Óleo Diesel: importância e como avaliá-lo

Sabia que utilizar um óleo diesel de má qualidade pode diminuir a vida útil dos motores de sua frota?

O óleo diesel, ou apenas diesel, é o combustível mais utilizado em motores pesados. Trata-se de um recurso vital para a sociedade. Por isso, averiguar a sua qualidade é fundamental para os seus caminhões ou ônibus terem uma vida longa e útil.

Muitas pessoas acreditam que todo óleo diesel é igual, mas enganam-se ao não encará-los individualmente. Todo combustível precisa ser avaliado, comprado e armazenado com prioridade em sua qualidade.

Leia outro texto do blog: Como reduzir custo com o óleo lubrificante certo para frota de ônibus?

Escolher o seu fornecedor com base no preço é um erro. E é sobre a qualidade e importância do óleo diesel que esse texto trata. Leia até o final para saber mais sobre isso.

Boa leitura!

dicas para reduzir consumo de combustivel

A importância da qualidade do Óleo Diesel

qualidade oleo diesel
O óleo diesel é o produto oleoso mais abundante obtido a partir do refino do petróleo bruto.

Produção, logística, abastecimento, armazenagem e operação são alguns dos desafios que produtores, distribuidoras, revendedores e usuários enfrentam todos os dias para melhor atender o mercado nacional em função dos diferentes tipos de diesel comercializados.

Não apenas caminhões e ônibus contam com a energia do óleo diesel. Outros motores de ciclo diesel o utilizam como combustível. É o caso de locomotivas, barcos, geradores de energia elétrica, navios e etc.

Ele também é o derivado do petróleo mais vendido e consumido nacionalmente. Principalmente porque a logística é amplamente apoiada no sistema rodoviário e no modal de caminhões.

Quem vive nesse meio sabe, é preciso avaliar muito bem cada item utilizado no caminhão. Eles podem desgastar mais as peças, gastar mais combustível e gerar diversos outros problemas.

O tempo parado com o caminhão muitas vezes é mais caro do que o valor de peças ou mão de obra. Assim, o item mais importante para locomoção do caminhão precisa ser perfeito.

O diesel deve estar limpo e isento de materiais ou partículas em suspensão como poeira, ferrugem, água, etc. Estas substâncias, se presentes, podem reduzir a vida útil dos filtros dos caminhões e ônibus, pois prejudicam o funcionamento dos motores.

Como averiguar a qualidade do diesel

Não compre óleo diesel de qualquer fornecedor. Seja criterioso na sua escolha.

É possível realizar um teste fora do laboratório para saber se o diesel possui essas substâncias que sujam e comprometem o combustível.

Esse teste deve ser feito observando o material contra a luz natural. Pegue uma amostra de 0,91 do produto e coloque em um recipiente de vidro transparente e limpo. Ele precisa ter a capacidade total de 1 litro.

Procure pela presença de água livre ou de materiais sólidos, como partículas de qualquer substância. Não sendo observada a presença deles, e o produto estando límpido, considere que o óleo diesel está aprovado no teste.

Claro que existem outras formas de averiguar a qualidade no laboratório. Se você gerencia centenas de caminhões e possui os recursos para isso, faça essa avaliação em laboratório.

Nele, serão averiguados as características determinadas pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Os pesquisadores avaliarão a cor do óleo diesel. Se houverem alterações de cor, significa que pode ter ocorrido problemas no processo de produção ou então contaminação ou degradação.

Além disso, também serão avaliadas a densidade a 20ºC que deve ser entre 820 e 880 Kg/m3 e a percentagem de água e sedimentos, o máximo permitido é de 500 ppm.

comprar ursa

Dicas rápidas para identificar e evitar o consumo de óleo diesel ruim

dicas de consumo de oleo diesel

Siga essas dicas para evitar a compra de óleo diesel de baixa qualidade, ou pior, de fraudes. Caso você abasteça fora da empresa, em postos, o cuidado deve ser redobrado!

Veja as dicas a seguir:

  • Pesquise os preços antes de entrar em um posto para abastecer e confira se os preços na placa e na bomba estão iguais;
  • Verifique a origem do combustível. O posto deve informar claramente de onde vêm seus produtos;
  • Abasteça sempre em postos de confiança;
  • Exija a Nota Fiscal. Essa nota deve ser guardada, pois é a prova de que o combustível foi comprado naquele posto;
  • Na dúvida, solicite ao funcionário do posto de abastecimento que retire uma amostra de um litro de diesel, diretamente do tanque, e coloque a amostra em uma proveta transparente de vidro para verificar se há impurezas como água ou materiais estranhos no combustível;
  • Em caso de irregularidades, denunciar à ANP, por meio da Central de Atendimento 0800-970-0267.

Você deve sempre estar informado sobre o preço do diesel. Se aparecer uma oferta do óleo diesel por um preço muito abaixo do mercado, desconfie. Não existem formas de baratear o custo de produção e distribuição desse combustível.

calculadora ursa

Conclusão

qual o melhor oleo para sua frota
Você está pronto para escolher o melhor óleo diesel para sua frota de caminhões?

Como visto, o óleo diesel é fundamental em nossa sociedade e para que ele não prejudique o bom funcionamento do motor do caminhão, filtros e etc, é preciso ter muita atenção na hora de comprar e abastecer.

O que é gasto com óleo diesel o torna uma das despesas mais pesadas do setor de transporte rodoviário, chegando a representar aproximadamente 30% a 40% dos custos do transporte de cargas e 25% dos custos de transporte de passageiros.

Por isso, o preço do óleo diesel muitas vezes é o fator decisivo, mas a qualidade deve vir em primeiro lugar. Afinal, um caminhão parado com óleo diesel barato é uma economia que sai muito cara. Se você quer reduzir os custos da gestão de frotas, existem outras formas.

Não existe fórmula mágica. Um bom caminhão precisa de um bom óleo diesel. Buscar esse tipo de economia pode aumentar e muito os seus custos de manutenção e de consumo. Sem mencionar o impacto ambiental.

Assim como esse insumo é importante para a locomoção, o óleo lubrificante do motor diesel é vital para que o desempenho do motor seja maximizado e que sua manutenção seja reduzida.

Nesse sentido, você também precisa escolher o que há de melhor no mercado. A viscosidade, pureza e desempenho do óleo precisam ser de alto nível. Você deve utilizar o tipo de óleo que é indicado no manual do proprietário do veículo.

Garanta o melhor rendimento do caminhão com o melhor óleo lubrificante. Dessa forma você terá um veículo rodando por mais tempo e com melhor performance.

Gostou deste texto? Ficou com alguma dúvida ou possui uma sugestão? Deixe o seu comentário logo abaixo. Responderemos assim que possível!

Obrigado por ler até aqui!

Guia de produtos URSA

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *