Piloto automático agrícola: o que é e como funciona?

Piloto automático é muito comum quando se fala em avião. Em algum filme, você já deve ter ouvido o personagem falar que a aeronave está neste modo de funcionamento sem a necessidade de intervenção do comandante. Também já deve ter lido o termo em alguma ficha técnica de carro. Porém o piloto automático também está presente nas máquinas agrícolas.

Sim, muitos veículos e equipamentos usados no segmento rural, como tratores e colheitadeiras, são equipados com piloto automático. E, nestes casos, vão muito além de apenas manter uma velocidade de cruzeiro sem a interferência do condutor. Esta, inclusive, é uma das principais diferenças do piloto automático agrícola.

Enquanto em automóveis de passeio o piloto automático convencional funciona mais como um controle de cruzeiro, mantendo uma velocidade do carro sem necessidade de o motorista pisar no acelerador ou mudar a marcha, o sistema em veículo agrícola tem outras funções, inclusive a distância.

Vamos explicar essa e outras características do equipamento. E ainda quais as vantagens que o piloto automático agrícola traz para a produção rural.

O que é o piloto automático agrícola?

O piloto automático usado em implemento agrícola é um dispositivo que atua junto à direção do veículo, mas que permite ao usuário operar diferentes funções remotamente. Ou seja, ele não precisa obrigatoriamente estar dentro da máquina.

Esse sistema, em uma comparação bastante simples, funciona como um carrinho de controle remoto ou mesmo um drone. Uma antena é instalada na máquina agrícola, enquanto o operador usa um software onde são inseridas as informações sobre o uso que será dado ao veículo.

Como funciona?

Os dados e os comandos são enviados para a antena por meio de GPS – o sistema de posicionamento global por satélite. Desta forma, o piloto automático entra em ação e exerce as funções na máquina agrícola de forma remota e de acordo com os dados transmitidos pelo software.

Todos os fundamentos da operação das máquinas agrícolas são definidos no software: trajeto, velocidade, paradas, curvas, funções específicas no plantio etc. Tudo pode ser feito de modo remoto e predefinido.

O piloto automático agrícola é um veículo autônomo?

De certa forma, o piloto automático usado em veículos no campo incorpora muitas funções semiautônomas já existentes em automóveis de passeio. Ele executa funções como pulverização ou colheita de maneira automática e precisa, sem a interferência humana.

Contudo, mesmo com piloto automático, é recomendado que o operador fique na cabine da máquina agrícola. Desta forma, ele pode monitorar o sistema e entrar em ação caso identifique algum problema na máquina ou mesmo no trajeto.

Em quais áreas da produção pode ser usado?

O piloto automático agrícola pode exercer diferentes funções na produção rural. Confira as principais:

  • Preparo do solo
  • Aplicação de fertilizantes
  • Pulverização de defensivos
  • Aplicação de herbicidas
  • Colheita mecanizada

Quais são as vantagens do equipamento?

O piloto automático e suas funções autônomas conferem uma operação mais precisa, seja em uma colheita, em um processo de fertilização, na pulverização ou no preparo do solo. Isso resulta em menos custos e melhores resultados na atividade agrícola.

Entre as principais vantagens do piloto automático agrícola, podemos destacar:

  • Aumento da produtividade

O piloto automático faz com que a máquina agrícola se desloque de modo uniforme, sem variações de velocidade, respeitando o espaçamento ideal entre as linhas da lavoura. Além de uma operação mais precisa, isso reduz a compactação do solo, o tráfego e pisoteio nas linhas de cultivo e melhora a produtividade.

  • Tempo de operação

Com o piloto automático, o veículo agrícola efetua manobras de maneira mais dinâmica e com maior precisão. Além disso, com a tecnologia, tais máquinas podem ser operadas à noite de modo seguro e eficiente.

  • Ociosidade

Como dito, os tratores, colheitadeiras e pulverizadores, entre outros veículos do campo, podem operar de dia e de noite com o piloto automático. Assim, a frota fica menos tempo parada, o que ainda se reflete na manutenção, já que as máquinas ociosas demandam mais reparos e revisões.

  • Cansaço do operador

O funcionário também aumenta a produtividade, uma vez que não precisa se preocupar com a direção, velocidade, operações da máquina etc. O trabalho reduz o estresse do operador, que pode focar em outras atividades – como observar a lavoura e o estado do solo – e reduz a quase zero as chances de erros durante os procedimentos no campo.

  • Competitividade

A melhora nos processos no campo resulta em uma safra melhor, mais volumosa e de maior qualidade.

  • Retorno

Tal otimização das operações e a consequentemente redução de custos e de erros possibilitada pelo piloto automático agrícola se reverterão em maior receita para o produtor rural.

 

Saiba mais sobre a qualidade da linha de lubrificantes Texaco Ursa e descubra por que escolher bons insumos é imprescindível para a qualidade da sua produção.

Quer saber mais sobre gestão agrícola? Este é um assunto extenso e de suma importância para a economia, além de possuir muitos aspectos específicos em sua gestão.

Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre gestão agrícola, é só deixar seu comentário abaixo.

Obrigado por ler nosso artigo!

Piloto automático agrícola: o que é e como funciona

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantem seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.