Como melhorar a gestão financeira da troca de óleo

Você gostaria de melhorar a gestão financeira da troca de óleo? Quando falamos nesse assunto, o próprio empresário costuma ser o responsável dessa gestão na grande maioria das vezes.

Você é quem faz o caixa, contabiliza as baixas, negocia com os fornecedores e paga todas as contas da loja. Além disso, provavelmente participa também do atendimento, orienta e supervisiona o serviço dos colaboradores.

Convenhamos, é muita coisa ao mesmo tempo. Por mais dedicado que seja, fica complicado executar todas as funções simultaneamente com a mesma qualidade.

A gestão financeira da troca de óleo pode render muitas dores de cabeça, prejudicando o seu rendimento nas outras tarefas.

Pensando nisso, preparamos um artigo que pode ajudar a melhorar a gestão financeira da sua troca de óleo, oficina ou centro automotivo.

Anote todas as dicas!

Troque as anotações em papel pelo computador

Lembre-se de quantas vezes, por acidente ou descuido, você já perdeu alguma informação importante escrita num pedaço de papel. Ou, então, quando encontrou anotações incompletas e ficou na dúvida sobre o que o texto dizia.

Mantendo o controle de dados em papel, aumenta-se o risco de perdê-los. Além disso, pode confundir você ou sua equipe no momento de fechar o caixa, por exemplo.

Por isso, prefira o computador. Uma simples planilha facilita imensamente a gestão financeira da troca de óleo.

Usando um caderno, você tem páginas fora de ordem e informação espalhada. Já a planilha é um único documento que pode armazenar didaticamente os dados, separando-os por tabelas.

Se precisar adicionar informação no meio de um documento, você pode. Se quiser analisar dados de alguns meses atrás, eles estarão organizados e identificados.

Pense quanto tempo você gasta apenas procurando a informação que precisa em cadernos. Se ela estiver no computador, para encontrá-la, leva-se apenas um clique.

Dessa forma, fica mais fácil analisar como andam as finanças do seu negócio, quais serviços dão mais retorno, os produtos mais vendidos etc.

Além de ser mais prático, é menos provável que aconteçam erros de cálculo. Você diminui a margem de erro do fluxo de caixa e, consequentemente, do seu planejamento financeiro.

Faça relatórios semanais ou mensais

Relatórios atualizados com frequência são fundamentais para a boa gestão financeira da troca de óleo.

Se você passa menos tempo anotando, procurando e calculando, fica mais simples gerar relatórios com maior frequência. Na gestão financeira da troca de óleo, quanto mais regulares os controles de caixa e estoques, melhor.

Isso porque é muito mais fácil para você tomar decisões e entender o funcionamento da oficina quando analisa valores atualizados.

Imagine, por exemplo, determinar a quantidade de produtos a serem comprados olhando os dados de estoque de três meses atrás. O estoque já deve ter mudado muito de lá para cá, e ter uma planilha atualizada pode ajudá-lo a planejar melhor o que e quando comprar, reduzindo os custos com excesso ou falta de itens.

A planilha armazena informações importantes para a gestão financeira da troca de óleo. Você consegue diagnosticar em poucos minutos como anda a produtividade da sua equipe, quantos serviços foram feitos, quem fez mais atendimentos, quais produtos foram vendidos etc.

A melhor parte é que você pode visualizar esses dados rapidamente quando precisar, apenas acessando o documento. Se preferir, pode até imprimir para mostrar ao restante da equipe. Não há motivos para sentir saudades das anotações à mão.

Essa característica permite, além de autonomia, algo ainda mais relevante: a colaboração entre os funcionários.

Os colaboradores podem se sentir mais proativos e identificar o quanto podem melhorar em desempenho.

Controle o estoque minuciosamente

Conhecer a situação atual do estoque permite a redução de custos.

Se existe um setor no qual boa parte do dinheiro costuma descer ralo abaixo é o estoque.

O pior: esse problema é frequente na gestão da troca de óleo, oficinas e autocenter.

Mais uma vez, a planilha pode ser sua melhor amiga. Mantendo registros atualizados, é possível comprar do fornecedor uma quantidade certa.

Dessa forma, nenhum produto é desperdiçado ou fica armazenado na loja sem ser vendido.

A distribuidora também pode ser uma grande aliada nessa missão.

Bons fornecedores têm uma excelente expertise sobre o mercado. Trabalhando com oficinas dos mais variados portes, conseguem dizer com facilidade o volume de produtos adequado para sua loja.

Então, sempre que possível, converse com eles. Você pode conseguir orientações e dicas que ajudarão muito a melhorar a gestão financeira da troca de óleo.

Além disso, a compra planejada possibilita melhores condições de entrega e faturamento. Compra pontual tende a ser mais cara, e você ainda pode perder o cliente caso não faça o atendimento rapidamente por falta de peças.

Como melhorar a gestão financeira da troca de óleo

Diminua riscos na gestão financeira

O último passo importante para reduzir custos e aumentar seu lucro é ter todas as suas contas sob controle.

Sempre cumpra os prazos. Isso evita que, aos poucos, o dinheiro das suas receitas escoe e faça falta no fim do mês.

Aqui vão algumas dicas valorosas:

  • Pague contas e salários em dia
  • Cumpra com suas obrigações profissionais
  • Controle os custos da loja
  • Faça fluxos de caixa semanais
  • Fidelize clientes

Pode ser difícil modificar toda a sua rotina de gestão financeira da troca de óleo de uma só vez. Por isso, o conselho é implementar as mudanças aos poucos. Comece montando uma planilha básica, de despesas e receitas semanais.

Conforme for dominando a ferramenta, vá incluindo mais informações, como os prazos médios para execução de cada serviço. Logo conseguirá ver os benefícios alcançados.

Conclusão

O monitoramento cuidadoso é a chave para a boa gestão financeira da troca de óleo.

Você pode facilitar esse acompanhamento usando planilhas digitais para organizar os dados. Elas também permitem que as contas sejam realizadas com mais rapidez e sem erros.

Registros eletrônicos são mais simples de consultar e menos propensos a serem perdidos ou destruídos. Mas, para tirar o máximo desses deles, é indispensável fazê-los com frequência.

Assim, você sempre terá um panorama realista do estado da sua oficina.

O controle de estoque e a gestão de riscos também possuem um papel notório na eficiência da gestão financeira de troca de óleo. Por isso, fique sempre de olho nesses dados!

Se você quer mais dicas de como melhorar ainda mais sua oficina, leia estes outros conteúdos do blog:

Como melhorar a gestão financeira da troca de óleo

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.