Descubra o melhor óleo para motor diesel

Você sabia que alguns óleos para motor diesel não proporcionam o desempenho e proteção que o seu motor precisa?

Óleo para motor diesel é um assunto delicado. Para algumas pessoas, a marca e o tipo de óleo não muda muita coisa. No entanto, nem todo óleo para motor diesel no mercado vai realmente garantir o desempenho e proteção adequados ao motor.

Assim como existem diversos tipos de caminhões e pneus, cada um com seu objetivo, cada óleo para motor diesel atende a especificações distintas para  ser utilizado em aplicações específicas atende a especificações distintas para  ser utilizado em aplicações específicas.

Mas então qual é o melhor óleo para motor diesel? O que uma marca pode proporcionar que outras não? Você saberá tudo isso e mais um pouco no artigo de hoje. Falaremos sobre as características do óleo de motor diesel a as vantagens de contar com o melhor do mercado.

Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final desta página.

Boa leitura!

Introdução – Qual é a função do óleo lubrificante para motor diesel

oleo diesel
O óleo para motor diesel possui funções variadas.

Um bom óleo lubrificante para motor diesel não possui a única tarefa de lubrificar as peças móveis do motor como bielas, pistões e etc. Ele possui muitas outras funções essenciais para o bom funcionamento do veículo.

O óleo lubrificante para motor diesel também deve servir para arrefecer os componentes mais quentes e vedar o motor contra uma possível passagem dos gases que vem da combustão.

Em resumo, as funções do óleo para motor diesel garantem uma alta performance e a prolongação da vida útil do motor. Assim, o óleo lubrificante de qualidade deve:

  • proteger o metal contra corrosão;
  • minimizar o desgaste das peças;
  • minimizar a formação de borra;
  • refrigerar;
  • vedar contra gases da combustão.

Além disso, a boa qualidade garante mais tempo sem precisar trocar o óleo. Essa é uma economia a longo prazo que apenas os óleos de boa qualidade proporcionam. Nesse caso, não é apenas o custo da troca de óleo e filtro que pesa, mas o tempo a mais que o  caminhão fica parado para realizar as trocas de óleo.

Essa é uma vantagem que não pode ser ignorada. Veja nesta calculadora quanto exatamente você economiza ao optar pelo melhor óleo lubrificante para motor diesel.

Quando ele não é de qualidade, a vida útil do motor pode diminuir, causando mais paradas para manutenções, o que pode custar caro para você e sua empresa.

dicas para reduzir consumo de combustivel

Qual é o melhor óleo para motor diesel?

O melhor óleo sempre será o recomendado pela fabricante do seu veículo.

Os óleos lubrificantes possuem alguns atributos fundamentais. Busque entender eles e as suas funções nos motores de ciclo diesel.

Viscosidade dos lubrificantes

Hoje, todos os motores diesel de transporte de carga ou pessoas requerem o uso de óleos multiviscosos. A alta fluidez em baixas temperaturas faz com que o óleo chegue rápido em todas as partes que precisam de lubrificação no momento da partida do motor, minimizando o desgaste.

Em temperaturas elevadas, o lubrificante também  precisa manter uma película de óleo na medida certa, a fim de minimizar o contato entre as peças móveis do motor que trabalham em velocidades e temperaturas altas. É assim que se maximiza a durabilidade de todo o conjunto.

Não é sem motivo que a maioria dos fabricantes no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. E alguns já indicam o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.

Classificação dos óleos básicos

Mineral, sintético ou semissintético? Muitos já tiveram essa dúvida. Os óleos semissintéticos são chamados assim quando possuem pelo menos 10% de óleos básicos sintéticos em sua composição

De forma geral, os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 são semissintéticos em sua maioria.

Já os óleos SAE 5W-30, podem ser tanto semissintéticos quanto sintéticos

Classificações de Desempenho

As classificações de desempenho auxiliam no entendimento da “hierarquia” dos produtos.

A classificação de desempenho mais popular é a API e as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

O fundamental é compreender esse exemplo: se um fabricante requer o uso de um óleo API CI-4 em seu manual , um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro.

comprar ursa

Ursa Premium TDX 15W-40 ou outros óleos lubrificantes?

Ursa-Premium-TDX-15W-40
Descubra porque a linha Ursa da Texaco possui os produtos com maior qualidade no mercado.

Nós, como fabricantes dos melhores óleos do mercado, fazemos testes constantes comparando a performance dos nossos produtos e a dos outros concorrentes. Com o  Ursa Premium TDX 15W-40 a diferença é gigantesca.

Um desses testes é o de oxidação que mede a resistência ao espessamento e sua capacidade de manter o motor limpo. Veja como o Ursa Premium TDX SAE 15W-40  é superior aos demais:

valores de espessamento 10 dias

valores de espessamento 20 dias

comparativo oleos

Esse tipo de resultado é muito importante para que a durabilidade do motor diesel não seja afetada. Que tipo de nível de limpeza você deseja para o seu motor?

comparativo ursa

A conclusão é que o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 controla melhor o espessamento e a oxidação do que os óleos concorrentes. Nenhum óleo da concorrência conseguiu finalizar os testes com desempenho adequado.

E a maioria dos óleos dos concorrentes apresenta, no 10º dia, um desempenho inferior ao que o Ursa ® Premium TDX SAE 15W-40 apresentou no 20º dia de testes.

Conclusão

Em resumo, o óleo lubrificante para motor diesel tem uma função muito importante: garantir a performance do motor sem causar manutenções desnecessárias ou diminuição na vida útil do motor.

E como você sabe, o melhor óleo é o indicado pelo manual do proprietário. Se você não possui o seu, procure a fabricante do seu veículo ou pesquise pelo manual na internet.

A fabricante e o montador fazem inúmeros testes para ter a certeza de qual é o tipo de óleo mais indicado para o seu caminhão ou ônibus.

Continue aprendendo em nosso blog. Leia esses outros artigos:

Os veículos a diesel são parte fundamental da economia do Brasil. Então, as empresas que trabalham baseando-se no uso deles devem tratá-los com todos os cuidados necessários.

Gostou desse artigo sobre óleo para motor diesel? Comente sua opinião ou sugestão sobre o Óleo Ursa.

Obrigado por ler até aqui!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

30 comments

  1. Stenio Honorato da Silva Vieira says:

    Muito bom óleo ursa, uso em meus caminhoes mercedes benz,já comparei com outros é a diferença é q com ursa não abaixa quase nada entre uma troca e outra. Posso trocar com mais de 20 000 KM ?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Stenio bom dia,

      A extensão de período de troca está associado ao regime operacional que você trabalha com o veículo, verifique no manual em qual regime operacional você se enquadra e adote o período de troca recomendado pelo fabricante.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oscar bom dia,

      Os lubrificantes Texaco são classificados quanto a óleo básico da seguinte maneira:

      Os produtos que trazem no rótulo o conceito ISOSYN são formulados com óleos básicos de Grupo II, produzidos e importados pela Chevron.

      Temos também os produtos que são classificados como Semissintéticos como é o caso do Ursa Premium TDX SAE 10W-40 e Ursa Ultra LE SAE 10W-30.

      Por fim temos os produtos fabricados com óleos básicos minerais de Grupo I.

  2. Adson says:

    tenho um renegade a diesel 2018 o oleo recomendado pelo fabricante e o selenia 5w30 tenho em casa o ursa 10w40 posso usar? e melhor que o selenia?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Adson bom dia,

      Para esse seu veículo o que você deve observar são as especificações necessárias e não a marca do produto. Em nossa linha de produto recomendamos o uso do Havoline Ultra Pro DS M SAE 5W-30 API SN e ACEA C2 e C3.

  3. José Clésio de Sousa Goulart says:

    Boa tarde !
    Tenho uma Toyota Prado Diesel que o manual manda usar o 15W40, podendo também usar o 10W40, dependendo da temperatura ambiente. Na época que este motor foi fabricado (2006) não existia, pelo menos no Brasil, óleo semi-sintético ou sintético. Posso usá-los neste motor? Qual seria o mais indicado. Gostaria também de tirar uma dúvida sobre o teste de oxidação. No teste o óleo Texaco praticamente não teve sua cor alterada, porém fiquei com a seguinte dúvida: Já que uma das funções do óleo é limpar o motor internamente, a sujeira proveniente da queima e do enxofre não teria que ser retirada pelo óleo? Esta sujeira não estaria sendo acumulada dentro do motor, já que o óleo permaneceu limpo?
    Muito obrigado.

    Atenciosamente.

    Goulart

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Jose Clésio boa tarde,

      Sim você pode usar produtos de base semissintética e ou sintética nesse seu veículo. Na linha de produtos Texaco o mais adequado para esse veículo seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, que utiliza o conceito ISOSYN em sua formulação, que é a combinação de óleos básicos de Grupo II produzidos nos USA pela Chevron mais aditivos de alta performance. Podemos também aplicar um produto de base semissintética, o Ursa Premium TDX SAE 10W-40 API CI-4.

      Uma das principais funções do óleo lubrificante é manter o motor limpo e manter os depósitos gerados através da queima do combustível dispersa e em suspenção, portanto o óleo recebe toda essa carga de contaminantes até o momento de sua troca.

  4. UMBERTO says:

    Boa noite, gostaria de saber qual óleo posso usar em uma Triton 3.2 2016.
    No manual diz que eu posso usar várias tipos dependendo da temperatura, mas na concessionária insistem no 5w30 cj-4 da Lubrax, que não é vendido em outros locais.
    Gostaria de saber se a Texaco tem óleos ck-4 ou cj-4 que podem ser usados na triton 3.2.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      João bom dia,

      Conceitualmente o sintético é melhor que o semissintético, o que é preciso saber qual é a especificação que esse produto precisa atender.

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