Saiba como superar a crise do mercado automotivo

O setor automotivo é um dos setores visivelmente afetados pela crise (confira na reportagem). A compra de automóveis, porém, teve alta de 16,7% em maio deste ano. Foram 195,5 mil unidades vendidas. Essas cicatrizes serão curadas aos poucos (foram mais de dois mil concessionários fechados durante o processo).

A expectativa dos economistas é de que a recuperação venha de forma lenta. Nesse cenário, as prioridades dos clientes mudam, eles consomem menos os supérfluos e mais do que é realmente necessário. Por isso, vamos passar algumas dicas para superar a crise do mercado automotivo.

Vamos lá?

Mapeie seu marketing

O marketing na Era da Informação depende de um plano de marketing completo, que inclua diversas ações integradas. Não basta que seja apenas tradicional  ou só digital. Você pode até ter um belo site. Só que se sua oficina não apresentar a mesma qualidade, os clientes irão divulgar esta informação em detalhes, relatando o que foi bom e o que não foi durante sua experiência. Isso pode ser muito positivo ou negativo para sua empresa. Depende de você e de sua equipe!

Um bom time não é feito apenas de grandes atacantes, precisa também de uma boa zaga e um ótimo meio de campo… Captou, né? Por exemplo, não ter um site otimizado significa que todo o público que faz uma pesquisa online para encontrar serviços não terá como encontrar seu estabelecimento. Mas após ter encontrado, desde o momento em que olha seu site até o primeiro telefonema, você pode estar ganhando ou perdendo um cliente. Mapeie a experiência dos usuários.

Vamos começar falando sobre seu site:

Monte um site otimizado

Otimizar um site significa, na prática, ser encontrado e é uma das grandes necessidades das empresas atualmente. Por causa disso, as profissões relacionadas às estratégias de otimização e difusão digital são as que mais crescem no mundo, pois está cada vez mais difícil manter um negócio sem nenhuma estratégia digital. Se puder, conte com mão de obra especializada na área.

Verifique se consegue encontrar seu site e quais são as palavras-chave que levam os possíveis clientes a ele. Para que um site esteja bem posicionado nas pesquisas do Google, é necessário utilizar técnicas de otimização, ou SEO (Search Engine Optimization). E isso inclui a produção de conteúdo de qualidade.

Produza conteúdo

Ferramentas para isso não faltam. Textos, como esse que você lê, podem ser produzidos através do conhecimento dos especialistas da sua loja, que entendem tudo de carro. A produção pode contar com vídeos, Instagram e Snap Stories, fotos, textos curtos ou longos, e-books, folders, livretos…

Dessa forma, todos saem ganhando. Os clientes “ganham” um conteúdo que vai de encontro com o que está sendo pesquisado. Os colaboradores podem ser reconhecidos pelo seu conhecimento, além de aprender mais e se comunicar melhor. E a loja vai ganhando propulsão e credibilidade.

Embora produzir conteúdo seja um trabalho contínuo, faz com que a imagem e o nome do seu negócio se propaguem, para que os clientes cheguem cada vez mais às suas portas. Nós já colocamos diversas vezes por aqui a dica de estar no “Google meu negócio”, que também ajuda a divulgar seu site e loja(s).

Como divulgar o conteúdo produzido?

Bem… As estratégias de marketing online podem não ser as mais fáceis de executar, mas trazem bons resultados a médio e longo prazo. E ser bem sucedido no ambiente digital é resultado de um conjunto de fatores. Por isso, não basta apenas jogar conteúdos no blog, também é preciso promover eficazmente esses materiais. E de que forma se pode fazer isso?

Já ouviu falar em “cross-media”? É um termo norte americano que designa justamente a estratégia de distribuir produtos, serviços ou experiências por diversas plataformas de comunicação, adaptando a linguagem ao meio em que se insere. Imagina se você for fazer um vídeo para promover sua loja… Há criatividade, habilidade comunicativa e vontade para criar novas formas de difundir o seu trabalho?

Além dessas habilidades, ferramentas de marketing já muito utilizadas são os e-mails marketing, whatsapp, Facebook e Instagram. Para cada uma dessas plataformas, há um jeitinho especial de conquistar os futuros ou atuais clientes. Pense em promoções inovadoras tanto para captar quanto para fidelizar os seus maiores parceiros, que são os seus clientes.

Outra dica que nós abordamos frequentemente é a de ter um cadastro funcional e detalhado de contatos, a fim de estudar as melhores maneiras de abordar os diferentes tipos de consumidores.

Acompanhe a economia

Com os indicadores um tanto negativos da economia recente, como não observá-los de perto? Veja alguns dados:

  • Em 2016, o setor de autopeças operou em 45% da capacidade. Isso ainda está em processo de recuperação.
  • De dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, o desemprego bateu o recorde de 13,5 milhões de pessoas. Embora esse dado tenha o impacto das contratações temporárias de final de ano, a questão agora é saber se a recuperação virá na velocidade necessária.
  • O reflexo na compra de automóveis novos é visível. Os níveis recordes de vendas podem ser retomados somente por volta de 2023.
  • No comportamento do consumidor há alguns reflexos, tais como a compra de carros fora do eixo das “4 maiores marcas”.
  • Essa queda na produção de novos carros pode gerar uma mudança na demanda das oficinas, que tenderão a receber mais carros usados, devido à baixa no consumo. 2016 foi o segundo melhor ano da história do mercado de usados. Aguardemos para saber de 2017.

Sintonize e Inove

Bem, esses dados, a princípio, podem não dizer nada concreto. Mas pare e pense um pouco… O que o mercado de novos exige de sua oficina? Uma loja do ramo nomeou a revisão antes da compra como “Check-up Automotivo”, e apareceu até no programa Mais Você!

E sua loja? Já participou de gravações e reportagens? Divulgue essas ações para os seus clientes! Crie serviços e projetos inovadores e aumente sua competitividade. Seja você a balançar o mercado, antes que alguém o faça.

Tem preocupações ambientais? Recolha e destine os lixos automotivos dos seus clientes!

Demonstre suas qualidades e não tenha medo de ser autêntico e se destacar.

Desejamos uma boa sorte e, como sempre, conte conosco!

Saiba como superar a crise do mercado automotivo

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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