Troca de óleo: Ofereça outros serviços e destaque sua oficina

 

Você gostaria que sua troca de óleo fosse destaque entre os concorrentes?

Oferecer outros serviços junto com a troca de óleo pode ser uma ótima estratégia para aumentar o valor do ticket médio. E os benefícios não são apenas financeiros. Seus clientes certamente vão adorar o tratamento diferenciado.

Um dos caminhos mais seguros para o sucesso de qualquer empreendimento é oferecer uma boa experiência aos clientes. Sua meta deve sempre prestigiar o cliente de modo que ele sinta-se valorizado. Dessa forma, certamente vai querer voltar. E melhor ainda, vai espalhar entre amigos e conhecidos que o estabelecimento atende com atenção e qualidade.

Se você quer mais dicas sobre como diferenciar sua oficina das demais, leia esse post sobre oficinas sustentáveis.

A troca de óleo é o principal serviço ofertado pelo seu negócio. No entanto, é possível fazer muito mais a partir do momento que você abre o capô do carro do cliente.

Nesse texto, vamos conhecer diversas maneiras de diferenciar o seu serviço de troca de óleo. Dos  serviços ofertados ao uso da internet para destacar a sua oficina, separei tudo o que você precisa saber para atrair novos clientes e sair na frente da concorrência.

Ofereça serviços complementares  a troca de óleo

Oferecer outros serviços para os clientes de troca de óleo ajuda aumentar o valor do ticket.

A troca de óleo é um serviço que sempre trará clientes para sua oficina. Atualmente, muitas pessoas adiam a maioria dos serviços de manutenção. Da troca de óleo, no entanto, não dá para fugir.

Seus clientes sabem que o óleo lubrificante tem uma data de validade e que ignorar a troca de óleo pode gerar problemas muito mais caros. Uma vez que seus clientes estão na oficina, você pode oferecer outros serviços!

Confira alguns serviços de manutenção que podem ser vendidos junto com a troca de óleo:

Manutenção do radiador

Essa é uma peça fundamental, mas muitos clientes não prestam atenção na sua manutenção. Portanto, sempre que estiver realizando a troca de óleo, verifique o radiador.

Dificilmente você encontrará radiadores em condições ideais nos carros de usuários comuns. Na maioria das vezes, estarão com pouca água ou com muita sujeira.

Isso significa que você sempre pode ofertar um serviço de manutenção do radiador para os clientes mais “descuidados”.

Esse tipo de trabalho é rápido e simples de se fazer, então você não perde muito tempo com isso. De quebra, você ganha a confiança do cliente, já que é muito provável que desempenho do carro melhore e o motor esquente menos.

Troca do filtro de ar

O filtro de ar é outra peça essencial para o bom desempenho dos automóveis e que não recebe a devida atenção. Se estiver muito sujo, pode prejudicar o motor e o carro como um todo.

O serviço de troca do filtro de ar não assusta os clientes, já que é relativamente barato. E pode acreditar: com certeza, muitos dos seus clientes andam com o filtro em estado longe do ideal.

Portanto, trate de conferir o filtro de cada cliente que passar pela sua troca de óleo.

Revisão na direção hidráulica

A direção hidráulica não é mais considerada um artigo de luxo nos carros. Pelo contrário, a tendência nos veículos mais novos é que o sistema venha implantado por padrão.

Para que funcione plenamente, a direção hidráulica precisa que a manutenção seja realizada, no máximo, a cada 50 mil km.

Sem dúvida, alguns clientes podem precisar  desses serviços e ainda não sabem.

Seus clientes devem perceber confiança e proatividade

Ser proativo chama a atenção dos clientes. Só é preciso cuidado para não exagerar. Se muitas sugestões são feitas de uma vez, o cliente pode achar que você está “inventando” serviços somente para aumentar a conta.

Então, seja sincero e diga exatamente o que você vê. Desse modo irá ganhar a confiança do cliente e credibilidade no mercado.

Dê uma geral no carro e veja o que pode ser feito. Aqui vão algumas ideias:

  • Apertar os parafusos da suspensão;
  • Esticar a correia;
  • Limpar ou trocar a mangueira;
  • Calibrar os pneus;
  • Completar o reservatório do fluido hidráulico;
  • Alinhar as rodas.

Ações simples podem destacar sua oficina ainda mais

Descubra o que mais você pode fazer para diferenciar sua troca de óleo dos concorrentes

É claro que apenas oferecer serviços extras não será suficiente para ampliar o faturamento da sua troca de óleo.

A troca de óleo é um procedimento bastante padronizado e não há muita diferença entre lojas. Muitas vezes, a única diferenciação feita pelo cliente é pelo atendimento e pela qualidade do serviço.

Cada vez mais seguradoras e oficinas de grande porte estão captando clientes de troca de óleo. A estratégia adotada é oferecer atendimentos diferenciados e outras vantagens.

Se você quer mais dicas sobre como diferenciar sua oficina das demais, leia esse post sobre oficinas sustentáveis.

É preciso ir além e sair do lugar comum. A seguir, confira algumas dicas para que você tenha sucesso nessa jornada!

Ofereça tratamento diferenciado aos clientes

Tratar bem o cliente é o passo mais importante para garantir que ele sempre volte à sua oficina.

A maioria dos brasileiros não está  acostumada  a receber um tratamento adequado das lojas que frequenta. Seja no atendimento ao telefone ou pessoalmente, ouvimos muitas queixas sobre falta educação,qualificação e proatividade.

Neste  cenário não é difícil destacar-se da concorrência. Basta fazer o básico e o diferencial estará com você. Mas é claro que você não precisa parar por aí.

Oferecer alguns confortos aos seus clientes é uma estratégia de fácil aplicação e resultados incríveis. Confira alguns itens interessantes para ter na sua troca de óleo:

  • Cadeiras confortáveis para o cliente aguardar enquanto o serviço é feito;
  • Internet wi-fi para o público (pode ser protegida por senha, para que somente clientes a utilizem);
  • Oferta de água, café e outras bebidas;
  • Revistas atualizadas para passar o tempo.

o dicas simples, mas fazem muita diferença. Você pode também garantir o atendimento personalizado utilizando um cadastro de clientes. Saiba mais nesse post.

Surpreenda seu cliente positivamente oferecendo a melhor experiência possível. Quando percebe que é valorizado, o cliente estará mais disposto e aberto a conhecer seu trabalho.

Esteja presente na internet

Nos dias atuais, a presença online é fundamental para qualquer negócio de sucesso.

A internet ainda é uma ferramenta muito mal utilizada por lojas do segmento. Pouquíssimas tem sites bonitos, perfis nas redes sociais ou contas de e-mail para responder aos clientes.

E se isso é ruim por um lado, por outro pode ser ótimo. É uma grande oportunidade e você tem que  sair na frente e diferenciar sua troca de óleo da concorrência.

Se você quer entender com mais detalhes como usar a internet para destacar sua troca de óleo, basta ler o conteúdo que preparei nesse outro post.

Montar uma página online organizada, bonita e com um bom acabamento certamente vai surpreender um cliente em potencial.

Atualmente, quando precisamos de um serviço, o primeiro passo é fazer uma busca no Google. Se ao procurar, o cliente encontra um site profissional que mostra os serviços da loja e fala um pouco sobre a história do negócio, você já causou uma ótima primeira impressão.

Muitas vezes, isso é mais do que o suficiente para convencer o cliente em potencial a visitar a loja.

E não precisa parar por aí. Você pode se inscrever no Google Meu Negócio para aparecer como ponto de referência no Google Maps, sempre que alguém pesquisar de uma localização próxima da sua loja.

Você também pode usar o Facebook para dar dicas ao público sobre como cuidar melhor do carro. A internet oferece novas possibilidades de interação com os seus clientes!

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Forneça diferentes condições de pagamento

Atualmente, é essencial oferecer diversas opções e facilidades na hora do pagamento.

A sua loja aceita pagamentos com cartões? Se ainda não, está mais do que na hora de modernizar o sistema de recebimento do caixa.

Hoje em dia, pouquíssimas pessoas andam com dinheiro na carteira, e certamente acharão uma inconveniência enorme precisar sacar qualquer quantia para contratar um serviço.

Afinal, não dá mais para receber somente pagamentos em dinheiro em um mundo onde as pessoas pagam contas pelo celular.

Além disso, os pagamentos através de cartões também são mais convenientes para você. É mais raro cometer erros e mais seguro do que manter muito dinheiro na loja.

O mundo está cada vez mais moderno. É preciso se adequar para não perder esse leque de novos motoristas que estão surgindo.

Invista em tecnologia

Modernizar os seus serviços e a gestão da sua oficina é essencial para se diferenciar no mercado.

Para conseguir executar serviços mais rapidamente, atender melhor  os clientes e produzir mais, você precisa investir em tecnologia. Modernizar seus serviços é essencial para destacar sua oficina.

Tente substituir tudo as anotações  em papel por informações digitais em planilhas ou aplicativos específicos para gerenciamento de caixa.

Você ganha tempo e fica muito mais fácil encontrar informações importantes quando estão salvas em um mesmo documento.

E essas facilidades podem ser trazidas para todos os setores da loja.

Com maior controle de tudo que acontece na sua oficina, fica mais fácil reduzir gastos e otimizar processos. Assim você tem mais tempo para focar em oferecer um serviço de qualidade com um atendimento exemplar.

Conclusão

Diferenciar sua troca de óleo da concorrência é fundamental para fidelizar a clientela.

Entre todas as opções para destacar o seu serviço de troca de óleo dos concorrentes, estas  dicas são as  que considero mais efetivas.

Oferecer um tratamento especial para seus clientes e fazer sua loja acessível e prática são estratégias incríveis para mostrar que sua oficina é diferente. Mas é claro, existem outras formas de fazer isso.

Se você quiser mais dicas sobre como aprimorar cada vez mais o seu negócio, confira esses outros posts no nosso blog:

E você, como garante o destaque da sua loja? Deixe a resposta nos comentários, assim como a sua opinião sobre esse assunto. Se ficou com alguma dúvida, aproveite também para perguntar!

sucesso serviços automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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