Óleo sintético ou semissintético: qual a diferença?

Tão importante quanto ficar de olho no período certo para trocar o lubrificante do carro do cliente é saber qual o óleo correto para o mesmo. Utilizar o lubrificante com as especificações adequadas, aumenta a durabilidade do motor e diminui o consumo do combustível.

O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Dentre suas principais funções, ele deve evitar o contato entre as superfícies metálicas, refrigerar e manter o motor limpo, independentemente de ser mineral, sintético ou semissintético.

Nesse artigo, vamos mostrar as diferenças entre os sintéticos e semissintéticos para que você consiga explicar rapidamente aos seus clientes por que usar um e não o outro. Confira!

Óleo sintético

O óleo lubrificante sintético é produzido por meio da manipulação do petróleo e de componentes químicos em laboratório. É um processo que passa por vários testes e modificações até que se atinja o resultado final esperado.

Por exemplo: se a ideia é criar um óleo que seja mais resistente que os anteriores, o laboratório faz diversos estudos e tentativas, colocando novos aditivos até que o objetivo seja alcançado.

E é justamente essa possibilidade de manipulação e desenvolvimento constante que torna o lubrificante sintético a opção mais completa do mercado. Em relação à durabilidade, os lubrificantes sintéticos possuem composição química mais uniforme e estável de maior pureza, o que resulta, dentre outra propriedades, na maior resistência à oxidação (envelhecimento).

Os principais benefícios são:

  • Lubrifica mais;
  • Dura mais;
  • Impede formação de borra;
  • Resistência à oxidação.

Óleo semissintético

lubrificante semissintético são elaborados pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos em proporção mínima definida, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo. Esse tipo de produção garante que o óleo tenha performance superior a dos lubrificantes de minerais.

  • Preço intermediário;
  • Boa durabilidade.

Qual a melhor opção?

Quem tem essa resposta é o Manual do Proprietário de cada veículo. Por mais que o óleo sintético seja mais desenvolvido em termos de rendimento, existem propriedades específicas de cada tipo de óleo – como os aditivos, por exemplo – que respondem melhor de acordo com cada motor. Então, existem carros que funcionam melhor com óleos semissintéticos de determinado viscosidade do que com óleos sintéticos.

Portanto, tente sempre seguir à risca o manual do carro para garantir um bom funcionamento pelo maior tempo possível. Assim, o seu cliente ficará muito satisfeito.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Não esqueça de deixar o seu comentário. E siga acompanhando o nosso blog para se tornar um especialista de verdade no assunto!

Guia de Marketing para automotivos

 

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

76 comments

    • André oleo says:

      Óleo sintético geralmente usamos para 10mil km e o semi em média 7 mil km ja os minerais de baixa classe 3mil os classes sj acima 5mil km

  1. Rogerio Leite says:

    Parabéns, pela explicação de muita importância sou Motofrete (Motoboy) e acompanhando essa explicação aprendi a diferença entre óleo Semissintetico e óleo sintético !! Obrigado

  2. Francisco Luiz da Silva Filho says:

    SEMPRE coloquei o semisinteco, e agora quero colocar o sintético, tenho um clássico 1.0 2013/14 posso colocar? Gostei das suas esplicacoes.

  3. Odailton Schimeski says:

    Valeu pessoal, muito bom a explicação de vocês, eu tinha dúvidas em relação a diferença do sintético e o semissintetico, muito bom, abraços.

  4. Marcelo roy says:

    Boa noite á todos .trabalho em troca de óleo é sempre falo para meus clientes ,que óleo sintético é para dez mil km na estrada pois aqui dentro tem que trocar antes por causa das condições mais críticas .estou certo disso ?.
    No mesmo caso dos óleos semi sintético ou mineral ok.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo. Quem define o período de troca é o fabricante do veículo em função do regime de operação (normal, misto ou severo). Geralmente a utilização de lubrificantes sintéticos permitem o alcance de maiores períodos de troca e esse raciocínio vale para os semissintético quando comparados com os minerais, mas é importante ressaltar que esse período é sempre definido pelo fabricante do veículo e não do óleo.

  5. Cloves Zanellatti Rosa says:

    Boa tarde Sr. Delton Stabelini !
    Por favor: O tipo de óleo à ser usado no motor de um carro ou moto é definido pelo ajuste de cada peça móvel, mancal, sendo mais ou menos ajustado com menas folga entre as peças em movimento é que determina esse tipo de óleo a ser usado?
    É sempre bom usar um aditivo?
    Obrigado e parabéns.
    Sou tecnólogo mecânico.

      • Marcio says:

        Boa noite Sr Dalton.
        No manual do meu carro pede óleo sintetico e permite o uso do semi sintético tb.
        Mas notei que ao colocar óleo semi sintetico o motor esquenta mais rápido e o ventoinha do radiador liga em intervalos menores do que quando usava óleo sintetico.
        Isso realmente tem aver ?
        Eu posso voltar a por o sintético na próxima troca ?

        Obrigado

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Bom dia, Márcio. Tudo bem?
          Ligar a ventoinha mais rápido, nada tem a ver com a Base do óleo lubrificante que você está utilizando (sintético e ou semissintético). O que você deve verificar é a eficiência do Fluído de Radiador e do sistema de arrefecimento.
          Sim, você pode voltar a usar um produto de base sintética.
          Abraço.

  6. JOÃO HENRIQUE says:

    NÃO TENHO O MANUAL DO MEU CARRO ( HONDA FIT 2003/2004 ) EM MÃOS NO MOMENTO MAS SE NÃO ME ENGANO LÁ DIZ QUE DEVO USAR UM ÓLEO 10W30 MINERAL NO ENTANTO QUANDO EU LIGUEI NA CONCESSIONÁRIA ELES ME DISSERAM QUE USARIAM O ÓLEO 0W10 SINTETICO EM MEU CARRO.
    A FINAL QUE ÓLEO POSSO APLICAR EM MEU CARRO SENDO QUE ELE É DE 2004 E ESTÁ COM 112 MIL QUILÔMETROS RODADOS .
    POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA
    A SIM E EU GOSTEI DA EXPLICAÇÃO A CIMA
    OBRIGADO

  7. Gustavo Nery says:

    Olá Felton. Muito boa a sua explicação. Gostaria apenas de tirar uma dúvida: no manual do meu carro (Corolla) diz que posso usar os óleos para o motor 5w30 api sn ou 10w40 API sm. Porém, conversando com alguns amigos engenheiros, eles disseram que poderia usar o 5w30 sintético também sem interferir no motor pela qualidade melhor. Isso influenciaria no motor? Poderia gerar problemas para meu veículo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Gustavo, sim você sempre pode optar por utilizar lubrificantes sintéticos de superior classificação e desempenho API, isso melhora a proteção dada ao motor. Nenhum problema será acarretado devido a essa mudança. Faça o download do nosso aplicativo Havoline Troca de Óleo, é grátis e lá você encontra o produto adequado a seu motor: https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Caio! Já que você está com problemas de vazamento de óleo é importante procurar um mecânico de confiança para corrigir esse problema. Abraços!

  8. Lucinei Colussi says:

    Olá. O manual do meu carro recomenda 15w40, ou 10w40 em condições severas, porém, resido na serra gaúcha, onde no inverno, temperaturas inferiores a 10 graus são rotineiras. Neste caso, utilizar um óleo com especificação W menor, como um 5w40, mesmo fora da especificação do fabricante, traria alguma vantagem? Ou desvantagens? Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Lucinei! Sim, você pode utilizar um óleo de menor viscosidade ou seja um SAE 5W-40 com vantagens referente a economia de combustível e maior proteção do motor na partida a frio e nenhuma desvantagens.

  9. JOSE JAIME ELIAS DE OLIVEIRA says:

    Olá, fui troca o óleo do carro Nissan versa e pede no manual à especificação 10w40 api sm ou acea a3/b4 ,mais o foi colocado outro com especificação 10w 40 sn semisintetico. E agora pode prejudicar o motor do carro.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      José Jaime, bom dia!

      Usar um óleo de classificação superior a recomendada pelo fabricante não é problema. Fique tranquilo não vai prejudicar o motor, API SN é superior a API SM. Abraço!

  10. Rodrigo says:

    Realizei a troca de óleo do meu carro ( corolla 2.0 11/12) esta usando 5w30 semisintetico e o gerente da loja falou que era para colocar o 5w30 api sn Sintetico porque era melhor.
    depois que cheguei em casa vi que no manual recomenda o semissintético . Corro algum risco? nao sei se procede mas quando se coloca o sitetico nao posso mais voltar para o semi verdade?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Rodrigo, bom dia! Tudo bem? Pode ficar tranquilo que você não corre nenhum risco, utilizar um produto sintético no lugar de um semissintético só trará benefícios a lubrificação do motor. Não é verdade se quiser voltar a usar o semissintético pode voltar, mas não justifica pois, lubrificantes de base sintética tem um melhor desempenho quando comparado com os semissintéticos. Abração!

  11. Junior Masquieto says:

    Olá boa noite Delton, acabei de comprar uma Amarok 2010/2011 s/filtro de partículas.
    Lubrificante recomendado é o 5w40, mas esta baixando muito óleo a cada 700 km consome cerca de 1 litro, então fui orientado a utilizar um lubrificante com mais viscosidade por exemplo 10w40 semi-sintetico e isso resolveu o problema de baixa o óleo do motor.
    Ai eu ti pegunto, posso ter problemas futuro ?
    Quilometragem atual 125 mil km.
    Desde já muito obrigado.
    Att. Junior.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Junior, boa noite! Sua pergunta é muito interessante e precisa ser respondida em 2 partes. 1) o uso de óleos de maior viscosidades na fase fria (era 5W e mudou para 10W) não é uma recomendação técnica/engenharia, mas sim uma solução paleativa – pelo menos a viscosidade na fase quente não foi alterada (continua um SAE 40). 2) Sim, você poderá ter problemas de baixar óleo no futuro quando as folgas aumentarem. Recomendo que você olhe no manual do seu veículo qual é o nível de baixa de óleo aceitável pela montadora (e não concessionária!) de abaixar nível; caso esteja baixando mais, estreite a conversa com a concessionária. Abraço!

  12. Jonas Gabriel says:

    Bom dia comprei um Vectra GT e está no óleo 15w40 semi, porém no manual consta o 5w30 api-sl posso voltar ao sintético mesmo não sabendo se o antigo dono usava?outra dúvida q muitos falam após tal kilometragem tem q ir mudando os tipo de óleo isso é verdade?ou é o óleo q está no manual a vida útil toda do motor?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Jonas, bom dia! Tudo bem? Sim, você pode voltar ao SAE 5W30. Recomendo que você utilize o Havoline Ultra S SAE 5W30. Com relação a mudar a viscosidade com o tempo, não é verdade. As folgas dos componentes internos não se alteram a ponto de ser necessário uma mudança no que foi especificado pela montadora. Ademais, mudar a viscosidade para maior gerará desgastes irreparáveis no longo prazo. Abraço!

  13. Maciel says:

    Em carros com maior Km, acima de 200 mil, é recomendável ou é prejudicial utilizar um óleo um pouco mais grosso, tipo ao invés de um 10w40, um 15w40? Ou dá pra continuar num 10W40 com aditivio da bardhal ou militec? Num óleo sintético teria necessidade de um aditivo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Maciel, boa tarde. Tudo certo? Não é recomendável alterar viscosidade de óleo na fase quente (ultima dezena da faixa SAE), portanto permanece com um SAE 40. Com relação a viscosidade a frio, prefira sempre os de menor viscosidade, pois facilitação a partida fria. Com relação aos aditivos extra, sou taxativo: fuja deles! Além de muitos dos produtos mais famosos do mercado serem formulados com cloro ou bissulfeto de molibdênio, que após algum tempo se tornam danosos, os aditivos extras destroem o correto balanceamento dos óleos. Em resumo, melhora-se 1 propriedade e desregula-se outras 15. Fique fora dessa! Abraços.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Wagner, boa tarde!

      Não recomendo a utilização de um óleo mais viscoso, para resolver esse barulho de batida de tucho, os lubrificantes menos viscosos melhoram a lubrificação na partida a frio e preenche mais rápido o tucho hidráulico. Grande abraço!

  14. Suedson cantalice says:

    Boa tarde: eu tenho uma moto bros 160 ano 2018 e gostaria de saber qual o melhor oleo pra usar nela o semisintetico ou o sintetico.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Suedson, bom dia! Tudo bem? Você deve seguir a recomendação Honda que é óleo de classificação SAE 10W-30 API SL e JASO MA, pode ser semissintético ou sintético. Grande abraço!

  15. Toni says:

    Bom dia Delton quero parabenizar pelo excelente site. Tenho um gol 1.0 8 válvulas G5 na rodovia após 100 Km fica piscando a luz do óleo intermitentemente, após parada de alguns minutos para de piscar. O veículo tem 137 mil km e uso o óleo 5w 40 sintético conforme manual. Meu mecânico disse que a pressão está normal, tem algum vazamento entorno do TBI e sai resíduos de óleo pelo cano de descarga, atribuiu o óleo ser fino demais mediante alta temperatura, e me aconselhou semi sintético 10w 40 da mesma linha. Na cidade não acende luz do óleo, mas pela manhã ao dar partida no motor fica de 5 a 6 segundos para desligar. Na última troca de óleo usou-se Um aditivo para limpeza do motor ficou alguns resíduos de borra.Está correto fazer essa mudança de óleo? Seria melhor 15w40 pelo desgaste do motor? A mudança pode acarretar em borra de óleo?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Toni, boa tarde! Não é correto aumentar a viscosidade para “corrigir” esses problemas mencionados, esse veículo está com desgaste excessivo entre anel e camisa, pois apresenta óleo no cano de escape. Aumentar a viscosidade não resolve o problema o que resolve é uma intervenção mecânica e corrigir as folgas entre anel e camisa do motor. Grande abraço!

  16. Lucas cardoso says:

    No manual do celta recomenda 5w30 , nas condições de 5mil a 10 mil dependendo do uso do carro. A matéria apresenta é muito boa assim podemos sanar dúvidas.

  17. Alexandre says:

    Tenho um Corsa classic 1.0, está com 170.000 km qual óleo devo usa semi sintético ou sintético 20w 50 posso usar manual fala AC Delco

  18. paulo sinopolis says:

    o oleo do meu carro suzuki grand vitara é havoline 5w30
    pelo manual devo trocar com 10.000 km
    mas só ando 1000 km por ano
    como fazer??
    devo trocar o oleo e filtro em quanto tempo??
    o oleo estraga??
    filtro estraga tambem??

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo boa tarde,

      Verifica no manual do seu veículo a informação sobre o período de troca de óleo. Geralmente o fabricante do veículo pede para trocar o óleo por km ou tempo o que ocorrer primeiro.

  19. Luiz says:

    Meu carro é Siena 1.4 2009 eu comprei a pouco tempo aí óleo q tá nele é sintético 5/30 valvoline só q eu não consigo encontrar ele aí posso mudar para o havoline 5/30 sintético??? obrigado pela atenção

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Geraldo Cesar bom dia,
      A GM atualmente tem recomendado óleo de motor sintético na viscosidade SAE 5W-30; 5W-20 e 0w-20. Sim o período de troca por tempo continua de 6 meses ou a quilometragem em função do regime operacional o que ocorrer primeiro.

  20. SIDEMIR says:

    TENHO UMA ECO ESPORTE 2015 COLOQUEI ÓLEO SINTÉTICO PARA 10000 KM; MAS EM SEIS MESES NÃO ATINGI ESTA KM. FUI TROCAR O ÓLEO COMO DE HABITO E CONFORME MANUAL DE 6 EM 6 MESES. O VENDEDOR ME ORIENTOU, QUE PELO FATO DE ESTAR COLOCANDO UM ÓLEO SINTÉTICO PARA 10.000 KM, ELE TEM MAIOR DURABILIDADE E QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE TROCAR DE 6 EM 6 E QUE PODERIA TROCAR DE 10 EM 10 MESES. SENDO QUE EU NUNCA ATINJO KM; QUERO SABER QUANTO TEMPO DURA A VISCOSIDADE DESTE ÓLEO E SE A ORIENTAÇÃO DO VENDEDOR ESTA CORRETA.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Sidemir bom dia,

      A recomendação de troca por quilometragem ou tempo o que ocorrer primeiro é do fabricante do veículo, portanto siga rigorosamente essa recomendação, o mais importante é a proteção que o lubrificante dará ao motor e não um ganho de 4 meses. A viscosidade do óleo lubrificante deve ser mantida até o momento de sua troca, mas ela está suscetível a variações devido a operação do motor e do regime operacional, qualidade do combustível e cuidados com a manutenção.

  21. Warlei lima says:

    Boa tarde Delton tudo bom ? primeiramente gostaria de parabenizar pela carreira, experiência e esforço em ajudar as pessoas com informações etc. E de tirar um pouco do seu tempo também para ajudar o proximo. Muito gratificante isso!

    bom eu Possuo um VW Golf 1.6 Sr. Ano 2000. E gostaria de saber qual séria o óleo correto para o motor dele.

    OBS : Assim que comprei esse veículo o rapaz que me vendeu disse que fez a retifica da parte de cima e parte de baixo do motor dele a 1 mês. e estou com o carro a 1 ano mais ou menos (Porem Tenho dúvidas se realmente foi retificado mesmo) Gostaria de sabe se a retifica interfere em qual óleo usar.

    ele está com 229238km rodados. Nesse caso se o Motor dele tivesse sido realmente retificado qual seria o óleo correto ? E se não fosse retificado ?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Warlei bom dia,

      Obrigado pelo reconhecimento.

      Quanto ao lubrificante correto para esse seu veículo, você deve usar o Havoline Sintético Ultra Pro DS SAE 5w-40.

      Em tese se a retífica foi bem feita, não afetará na utilização do óleo recomendado pelo fabricante.

      Utilize o produto indicado e acompanhe se não está baixando nível de óleo semanalmente e também quanto está repondo até o período de troca adotado por você em função do regime operacional que conduz o veículo.

      Warlei a falta de nível devido ao alto consumo de óleo (devido a vazamentos ou desgaste excessivo) pode levar a formação de borra, levando a falhas e quebras do motor.

  22. Teresa says:

    Boa tarde !! Óleo a granel !!! São confiáveis ?? Se o profissional falar que é óleo ( 5/30) como terei certeza sendo granel . Existe óleo granel sintético ou semi sintético ??

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Teresa bom dia,

      Os produtos a granel da Texaco são confiáveis, você pode checar isso nos rótulos e verificar se os recipientes a granel estão devidamente lacrados.

      Existem os dois tipos semissintético e sintético.

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