Frota de caminhões: 8 segredos para uma gestão completa

A tarefa de gerir uma frota de caminhões exige extrema sabedoria, pois alguns segredos nem todos conhecem e são eles que podem trazer o sucesso financeiro e comercial à empresa. Se você busca se tornar um profissional melhor e descobrir quais são esses detalhes que fazem toda a diferença, é só acompanhar as dicas neste texto. Confira!

Monte um planejamento de custos

Fundamentalmente, o controle dos valores que envolvem a gestão da frota de caminhões devem ser mensurados para que os resultados sejam os melhores possíveis. Para isso, o gestor deve acompanhar:

  • custos por viagem;
  • custos por motorista;
  • custos com manutenção e troca de peças;
  • custos com abastecimento;
  • outros.

Os cortes de gastos em alguns pontos também devem ser avaliados com cuidado, pois muitas vezes num primeiro momento parecem vantajosos. Contudo, mais a frente podem representar custos ainda maiores.

dicas para reduzir consumo de combustivel

Realize manutenção preventiva em sua frota de caminhões

Eliminar custos sem uma análise detalhada da situação pode colocar em risco a saúde financeira das empresas. Uma prática muito comum entre profissionais sem responsabilidade é cortar os investimentos de manutenção preventiva.

Entretanto, algum tempo depois a frota de caminhões pode estar com veículos parados. Prejuízo certo por falta de condições para “rodar”. A médio e longo prazo, isso é muito pior para qualquer organização.

Utilize óleo lubrificante correto

Para evitar o custo com manutenção ou até mesmo conserto geral de alguns veículos da frota de caminhões, é importante utilizar óleos lubrificantes adequados. Os produtos ideais para cada carro são indicados nos manuais do proprietário. E você deve procurar segui-lo para ter melhor rendimento e performance.

Caso não os encontre ou prefira outras opções, verifique se o produto que você irá utilizar possui as características necessárias para atender as demandas da sua frota. Um bom óleo lubrificante garante:

  • durabilidade do motor;
  • economia de combustível;
  • mais limpeza interna.

calculadora ursa

Crie um planejamento de rotas

O planejamento de rotas é essencial para delimitar os melhores percursos e assim economizar combustível e tempo de transporte.

Muito mais do que uma simples decisão, o planejamento de rotas pode aprimorar o serviço da transportadora e prevenir custos. Mas como definir as rotas?

Para definir o percurso é necessário avaliar as restrições de cada cliente, como horários e ordem de recebimentos. Caso você não verifique estas especificidades, o risco de devoluções e mais custos com novas entregas é muito provável.

Acompanhe via câmeras de vídeo

Tão importante quanto estabelecer rotas, é mantê-las em vigência. Para isso, o uso de câmeras de vídeo pode ser a solução ideal.  Um sistema de monitoramento por meio de imagens auxilia o controle dos motoristas. Além de ajudar os gestores a manterem um fluxo de informações constante.

Esse acompanhamento serve tanto para manter o planejamento das rotas quanto para dar alguma posição aos clientes sobre o transporte de suas cargas. Além disso, fica muito mais fácil passar alguma instrução aos motoristas. O que otimiza o suporte operacional da frota de caminhões.

Treine seus motoristas

Como você já pôde perceber, existem diversas formas de otimizar sua gestão. Contudo, nada será possível se você não aliar todas elas à educação e treinamento dos funcionários e motoristas.

É através da boa conduta destes profissionais que os bons resultados de balanço financeiro chegam ao final de cada mês. Portanto, não deixe de orientá-los sobre como proceder ao estarem realizando seu trabalho.

Isto também aumenta o engajamento da equipe, tornando o ambiente melhor e o rendimento de cada elemento maior dentro da empresa.

guia de treinamento de motoristas

Utilize cartões automáticos para pedágio

A fim de otimizar o tempo de deslocamento da frota de caminhões e também a gestão financeira, os cartões automáticos para pedágios são ótimos. Além de alguns deles oferecerem descontos, você evita ter que fornecer previamente os valores em dinheiro aos motoristas ou ter de ressarci-los posteriormente.

Com o processo automatizado, a gestão desses custos fica mais organizada e evita equívocos que prejudicam a saúde econômica da empresa. Para melhorar essa parte de sua gestão, avalie suas rotas e verifique se há programas de cobrança automática para implementá-los à sua frota de caminhões.

Cheque os produtos e evite roubos

Uma medida importantíssima e que você não pode deixar de realizar é a checagem de produtos antes da saída dos carros da garagem.

Para que os números “batam”, quando chegarem ao cliente, é importante que você tenha conferido se o pedido saiu da empresa de forma correta.

Dessa forma, você evita problemas e roubos que possam acontecer tanto internamente quanto externamente. A conferência garante mais credibilidade e confiança por parte dos donos da empresa, que passam a dar ainda mais autonomia ao seu cargo de gestor de frotas.

Para realizar uma gestão completa, o profissional responsável deve ficar atento, cuidando de todas as esferas que abrangem o transporte de cargas. Contudo, seguindo os passos de uma boa administração, não há como errar. É só implementar as medidas de otimização para colher melhores resultados.

Redução de custos operacionais

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *