Direção defensiva: boas práticas salvam vidas

Entre 2010 e 2019, o Brasil registrou o aumento de 13,5% nas mortes ocorridas no trânsito em comparação com a década anterior. Ao todo, foram cerca de 392 mil óbitos em estradas e ruas do país – média de 43 mil por ano. Dados que reforçam a importância da direção defensiva.

Estas informações, levantadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foram divulgadas em agosto de 2023. O aumento dos casos de acidentes fatais acende o alerta de que a atenção dos motoristas deve ser redobrada nas vias. E isso passa pela chamada direção defensiva.

Neste conteúdo, vamos detalhar a importância da prática de direção defensiva pelos motoristas, especialmente os caminhoneiros, responsáveis por movimentar a economia do nosso país.

O que é direção defensiva?

É um conjunto de práticas ao volante que minimizam os riscos de acidentes de trânsito. Como o próprio nome sugere, ao adotar a direção defensiva, o motorista tem uma melhor noção do que pode ocorrer na via, antever problemas e adotar medidas preventivas e rápidas que ajudam a evitar colisões e atropelamentos.

Está previsto em lei

Desde 2005, a direção preventiva está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É obrigatório, nos cursos de formação de condutores, o ensino e o conteúdo com este conjunto de práticas que podem salvar vidas. Ou seja: qualquer motorista deve ter contato com este tópico nas autoescolas.

Além disso, o art. 150 do CTB também exige treinamento específico sobre direção defensiva em caso de frotas de veículos. As empresas e os frotistas são obrigados a oferecer capacitação para caminhoneiros e demais condutores profissionais.

As 14 principais práticas da direção defensiva

1. Ultrapassagem segura

Antes de qualquer ultrapassagem, acione a seta e veja pelo espelho interno e externo se há espaço para fazer a manobra com segurança. Observe se não há carros ou motos “cortando” as pistas e se o veículo da frente não vai fazer o mesmo movimento para a faixa para qual você quer ir.

Em caso de vias com mais de uma pista, só ultrapasse pela esquerda. Nas estradas de pista simples, só realize o procedimento com a faixa amarela pontilhada no asfalto. Não faça ultrapassagens em curvas e dê preferência aos trechos com retas mais compridas e planas, e com boa visibilidade.

2. Respeite a sinalização

Obedecer às regras de trânsito é um dever de toda a sociedade, sejam motoristas ou pedestres. Respeite a sinalização indicada. Não exceda a velocidade apontada nas placas da via nem ultrapasse onde a sinalização indique a proibição deste tipo de manobra.

3. Carga correta

Respeitar a carga útil do caminhão também faz parte da direção defensiva. Exceder os limites de peso sobrecarrega diversos componentes do veículo, aumenta o consumo de combustível e danifica o asfalto das rodovias.

Transportar mais do que a capacidade de carga permitida ainda pode comprometer a segurança do caminhoneiro. O veículo foi projetado para suportar um peso específico e tal sobrecarga compromete a dirigibilidade e estabilidade do caminhão.

4. Manutenção em dia

Faça as revisões periódicas do veículo. A manutenção preventiva também é parte da direção defensiva e minimiza os riscos de defeitos durante a viagem, que ainda podem comprometer a segurança do motorista e de terceiros.

Isso passa por checar regularmente o estado do motor, freios, câmbio, pneus, rodas, suspensão, eixos, líquido de arrefecimento, sistema de injeção, entre outros.

A troca do óleo lubrificante específico para o veículo igualmente é de suma importância, além de filtros e mangueiras. E, antes de pegar a estrada, faça um check list de várias partes do caminhão.

5. Conheça o seu tamanho

Tenha noção das dimensões do caminhão. Evite manobras arriscadas e brutas ao volante, o que pode fazer perder o controle do veículo, e fique atento ao entrar em curvas ou percorrer trechos de serra.

Atenção especial quando o caminhão for transitar por trechos urbanos. Diminua a velocidade e observe os limites de peso e também de altura das vias, para não ficar enroscado com o caminhão em um viaduto, por exemplo.

Direção defensiva: boas práticas salvam vidas

6. Respeite o limite de velocidade

Obedecer ao limite de velocidade é fundamental na direção defensiva. De nada adianta correr com a falsa percepção de que você vai lucrar se um acidente pode te deixar ferido sem poder trabalhar, ou deixar seu caminhão avariado, sem conseguir operar. Sem falar dos acidentes fatais.

7. Farol alto

O farol alto deve ser usado à noite para ampliar a iluminação na pista que não tenha iluminação pública. Mas lembre-se de que ele não deve ser usado se houver carros muito próximos à frente ou vindo no sentido contrário. A luz forte ofusca a visão de outros condutores, o que pode resultar em acidentes.

8. Pista escorregadia

Pista molhada merece sempre atenção extra. Ainda mais nos primeiros minutos de chuva, quando a água se mistura ao óleo incrustado no asfalto, o que deixa a pista um “sabonete”. Reduza a velocidade, recorra ao freio motor e lembre-se de que o tempo e distância de frenagem aumentam em estradas nestas condições.

9. Mantenha distância

Trafegue mantendo uma distância segura dos outros veículos à frente. Lembre-se de que o caminhão pesa muitas toneladas e demanda mais tempo para parar em uma frenagem – ainda mais nos casos de pista molhada citados anteriormente.

Uma dica para saber se você está em uma distância segura é fixar um ponto de referência na estrada, como um poste, por exemplo. Assim que o carro à frente passar por ali, comece a contar. Se você contou e só três segundos depois passou pelo mesmo poste, é que a distância é considerada segura.

10. Retrovisores

Os espelhos são aliados importantes na direção defensiva. Olhe regularmente para os retrovisores externos para ver o que se passa ao redor e fique atento aos pontos cegos. Antes de dar partida e de sair com veículo, é importante também checar os espelhos.

11. Tecnologia

Use os recursos de navegação e telemetria a favor da direção defensiva. O GPS é a melhor forma de planejar sua viagem. Além disso, alguns caminhões já usam sensores de presença e câmeras para monitoramento 360 graus do veículo.

12. Nada de celular

Conforme pesquisas mapeadas pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o telefone celular é o responsável por quase metade das ocorrências de trânsito no Brasil. Além disso, estudo da revista científica canadense “Journal of Bone and Joint Surgery” diz que cada segundo de distração ao volante significa percorrer 17 metros com uma venda nos olhos.

Fora o enorme perigo que representa falar, manusear e olhar o smartphone enquanto dirige, trata-se de infração gravíssima, segundo o CTB. São 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

13. Dirija pelos outros

Direção defensiva também é “dirigir pelos outros”. Ou seja: antever, já pelos movimentos dos carros ao redor, o que o motorista lá na frente vai fazer e se preparar para uma ação. Seja tirar o pé do acelerador, tentar mudar de pista ou frear.

14. Descanso

Respeite a carga horária estabelecida pela Lei do Motorista. A jornada de trabalho do motorista profissional é de 8 horas diárias, com tolerância máxima de até 2 horas extras – ou 4 horas se houver acordo prévio. Além disso, no transporte de carga, o condutor deve fazer uma pausa de 30 minutos a cada 5h30.

Importante que a jornada diária do motorista inclua o tempo envolvido na operação: intervalos para alimentação e descanso, espera no embarque e desembarque, paradas em postos de fiscalização etc. Motorista descansado é certeza de mais segurança nas estradas.

Treinamento dos caminhoneiros

A qualificação é fundamental para as boas práticas ao volante. Cursos de direção defensiva formarão um caminhoneiro mais preparado e consciente. No caso de frotas, isso resulta em diversos benefícios para os profissionais e para as empresas.

  • Valorização e motivação dos caminhoneiros
  • Prevenção de prejuízos
  • Menor índice de sinistros
  • Redução de custos com manutenção
  • Redução de custos com multas

Leia mais em nosso blog:

Direção defensiva: boas práticas salvam vidas

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.