Escolher peças para caminhões é uma tarefa que deve ser feita por quem entende do assunto. Por isso, você deve ficar por dentro do tema e optar pelas melhores, otimizando sua frota e reduzindo custos.
Nas manutenções preventivas você poderá diagnosticar problemas com os “carros” da empresa e substituir as peças antes que o veículo tenha que ficar parado gerando prejuízos. Portanto, além de escolher certo as peças, fique atento para não deixar que a falta de manutenção se torne um gasto desnecessário.
Veja neste blog post tudo sobre o assunto e como melhorar essa etapa do processo de gestão. Confira!
Utilize peças para caminhões de qualidade
Por mais que pareça óbvio, ainda existem muitos gestores optando por peças “paralelas” e visando uma economia rápida – comprando as mais baratas. A longo prazo, isso pode significar um custo maior, pois sem qualidade elas tendem a quebrar mais rápido e até mesmo danificar outras partes do motor.
As peças para caminhões com qualidade também garantem mais segurança e são essenciais para que acidentes sejam evitados, colocando em risco tanto a vida dos condutores quanto a saúde financeira da empresa.
Isso porque em caso de acidente os veículos precisam ser trocados ou então ficar parados na garagem por muito tempo – um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas.
Pesquise e garanta melhor preço
Mesmo a qualidade das peças para caminhões sendo o fator preponderante na hora da escolha, o preço também deve ser levado em consideração. Afinal de contas a equação a ser resolvida pelos gestores é justamente aliar qualidade ao preço.
A partir do momento em que são definidas as peças a serem adquiridas, você pode começar a procurar pelos melhores preços de mercado. Diversas revendas ou até mesmo os próprios fabricantes podem apresentar preços mais atrativos que outros.
Dependendo do número e volume de compra é possível obter abatimentos que ajudam a reduzir os custos. Perguntar não custa nada, não é mesmo? E por isso você deve sempre questionar se é possível que o valor caia um pouquinho.
Diagnóstico a partir de manutenção preventiva
O ditado popular: “é melhor prevenir do que remediar” é extremamente preciso para este assunto. Realizar a manutenção preventiva é menos custoso do que deixar os veículos quebrados e parados.
Nela devem ser analisados, por exemplo:
- caixa de câmbio;
- escapamento;
- prazos de trocas de óleos e filtros;
- óleo retirado do motor;
- suspensão;
- perda de potência do motor;
- outros.
O câmbio pode apresentar muitas coisas a respeito do caminhão. Dificuldades na hora de trocar as marchas podem estar associadas a transmissão ou embreagem, por exemplo. Já sinais de fumaça no escapamento podem estar ligados a problemas no motor, catalisador ou entrada de óleo.
Analisar o óleo retirado do caminhão também pode apontar problemas sérios, como no caso do aparecimento de resquícios metálicos – corrosão de partes metálicas do motor. Problemas relacionados à suspensão podem ser sentidos com o balanço excessivo da cabine e durante o uso do caminhão, o motorista já pode verificar e reportar à equipe de manutenção.
Utilize os pneus corretos
Os pneus fazem parte das peças para caminhões que impactam diretamente na performance e caixa da empresa. Para escolher de forma correta, nada melhor do que seguir o manual do proprietário.
Ele indica o tamanho correto, calibragem e outras informações que são fundamentais para compra ideal deste item. Você não pode esquecer que os pneus são responsáveis por transmitir a força de tração, suportar a carga e precisão na hora de frear.
Os pneus possuem características diversas e você deve optar por aqueles que se encaixam melhor no perfil de transporte da sua empresa. Existem, por exemplo, os pneus de alta severidade que são mais indicados a trajetos urbanos.
Já para rotas em estradas, os pneus de baixa severidade são mais adequados. E para caminhões que vão circular tanto por rodovias quanto dentro das cidades, o ideal é utilizar pneus de severidade intermediária.
Cuide para trocar todos os pneus na hora da manutenção, visto que não será eficaz trocá-los um a um.
Contar com peças de qualidade e pesquisar bem os preços de mercado irão conferir segurança, performance e redução de custos a sua empresa. De quebra, isso ainda valoriza o seu trabalho por conseguir equilibrar essa equação tão difícil.