Coleta de óleo lubrificante usado: como proceder?

Após o uso dos óleos lubrificantes por um determinado período, é necessária a troca, pois os produtos perdem suas características e potencial de performance. Entretanto, estes elementos não devem ser descartados sem o devido cuidado. Veja neste conteúdo como é feita a coleta de óleo lubrificante usado e quais os benefícios desta prática.

Confira!

Óleos lubrificantes

Os óleos lubrificantes detém a responsabilidade de lubrificar e evitar o atrito entre as peças de metal do motor automotivo. Eles conferem melhor performance em altas e baixas temperaturas de uso.

Eles podem variar o nível de viscosidade, serem sintético, semissintético ou mineral. Contudo, todos são formados por óleo lubrificante básico como matéria prima (que representa de 80% a 90% do seu volume). É a partir deste óleo que são adicionados os aditivos para formar os produtos vendidos no mercado.

Estes aditivos conferem e potencializam ainda mais as características dos óleos lubrificantes. Se você quer ficar mais por dentro sobre essa parte, dê uma lida neste outro conteúdo, pois acho que vai te ajudar.

Onde descartar óleo lubrificante usado?

O óleo lubrificante usado pode ser reutilizado, pois ainda contém cerca de 80% do óleo básico, que é extraído após diversos processos chamados “rerrefino”. Isso é muito interessante aos produtores, pois evita todo o processo de extração a partir do petróleo e sua consequente importação, diminuindo custos.

Entretanto, o mais importante é que ao serem descartados corretamente, os óleos usados não causam impactos negativos ao meio ambiente, não é verdade? Por conta disto, a Resolução nº 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, trata o rerrefino como destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados ou contaminados.

Sistematizaram e estabeleceram, então, um conjunto de regras que envolve as partes atuantes no processo, incluindo consumidor, empresário ou funcionário que faz a troca de óleo.

Quem vende óleo lubrificante ou apenas efetua a troca deve ter como missão principal recolher em segurança este resíduo, retirando-o do motor e armazenando-o em local apropriado para entregar ao coletor autorizado pela ANP (Agência Nacional de Petroleo). Outro fator muito importante e presente na resolução CONAMA nº 362/2005 é o de que os estabelecimentos devem contar com pelo menos um cartaz exposto informando sobre os cuidados que os clientes devem ter com óleos lubrificantes.

Contexto de mercado

Cada vez mais as pessoas estão demonstrando preocupação com a natureza. Por conta disso, projetos e práticas sustentáveis estão em alta. Para melhorar o seu faturamento, você pode aproveitar outro benefício do descarte correto de produtos como óleos lubrificantes.

Comunique aos seus clientes que seu negócio pratica o descarte correto deste tipo de material e agregue valor a sua marca. Consumidores tendem a se interessar mais por empreendimentos com visão social e engajados em bons projetos.

Isso pode conferir um diferencial de mercado e melhorar seu desempenho perante a concorrência.

Não deixe de informá-los.

Temos que lembrar que ao gerar óleos lubrificantes usados somos, também, poluidores. Podemos reverter este cenário realizando o descarte correto, exigindo certificados de coleta nas lojas de troca, e averiguando sempre se o óleo possui registro na ANP.

Há muitas vantagens neste processo e a legislação está a favor do meio ambiente, então devemos aproveitá-la.

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

4 comments

  1. Valter Souza says:

    Boa tarde a todos.
    Eu mesmo troco o óleo do motor da minha moto.
    Porém não tenho a mínima ideia de onde posso levar, para o descarte correto.
    Alguém saberia me dizer onde há locais de coleta de óleos lubrificantes em São Paulo, capital?
    Grato.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Valter. Em qualquer Posto de Serviço e ou Troca de Óleo, eles tem um reservatório de óleos udados e periodicamente uma empresa credenciada e regularizada passa para coletar e dar o destino correto. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *