Fluxo de caixa da troca de óleo: 4 dicas para acertar

Você sabe como é importante ter um fluxo de caixa controlado?

O fluxo de caixa da troca de óleo é muito importante para qualquer loja. Afinal de contas, através dele é possível projetar o saldo de caixa para um período determinado e entender  se sua troca de óleo anda bem ou mal financeiramente.

Além disso,  discriminar todos os seus gastos e recebimentos pode facilitar a tarefa de identificar os obstáculos que dificultam o crescimento da sua loja.

Veja agora 5 dicas para fidelizar clientes da oficina neste outro guia completo.

Por isso, o controle de lançamentos de receitas e despesas deve ser cuidadoso, evitando erros que podem comprometer o resultado do fluxo de caixa da troca de óleo e passar  impressões equivocadas  sobre a saúde financeira do processo.

Acompanhe as dicas a seguir para aprender como fazer um fluxo de caixa da troca de óleo perfeito:

Mantenha registros precisos e automatizados

Use ferramentas digitais a seu favor na hora de fazer o fluxo de caixa da troca de óleo.

Um fator fundamental para um fluxo de caixa bem calculado é a clareza nos registros. Outro ponto é como você realiza esses registros.

Se ainda trabalha somente com registros em papel, está na hora de mudar! Usando papel e caneta, você está sujeito a mais erros do que com utilizando um computador. Além do  fluxo de caixa da troca de óleo, esses erros também comprometem a situação financeira do seu negócio.

Quer otimizar seu tempo? Então, abandone as anotações em papel e invista em planilhas ou programas simples de computador, com fórmulas que calculam automaticamente receitas, despesas, saldo, etc..

Registrar entradas e saídas de forma digital vai ajudá-lo a “fechar” o fluxo de caixa com maior rapidez e  acurácia.

Crie categorias para compra de materiais, despesas com pessoal, material administrativo e limpeza, receitas em espécie, cheque ou cartão,  por serviço ou profissional responsável, etc. Assim você saberá rapidamente e com exatidão a quantas anda a finança da sua loja.

Dependendo das necessidades do seu negócio, pode até ser uma vantagem investir em um software de gestão.

Calcule o fluxo de caixa da troca de óleo em intervalos curtos

Atualizar o fluxo de caixa da troca de óleo diariamente pode parecer exagerado, mas faz a diferença.

Você sabia que o ideal é atualizar  o fluxo de caixa da troca de óleo diariamente!

Isso mesmo! Diariamente.

Pode parecer exagero, mas dessa forma você confere maior  precisão ao cálculo. Além disso, é possível monitorar mais detalhadamente o movimento do caixa da sua loja.

O volume diário de dados pode parecer um processo trabalhoso. No entanto, garante que todas as nuances do fluxo de caixa da troca de óleo sejam analisadas.

Se realizar o fluxo diariamente for muito complicado, tente ao menos fazê-lo a cada dois dias. Desta forma, você não corre o risco de deixar de fora o registro de alguma movimentação. .

Essa mudança já será suficiente para melhorar consideravelmente o controle  do dinheiro da sua empresa.

O cálculo diário do fluxo de caixa da troca de óleo é uma orientação, não uma regra.

Pode ser muito difícil para você elaborar essa planilha diariamente e controlar as contas do negócio com rédeas tão curtas. Contudo, recomendamos que  tente! Você verá que faz muita diferença!

Organize seu caixa para poder crescer

Através da análise do fluxo de caixa você consegue planejar seu crescimento ou antecipar situações negativas.

Controlando seu fluxo de caixa diariamente, você vai se deparar com o saldo positivo e negativo. Ambos devem ser analisados e ações devem ser tomadas.

O saldo é positivo e o dinheiro está parado na conta. É possível investí-lo sem ficar descoberto para pagamentos a ser realizados?

O saldo é negativo. Hora de identificar o que pode ter gerado esta situação. A frequência de clientes diminuiu? Os recebimentos têm sido realizados corretamente? Os custos de material e mão de subiram e não aumentei o valor dos serviços?  Aproveitei uma promoção e acabei inchando meu estoque?

Entender como um fluxo de caixa funciona pode ajudá-lo a ter uma visão mais ampla de seu negócio e melhorar o seus resultados.

Faça projeções sempre que possível

Se preparar para o futuro é importantíssimo para o seu crescimento.

Otimismo é muito importante no mundo dos negócios. Mas limites são necessários para manter os pés no chão.

Além do saldo disponível no dia a dia, o fluxo de caixa permite que você pode tenha uma noção da situação financeira de seu negócio no futuro .Por isso, é fundamental fazer projeções para poder planejar como investir seu lucro ou se antecipar e reverter possíveis problemas. .

Dessa forma, você evita ou minimiza  prejuízos. Através da análise de  saldos negativos é possível identificar as causas, como queda de vendas, multas provenientes de pagamentos em atraso, etc.

Um fluxo de caixa da troca de óleo bem-feito vai ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas para tornar seu negócio realmente rentável!

Conclusão

Para manter um bom controle do fluxo de caixa da troca de óleo é necessário organização e planejamento.

Comece abandonando o papel e caneta a favor de planilhas automatizadas. Isso minimiza os erros e agiliza o processo, além de facilitar a análise e comparação de dados.

Se você quer aprender mais, dê uma olhada nesses outros posts:

Caso sinta  necessidade, você pode investir em um sistema de gestão.

Procure registrar o fluxo de caixa da troca de óleo diariamente. Manter os dados atualizados ajuda a controlar  sua empresa e entender melhor os seus gastos e ganhos.

Finalmente, sempre pense no futuro. Fazer projeções é fundamental para crescer ou evitar surpresas negativas no futuro.

Se quiser saber como reduzir ainda mais custos e aumentar o faturamento, veja essas dicas de gestão da troca de óleo!

Então, queremos saber: ficou com alguma dúvida? Deixe sua questão ou opinião nos comentários no fim da página.Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

One comment

  1. ABIMAEL SIMOES says:

    EU TENHO UM LAVA RAPIDO E ESTOU COM VENDAS DE BATERIA MAIS ESTOU COM O PROJETO DE TROCA DE OLEO COMO JA FUI FRENTISTA DE POSTO DE GASOLINA TENHO UMA BOA PRATICA E NOIS TRABALHAMO EM FAMILIA E ESTAMOS COM ESTE PROJETO DE TROCA DE OLEO JA TENHO UM PEQUENO ESTOQUE DE OLEO SO ESTAR FALTANDO O ELEVADOR PARA COMEÇAR A TRABALHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *