Checklist: 11 passos para serviços automotivos de sucesso

Para ter sucesso no segmento de serviços automotivos não é fácil. Este setor exige muito trabalho, dedicação e uma série de responsabilidades, que somente aqueles que se planejam conseguem bons resultados. Contudo, não se preocupe. Este checklist vai te ajudar a encaminhar o seu negócio para o sucesso.

Confira!

1.Estude o mercado

Para começar neste ramo é importante ter um panorama de como está o mercado atual. Analise, então:

  • possíveis concorrentes;
  • serviços prestados;
  • preços praticados;
  • especialidades oferecidas no setor;

Estudar estes prismas do segmento pode gerar insights e apontar caminhos para seu novo empreendimento. Imagine que os clientes estão com dificuldades em encontrar oficinas capacitadas a realizar manutenção de ar-condicionado. Sua oficina pode se especializar nessa área simplesmente porque você realizou uma pequena busca antes de sair botando a mão na massa.

Analisar o mercado também é positivo, pois evita que você pratique preços fora do normal. Estar muito acima pode significar uma rotulação negativa ao seu negócio, uma vez que os clientes levam muito em consideração o valor cobrado por cada serviço.

2. Defina seu público

É vital que você defina com quem irá trabalhar. A determinação do seu público irá nortear uma série de outros passos dos seus serviços automotivos. Trabalhar com classes mais altas, por exemplo, pode demandar mais atenção aos detalhes em virtude desse público ser mais exigente.

A linguagem e a forma de atendimento também podem variar de acordo com o público. Não seja informal demais, quando seus clientes são mais contidos e reservados, por exemplo. Saiba com quem está lidando para oferecer um serviço cada vez melhor.

3. Escolha sua localização

Estar bem localizado é muito importante para o seu negócio. Estabelecer serviços automotivos próximo às regiões onde o público alvo mora ou trabalha pode ser um fator positivo ao seu empreendimento.

Evite ruas muito calmas e sem fluxo de pessoas, pois diminui as chances de novos clientes descobrirem sua empresa. O ideal são esquinas e ruas mais movimentadas. Crie também uma fachada atrativa, que aliado à movimentação de carros e pessoas, pode trazer novos clientes ao seu negócio.

4. Cuide da parte de legislação

Estar dentro das normas e não ter dor de cabeça com a parte burocrática é imprescindível. Para isso, você deve cumprir com as obrigações legais do setor. Esteja atento a essas medidas:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Secretaria da Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Registro na Prefeitura do Município;
  • Registro no INSS;
  • Registro no Sindicato Patronal;

Além disso, procure o PROCON e alinhe seus produtos e serviços ao Código de Defesa do Consumidor.

5. Estruture bem o espaço da oficina

Depois de definido o público e a localização, você deve começar a planejar o espaço físico dos serviços automotivos. Lembre-se de contar com:

  • banheiros;
  • sala de espera;
  • sala administrativa;
  • espaço para realização dos serviços.

Alguns ambientes a mais podem conferir mais conforto ao seu empreendimento, mas com esses listados você já consegue iniciar o atendimento aos clientes. Cuide para tudo estar limpo e bem apresentado, pois ninguém gosta de entrar num ambiente mal cuidado. Isso inclusive gera receio aos clientes e temeridade em relação a capacidade do negócio em resolver seus problemas.

6. Tenha bons equipamentos, ferramentas e produtos

Para prestar um bom serviço é necessário contar com materiais de apoio, que auxiliem os profissionais a realizar um bom trabalho. Para isso, contar com equipamentos, ferramentas e produtos de qualidade, ajuda muito.

Entenda que este ponto deve ser encarado como investimento e não custo, pois a qualidade final do seu serviço será diretamente impactada pela escolha do material de trabalho. Além disso, os materiais de baixa qualidade tendem a quebrar mais rápido, o que a longo prazo significa prejuízo ao seu negócio.

7. Conte com uma equipe eficiente

Ter uma equipe de funcionários capacitada e motivada é fundamental. O sucesso de serviços automotivos também depende do trabalho realizado pela equipe. Para isso, você deve ficar atento na hora de contratar esses profissionais e mantê-los motivados para que isso não se reflita negativamente na qualidade dos serviços prestados.

Envolva a equipe nas decisões do empreendimento e mantenha contato frequente com eles. Resolva qualquer problema interno de forma rápida para manter o nível de qualidade da equipe sempre alto.

8. Faça um fluxo de caixa diário

A parte de gestão financeira também é crucial para ter sucesso no ramo de serviços automotivos. Cuidar bem da parte econômica do seu negócio vai ajudar muito a trazer bons resultados.

Para otimizar sua gestão neste sentido, vale a pena realizar um fluxo de caixa diário. Nele você deve inserir todos os valores que entraram e saíram do seu caixa para ter um balanço financeiro daquele dia. Dessa forma você mantém uma mensuração frequente do seu caixa e evita surpresas indesejadas.

9. Informatize seus dados

Informatizar os dados importantes de serviços automotivos é muito interessante, pois evita que você perca informações preciosas, como:

  • ordens de serviço;
  • notas fiscais;
  • custos extras;

Ter tudo na ponta do lápis sempre foi uma expressão boa para quem gosta de organizar bem suas coisas. Entretanto, com o passar do tempo, hoje o mais adequado é ter isso tudo informatizado para que o acesso seja mais rápido e o risco de extravio seja menor.

10. Aumente sua gama de serviços

Uma boa forma de melhorar o seu faturamento é ampliando a sua gama de serviços oferecidos. Sempre que você tiver a oportunidade e capacidade estrutural, aumente sua oferta, pois isso com certeza irá gerar mais lucros ao seu negócio.

Uma novidade do setor e que pode ser estudado por você para implementação, é a oficina móvel. Você já ouviu falar? Veja este outro conteúdo que eu escrevi falando exatamente sobre isso. Acho que irá te ajudar!

11. Invista em ações de marketing

Utilizar o marketing para divulgar o serviços automotivos e atrair novos clientes ao seu negócio é fundamental. Hoje em dia você pode utilizar o meio digital para fazer isso. Ter um site, por exemplo, pode ajudar a explicar melhor aos seus clientes que tipo de serviço você oferece e quais são canais de contato para que eles se comuniquem com você.

Cuide para criar sites responsivos – que têm boa apresentação em diversos dispositivos -. Outra ideia muito legal é utilizar as redes sociais.

O Facebook conta com milhões de usuários no Brasil e você pode se beneficiar deste cenário. Manter uma página atualizada e interessante irá trazer pontos positivos ao seu empreendimento.

Para criar um serviço automotivo de sucesso você terá de ficar atento para que as coisas se encaminhem conforme o planejado. Este checklist irá te ajudar, porém a sua vontade de vencer é que fará toda a diferença ao final de tudo. Busque dar o seu melhor para que seu negócio seja referência no mercado.

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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