Carretas e caminhões: 5 dicas completas de manutenção

Quer aprender a diminuir custos operacionais de sua frota, proporcionando maior segurança para seus motoristas e gerando mais lucro para seu negócio?

Carretas e caminhões servem como vértebras da coluna vertebral de uma empresa: a logística de transportes.

Para que a distribuição e entrega de um negócio funcione perfeitamente, é imprescindível que cada veículo que compõe a frota esteja sempre disponível  para o trabalho, sem problemas ou manutenções corretivas a realizar.

Um bom gerente de manutenção de frota, sabe da importância de um plano de manutenção completo para a mesma.

Além do plano de manutenção, o gestor deve assegurar que  todas as inspeções, substituições e reparos sejam criteriosamente realizados conforme o cronograma, para o bom funcionamento de carretas e caminhões da frota.

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No artigo a seguir, você aprenderá um pouco mais sobre a manutenção preventiva de carretas e caminhões. Verá como reduzir os custos operacionais da frota com dicas práticas que irão auxiliar o gestor durante suas atividades.

Caso fique com dúvidas, tenha sugestões ou mais informações sobre o assunto, não se esqueça de deixar seu comentário ao final do texto!

Uma ótima leitura!

Os três principais tipos de manutenção de frota e sua utilidade no gerenciamento de carretas e caminhões

Quando se trata de carretas e caminhões, existem três tipos principais de manutenção. É importante conhecer cada um deles, para que o gestor de frota saiba qual o melhor para suas carretas e caminhões e quando  evitar um ou outro tipo de manutenção.

A palavra “manutenção” está ligada à ideia de “manter um veículo ou equipamento funcionando”. A manutenção corretiva significa corrigir o problema quando surge, ou seja, de certa forma, é inevitável que aconteça após certa quilometragem e tempo de uso de um veículo.

Mas é importante deixar claro que ela poderia ser minimizada ou evitada em diversas situações.

Seus custos são mais altos, pois envolvem substituição de peças e mão de obra não programadas para fazer com que  um veículo volte a operar rapidamente.

O segundo tipo de manutenção é a manutenção preventiva, que através de ações programadas, tem por objetivo prevenir danos e quebras que levem a parada inesperada dos veículos.

A manutenção preventiva estabelece um  cronograma de revisão de diversos componentes de cada veículo da frota.

A manutenção preditiva, por sua vez, busca antecipar possíveis problemas por meio do monitoramento periódico do motor dos veículos ou equipamentos. Por exemplo, através da análise do óleo é possível identificar problemas ou mesmo quebras potenciais.

A manutenção preditiva permite eliminar parte das manutenções corretivas, reduzindo custos e aumentando a disponibilidade dos veículos e equipamentos.

Manutenção preventiva: como ela pode ser útil para sua frota

Primeiro, é preciso entender a necessidade da manutenção preventiva para carretas e caminhões, dentro da gestão de frotas.

A redução de custos operacionais é uma das principais preocupações na cadeia produtiva. A logística de transporte de um negócio representa custos elevados , e é imprescindível para que o produto chegue com sucesso ao consumidor final.

Assim, dentro da gestão de transporte, é muito importante que a manutenção da frota seja uma das principais atividades a se observar . Deve ser bem planejada e sua relevância reconhecida por todos os colaboradores envolvidos.

5 dicas de manutenção preventiva

Quem já não ouviu algum amigo, parente ou conhecido dizer que não gosta de ir ao médico, fazer um check-up, porque não quer encontrar nenhuma doença? É uma lógica distorcida, que muitas vezes se mostra completamente errada.

Estar em dia com exames e consultas previne doenças mais sérias e permite tratar qualquer tipo de problema de saúde logo no início de uma doença.

O mesmo serve para as carretas e caminhões da sua frota.

O Instituto Scaringella Trânsito realizou uma pesquisa em 2014, e descobriu que no Brasil, quase 30% dos acidentes urbanos e rodoviários poderiam ser evitados, caso a manutenção preventiva fosse realizada regularmente, por exemplo, em carretas e caminhões.

A observação de itens básicos como a verificação do nível do óleo, as condições da suspensão e dos sistemas de freios e outros, a cada 6 meses, 10 mil quilômetros ou como recomendado pelo fabricante, já evitaria grande parte desses acidentes.

Além disso, a pesquisa aponta que até 30% das despesas com reparos podem ser evitadas com revisões periódicas e preventivas. Isso comprova o potencial para a redução dos custos com a manutenção da frota, garantindo também segurança aos motoristas.

A seguir, daremos 5 dicas que irão comprovar a necessidade e eficácia da manutenção preventiva constante da frota à diretoria da empresa.

1. Conheça o veículo e respeite a indicação do fabricante

É difícil não ceder à tentação de acreditar que ninguém conhece mais um veículo que seu motorista. Mas a manutenção e gestão da frota deve ser sistemática e não se basear somente na experiência e conhecimento dos motoristas, embora seja importante ouvi-los.

O ideal é conhecer todas peculiaridades e detalhes de um veículo, apresentadas em seu manual. Ali estão todas as informações recomendadas pelo fabricante do veículo, visando um melhor aproveitamento e desempenho do veículo, com economia.

Ao ser desenvolvido e criado, o fabricante investiu tempo, conhecimento e dinheiro para produzir um veículo que trouxesse os melhores resultados para seus clientes. Por isso, seguir suas recomendações é garantia de conservação e máximo desempenho e durabilidade do veículo.

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2. Não ignore a fumaça que sai do veículo

Todos sabemos que é normal em um motor de combustão interna, como o dos carros e caminhões, a queima de combustível liberar fumaça pelos escapamentos. Mas nem sempre a fumaça produzida por esse motor é normal. Ela pode indicar que algo não está certo.

É preciso estar atento à fumaça liberada pelo motor, ou fumaça liberada por locais onde não deveria ser expelida. Fumaça pode indicar algum problema sério e deve ser observada sua origem o quanto antes.

A cor dessa fumaça pode indicar o tipo e origem do problema. Nem sempre fumaça escura significa problema. Problemas como más condições térmicas ou problemas com a regulagem da entrada de óleo, podem produzir fumaça cinza azulada ou branca.

3. Esteja sempre atento ao óleo

A viscosidade e a cor do óleo são tão importantes quanto sua troca periódica. Motores a diesel requerem lubrificantes especiais e seu desempenho pode ser decisivo nos custos operacionais da sua frota.

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Resíduos e sujeira no óleo são indicativos de má lubrificação das peças do motor. Isto pode comprometer seu desempenho e sua vida útil! Ao notar esse tipo de comportamento, é preciso encaminhar o veículo o quanto antes para um especialista.

Em comparação aos outros óleos lubrificantes do mercado, a linha Ursa da Texaco apresentou um ótimo desempenho, superando diversos os padrões de exigências. Conheça toda a linha Ursa da Texaco clicando aqui.

4. Busque a origem dos ruídos constantes

O câmbio e a transmissão podem apresentar ruídos durante a troca de marcha; os freios podem chiar ao serem acionados e os pneus cantam ou apresentam sons de batidas…

Diversos ruídos fazem parte do dia a dia do motorista, mas alguns são irregulares e podem indicar sérios problemas. É importante estar atento aos ruídos que mencionamos acima.

Problemas na transmissão, freios e suspensão podem causar sérios acidentes. O bom funcionamento de cada um desses sistemas é imprescindível para a segurança de todos na estrada. Esteja atento aos ruídos e observe esses sistemas periodicamente.

5. Pequenos engasgos podem levar a sérios problemas

Engasgos e perda de potência são indicadores de sérios problemas futuros.

A falta de manutenção nos sistemas de injeção de combustível, filtros de combustível e filtros de ar podem causar pequenos engasgos no início e se não forem solucionados, irão provocar sérios danos ao motor.

Os benefícios da manutenção preventiva de carretas e caminhões

Vimos que a manutenção preventiva trazem mais segurança e qualidade às carretas e caminhões de sua frota, podendo também gerar maior economia e lucro ao negócio.

Ao evitar maiores problemas, através da manutenção preventiva, você prolonga o bom desempenho das carretas e caminhões da frota e colhe bons resultados, com um custo muito menor.

Crie um calendário fixo de manutenção preventiva, com um checklist de tudo o que deve ser observado nas carretas e caminhões: motor, freios, pneus e suspensão, sistema de direção e sistema elétrico, bateria, alternador e caixa de fusíveis, sempre levando em conta a recomendação de troca do fabricante e observações dos motoristas.

Separamos também alguns artigos que podem ser úteis para a gestão da sua frota. Com eles, você poderá levar ainda mais qualidade à sua gestão e mais desempenho para as carretas e caminhões de sua frota.

Dúvidas sobre manutenção preventiva de carretas e caminhões? Deixe seu comentário abaixo e fale mais! Obrigado por ler nosso artigo!

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