Gerencie o RH da sua oficina: Sete dicas que farão sua empresa crescer!

Quer fazer com que sua oficina cresça cada vez mais?

Gerencie o RH da sua oficina! Aprenda a importância desse setor para o seu sucesso!

Lidar com os recursos humanos em qualquer empresa pode ser um grande desafio. Essa não é uma área simples. Além disso, você certamente não quer perder o foco no seu trabalho para aprender técnicas complexas de gestão de pessoas.

Sua equipe, no entanto, é um dos mais importantes recursos da sua oficina. Por isso, você deve dedicar pelo menos algum tempo à gestão de RH.

Quer mais dicas para tornar sua oficina sempre melhor? Leia também esse outro post sobre parcerias para oficinas mecânicas, que preparamos!

A seguir, você encontra todas as dicas que separamos para que você gerencie o RH da sua oficina de maneira eficiente e sem complicações! Confira:

As 7 dicas de ouro para que você gerencie o RH da sua oficina

O RH é uma área muito específica, que desafia a maioria dos pequenos empreendedores. 

Como contratar e gerenciar funcionários de forma que eles mantenham-se engajados, contribuam efetivamente na produção diária da empresa e ainda sejam importantes para o crescimento do negócio? 

Para responder essas perguntas, separamos 7 dicas que certamente colocarão sua oficina no caminho certo. 

1: Dedique parte de seu tempo aos funcionários.

Sabemos que, como dono de uma oficina mecânica, o seu dia a dia é bastante corrido. No entanto, é preciso lembrar: sua equipe é uma extensão do seu negócio. Eles representam sua marca e são os maiores responsáveis pela sua imagem com os clientes.

Por isso, é preciso separar parte do seu tempo para os funcionários. Mas cuidado: isso não significa passar o dia todo vigiando o que eles fazem. O ideal é demonstrar confiança na habilidade da sua equipe, sem deixar de estar disponível caso precise de você. 

 2: Prepare-se para fazer as contratações certas

Uma grande parte de gerenciar o RH da sua oficina com eficiência é fazer as contratações certas. Sempre considere que, tendo cuidados extras na hora de escolher seus colaboradores, você terá muito menos trabalho no futuro.

Definir o perfil correto para sua empresa é essencial. Você precisa que sua equipe seja mais independente? Precisa que possuam treinamentos específicos? Com que tipos de pessoas você prefere trabalhar.

No geral, vale a pena conhecer um pouco mais sobre boas práticas de contratação. Você pode encontrar ótimos recursos no site do SEBRAE, por exemplo. A contratação certa evita muitos problemas: desde desperdícios de tempo e dinheiro até a redução da rotatividade no seu quadro de funcionários.

3: Tenha um plano – desafios e metas

Você é o líder de uma equipe! Seus funcionários, por mais independentes que sejam, estarão sempre olhando para você para entender o que é esperado deles. E, por isso, é essencial que você tenha um plano.

Estabelecer metas é uma forma de otimizar os processos na sua oficina ao mesmo tempo que você motiva sua equipe

Lembre-se: as metas devem ser desafiadoras, mas sempre realistas. Metas impossíveis de alcançar ou que ameaçam os funcionários com penalidades quando não são cumpridas podem surtir o efeito contrário. 

Prefira recompensar a equipe pelas conquistas de desafios. 

4: Crie processos e rotinas para lidar com o dia a dia do seu pessoal

Quanto mais organizada for a rotina da sua equipe, maior a qualidade que você pode esperar do trabalho. Isso porque dessa forma, seus funcionários sempre sabem o que precisam fazer e quando.

O planejamento cuidadoso evita que funcionários acabem com muito tempo ocioso entre serviços ou que tarefas de rotina – como limpeza e organização do ambiente – acabem esquecidas.

5: Preste atenção no Clima da sua empresa

Como empresário, faz parte das suas responsabilidades manejar o clima da empresa. O clima diz respeito à percepção dos seus funcionários sobre o ambiente e condições de trabalho. 

Encorajar sua equipe a oferecer feedbacks sobre essa questão pode te disponibilizar informações muito valiosas. Veja alguns fatores que merecem sua atenção: 

  • Identificação dos funcionários com a função exercida;
  • Relacionamentos com os colegas de trabalho;
  • Satisfação com a composição da remuneração;
  • Autonomia;
  • Conflitos entre membros do grupo de trabalho;
  • Sentimento de desvalorização profissional;
  • Falta de perspectivas e plano de carreira.

6: Comunique-se, seja claro e transparente

Um dos erros mais comuns entre líderes de equipe é esquecer de uma regra de ouro: nem sempre aquilo que é óbvio para você também é para sua equipe.

Para garantir o bom funcionamento da sua oficina, sempre seja claro com sua equipe. Isso inclui:

  • Metas, cronogramas e objetivos;
  • Funções e o que é esperado de cada funcionário;
  • Críticas e elogios;
  • Instruções e treinamento.

A comunicação livre entre a equipe é a chave para uma oficina de sucesso. Para que isso aconteça, seus funcionários também devem sentir-se confortáveis em expressar suas opiniões e sugestões. Lembre-se: tenha todo cuidado possível para não punir ou ignorar as ideias da sua equipe.

7: Dê feedback e faça avaliações dos funcionários

A grande maioria dos profissionais está genuinamente tentando fazer o melhor trabalho possível. Muitas vezes, problemas ou erros podem passar despercebidos pela sua equipe – e qualidades também!

Como líder, é importante que você mantenha sua equipe informada sobre o desempenho deles. Procure ser objetivo, claro e gentil durante o feedback. Sempre ressalte que a intenção de críticas é ajudar seus funcionários a crescer.

Outra dica importante: prefira o feedback individual e nunca deixe de encontrar algo positivo para falar. Dessa forma, você não constrange seus funcionários e eles se sentem mais motivados a melhorar.

Conclusão

Se você quer que a eficiência da sua equipe esteja sempre melhorando, gerencie o RH da sua oficina! 

Essa pode parecer uma tarefa muito complicada no começo – especialmente se você procurar artigos sobre a gestão de recursos humanos. No entanto, você logo verá que o manejo da sua equipe não precisa ser tão difícil.

Com as dicas que separamos, você já garante que sua equipe estará sempre dando seu melhor. Dessa forma, sua oficina só pode crescer!

Quer mais dicas para melhorar seu negócio cada vez mais? Leia também esses outros artigos:

E você, que técnicas usa para gerenciar o RH da sua oficina? Divida conosco nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *