Carretas e caminhões: 5 dicas completas de manutenção

Quer aprender a diminuir custos operacionais de sua frota, proporcionando maior segurança para seus motoristas e gerando mais lucro para seu negócio?

Carretas e caminhões servem como vértebras da coluna vertebral de uma empresa: a logística de transportes.

Para que a distribuição e entrega de um negócio funcione perfeitamente, é imprescindível que cada veículo que compõe a frota esteja sempre disponível  para o trabalho, sem problemas ou manutenções corretivas a realizar.

Um bom gerente de manutenção de frota, sabe da importância de um plano de manutenção completo para a mesma.

Além do plano de manutenção, o gestor deve assegurar que  todas as inspeções, substituições e reparos sejam criteriosamente realizados conforme o cronograma, para o bom funcionamento de carretas e caminhões da frota.

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No artigo a seguir, você aprenderá um pouco mais sobre a manutenção preventiva de carretas e caminhões. Verá como reduzir os custos operacionais da frota com dicas práticas que irão auxiliar o gestor durante suas atividades.

Caso fique com dúvidas, tenha sugestões ou mais informações sobre o assunto, não se esqueça de deixar seu comentário ao final do texto!

Uma ótima leitura!

Os três principais tipos de manutenção de frota e sua utilidade no gerenciamento de carretas e caminhões

Quando se trata de carretas e caminhões, existem três tipos principais de manutenção. É importante conhecer cada um deles, para que o gestor de frota saiba qual o melhor para suas carretas e caminhões e quando  evitar um ou outro tipo de manutenção.

A palavra “manutenção” está ligada à ideia de “manter um veículo ou equipamento funcionando”. A manutenção corretiva significa corrigir o problema quando surge, ou seja, de certa forma, é inevitável que aconteça após certa quilometragem e tempo de uso de um veículo.

Mas é importante deixar claro que ela poderia ser minimizada ou evitada em diversas situações.

Seus custos são mais altos, pois envolvem substituição de peças e mão de obra não programadas para fazer com que  um veículo volte a operar rapidamente.

O segundo tipo de manutenção é a manutenção preventiva, que através de ações programadas, tem por objetivo prevenir danos e quebras que levem a parada inesperada dos veículos.

A manutenção preventiva estabelece um  cronograma de revisão de diversos componentes de cada veículo da frota.

A manutenção preditiva, por sua vez, busca antecipar possíveis problemas por meio do monitoramento periódico do motor dos veículos ou equipamentos. Por exemplo, através da análise do óleo é possível identificar problemas ou mesmo quebras potenciais.

A manutenção preditiva permite eliminar parte das manutenções corretivas, reduzindo custos e aumentando a disponibilidade dos veículos e equipamentos.

Manutenção preventiva: como ela pode ser útil para sua frota

Primeiro, é preciso entender a necessidade da manutenção preventiva para carretas e caminhões, dentro da gestão de frotas.

A redução de custos operacionais é uma das principais preocupações na cadeia produtiva. A logística de transporte de um negócio representa custos elevados , e é imprescindível para que o produto chegue com sucesso ao consumidor final.

Assim, dentro da gestão de transporte, é muito importante que a manutenção da frota seja uma das principais atividades a se observar . Deve ser bem planejada e sua relevância reconhecida por todos os colaboradores envolvidos.

5 dicas de manutenção preventiva

Quem já não ouviu algum amigo, parente ou conhecido dizer que não gosta de ir ao médico, fazer um check-up, porque não quer encontrar nenhuma doença? É uma lógica distorcida, que muitas vezes se mostra completamente errada.

Estar em dia com exames e consultas previne doenças mais sérias e permite tratar qualquer tipo de problema de saúde logo no início de uma doença.

O mesmo serve para as carretas e caminhões da sua frota.

O Instituto Scaringella Trânsito realizou uma pesquisa em 2014, e descobriu que no Brasil, quase 30% dos acidentes urbanos e rodoviários poderiam ser evitados, caso a manutenção preventiva fosse realizada regularmente, por exemplo, em carretas e caminhões.

A observação de itens básicos como a verificação do nível do óleo, as condições da suspensão e dos sistemas de freios e outros, a cada 6 meses, 10 mil quilômetros ou como recomendado pelo fabricante, já evitaria grande parte desses acidentes.

Além disso, a pesquisa aponta que até 30% das despesas com reparos podem ser evitadas com revisões periódicas e preventivas. Isso comprova o potencial para a redução dos custos com a manutenção da frota, garantindo também segurança aos motoristas.

A seguir, daremos 5 dicas que irão comprovar a necessidade e eficácia da manutenção preventiva constante da frota à diretoria da empresa.

1. Conheça o veículo e respeite a indicação do fabricante

É difícil não ceder à tentação de acreditar que ninguém conhece mais um veículo que seu motorista. Mas a manutenção e gestão da frota deve ser sistemática e não se basear somente na experiência e conhecimento dos motoristas, embora seja importante ouvi-los.

O ideal é conhecer todas peculiaridades e detalhes de um veículo, apresentadas em seu manual. Ali estão todas as informações recomendadas pelo fabricante do veículo, visando um melhor aproveitamento e desempenho do veículo, com economia.

Ao ser desenvolvido e criado, o fabricante investiu tempo, conhecimento e dinheiro para produzir um veículo que trouxesse os melhores resultados para seus clientes. Por isso, seguir suas recomendações é garantia de conservação e máximo desempenho e durabilidade do veículo.

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2. Não ignore a fumaça que sai do veículo

Todos sabemos que é normal em um motor de combustão interna, como o dos carros e caminhões, a queima de combustível liberar fumaça pelos escapamentos. Mas nem sempre a fumaça produzida por esse motor é normal. Ela pode indicar que algo não está certo.

É preciso estar atento à fumaça liberada pelo motor, ou fumaça liberada por locais onde não deveria ser expelida. Fumaça pode indicar algum problema sério e deve ser observada sua origem o quanto antes.

A cor dessa fumaça pode indicar o tipo e origem do problema. Nem sempre fumaça escura significa problema. Problemas como más condições térmicas ou problemas com a regulagem da entrada de óleo, podem produzir fumaça cinza azulada ou branca.

3. Esteja sempre atento ao óleo

A viscosidade e a cor do óleo são tão importantes quanto sua troca periódica. Motores a diesel requerem lubrificantes especiais e seu desempenho pode ser decisivo nos custos operacionais da sua frota.

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Resíduos e sujeira no óleo são indicativos de má lubrificação das peças do motor. Isto pode comprometer seu desempenho e sua vida útil! Ao notar esse tipo de comportamento, é preciso encaminhar o veículo o quanto antes para um especialista.

Em comparação aos outros óleos lubrificantes do mercado, a linha Ursa da Texaco apresentou um ótimo desempenho, superando diversos os padrões de exigências. Conheça toda a linha Ursa da Texaco clicando aqui.

4. Busque a origem dos ruídos constantes

O câmbio e a transmissão podem apresentar ruídos durante a troca de marcha; os freios podem chiar ao serem acionados e os pneus cantam ou apresentam sons de batidas…

Diversos ruídos fazem parte do dia a dia do motorista, mas alguns são irregulares e podem indicar sérios problemas. É importante estar atento aos ruídos que mencionamos acima.

Problemas na transmissão, freios e suspensão podem causar sérios acidentes. O bom funcionamento de cada um desses sistemas é imprescindível para a segurança de todos na estrada. Esteja atento aos ruídos e observe esses sistemas periodicamente.

5. Pequenos engasgos podem levar a sérios problemas

Engasgos e perda de potência são indicadores de sérios problemas futuros.

A falta de manutenção nos sistemas de injeção de combustível, filtros de combustível e filtros de ar podem causar pequenos engasgos no início e se não forem solucionados, irão provocar sérios danos ao motor.

Os benefícios da manutenção preventiva de carretas e caminhões

Vimos que a manutenção preventiva trazem mais segurança e qualidade às carretas e caminhões de sua frota, podendo também gerar maior economia e lucro ao negócio.

Ao evitar maiores problemas, através da manutenção preventiva, você prolonga o bom desempenho das carretas e caminhões da frota e colhe bons resultados, com um custo muito menor.

Crie um calendário fixo de manutenção preventiva, com um checklist de tudo o que deve ser observado nas carretas e caminhões: motor, freios, pneus e suspensão, sistema de direção e sistema elétrico, bateria, alternador e caixa de fusíveis, sempre levando em conta a recomendação de troca do fabricante e observações dos motoristas.

Separamos também alguns artigos que podem ser úteis para a gestão da sua frota. Com eles, você poderá levar ainda mais qualidade à sua gestão e mais desempenho para as carretas e caminhões de sua frota.

Dúvidas sobre manutenção preventiva de carretas e caminhões? Deixe seu comentário abaixo e fale mais! Obrigado por ler nosso artigo!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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