Otimize a administração da oficina com ações simples

Você quer otimizar a administração da oficina com ações simples? O principal desafio de qualquer negócio é ampliar a rentabilidade. Mas de que forma um empreendimento como a oficina automotiva pode aumentar os lucros?

Diversas práticas são indicadas para se chegar a esse objetivo. É necessário combinar estratégias para alcançar os melhores resultados possíveis. A administração do negócio, no entanto, não precisa ser uma tarefa supercomplexa.

Conhecer os pontos mais importantes da administração da oficina ajuda muito na hora de planejar e solucionar problemas. Por isso, separamos algumas dicas para que você aumente os lucros. Em apenas 7 passos simples, é possível implementar melhorias que podem te surpreender.

É só continuar lendo para conferir.

 

1 – Controle suas finanças

Monitorar os gastos de perto é essencial para a administração da oficina.

Para conseguir fazer projeções e reduzir custos, o primeiro passo é sempre monitorar os gastos. O básico para se ter o controle econômico do seu negócio é saber o quanto se gasta nele. Por isso, mantenha atualizadas as planilhas do fluxo de caixa e dos gastos mensais. O ideal é acompanhar diariamente a entrada e saída de dinheiro da loja.

Evite deixar esses registros em papel. Quando os cálculos são feitos à mão, é mais fácil cometer erros. Os dados também precisam ser claros e fáceis de consultar. Dessa forma, consegue-se identificar os custos excessivos e fazer planejamentos.

Então, use planilhas digitais para organizar os gastos. Dependendo do tamanho da sua oficina, pode ser interessante investir em um sistema de gestão.

Acompanhando os custos fixos

É imprescindível que você tenha total conhecimento dos custos fixos. O monitoramento torna possível a projeção do faturamento e o cálculo do preço de serviço necessário para lucrar.

Os custos fixos do negócio são aqueles que não variam ou variam pouco de mês para mês, como o salário dos funcionários, contas de água e luz, aluguel da loja, entre outros.

A partir do momento que você tem definido o total em custos fixos, ficará mais fácil saber quanto você precisa para lucrar. Assim, é possível definir metas de atendimentos e o valor que deverá ser cobrado por serviço.

Evitando custos extras com contratação

Muitos empresários não dedicam a atenção devida para esse tipo de custo. Na administração da oficina, é muito comum a alta rotatividade de funcionários. É preciso cuidar da gestão de pessoas para evitar ao máximo esse padrão.

Processos seletivos demandam muito dinheiro e tempo, assim como processos de treinamento, ambientação e mesmo de demissão. Garantir que você está contratando funcionários qualificados ao cargo e motivar sua equipe é essencial para a boa administração da oficina.

2 – Ofereça boa experiência ao cliente

Os clientes do segmento automotivo estão cada vez mais exigentes.

Muito da percepção que o cliente cria sobre seu negócio é decorrente da experiência que ele tem ao realizar uma compra ou contratar um serviço.

Por conta disso, é extremamente importante que ele encontre um ambiente limpo e organizado na sua oficina. Mantenha sempre os banheiros higienizados e o local de trabalho bem arrumado.

Outro fator importantíssimo é o atendimento. Oriente sua equipe para melhorar a experiência dos clientes. Além disso, uma sala de espera agradável com televisão, Wi-Fi, oferta de café e água pode fazer toda a diferença.

Quando você se preocupa com esses detalhes, o cliente sai satisfeito de sua oficina. Clientes felizes se tornam fiéis. Além de garantir uma receita mensal com quem já é freguês, é muito provável que eles indiquem sua loja para pessoas próximas.

3 – Aumente a vida útil das ferramentas

Cuidar das suas ferramentas de trabalho é essencial para a boa administração da oficina.

Uma boa técnica de administração da oficina é cuidar bem do seu patrimônio. Isso ajuda a minimizar os gastos com novas ferramentas e máquinas utilizadas.

No caso das máquinas, mantenha a manutenção sempre em dia. Todas as peças e ferramentas usadas devem ser limpas ao final do expediente. Além disso, escolha um lugar específico para guardar o que é utilizado pela equipe.

Isso aumentará a vida útil do material e reduzirá os gastos com compra de novas ferramentas.

4 – Crie ações digitais

A internet pode ser ótima aliada na divulgação e administração da oficina.

Marcar presença na internet, atualmente, é fundamental. É necessário que clientes em potencial possam encontrar informações completas para os seus serviços ao procurar oficinas no Google.

Se você quiser aprender mais sobre como fazer sua oficina aparecer nas buscas, leia este outro post do blog.

Não deixe de criar um site mostrando os seus serviços. Além disso, monte uma fanpage no Facebook, Instagram e outras redes. As redes sociais oferecem um canal direto de comunicação com a sua clientela.

Outra estratégia válida é criar o cadastro dos clientes e registrar num banco de dados as revisões futuras que cada um terá que fazer. Assim, quando essas datas começarem a se aproximar, envie um lembrete por e-mail, telefone ou WhatsApp/Telegram alertando sobre o prazo de troca e chamando-os até a oficina.

5 – Realize campanhas e promoções

As promoções atraem clientes e ajudam na fidelização dos que já conhecem a loja.

Atrair novos clientes com campanhas promocionais ou ofertar preços especiais para aqueles que já são fregueses é um ótimo jeito de obter sucesso.

Procure trabalhar com descontos e pacotes. Aproveite momentos como a inspeção veicular, que precisa ser realizada todos os anos.

Vale a pena atender esses clientes que não querem ser reprovados e preferem gastar antes numa revisão a ter que remarcar a inspeção.

Identificar essas oportunidades e atendê-las trará parcela de novos clientes ao seu negócio.

6 – Ofereça mais serviços

Na administração da oficina, expandir os serviços que você oferece é fundamental para crescer.

Hoje em dia, as responsabilidades são muitas, então o tempo para fazer as coisas também é menor. As pessoas demandam praticidade e querem resolver seus problemas rapidamente.

A melhor forma de solucionar isso na administração da oficina automotiva é disponibilizar ampla gama de serviços.

Leia este post com três serviços que você pode oferecer no seu estabelecimento. Assim, o cliente saberá que na sua oficina ele resolverá diversos problemas de uma vez só e com qualidade.

7 – Reforce sua marca

Criar a identidade de marca é essencial na administração da oficina.

É importante que as pessoas saibam onde realizam os serviços de seu veículo. Uma marca forte gera confiança para o cliente e o faz voltar em outras oportunidades.

Por isso, defina e reforce sua marca!

Divulgue sua oficina entre os clientes, na internet, nichos de mercado, distribuidores e entre todos aqueles que se interessam pelo assunto manutenção automotiva.

Uma marca reconhecida cria autoridade para sua oficina no mercado. Você vai atrair novos clientes que sabem que podem confiar nos serviços devido a essa reputação.

Fazer uma boa administração da oficina não precisa ser tarefa complicada. Seguindo esses 7 passos simples, você possivelmente notará a melhora.

 

Quer mais dicas para melhorar a administração da sua oficina e sair na frente da concorrência? Leia também estes conteúdos do blog:

E você, o que faz para melhorar a administração da sua oficina? Conte nos comentários e não se esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida.

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