Logística reversa do óleo lubrificante

Você sabia que a logística reversa é muito importante para as empresas e para a sociedade? Quando o assunto é óleo lubrificante usado, sempre surgem muitas dúvidas sobre o descarte correto, pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo que possa lhe auxiliar na hora de se desfazer desse material/produtos pós consumo.

Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, com destinação final ambientalmente adequada.

  • Como funciona a logística reversa do óleo lubrificante usado?
  • O que acontece com o óleo lubrificante durante sua utilização?
  • Conheça o ciclo da logística do OLUC
  • Repassando os principais pontos do texto que vimos neste post 

Como funciona a logística reversa do óleo lubrificante usado? 

No caso dos óleos e graxas lubrificantes, por serem substâncias altamente poluentes, o descarte correto é um dever de todos. 

Apenas um litro de óleo lubrificante usado contaminado (também conhecido como OLUC) pode poluir um milhão de litros de água, tornando-os impróprios para o consumo!

O descarte diretamente no solo é igualmente danoso ao meio ambiente, pois além de tornar o solo infértil, pode se infiltrar e contaminar o lençol freático ou ser lavado para algum corpo d’água (rio, lago, mar etc). 

No caso de sua queima descontrolada, o OLUC gera gases altamente tóxicos e igualmente nocivos ao meio ambiente. Por esse e outros motivos, é importante que sempre ocorra o descarte adequado do OLUC através da logística reversa que iremos abordar mais adiante. 

O que acontece com o óleo lubrificante durante sua utilização?

Normalmente, o óleo lubrificante usado não é totalmente consumido durante seu uso no equipamento a que foi destinado. 

Isso se aplica aos motores de combustão a quatro tempos, equipamentos hidráulicos, compressores, redutores, entre outros.

O lubrificante sofre degradação e é contaminado, mas pelo menos cerca de 80% dele pode ser recuperado.

Mas o que fazer com o óleo usado?

Foi baseado na possibilidade de regeneração do óleo usado que foi promulgada a resolução CONAMA 9 de 1993, em que se tornou obrigatória a sua recuperação através do rerrefino. Posteriormente, essa resolução foi substituída pela CONAMA 362 de 2005. Revoga a Resolução nº 09, de 1993. Alterada pela Resolução nº 450, de 2012.

Para que o OLUC chegue até uma unidade refinadora é importante que ele seja coletado, armazenado de forma adequada e transportado por empresa especializada. Essa é uma responsabilidade de todos os geradores do OLUC.

Qualquer outra destinação do OLUC deverá ser submetida ao órgão ambiental competente, que deverá analisá-la e aprová-la previamente. 

Conheça o ciclo da logística do OLUC

Logistica Reversa - Ciclo da logística do OLUC

FONTE: SINIR – MMA

Posteriormente, foi criada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pela lei 12.305/2010. Mais uma vez os fabricantes de lubrificantes foram impactados, entretanto, agora referente a destinação das embalagens contaminadas com lubrificantes, igualmente perigosas ao meio ambiente. 

Cientes de suas responsabilidades, os fabricantes de óleos lubrificantes se reuniram e se anteciparam à legislação, criando em 2005 o Programa Jogue Limpo, o qual viabilizou o processo de coleta das referidas embalagens. 

O sucesso desse programa foi tamanho que, em 2014, ele se transformou em uma entidade sem fins lucrativos chamada Instituto Jogue Limpo que passou a gerir o sistema de logística reversa dos resíduos para a reciclagem.

Agora não tem mais desculpa! Se você precisar descartar o óleo usado ou embalagens de óleo lubrificante, entre em contato com o Instituto Jogue Limpo e receba toda a orientação necessária para a mais correta e responsável destinação do seu resíduo de óleo lubrificante!

Repassando os principais pontos do texto – Logística reversa

  • O que é de fato a logística reversa: foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental;
  • Todo o tipo de descarte de óleo contaminado pode ser prejudicial ao meio ambiente, inclusive, apenas um litro de óleo pode poluir um milhão de litros d’água;
  • Após ser utilizado, o lubrificante sofre degradação e é contaminado, mas pelo menos cerca de 80% dele pode ser recuperado;
  • Cadeia produtiva que trabalha em prol da coleta/gestão de resíduos, do armazenado de forma adequada e do transporte através de uma empresa especializada;
  • A entidade, sem fins lucrativos, chamada Instituto Jogue Limpo passou a gerir o sistema de logística reversa dos resíduos para a reciclagem e auxilia no descarte do óleo lubrificante usado e suas embalagens.

Quer outras dicas para uma melhor gestão de frota? Em nosso blog, você encontra mais conteúdos que podem te ajudar. Confira!

Logística reversa - Guia de treinamento e capacitação

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51 comments

  1. Andréa Souza says:

    E a melhor maneira de se aplicar a Logística Reversa, é trabalhar em cima da prevenção do desperdício, além de diminuir o volume de lixo, diminuirá os custos para a empresa.

  2. Matheus Mancin says:

    Olá Delton! Estou escrevendo uma monografia voltada para direito ambietal em que o tema é a Polótica Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Logística Reversa para Pneus Inservíveis. Li essa sua publicação e gostaria de fazer menção/citação a alguns de seus parágrafos. Tudo bem?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Matheus! Tudo bem? Fique a vontade para usar nosso contéudo. Fique de olho no blog que acredito que conseguirá um ótimo material para o seu TCC. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Eloane, boa tarde. Tudo bem?
      A logística reversa acontece porque sabemos para quem vendemos nossos produtos (relatório de faturamentos) e o endereço de nosso comprador. Existe um setor específico dentro da nossa estrutura de atendimento que faz contato periódico com nossos clientes para saber se já podemos proceder as coletas ou não (caso de embalagens). No caso do óleo usado, existe uma empresa parceira que é especializada neste serviço e realiza essa tarefa.
      Continue nos acompanhando! Abraços.

  3. Mônica Cunha says:

    Boa noite, Delton! Gostaria de saber, se as empresas que implantarem a logística reversa têm que pagar alguma taxa para o Governo? Se tem que pagar, onde vejo os valores dessa cobrança? Eu gostaria de saber, embora eu ache que tem mais vantagens. Há desvantagens nesse tipo de logística?

    • Delton Stabelini says:

      Mônica, boa tarde! Tudo bem? Aconselho você navegar no site “Jogue Limpo” lá poderá encontrar as informações desejadas. Abraço!

    • Ageu Ferreira Silva says:

      Gostaria a uns vinte anos atrás mandei uma carta a Texaco lubrificantes pois os fracos sao descartavel na natureza isso mais expressivamente nos interiores do maranhão que nao ha controle. E dei algumas sujestao como uma delas ser de ferro os frascos e poderia ser feita de papelao resistente seria uma nova historia de vida e as futuras geraçoes agradeceriamos. Gostaria que chegasse na texaco na alta cupula e venho pedir ajuda para que isso se realize. Agradecerei. Ageusilvagg@gmail.com

  4. MARIA ALICE DE AZEVEDO MOREIRA says:

    NUNCA TINHA OUVIDO FALAR EM LOGÍSTICA REVERSA. DIANTE DE UMA SITUAÇÃO, À PARTIR DE UMA TROCA DE MERCADORIA EM RAZÃO DE COMO PROCEDER, EU CONHECI ESTA AÇÃO DE RECOLHIMENTO. POR NÃO TER CONHECIMENTO , EU ACHEI MUITO INTERESSANTE POR SABER QUE EXISTEM FORMAS DE SE RESOLVER ESSAS QUESTÕES RELACIONADAS AO DESCARTE DE VARIADOS MATERIAIAS. MUITO IMPORTANTE!

      • JORGE PUNARO says:

        DELTON, EXISTEM CURSOS PRESENCIAIS NA ÁREA NO RIO DE JANEIRO???
        VC PODE ME AJUDAR? SOU BIÓLOGO E GOSTARIA DE TRABALHAR COM A LOG.REVERSA.
        OBRIGADO.

        • Delton Stabelini says:

          Boa tarde Jorge,

          A Texaco pode te oferecer toda assessoria no que se refere a compra e venda de lubrificantes. No que se refere a cursos, continue a nos acompanhar no blog que em breve teremos novidades.

          Continue nos acompanhando.

          Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Karol. Tudo certo? No momento produzimos apenas este sobre o funcionamento, mas já fica como pauta para os próximos conteúdos da Texaco Lubrificantes. Grande abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Karol. Tudo certo? No momento produzimos apenas este sobre o funcionamento, mas já fica como pauta para os próximos conteúdos da Texaco Lubrificantes. Grande abraço!

  5. Luan says:

    Boa noite, muito interessante a matéria. Estou à procura de uma forma de logística reversa para trabalhar com esse mercado. Aguardo contato.

  6. luiz Bianchi says:

    Caro Delton,
    Com o intuito de descartar de modo correto resíduos eletroeletrônicos (pilhas, baterias, celulares, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos em geral), vimos encontrando dificuldades porque nem todos os comerciantes estão dispostos a receber o resíduo eletrônico e o adquirente do produto não lembra mais onde o adquiriu para fazer o devido descarte como prevê a logística reversa.
    Não seria o caso do poder público determinar um local, um ecoponto onde os munícipes pudessem descartar esses materiais?
    Agradeço sua gentil atenção.
    Cordialmente,
    Luiz Bianchi – síndico do Cond. Edif. Vila Real II, Rua 3680, 33.

  7. Carlos Costa says:

    Olá Delton Stanbelini, gostaria de ter seu contato para mais informações, sou do curso de Administração do CEFET-RJ. Estamos procurando referências na área para coletar informações e se possível uma palestra.

  8. Renata Rangel da Silva says:

    Boa tarde, sou estudante do curso técnico de logística no senac do Rio Janeiro, estou fazendo uma pesquisa sobre logística reversa, me ajudou muito essa matéria.

  9. jessica says:

    Nossa parabéns, ótima explicação. Eu precisava entender de uma maneira fácil pois apresento tcc na sexta e tem uma parte sobre a logística reversa

  10. Reynaldo barreto says:

    realizei um investimento alto na aquisição de dois caminhões e agora busca alternativas para otimizar esses custos.

    Como a logística reversa poderia contribuir para esse objetivo?

    • Delton Stabelini says:

      Reynaldo bom dia,

      Recomendo que entre no site Jogue Limpo e verifique qual é a empresa de coleta de embalagens usadas na sua Cidade/Região e ofereça a terceirização do transporte.

  11. Gabriel Alex says:

    Olá, Delton Stabelini tenho uma pequena dúvida sobre a logística reversa. O produto qual está sendo coletado para a reciclagem é só direito da empresa qual produziu o item ou então outras empresas podem pegar o item para a reciclagem?

  12. jose darci farias bressan says:

    Olá Delton
    Meu nome é José Bressan
    Estou escrevendo um livro sobre reciclagem e me interessei bastante por seu material. Gostaria de sua autorização para mencionar sua matéria e conteúdo nesse livro.
    Grato

    • Olá, Ana! Tudo bem?
      Logística Reversa Pós Consumo, são os produtos ou materiais constituintes cujo prazo de vida útil chegou ao fim, sendo assim considerados impróprios para o consumo primário, ou seja, não podem ser comercializados em canais tradicionais de vendas. No entanto, não quer dizer que não possam ser reaproveitados. Isso é possível graças à adoção da logística reversa e de seus canais de distribuição reversos (CDRs).

      Logística reversa Pós Venda é a que se ocupa do planejamento, da operação e do controle do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que constituem uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos.

      Espero ter ajudado! Abraços!

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