Óleo sintético ou semissintético: qual a diferença?

Tão importante quanto ficar de olho no período certo para trocar o lubrificante do carro do cliente é saber qual o óleo correto para o mesmo. Utilizar o lubrificante com as especificações adequadas, aumenta a durabilidade do motor e diminui o consumo do combustível.

O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Dentre suas principais funções, ele deve evitar o contato entre as superfícies metálicas, refrigerar e manter o motor limpo, independentemente de ser mineral, sintético ou semissintético.

Nesse artigo, vamos mostrar as diferenças entre os sintéticos e semissintéticos para que você consiga explicar rapidamente aos seus clientes por que usar um e não o outro. Confira!

Óleo sintético

O óleo lubrificante sintético é produzido por meio da manipulação do petróleo e de componentes químicos em laboratório. É um processo que passa por vários testes e modificações até que se atinja o resultado final esperado.

Por exemplo: se a ideia é criar um óleo que seja mais resistente que os anteriores, o laboratório faz diversos estudos e tentativas, colocando novos aditivos até que o objetivo seja alcançado.

E é justamente essa possibilidade de manipulação e desenvolvimento constante que torna o lubrificante sintético a opção mais completa do mercado. Em relação à durabilidade, os lubrificantes sintéticos possuem composição química mais uniforme e estável de maior pureza, o que resulta, dentre outra propriedades, na maior resistência à oxidação (envelhecimento).

Os principais benefícios são:

  • Lubrifica mais;
  • Dura mais;
  • Impede formação de borra;
  • Resistência à oxidação.

Óleo semissintético

lubrificante semissintético são elaborados pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos em proporção mínima definida, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo. Esse tipo de produção garante que o óleo tenha performance superior a dos lubrificantes de minerais.

  • Preço intermediário;
  • Boa durabilidade.

Qual a melhor opção?

Quem tem essa resposta é o Manual do Proprietário de cada veículo. Por mais que o óleo sintético seja mais desenvolvido em termos de rendimento, existem propriedades específicas de cada tipo de óleo – como os aditivos, por exemplo – que respondem melhor de acordo com cada motor. Então, existem carros que funcionam melhor com óleos semissintéticos de determinado viscosidade do que com óleos sintéticos.

Portanto, tente sempre seguir à risca o manual do carro para garantir um bom funcionamento pelo maior tempo possível. Assim, o seu cliente ficará muito satisfeito.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Não esqueça de deixar o seu comentário. E siga acompanhando o nosso blog para se tornar um especialista de verdade no assunto!

Guia de Marketing para automotivos

 

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

34 comments

    • André oleo says:

      Óleo sintético geralmente usamos para 10mil km e o semi em média 7 mil km ja os minerais de baixa classe 3mil os classes sj acima 5mil km

  1. Rogerio Leite says:

    Parabéns, pela explicação de muita importância sou Motofrete (Motoboy) e acompanhando essa explicação aprendi a diferença entre óleo Semissintetico e óleo sintético !! Obrigado

  2. Francisco Luiz da Silva Filho says:

    SEMPRE coloquei o semisinteco, e agora quero colocar o sintético, tenho um clássico 1.0 2013/14 posso colocar? Gostei das suas esplicacoes.

  3. Odailton Schimeski says:

    Valeu pessoal, muito bom a explicação de vocês, eu tinha dúvidas em relação a diferença do sintético e o semissintetico, muito bom, abraços.

  4. Marcelo roy says:

    Boa noite á todos .trabalho em troca de óleo é sempre falo para meus clientes ,que óleo sintético é para dez mil km na estrada pois aqui dentro tem que trocar antes por causa das condições mais críticas .estou certo disso ?.
    No mesmo caso dos óleos semi sintético ou mineral ok.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo. Quem define o período de troca é o fabricante do veículo em função do regime de operação (normal, misto ou severo). Geralmente a utilização de lubrificantes sintéticos permitem o alcance de maiores períodos de troca e esse raciocínio vale para os semissintético quando comparados com os minerais, mas é importante ressaltar que esse período é sempre definido pelo fabricante do veículo e não do óleo.

  5. Cloves Zanellatti Rosa says:

    Boa tarde Sr. Delton Stabelini !
    Por favor: O tipo de óleo à ser usado no motor de um carro ou moto é definido pelo ajuste de cada peça móvel, mancal, sendo mais ou menos ajustado com menas folga entre as peças em movimento é que determina esse tipo de óleo a ser usado?
    É sempre bom usar um aditivo?
    Obrigado e parabéns.
    Sou tecnólogo mecânico.

      • Marcio says:

        Boa noite Sr Dalton.
        No manual do meu carro pede óleo sintetico e permite o uso do semi sintético tb.
        Mas notei que ao colocar óleo semi sintetico o motor esquenta mais rápido e o ventoinha do radiador liga em intervalos menores do que quando usava óleo sintetico.
        Isso realmente tem aver ?
        Eu posso voltar a por o sintético na próxima troca ?

        Obrigado

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Bom dia, Márcio. Tudo bem?
          Ligar a ventoinha mais rápido, nada tem a ver com a Base do óleo lubrificante que você está utilizando (sintético e ou semissintético). O que você deve verificar é a eficiência do Fluído de Radiador e do sistema de arrefecimento.
          Sim, você pode voltar a usar um produto de base sintética.
          Abraço.

  6. JOÃO HENRIQUE says:

    NÃO TENHO O MANUAL DO MEU CARRO ( HONDA FIT 2003/2004 ) EM MÃOS NO MOMENTO MAS SE NÃO ME ENGANO LÁ DIZ QUE DEVO USAR UM ÓLEO 10W30 MINERAL NO ENTANTO QUANDO EU LIGUEI NA CONCESSIONÁRIA ELES ME DISSERAM QUE USARIAM O ÓLEO 0W10 SINTETICO EM MEU CARRO.
    A FINAL QUE ÓLEO POSSO APLICAR EM MEU CARRO SENDO QUE ELE É DE 2004 E ESTÁ COM 112 MIL QUILÔMETROS RODADOS .
    POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA
    A SIM E EU GOSTEI DA EXPLICAÇÃO A CIMA
    OBRIGADO

  7. Gustavo Nery says:

    Olá Felton. Muito boa a sua explicação. Gostaria apenas de tirar uma dúvida: no manual do meu carro (Corolla) diz que posso usar os óleos para o motor 5w30 api sn ou 10w40 API sm. Porém, conversando com alguns amigos engenheiros, eles disseram que poderia usar o 5w30 sintético também sem interferir no motor pela qualidade melhor. Isso influenciaria no motor? Poderia gerar problemas para meu veículo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Gustavo, sim você sempre pode optar por utilizar lubrificantes sintéticos de superior classificação e desempenho API, isso melhora a proteção dada ao motor. Nenhum problema será acarretado devido a essa mudança. Faça o download do nosso aplicativo Havoline Troca de Óleo, é grátis e lá você encontra o produto adequado a seu motor: https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Caio! Já que você está com problemas de vazamento de óleo é importante procurar um mecânico de confiança para corrigir esse problema. Abraços!

  8. Lucinei Colussi says:

    Olá. O manual do meu carro recomenda 15w40, ou 10w40 em condições severas, porém, resido na serra gaúcha, onde no inverno, temperaturas inferiores a 10 graus são rotineiras. Neste caso, utilizar um óleo com especificação W menor, como um 5w40, mesmo fora da especificação do fabricante, traria alguma vantagem? Ou desvantagens? Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Lucinei! Sim, você pode utilizar um óleo de menor viscosidade ou seja um SAE 5W-40 com vantagens referente a economia de combustível e maior proteção do motor na partida a frio e nenhuma desvantagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *