Manutenção de frota: reduza seus custos operacionais com os 3 diferentes tipos de manutenção

A redução de custos operacionais é uma das principais preocupações na cadeia produtiva. Sendo a Logística uma das maiores despesas de um negócio, é importante que a manutenção de frota seja uma atividade muito bem planejada. Veja como.

Reduzir custos e aumentar a performance. Você, como gestor de frotas, deve ter ambas como as principais metas de seu trabalho. Administrar recursos e manter o bom funcionamento da frota é o segredo para bons resultados, que podem ser alcançados com a manutenção de frota.

Eliminar custos sem uma análise detalhada da situação pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio. Cortar a verba de manutenção preventiva né um erro estratégico que colocam  a carga e motoristas em risco.

A médio e longo prazo, a falta de uma manutenção preventiva é muito pior para qualquer organização, que terá de arcar com os custos de paradas inesperadas de veículos para conserto e atrasos na operação.

A seguir, falaremos um pouco da manutenção de frota, quais os três principais tipos de manutenção e como você pode reduzir custos, observando alguns pontos essenciais na gestão de sua frota.

Como reduzir custos operacionais a partir da manutenção

O objetivo da manutenção de frota é reduzir os custos operacionais. Fazer mais com menos é a meta que todo gestor de frota deve ter em mente.

Dessa forma, cada decisão tomada a favor da manutenção preventiva da frota, colabora na redução de custos operacionais.

Desde o cuidado com os pneus, a escolha do tipo de óleo utilizado, cada detalhe da manutenção deve ser pensado estrategicamente e levado em conta dentro de um planejamento de gestão de frota.

Depois do diesel, a maior despesa variável de um veículo na frota são os pneus. É importante mantê-los em bom estado para estender sua vida útil e gerar economia em combustível.

Além disso, manter um programa de manutenção programada em cada um dos veículos da frota garante o bom funcionamento de cada um e economia na manutenção corretiva.

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Os diferentes tipos de manutenção de frota

Manutenção preventiva

Esta é talvez a principal e mais segura medida a ser tomada quando se trata de manutenção de frota. Prevenir danos custa muito menos que arrumá-los – a manutenção corretiva.

É importante que você estabeleça um cronograma preciso de checagem preventiva de toda frota. Faça uma listagem relacionada ao seu tipo de frota e siga à risca a verificação  de cada um dos itens.

Normalmente são checados cada um dos pneus, após cada viagem; óleo e fluídos em geral; motor, suspensão e sistema de escapamento.

Trabalhe especificamente em cada um destes elementos, com uma lista de checagem especial para cada um deles. Mantenha um cronograma fixo e programado para cada um e cumpra-os à risca.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva normalmente ocorre em situações onde não existe um controle maior sobre a manutenção preventiva.

Manutenção em si não significa “conserto”, como normalmente imaginamos, mas está mais ligada à ideia de “manter o estado inicial de algo”.

Dessa forma, a manutenção corretiva é natural e esperada em veículos com determinada quilometragem, mas poderia ser evitada em diversas situações.

Os custos de uma manutenção corretiva são mais altos, comparados à preventiva, pois envolve substituição não programada de peças, mão de obra, além do custo de manter um veículo parado, que pode prejudicar o planejamento de entregas, afetando o negócio.

Manutenção preditiva

Bastante semelhante à preventiva, a manutenção preditiva busca antecipar possíveis problemas nos veículos através do uso de tecnologia mais avançada.

Esse tipo de manutenção é bastante eficiente na redução de custos, pois elimina grande parte das manutenções corretivas. Mas requer um investimento nos equipamentos específicos para seu funcionamento, como câmeras termográficas, ultrassom e outros.

Os erros mais comuns na manutenção da frota

Muitas vezes quando se fala em manutenção, apenas são levados em consideração os veículos, sua mecânica e seus componentes. Mas alguns pontos importantes são desconsiderados.

É imprescindível que um gestor de frota mantenha um gerenciamento efetivo sobre as rotas e estradas utilizadas pelos veículos.

A infraestrutura das estradas brasileiras deixa bastante a desejar em diversos trechos. Muitas vezes, a escolha de alguns trajetos  encarece o negócio ou aumenta os custos de manutenção.

Por isso, é importante sempre levar em consideração os trechos escolhidos e utilizados, buscando sempre comparar rotas, estradas e distâncias. É indicado também o uso de sistemas de monitoramento e rastreamento de carga, capaz de fornecer dados e informações precisas.

A mão de obra qualificada também é um importante quesito a ser observado dentro da manutenção da frota. Muitas vezes, o barato pode sair caro quando se trata da manutenção dos veículos e da segurança dos motoristas e da carga.

Veículos de carga requerem serviços de manutenção cada vez mais especializados, capazes de fornecer dados precisos e acesso a fornecedores qualificados.

Oficinas sem qualificação e peças de procedência duvidosa podem colocar toda a programação de transporte em risco, trazendo ainda mais gastos e transtornos à empresa.

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Conclusão

É de vital importância para a saúde financeira das empresas manter um programa de manutenção constante. O gestor deve manter o custo operacional baixo, mas sem deixar de observar atentamente o bom funcionamento da frota.

Os veículos que fazem parte da frota são bens de alto valor agregado. Manter em bom funcionamento bens com alto investimento é imprescindível para a empresa.

Manter um plano de manutenção é prezar pelo funcionamento da empresa como um todo, visto que a logística é um dos principais setores de uma indústria, além de ser imprescindível para o bom funcionamento do país.

É importante ter em mente que o objetivo da manutenção de frota é reduzir custos operacionais. Assim, um plano de manutenção deve ser bem estruturado, para que o custo com a manutenção não seja maior do que o custo operacional.

Estabelecer metas é uma atividade que pode trazer ótimos resultados. A partir delas, é possível acompanhar o desenvolvimento da estratégia de redução de custos, além de mostrar exatamente os pontos a ser observados e onde deve se concentrar a redução de custos.

Existem diferentes tipos de manutenção, com funções e objetivos diferentes: a manutenção preventiva, a corretiva e a preditiva.

Escolher corretamente o tipo ideal de manutenção de frota é um importante quesito na redução dos custos destinados à gestão da frota.

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Esteja atento aos principais erros cometidos durante a gestão de frota e de sua manutenção. Além de prejudicar o funcionamento dos veículos, estes erros podem comprometer o funcionamento de toda a cadeia de suprimentos da empresa.

Simplifique sua rotina e maximize seus resultados operacionais. Mantenha um controle estrito da manutenção de frota. Observe atentamente cada ponto e crie um plano de manutenção focado na redução dos seus custos operacionais.

Redução de custos operacionais

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

6 comments

  1. Siloé de Freitas Alendes says:

    Olá amigos,
    Este assunto é dos mais importantes na condução de um veículo, evita acidentes,mostra a responsividade do condutor e eleva os seus conhecimentos.Mas a maioria das empresas tem péssimos responsáveis por suas manutenção, não seguem conselho de motoristas, pois são obrigados a observar qualquer pedido de socorro do seus equipamentos.
    Temos tido grandes acidentes por falta de manutenção e conhecimento técnico.
    Desde já obrigado
    Siloé de Freitas Alendes.

  2. Osvaldo Garcez Bueno says:

    Sem dúvidas, a preventiva é fundamental, com as peças e sua aplicação com qualidade o resultado é realmente fantástico. Refletindo na economia geral nos custos. Pois, ao otimizar a qualidade da manutenção, reduz a quebra dando mais agilidade e segurança consequentemente ganho de tempo no geral…
    Muito legal as dicas!

  3. Genicson Fernandes de Lima says:

    Olá , tudo bem , para mim um item de extrema importância na manutenção preventiva ou corretiva , é o investimento no motorista , quanto mais o motorista estiver confortável fisicamente , psicologicamente , dirigindo um caminhão , mais cuidado ele terá com o veículo e mais informações ele trará para manter o veículo em excelentes condições de trabalho , as dicas acima são excelentes.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Genicson. Tudo certo? Ótimo comentário. Realmente o investimento em pessoal e no seu bom ambiente de trabalho é essencial. Abraço!

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