requerida pela própria Ford para esse veículo.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      A mistura de lubrificantes não é recomendada, pois nunca sabemos qual foi o resultado dessa mistura. E pode causar danos ao motor sim! Respondi sua dúvida?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Daniel, a mistura de óleos de marcas diferentes não é recomendada pois o produto resultante é desconhecido. É possível ser feito em uma emergência, mas é aconselhável que logo depois volte a usar somente uma marca. Abraços!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Lucas! Somente com relação a viscosidade você não terá problemas, mas é preciso ver a classificação de desempenho e base dos produtos misturados se são as mesmas, nunca deve ser inferior. Abraços!

  3. FELIPE says:

    Ola boa noite coloquei 3 litros de oleo 10w40 sintético e 1,8 litros de 10w40 semisintetico o óleo é da mesma marca só que um é sintético e o outro semisintetico meu carro é uma duster 2012

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Felipe! A mistura de óleos de diferentes classificações, não é recomendada, pois o produto resultante é desconhecido. Recomendamos verificar no manual do veículo qual é o lubrificante recomendado pelo fabricante e fazer a substituição de acordo com a especificação requerida no manual.

  4. Felipe Oliveira says:

    Caro Amigo, tenho um celta 1.0 ano 2008, o óleo que uso nele é o 15w40 semi sintético.
    No momento, tenho guardado 0.5 litros do 15w40 SL SAE Ipiranga que foi oque sobrou da ultima troca. Esses dias, quando fui comprar não achei o Ipiranga, então comprei o 15w40 SN da Lubrax BR. Minha dúvida é a seguinte: posso misturar os dois? sendo que um é 15w40 SL SAE e o outro é 15w40 SN? o Vendedor me explicou que oque importa é a viscosidade, no caso 15w40, mais estou com essa dúvida e ainda não consegui sana-lá, pode me ajudar.
    Obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Felipe. Tudo bem?
      A mistura de óleos de marcas e classificações de desempenho diferentes
      não é recomendada, pois o produto resultante dessa mistura é desconhecido.
      Recomendo que utilize somente um produto e de preferência o de classificação de
      desempenho API SN.
      Grande abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bom dia, Claiver. Tudo certo? O óleo para o motor desse veículo é o Havoline Ultra S SAE 5W-40 ou Havoline Ultra W SAE 5W-40. Abraço.

  5. RAFAEL REIS LIMA says:

    Parabéns amigo venho tentando explicar isso para as pessoas, porém muitas não acreditam esse texto é bom para ser compartilhado para o conhecimento de profissionais e pessoas leigas.

    Rafael Reis
    Engenheiro Mecânico.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Fred! A mistura de óloes de bases diferentes nunca é recomendado o produto correto para esse seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN. Abraço!

  6. Rodrigo Mariano says:

    Bom dia!

    Tenho um Focus 2005 com 126 mil KM

    Colocaram na ultima troca o óleo 10w40 semi-sintético

    Observei no manual de instruções que o recomendável é o 5w40.. na próxima troca posso fazer a troca por um Sintético 5w40 SN ?

    O motor não parece ter folgas, mesmo a troca tendo sido a muito tempo ele não “comeu” praticamente nada de óleo, não fuma e nem nada do gênero..

    Abraços e muito obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Rodrigo! Tudo certo?
      Sim, você pode voltar para o SAE 5W30. Recomendo utilizar o Havoline Ultra S SAE 5W30 API SN no seu Zetec ou Duratec.
      Abraços.

  7. Paulo Sérgio Gomes Botelho says:

    Olá, Selton. Tenho um Vectra 1997, 8 válvulas, 2.0 m.p.f.i.; Está com mais de 250.000 km rodados. Posso usar nele um óleo 20W50 (tipo “alta quilometragem”) ?? Posso completar completar com 20W50 de outro fabricante ?? (Paulo S. G. Botelho, Campos/RJ).25/07/2018.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo Sergio, boa tarde. Você deve usar o Havoline Superior SAE 20W-50 API SL, não se deve completar nível com marcas diferentes, pois os fabricantes de lubrificantes possuem tecnologias de aditivação e formulação diferentes. Abraço!

  8. Fernando says:

    Acabei de comprar um Meriva 1.4. o antigo dono estava usando óleo 20w50 mineral, eu quero efetuar a troca por um 15w40 sintético ou semi, se eu mudar a viscosidade pode trazer algum problema no motor devido o “costume” do óleo mais grosso?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, meu amigo! Nenhum problema pode efetuar a troca, apenas reduza o período de troca pela metade na primeira troca de óleo e filtro devido a ação de maior limpeza dos produtos sintéticos e semissintéticos. Abraço!

  9. Giovani Souza says:

    Bom dia, fui fazer a troca de óleo de uma Mitsubishi SX e pediu 4,5L coloquei 2,5l de 10w30 e 2l de 10w40, vai dar problema no motor? Pode fundir ou algo do tipo? Quais problemas pode ocasionar?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Giovani, bom dia. A mistura de óleo nunca é recomendada, pois nunca se sabe qual será o produto resultante. Supondo que você misturou óleos somente de viscosidade diferente, você não terá nenhum problema de quebra ou travamento de motor. Mas é aconselhável usar sempre um único produto sem misturas. Grande abraço!

  10. Raphael Souza says:

    No texto diz que a mistura de oleos pode dar problema ma bateria do carro? Esta certo isto, qual a teoria para a mistura de de tipos de oleos diferentes danificar a bateria do carro?

  11. Rafael Fernandes says:

    Olá Delton, parabéns pela matéria, sou leigo no assunto e entendi de forma clara, muito bom. Acabei de comprar uma Kombi 2009 Flex, e não sei qual óleo usar pois não veio com manual, me recomendaram usar 15W40 semissintético, ela está com 65.000 Km. É isso mesmo ?

  12. anderson says:

    Troquei o óleo do meu carro porém utilizei um litro que sobrou da troca anterior que era 5w30 sm e o que comprei e 5w30 sn da alguma alteração no veículo,pervebi depois da troca um barulho diferente no motor

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Anderson boa tarde,

      Não é recomendado utilizar classificações de desempenho inferior ao recomendado para o veículo, mesmo que seja somente parcial. Recomendo a troca da carga e utilização do óleo correto.

  13. Camilo says:

    Boa tarde, tenho um polo batch 2008 com 138 mil km rodados, costumo utilizar o 15w40 semissintético. Porém na última troca, o mecânico aconselhou a utilizar o 20w50 semissintético (alta quilometragem). Qual o óleo recomendado?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Camilo bom dia,

      Recomendo manter o óleo SAE 15W-40 Semissintético API SL e ou SAE 10W-40 Semissintético API SN.

      Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL

      Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN

  14. Filipe Antunes says:

    Boa tarde, eu tenho uma Parati G4 2005 1.8 Flex, estava usando o óleo 20w50 e por engano acabei completando com meio litro de 15w40, terei problemas em rodar alguns dias assim antes de fazer a troca completa? E qual o óleo mais indicado para esse motor ? Obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Felipe bom dia,

      Não terá problemas desde que não tenha diminuído a classificação de desempenho API e que o óleo mantenha o nível e que esses alguns dias não ultrapasse um mês.

      Para esse seu veículo o ideal é usar o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN e ou Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.

  15. Rodenei Benedito Rosa says:

    Boa tarde Delton Stabeleikni

    Solicito que me esclareça uma dúvida:
    Tenho uma moto Triumph e o óleo indicado no manual é o óleo Castrol power Racing 10 w 40 Sintético.
    Posso trocar substituir por outra marca menos cara por exemplo Ipiranga, esse óleo é menos da metade preço. Ou indica outra marca.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Rodenei boa tarde,

      De acordo com o Manual da Trumph Tiger 800, pode ser usado um óleo semissintético ou sintético de viscosidade SAE 10W40 ou SAE 10W-50, API SH e JASO MA. Minha indicação seria o Havoline 4T Semissintético SAE 10W-40 API SL JASO MA.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Elio boa tarde,

      Não tem problemas desde que os outros requerimentos sejam os adequados para esse veículo. Exemplo (Sintético, API, ACEA etc.).

  16. Felipe says:

    Bom dia. Tenho um Marea 2.4 20v,, está com 160.000 KM.
    O manual recomenda óleo semi sintético 10w40 ou 15w40. Atualmente utilizo o Selenia K sn 15w40 com militec-1.
    Quero mudar para o Petronas Syntium 10w40 sn CoolTech ou Shell Helix HX7 10w40 sn. Troco sempre com 5.000 KM ou 6 meses.
    Segundo meu mecânico 10w40 vai melhorar a partida a frio, e vai continuar com a mesma eficiência que o 15w40 em alta temperatura. Posso efetuar a troca? Obrigado.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Felipe boa tarde,

      Sim você pode uma vez que o manual permite usar um óleo semissintético de viscosidade SAE 10W-40.

      Seu mecânico está correto na comparação do SAE 15W-40 com 10W-40 com relação a melhor lubrificação na partida a frio.

  17. Aparecida Abreu says:

    Olá, fui abastecer minha Meriva, e o frentista pediu pra ver o óleo, é disse que tinha que trocar, aí colocou 25w40 semi sintético, porém meu marido disse que ela usa o mineral! O frentista me enganou! E agora, vai fundir o motor dela?! O que faço? Please!!!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Aparecida bom dia,

      Usar um óleo semissintético no lugar de um mineral só trará benefícios e não vai causar nenhum problema. Mantenha sempre o nível de óleo e verifique qual e a viscosidade SAE para esse seu veículo e a classificação de desempenho API.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *