4 sites para seguir o preço do óleo diesel em 2017

Você sabe porque o preço do óleo diesel varia tanto e onde é melhor descobrir a cotação atualizada?

O preço do óleo diesel em 2017 é uma das preocupações mais constantes dos gestores de frota que calculam os centavos de custos do transporte de cargas e pessoas em veículos pesados.

E se você tem uma frota de veículos pesados, com certeza já possui um fornecedor direto que garante a qualidade e abastece o seu posto interno semanal ou mensalmente. Então, por que você deveria saber como o preço é formado e onde pesquisar novas cotações?

Simples. Você não quer continuar na mão do seu fornecedor. É possível que aconteçam reduções no combustível e pela falta de informação (e concorrência), o seu fornecedor de óleo diesel simplesmente não repasse essa economia para você.

Como você já sabe, qualquer centavo na cotação faz uma grande diferença no custo por quilômetro da sua empresa. Nós já falamos sobre tipos de caminhão e tipos de pneus em outros artigos neste blog.

Hoje, falaremos sobre como o preço do óleo diesel é formado no Brasil e como você pode acompanhar essa cotação que varia dia a dia para garantir um custo controlado para sua empresa de veículos pesados.

Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final da página.

Boa leitura!

Introdução – O que forma o preço do óleo diesel

 

moeda preço
O preço do óleo diesel no Brasil é um bolo composto por diversos tributos e parcelas.

Se um combustível fosse eleito o mais importante do país, com certeza o óleo diesel seria o escolhido. Ele é a energia que impulsiona os setores agrícola e de transporte rodoviário. As duas atividades responsáveis por uma fatia fundamental do produto interno bruto brasileiro.

Todos sabemos que o Brasil tem uma das cargas tributárias mais pesadas sobre os combustíveis no mundo, mesmo produzindo o óleo diesel nacionalmente com a Petrobras. O que poucos sabem é que a parcela que se refere à realização da refinaria está equilibrada de acordo com o mundo.

Veja o gráfico da média desse custo no ano de 2016.

preço oleo petrobras
Gráfico da Petrobras/2017.

Outro gráfico deixa bastante evidente o fator que torna o preço do óleo diesel mais caro do que em outras partes do mundo: os tributos. Pagamos, em média, 17% do valor total em ICMS e 9% em CIDE, PIS/PASEP e COFINS.

Acompanhe neste infográfico da Petrobras:

preco diesel 2017

Mas acredite: poderia ser muito pior. Basta comparar com a formação do preço da gasolina. Do seu valor bruto, 30% é ICMS e 11% é referente ao CIDE e PIS/PASEP e COFINS.

A importância do óleo diesel de qualidade

Já produzimos um artigo completo falando sobre a qualidade do óleo diesel brasileiro e como você deve proceder para garantir o melhor combustível para os seus caminhões.

Garantir um óleo diesel de qualidade não apenas é fundamental para sua performance como também é uma economia. Afinal, você evitará muitas horas com seus veículos parados para manutenção.

E como você sabe, o tempo parado de um caminhão é extremamente caro. Então, não deixe de averiguar a qualidade do seu combustível periodicamente para evitar esse problema.

comprar ursa

4 sites para acompanhar o preço do óleo diesel no Brasil

Vamos citar os sites e aplicativos mais utilizados tanto para frotas como para motoristas que precisam abastecer em postos.  

ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é uma das fontes mais importantes de informação. Eles fazem pesquisas semanais por região e por Estado, mostrando o preço mínimo, máximo e médio nas bombas de combustível.

Trata-se de uma ótima referência para negociação de combustível com seu distribuidor.

preco oleo diesel anp

Globo (Notícias da Petrobras)

Acompanhar as variações na refinaria é importante para saber qual é a tendência do combustível e assim inclusive ter uma perspectiva melhor seu negócio a curto e médio prazo. Você dificilmente será surpreendido por uma aumento repentino na cotação.

Acompanhe as notícias mais recentes da Petrobras e o preço do óleo diesel em 2017 no site da Globo.

EBC Agência Brasil (Notícia sobre o preço das refinarias)

Este é outro site importante que manterá você atualizado sobre as mudanças na cotação do preço do óleo diesel brasileiro.

Waze

O Waze, aplicativo de GPS inteligente, mostra o preço da cotação do óleo diesel de acordo com a sua região. Isso pode ser importante para basear o preço que é cobrado de você. Mesmo que sua empresa não abasteça em postos.

Essa cotação regional provavelmente mostrará as tendência para o seu negócio. Ele é atualizado em tempo real pelos próprios usuários, o que talvez mostre na prática as variações dos sites acima.

Conclusão

oleo diesel
Quando o preço do óleo diesel aumenta, tudo aumenta.

O Brasil é um país que baseia a sua economia nesse combustível. Qualquer aumento em sua cotação causa um efeito cascata a curto prazo.

Então, quando o combustível sobe, com certeza todos os outros itens da economia também subirão. Controlar essa cotação é uma das chaves para manter a taxa da inflação, o IPCA, controlada.

Se lendo essas dicas, você percebeu que o preço pago pela sua empresa não está competitivo, converse com o seu distribuidor e faça propostas para outros. O mercado deve ser competitivo.

Leia outros textos do nosso blog:

Um fator que deveria ser crucial no preço do óleo diesel é a cotação do petróleo. Afinal, ele é a matéria prima do combustível. Mas por que ele não é tão importante?

Diferente do mercado internacional, a Petrobras fixa os preços dos combustíveis de acordo com o seu critério e também do governo, que é controlador da empresa. O argumento é que, assim, a empresa evita transmitir volatilidade ao consumidor.

É por isso que mesmo com o commodity em queda, a cotação do diesel não varia. Por um lado é bom, pois facilita o trabalho do controlador de frota em ter que acompanhar de perto o petróleo, mas por outro, tira do alcance do mercado os momentos de oportunidade, quando é possível fazer reservas de combustível por um preço em conta.

O que achou deste artigo? Tem algum dúvida, sugestão ou elogio? Não hesite em deixar o seu comentário logo abaixo!

Obrigado por ler até aqui!

50 dicas reducao de combustivel

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *