Como abrir uma franquia de oficina mecânica: passo a passo

O ano de 2017 não deverá ser o melhor ano para os fabricantes e vendedores de carros. Em compensação, a manutenção de automóveis tende a manter-se em alta, de acordo com o Sebrae. Além disso, houve crescimento no setor de franquia de oficina mecânica, de 8,6% em 2016, com faturamento na ordem de R$151 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os serviços  que mais crescem são Saúde e Bem Estar (15,5% de crescimento anual médio) e Automotivo (11,6% ao ano). Analisando esses dados, é possível apontar a montagem de uma franquia de oficina mecânica como um investimento promissor, desde que observando alguns cuidados.

Neste post vamos abordar o que é necessário para escolher e montar uma franquia em meio à crise.

E o primeiro passo é…

Estudar

O Sebrae é um grande aliado de todo o empresário durante o planejamento e execução de um novo negócio. Há diversas oportunidades de crescimento e investimento que precisam ser previamente estudadas. Muitos estudos e checagens mercadológicas poderão ajudar a ter clareza do rumo a tomar.

Como você sabe, há várias opções de franquias, com diferentes perfis de investidores. A busca incessante por eficiência é uma das marcas do franchising. O fato de a operação ser em rede também fortifica cada um dos franqueados, que já saem com uma empresa previamente desenhada para os desafios atuais do mercado.

Entre os principais serviços automotivos do franchising estão as oficinas e reparos, aluguel, lava-rápido e rastreamento veicular. Alguns segmentos se destacam pela inovação, pela oferta de serviços digitais, levando os serviços para as cidades do interior. Para os consumidores interioranos, muitas vezes as franquias representam a possibilidade de comprar produtos ou serviços padronizados, e de qualidade.

Nesse link do Sebrae estão alguns nichos promissores do mercado de conserto de veículos, além de perspectivas e sugestões de investimento. Segundo esta matéria, o volume do investimento é proporcional ao faturamento obtido. Mas, se existe algum “custo x benefício” em termos de escolha de franquia, é encontrar o tipo de franquia mais adequada ao seu investimento. Este link dá 14 sugestões.

A escolha da franquia é considerada essencial, pois o setor apresenta uma amplitude larga de sistemas diferentes. A partir de R$ 5 mil em média, é possível investir em franquias tais como a Auto Spa Express, uma franquia de limpeza e estética veicular, e a Aqcua Zero, de lavagem e recuperação de carros, só para citar dois exemplos bem acessíveis. Mas, os investimentos podem ser de 250 mil, 300 mil ou 500 mil reais.

Outras escolhas que devem ser feitas através de pesquisas e planejamento são relacionadas às administrações dos seus recursos. Eles virão de empréstimo? Há diferentes linhas de crédito com juros reduzidos para empreendedores, e até linhas especiais para franquias, oferecidas pelos grandes bancos.

Mas como escolher a franquia?

É indicado que você analise seu perfil, entendendo seus pontos fortes e fracos. Ter um alto conhecimento dos produtos e serviços que quer oferecer é um ponto crucial, e também as habilidades relativas à gestão do negócios.

Confira nossos 11 passos para serviços automotivos de sucesso

Vá mapeando filtros para sua escolha, isso irá ajudar. Investimento, local, segmento, nicho, e até a carga horária de trabalho semanal necessária, por exemplo, são alguns critérios para ir selecionando as possibilidades.

Reconheça e identifique os pontos de riscos, que precisam ser melhorados ou desenvolvidos para o sucesso do negócio. Na hora de comprar sua franquia, não deixe que o impulso ou o entusiasmo o apressem. Estude o negócio minuciosamente.

Conheça o sistema

Saiba qual é o tempo de contrato em relação ao tempo estimado para o retorno do capital investido. Veja quanto tempo de mercado a franquia já tem, e se seria recomendado que tivesse ao menos dois anos. Conhecendo seu próprio perfil, verifique bem o sistema. Para uma pessoa mais criativa, pode ser frustrante o modelo engessado das organizações mais consolidadas. Nesse caso, buscar uma marca mais jovem e aberta a contribuições pode ser mais adequado.

Saiba quantos treinamentos e como os são manuais explicativos, detalhe os valores e datas de pagamento de taxas e o passo a passo de implantação. Aprofunde-se ao máximo, se possível conversando com outros franqueados. Isso pode ser fundamental na sua tomada de decisão. Busque outras alternativas no mesmo nicho e compare.

Algumas franquias oferecem um “test-drive” para que seja possível experimentar a atuação no ramo antes de firmar o contrato. Assim, você tem a vivência e pode se identificar (ou não) com o dia a dia e com os valores da marca.

Isso pode ser uma boa vantagem para o investidor, que deve levar em conta ainda a flutuação das franquias no mercado e seu crescimento a longo prazo. Há as chamadas franquias “na moda”, que viram uma pequena febre entre investidores, mas depois se revelam um fracasso.

Analise o suporte oferecido

Algumas franchisings oferecem suporte para diversas questões, como a escolha do ponto de venda, algo fundamental nos casos de lojas físicas. Sem um bom ponto é muito mais difícil.

Formatação

Verifique previamente também a formatação das franquias, um processo realizado através da Associação Brasileira de Franchising.

Mapeie a concorrência

Bem, após o  trabalho árduo de escolher a franquia, a jornada  está só começando. Será preciso mapear as ameaças para se precaver em termos estratégicos. Para tudo há algum tipo de concorrência e é preciso saber de onde vem, pois isso também está relacionado  com as perspectivas de crescimento.

Sabia que um dos principais riscos envolvidos na implementação das franquias é a perda de fôlego financeiro nos primeiros meses de existência do negócio? Por isso, na hora de preparar o terreno para sua empresa, verifique também quem está atendendo a mesma demanda que você. Assim, é possível criar ações diferenciadas para atrair os clientes.

Todos os especialistas aconselham o mapeamento não só da concorrência, mas também da demanda. Aumentando, assim, as chances de sucesso.

Força na largada

Os primeiros meses de qualquer negócio são os mais arriscados. Prepare-se bem e comece com todo o gás!  Equipe treinada, bem apresentável e disposta a atender com total profissionalismo são pré-requisitos indispensáveis. Planeje o lançamento. Aplique estratégias de comunicação e marketing constantemente!

Nosso Guia do Sucesso para Serviços Automotivos, dá ainda algumas dicas de divulgação e estratégias digitais para usar a tecnologia a favor dos seus negócios. Baixe gratuitamente!

Por fim, veja nossas 5 dicas de fidelização dos clientes que estiver ganhando!

Desejamos sucesso em sua empreitada, e até a próxima!

guia de sucesso

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

7 comments

  1. Eduardo says:

    Selton Boa tarde! Qual o melhor óleo para o câmbio da Nissan ano 2004 e para o diferencial?
    Qual o melhor óleo para o câmbio da Ranger 2004 e diferencial?
    Qual o melhor óleo para o câmbio da Hylux e diferencial?

  2. clayton fabiano says:

    ola boa tarde essa franquia me ajuda na montagem de uma oficina mecanica?
    nao tenho capital para investir ,mas tenho esperiencia no ramo ,e quero montar um negocio propio como faco ?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Jonas. Seguem algumas dicas para te ajudar nesse assunto.

      Vantagens:
      – Começar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado;
      – Possibilidade de existência de um plano de negócio;
      – Garantia maior de mercado

      Desvantagens:
      – Pouca flexibilidade
      – Risco de falhas no sistema da franquia
      – Localização forçada

      Você pode ler mais informações aqui também: https://blog.texaco.com.br/havoline/franquia-oficina-mecanica/

      Assim que o seu negócio estiver estabelecido, volte a falar com a gente. Podemos te dar toda a assessoria necessária na compra e venda de lubrificantes.

      Obrigado!

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