Manutenção de caminhão: dicas para seu dia a dia na oficina

A manutenção de caminhão é algo complexo. São veículos pesados e de carga que não podem ficar parados por muito tempo e que, por isso mesmo, demandam ferramental específico e qualificação profissional. A oficina tem que estar preparada para isso, tanto em termos de infraestrutura e maquinário como em atendimento e equipe profissional.

Por esta razão, reunimos algumas dicas para o dia a dia na oficina para manutenção de caminhão. São procedimentos simples que vão aumentar a produtividade e o movimento de seu estabelecimento e, provavelmente, o faturamento.

Confira!

Estruture sua oficina

Como dito, a manutenção de caminhão demanda infraestrutura bastante específica para o seu negócio. É importante que sua oficina tenha um espaço físico amplo, com pé-direito alto, ferramental adequado e maquinário necessário. Entre os equipamentos básicos, estão:

  • guinchos hidráulicos para veículos pesados
  • máquinas pneumáticas
  • scanner veicular
  • elevadores para caminhões
  • manômetro
  • cabine para troca de óleo lubrificante
  • cabine de pintura

É fundamental que a manutenção de tais equipamentos e espaços também seja constante. Máquina que não funciona por falta de revisão vai atrapalhar o fluxo de atendimento da loja e o conserto dos caminhões, atrasando o serviço como um todo.

Troca de óleo

A substituição do lubrificante é um dos serviços mais rotineiros e essenciais na manutenção de caminhão – e também com rotatividade alta dentro da loja. Tenha um espaço reservado para a troca de óleo em sua oficina, com elevador, ferramentas específicas e estoque de produtos da linha Texaco Ursa, com as especificações mais comuns e também de filtros.

Peças originais

Lembre-se de ter também estoque de peças para caminhão, que, para muitos clientes, é motivo para escolher entre uma mecânica e outra. Além disso, ter componentes à mão agiliza a reposição e o serviço na sua loja, além de evitar surpresas no orçamento.

Dê preferência a peças originais ou genuínas e aos componentes que demandam mais trocas em um caminhão, tais como:

  • sistema de freios
  • itens da suspensão
  • módulos de injeção
  • sistema elétrico e luzes
  • quinta roda
  • filtros e bombas
  • pneus

Ambiente organizado

É essencial que sua oficina seja organizada – e que passe essa impressão para o cliente. Defina bem os espaços para cada tipo de serviço de manutenção, com o ferramental de cada setor sempre próximo e com as ferramentas específicas ao alcance rápido dos funcionários.

Considere uma área exclusiva para o seu cliente ficar à vontade enquanto aguarda por serviços mais rápidos. Tenha uma sala reservada, limpa e bem iluminada, com poltronas e bancos confortáveis, TV, revistas, Wi-Fi e, se possível, água, cafezinho e biscoitos. Aproveite para fazer desse espaço um ambiente para novos negócios, com materiais sobre serviços ou promoções da oficina.

Além disso, sinalize bem cada estação de trabalho da sua oficina e mantenha as instalações limpas, recolhendo sempre embalagens e peças espalhadas e recolocando as ferramentas nos locais adequados entre um serviço e outro.

Conscientize e oriente a equipe quanto à importância da organização e limpeza constantes. Isso vai conferir agilidade nos consertos, maior fluxo de caminhões e aumento da receita.

Manutenção de caminhão - lubrificantes para sua frota

Treinamento

Por falar no seu time, lembre-se de que ter funcionários qualificados é a certeza de boa reputação para a sua oficina. Colaboradores treinados fazem diagnósticos mais rápidos e precisos dos problemas nos caminhões e deixam o cliente satisfeito e pronto para fazer uma campanha “boca a boca” positiva do seu estabelecimento.

Por esta razão, mantenha sua equipe sempre atualizada, com cursos de formação constantes e também para manuseio dos principais equipamentos disponíveis na sua oficina. Mão de obra qualificada é sinônimo de funcionário satisfeito e de cliente que sempre volta.

Manutenção preventiva

Faça o seu cliente ser cada vez mais fiel à sua oficina com ações simples de relacionamento. Sugira ao caminhoneiro autônomo ou ao frotista um plano de manutenção preventiva. Elabore, juntamente com ele, um planejamento de revisões com intervalos de quilometragem/tempo estabelecidos e com todos itens a serem revisados e/ou trocados.

Aproveite e faça o cadastro digitalizado dos seus clientes com e-mail e WhatsApp. Existem softwares específicos que mostram o histórico de visitas e manutenções e, a partir disso, ajudam você a fazer alertas para seus consumidores sobre o momento da próxima revisão ou troca de óleo, por exemplo, e também para informar sobre promoções e novos serviços.

Transparência e garantia

Nenhum cliente, dono de qualquer tipo de veículo, gosta de achar que está sendo enrolado na oficina. Com a manutenção de caminhão, isso é ainda mais delicado, pois geralmente os proprietários têm bastante conhecimento técnico.

Por esta razão, seja transparente com seu público. Mostre ao cliente o que realmente precisa ser trocado e só passe orçamentos certeiros, para evitar mal-entendidos e insatisfação por parte do usuário. Explique detalhadamente quais consertos serão feitos e peças que serão trocadas e por quê.

É recomendável também que a oficina emita ordem de serviço com todos os procedimentos que serão realizados. Ao final, faça o checklist com o cliente para que ele confira tudo o que foi feito.

Ao mesmo tempo, oferecer garantia do serviço prestado além dos 90 dias instituídos pelo Código de Defesa do Consumidor e também das peças que foram trocadas passa para o cliente a percepção de seriedade, comprometimento e profissionalismo da oficina.

Condições de pagamento

Lembre-se de que o parcelamento é fundamental para autônomos e pequenos frotistas. Faça uma gestão financeira adequada do seu negócio que permita que sua loja divida/parcele o valor do serviço em determinadas prestações. Tenha também as principais máquinas de cartão de crédito, cujas operadoras fazem esse financiamento de forma automática.

Seja referência na manutenção de caminhão

Busque fazer da sua oficina uma referência em serviços especializados. Por exemplo, sua mecânica pode ter excelência em sistemas de injeção eletrônica ou escapamento. Por esta razão, é importante estudar o mercado, entender quais serviços são mais demandados, investir na qualificação de pessoal e em equipamentos modernos e estar atento ao que a concorrência está fazendo.

 

Separamos alguns artigos para te ajudar a entender melhor sobre as necessidades do caminhão! Confira:

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