Gestão de pessoas da oficina: saiba como motivar sua equipe

Você sabia que a gestão de pessoas da oficina pode ajudar o seu negócio a crescer?

Fazer uma boa gestão de pessoas da oficina não é uma tarefa simples. Manter a equipe motivada, por exemplo, nunca é um trabalho fácil. O administrador precisa sempre pensar em maneiras de mostrar o quão importante é a motivação.

Veja mais: se quiser saber tudo sobre óleo semissintético, leia esse outro guia completo em nosso blog.

O fato é que o sucesso do seu negócio depende muito da qualidade do trabalho da sua equipe.

Uma equipe motivada oferece bons serviços, e o trabalho bem-feito fideliza clientes. Se o colaborador consegue estar disposto, ser proativo, se capacitar e prestar serviços de qualidade, a oficina cresce. Consequentemente é possível pagar melhores salários.

Em resumo, é fundamental fazer uma excelente gestão de pessoas da oficina.

Mas como manter a motivação da equipe em dia?

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas que você pode tentar aplicar no seu dia a dia. Continue lendo para aprender como manter os funcionários concentrados e contentes por trabalhar ao seu lado.

Dê atenção individual aos funcionários

Colaboradores que se sentem valorizados de dedicam mais!

Tratar os colaboradores como números é um dos enganos mais comuns na gestão de pessoas da oficina. Lembre-se de que seus empregados são pessoas e que precisam estar bem consigo e com o ambiente para render ao máximo.

Certifique-se de que nenhum funcionário sinta falta de atenção ou de reconhecimento. Elogios são bem-vindos, sobretudo quando o rendimento é acima da média.

Além disso, não deixe de oferecer feedback positivo para pequenos gestos, como dedicação ao trabalho.

Caso a produtividade esteja baixa, chame o colaborador para conversar a sós. Não é bom para a motivação da sua equipe dar broncas em público ou expor o funcionário. Converse sobre as dificuldades e tente mostrar alternativas. Isso fará com que ele ou ela sinta-se apreciado e confiante.

Se tiver muitos contratados, selecione alguns líderes de equipe para fazer o trabalho de atenção personalizada.

Trate seus funcionários como gostaria de ser tratado!

Mantenha a equipe unida

A boa comunicação é essencial para a motivação da equipe.

Uma equipe unida trabalha melhor, comunica-se melhor e facilita a gestão de pessoas da oficina. Aproximar o time de funcionários é um requisito importante para motivar a equipe da sua loja de serviços automotivos.

Uma equipe bem integrada é sinônimo de trabalhos bem executados, em especial se cada um tem uma função diferente. A comunicação entre membros de uma equipe é essencial para que tudo saia conforme o esperado.

Além disso, ninguém sente-se motivado ao trabalhar em um ambiente hostil. Se a equipe se dá bem, existem menos conflitos e o ambiente de trabalho é mais agradável.

É claro que forçar relações é um erro por diversas razões. Seu papel na gestão de pessoas da oficina não é obrigar sua equipe a formar laços.

Resumindo, ninguém precisa ser melhor amigo, mas o diálogo e a boa convivência são indispensáveis. Mas como, então, incentivar a união da equipe?

Uma dica é promover eventos com os funcionários. Estimular a convivência em uma situação mais informal pode ajudar melhorar o relacionamento entre membros. Além disso, encoraje-os a criar grupos de interesse e atividades apenas da equipe.

Seja um líder exemplar

Motive a sua equipe sendo um modelo e mentor para seus colaboradores.

A forma mais eficiente de liderar uma equipe é através do exemplo. Um líder motivado, comunicativo e dedicado gera uma equipe semelhante.

Para uma gestão de pessoas da oficina eficiente, a equipe precisa confiar no líder do negócio. Por mais que seus funcionários não estejam envolvidos no processo de decisões administrativas e financeiras, são diretamente afetados por elas.

É muito importante que os empregados confiem que as decisões tomadas são realmente as melhores opções para a loja. Uma oficina que está sendo bem administrada significa, afinal, estabilidade de emprego para eles.

A forma mais eficiente de motivar a equipe, nesse sentido, é criar um canal de comunicação. Dessa forma, os colaboradores podem enviar sugestões, por exemplo. Mas é importante que os funcionários sintam que suas contribuições são ouvidas e levadas em consideração.

De nada adianta incentivar sua equipe a apresentar sugestões e opiniões se você descarta todas elas.

Pior ainda é punir direta ou indiretamente o funcionário por trazer uma opinião que vai de encontro a sua. Para que a gestão de pessoas da oficina aconteça da melhor forma possível, busque ser um modelo e um mentor. Sua postura deve sempre refletir o comportamento que você espera da equipe.

Esteja aberto a sugestões e opiniões. É do interesse de seus funcionários também que a oficina cresça, e eles podem oferecer ótimas ideias.

Assegure-se de que a equipe goste do trabalho

Um ambiente de trabalho positivo é essencial para manter a motivação.

Não há nada melhor para um trabalhador do que se dedicar a algo que goste de fazer. E o gosto pelo trabalho não vem apenas da preferência pessoal pela área.

Um ambiente de trabalho positivo pode fazer maravilhas pela motivação da equipe. Quando o funcionário gosta do lugar onde trabalha, tende a se dedicar muito mais.

Existem várias formas de tornar o ambiente mais agradável. Você pode oferecer áreas confortáveis para pausas, por exemplo. Na gestão de pessoas da oficina, muitos acreditam que isso pode incentivar o colaborador a trabalhar menos, mas as pesquisas mostram o contrário.

Funcionários que têm acesso a pausas e descansos durante a jornada de trabalho apresentam um rendimento muito melhor.

Apresentar os valores particulares e metas da empresa também pode ser um incentivo e tanto. Isso faz com que os integrantes da equipe sintam-se uma parte importante da empresa.

Quando o colaborador compreende que a empresa o valoriza, sente-se engajado em cumprir “a missão” apresentada. Sua equipe só vai vestir a camisa da empresa, em resumo, sentindo-se estimada pela gestão.

Crie desafios e dê bonificações para quem quiser se capacitar

Desafios e prêmios ajudam a manter a equipe motivada e com propósito.

Muitas pessoas tendem a sentir-se desanimadas com trabalhos repetitivos. Uma das estratégias da gestão de pessoas da oficina para combater esse quadro é criar desafios para motivar a equipe.

Estabeleça metas razoáveis e periódicas, coletivas e individuais. Os objetivos podem ter como alvo um número de serviços feitos ou de clientes atendidos durante o dia.

Veja alguns posts que você pode gostar para se aprofundar nesse assunto:

Além disso, sempre que possível, forneça oportunidades de aprimoramento e atualização. Nós sabemos que poucos funcionários estão dispostos a dedicar meia-hora a mais de trabalho para treinamento. É difícil convencer a equipe a ler um texto ou aprender sobre novas técnicas para melhorar o serviço.

Uma dica para tornar a ideia mais atrativa para seus funcionários é fornecer pequenas bonificações para os mais dispostos. Queremos saber: você segue alguns desses princípios?

Tem outras formas de motivar a equipe da sua loja de serviços automotivos e fazer a gestão de pessoas da oficina? Deixe seu comentário no fim da página contando como você garante que sua equipe se mantenha motivada. Aproveite para perguntar caso tenha ficado alguma dúvida!

sucesso automotivo

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *