Embalagem do óleo lubrificante: entenda tudo sobre

Você sabe a importância de entender a embalagem do óleo lubrificante?

A embalagem do óleo lubrificante está repleta de números, siglas e palavras complicadas. A maioria sabe o que é o óleo lubrificante e para que ele serve. Mas você consegue entender tudo o que vem escrito na embalagem?

Pode parecer um detalhe sem importância, mas é fundamental que você entenda o que você está comprando. A embalagem do óleo lubrificante traz informações essenciais para escolher a opção mais adequada para cada veículo.

Existe uma grande variedade de óleos que parecem iguais. Quanto mais detalhes você souber explicar ao cliente que tenha dúvidas, mais pontos você ganhará com ele.

Conhecendo os termos técnicos e as especificações, você também entenderá por que um determinado produto é mais robusto que outro.

A embalagem do óleo lubrificante

Saiba mais sobre as siglas presentes no óleo lubrificante.

As siglas que aparecem na embalagem do óleo lubrificante se referem a características específicas do produto. São siglas definidas por entidades internacionais, responsáveis pela elaboração de normas para a classificação de óleos lubrificantes.

Essas normas são definidas por meio de testes que avaliam o óleo de acordo com seu uso. Essas informações, então, são dispostas na embalagem do óleo lubrificante.

Normalmente, a informação sobre que tipo de óleo é indicado para cada veículo aparece no manual do proprietário.

No entanto, é impossível que você decore a recomendação para cada tipo de veículo. A melhor forma de fazer recomendações e tirar dúvidas dos seus clientes, então, é aprender a ler a embalagem do óleo lubrificante corretamente.

Nesse post separei um exemplo de produto, indicando todas as nomenclaturas encontradas e explicando uma por uma.

Dessa forma você vai aprender a ler embalagem do óleo lubrificante de forma simples. Acompanhe!

Natureza do produto

Identifique as informações mais importantes na embalagem do óleo lubrificante.

Normalmente, a informação sobre a natureza do produto vem apontada na embalagem do óleo lubrificante abaixo da nomenclatura criada pelo fabricante. A natureza pode ser sintética, semissintética ou mineral.

Cada tipo tem características específicas de desempenho, sendo que os sintéticos são os óleos lubrificantes mais avançados disponíveis no mercado.

Veja a seguir quais são as características de cada tipo de base:

Mineral

O óleo lubrificante mineral é composto de uma mistura de óleos básicos minerais e aditivos. Os óleos básicos minerais são obtidos pelo processo convencional de destilação do petróleo.

É o produto mais tradicional no mercado. Suas principais características são:

  • Menor intervalo entre trocas;
  • É mais barato que os sintéticos e os semissintéticos.

Semissintéticos

Óleos lubrificantes semissintéticos são formulados com uma base semissintética e aditivos.

A base semissintética é uma mistura de óleos básicos minerais e sintéticos, que apresenta um desempenho superior ao do mineral sem chegar aos níveis do sintético.

Algumas características do óleo semissintético são:

  • Desempenho superior  ao óleo mineral;
  • Custo inferior ao sintético.

Sintéticos

Fabricado a partir da mistura de óleos sintéticos e aditivos, o óleo lubrificante sintético possui altíssimo grau de pureza e desempenho superior aos semissintéticos e minerais.

As principais características do óleo lubrificante sintético são:

  • Economia de combustível ;
  • Menor consumo de óleo;
  • Maior resistência à oxidação (envelhecimento), possibilitando maiores intervalos de troca;
  • Partidas rápidas a baixas temperaturas.

Agora que você entende melhor a  natureza  do óleo lubrificante, vamos falar do SAE.

Grau SAE

A classificação SAE (Society of Automotive Engineers) classifica o lubrificante  pela sua viscosidade.

Essa classificação se divide em dois grupos: os monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”) e os multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”).

Os multiviscosos são mais usados hoje devido sua capacidade de adequação da viscosidade dependendo da temperatura.

No caso da embalagem do óleo lubrificante no nosso exemplo, o grau SAE é 5W-30. Trata-se, portanto, de um produto multiviscoso.

O primeiro número, 5W, indica a viscosidade em baixa temperatura que é crítica para a partida do motor. Quanto mais baixo este número, maior será a fluidez do óleo lubrificante em baixa temperatura o que proporcionará maior proteção na partidas à frio, já que essa característica possibilita melhor circulação do óleo fazendo com que este alcance as peças críticas, principalmente as que se encontram na parte superior do motor, mais rapidamente.

Já o segundo número diz respeito a viscosidade em alta temperatura (por exemplo, 30 ou 40) que proporciona a formação de película adequada para uma boa lubrificação com o motor quente.

Na hora de escolher o óleo lubrificante, consulte sempre a recomendação do fabricante do veículo pois este é quem define a viscosidade mais apropriada para o projeto do motor do seu veículo.

Se você quer entender melhor sobre os números de viscosidade, você pode ler esse post sobre viscosidade do óleo.

Usar um lubrificante com a viscosidade correta é uma medida crucial para conseguir o melhor desempenho. Isso garante a durabilidade  do motor, economia de combustível e redução da poluição.

Aplicação do produto

Essa informação na embalagem do óleo lubrificante indica para qual tipo de motor o óleo é recomendado.

No exemplo que foi mostrado, o produto foi desenvolvido para carros flex, gasolina, etanol ou GNV.

Classificação API

A classificação API (American Petroleum Institute) estabelece um conjunto de testes que define os níveis mínimos de  desempenho para o óleo lubrificante para motor automotivo. Esta classificação evolui sistematicamente conforme as demandas para a redução da poluição e do consumo de combustível se tornam mais severas. O aumento na severidade destes requerimentos obriga os fabricantes de automóveis a desenvolverem novos projetos de motores mais eficientes que necessitam de lubrificantes mais modernos.

A classificação API divide os óleos em duas categorias, dependendo do tipo de motor para o qual foram projetados.

Se a primeira letra for S, quer dizer que o óleo foi desenvolvido para atender carros flex ou movidos  a gasolina, etanol e gás natural veicular. Já para motores a diesel a sigla utilizada é API C.

Na API S, a sigla vem seguida de outra letra, para determinar qual o nível de desempenho o óleo atende.

Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.

Classificação ACEA

Assim como a API estabelece os critérios mínimos de desempenho para os óleo de motor para os Estados Unidos, a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) é a responsável por desenvolver as especificações dos lubrificantes de motores automotivos para a Europa. A ACEA possui um sistema de classificação diferente da API pois considera 3 diferentes blocos de especificação; Os destinados a veículos pesados movidos a diesel, identificada pela letra “Ex” onde x é um número (ex: ACEA E7); Veículos leves movidos a diesel e gasolina identificada pela sigla “Ax/Bx” (ex: ACEA A3/B4), onde x também é um número e finalmente a categoria dedicada aos veículos leves movidos a diesel com sistema de pós tratamento de gases da exaustão com filtro de partículas, identificada pela sigla “Cx” (ex: ACEA C2).

Certificação ILSAC

Certificação concedida pelo Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (International Lubricant Standardization and Approval Committee).

ILSAC é uma entidade conjunta dos fabricantes de veículos automotores dos Estados Unidos e do Japão que cria e estabelece os níveis mínimos de desempenho para os lubrificantes para motores.

Quando se trata do desempenho de lubrificantes, a classificação ILSAC GF-5 tem correlação direta com a classificação API SN (Resource Conserving). Um produto que atende os requerimentos GF-5, supera a classificação API SN nos quesitos de economia de combustível e emissões de gases poluentes.

Especificações de montadoras

Na embalagem, também é muito comum encontrar especificações de montadoras. Na maioria das vezes estas especificações são mais severas que as especificação API, ILSAC ou ACEA.

Os óleos lubrificantes passam por inúmeros testes de qualidade antes de serem aprovados ou indicados para estas especificações.

É importante sempre verificar se o óleo utilizado atende à especificação recomendada  pela montadora de seu veículo.

Quer saber mais sobre óleos lubrificantes? Dê uma olhada em alguns posts que você pode gostar:

Agora que você já sabe ler a embalagem do óleo lubrificante, pode recomendar a melhor opção para os seus clientes!

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário no final da página.

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

59 comments

  1. Tenho um Corolla Xei-2.0 com 40.000 km. Antes da última revisão estava usando óleo sintético 5w30w. Após fazer a revisão o pessoal colocou o semi-sintético 5w30w solicitado no manual. Algum problema nisso? Por quê será que não mantiveram o sintético se sua tecnologia é melhor?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo, bom dia! Alguns fabricantes dão duas ou mais opções de uso de óleo, pode ser que no momento da troca não tinham produtos de base sintética então usaram o semissintético, mas não tenha dúvida o de base sintética tem um melhor desempenho para o motor. Abraço!

  2. Ronaldo Bressan Delírio says:

    Bom dia,carros que passam de 100 mil quilômetros,usam o mesmo óleo recomendado pelo fabricante ou é bom usar um mineral.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Ronaldo, bom dia!

      Se as trocas de óleo e filtro foram realizadas nos períodos recomendados, não existe a necessidade de modificar o óleo que vinha sendo utilizado. Abraço!

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Oi, Josimar. Tudo certo? Infelizmente nosso material fica disponível apenas no blog. Não dispomos de material em pdf. Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Álvaro, bom dia! É preciso verificar dentro do seu Estado como está a implementação do programa “Jogue limpo” e suas diretrizes. Abraço!

  3. Moacir says:

    Muito bom ter acesso a informações que podem ser tão úteis no momento de fazer a troca de óleo, as vezes, quem faz a troca pode estar usando produto que não atende as especificações do fabricante do carro.

  4. CLAUDECI JOSE DOS SANTOS says:

    BOM DIA , troquei o óleo do meu Chevrolet Classic 2011 e coloquei 3 litros de óleo SAE 5W-30 API SN, E SEM PERCEBER COLOQUEI 250 ML DE ÓLEO SAE 5W-30 API SM, TEM PROBLEMA POIS SÓ MUDOU A ULTIMA LETRA DA ESPECIFICAÇÃO.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Claudeci boa tarde,

      Na proporção informada não trará nenhum problemas, visto o ano de fabricação do veículo, mas fique atento ao período de troca e verifique semanalmente o nível de óleo.

  5. Everton Tassi says:

    Delton, boa tarde. É possível o modelo Renault Megane gran tour 1.6 16V estar com um determinado óleo que a troca passou dos 5 mil km e esse produto deveria ter ocorrido exatamente aos 5 mil km, com isso, os tuchos começaram a fazer barulhos ao ligar pela manhã ?
    Obs.: Nenhuma informação no painel referente a anomalia da quantidade baixa do óleo.
    Ao trocar o óleo com a descrição correta conforme manual os barulhos dos tuchos poderão parar ao ligar pela manhã ? O veículo encontra-se com 94 mil km e o ano é 11/12.
    Obrigado Everton.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Everton boa tarde,

      É preciso uma análise mais profunda para determinar se o problema está diretamente ligado a lubrificação e ao lubrificante. Pela sua descrição você não está usando o óleo recomendado pelo fabricante e portanto faça a troca de óleo de acordo com as especificações do fabricante do motor, se o barulho dos tuchos continuarem será preciso uma nova avaliação.

  6. Ronaldo Cacciatore says:

    Se eu trocar o óleo do meu carro onde a especificação é 5w30 e usar a proporção de 3 litros e API SM sintético e 1 litro e meio API SN sintético tem algum problema? E tem problema usar marca diferente?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Ronaldo bom dia,

      A mistura de lubrificantes de marcas diferentes e especificações diferentes não é recomendado, visto que o produto resultante da mistura torna-se desconhecido seu desempenho.

  7. Tadeu says:

    Boa noite comprei filtro e3 litros de óleo Shell hx8 100% sintético API Sn ilsac GF 5 coloquei no Palio fire ano 2107 está certo? O que significa API Sn ilsac gf5?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Tadeu, bom dia.

      Os veículos Fiat Palio ano 2017 pedem para usar um óleo de viscosidade SAE 5w-30 API SN.

      API SN é a mais alta classificação de desempenho para motores ciclo Otto.

      IlSAQ GF-5 – quer dizer que o lubrificante contribui com economia de combustível.

  8. Felipe says:

    Delton boa noite!
    Comprei um honda new Fit 2009, e todas as revisões foram feitas na concessionária, ocorre que já faz um tempo que na honda estavam usando óleo 0w20, sendo que no manual diz 10w30 api sl. Fiz a revisão colocando o óleo 10w30 api sm, na sua opinião vale continuar colocando 0w20 “terá melhor desempenho? 130 mil km rodado.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Felipe bom dia,
      Na minha opinião você deve continuar usando o SAE 0W-20 API SN, pois este trará benefícios na lubrificação na partida a frio e maior proteção ao motor pois é um API SN.

  9. Boa noite ! A classificação SAE do óleo segundo o manual da minha moto é 15w50.

    Veja se estou correto: posso escolher um óleo com a viscosidade em baixa temperatura menor do que o recomendado correto ? Pois quanto menor o primeiro número melhor será a durabilidade do motor na partida á frio.

    Já o segundo número deixo igual ou maior correto ?

    Examplo: posso usar um óleo 10w50 ou 5w50 correto ? Pois irá proteger mais ainda o motor na partida á frio onde ocorre a maior parte do desgaste.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Thiago boa tarde,

      Conceitualmente você está correto, mas não esqueça de comparar a natureza do óleo básico bem como as classificações de desempenho API e JASO requerida para o ano e modelo de sua Motocicleta.

  10. Marcos gleison says:

    Boa Noite Delton! Eu tenho um Honda Civic Si 2007,ja faz uns 5 anos,comprei de terceiros,esse carro no manual,pede pra usar o oleo 10w30 API SL base mineral,só que eu nao sei se o antigo dono usava esse oleo 10w30 mineral,eu estou usando um oleo 10w40 API Sn semi sintético des de quando comprei,mais esses dias eu mudei a viscosidade dele,mudei pro 5w30 API Sn,sintético,por ser um oleo 5w melhor a partida a frio,e um w30 melhor em performance,vc acha que eu fiz a escolha certa ? De mudar de 10w40 semi sintético para o 5w30 sintético? Ou devo usar o 10w30 semi sintético,já que dizem que não pode misturar oleo mineral com sintético. Abç

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcos bom dia! Sim você acabou por fazer o certo, originalmente a viscosidade para esse veículo é o SAE 10W-30, então com essa última alteração você manteve a fase quente com SAE 30 e reduziu a fase fria para 5W e ainda melhor a base do produto para de mineral para sintético e a classificação de desempenho API de SL para SN.

  11. Fernando Oliveira says:

    Boa tarde Delton,
    En primeiro lugar, parabêns pelo blog, muito bom Mesmo.
    Delton, comprei recentemente uma S10 4×4 diesel ano 2010, quero trocar todos os óleos dela, dos diferenciais, cx transmissão, cx marcha, freios, etc…, enfim, o manual nos indica a especificação e a marca acdelco. Minha pergunta é: posso seguir a especificação dos lubrificantes contidas no manual e comprar o lubrificante de outra marca?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Fernando bom dia,

      Obrigado pelo seu feedback! Quanto a sua pergunta, sim, desde que você compre produtos de empresas idôneas e conceituadas e seguir sempre as especificações recomendada pela montadora.

  12. Fernando Simões de Oliveira says:

    Delton obrigado pelo retorno,

    Me tira mais uma dúvida, a caixa de transmissão da minha S10, conforme o manual do fabricante pede o óleo 80w90, o mecânico colocou na troca de 30000 km, o óleo SAE 80w90 GL-5 . Está correto utilizar este óleo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Fernando tudo bem? Importante informar o ano de fabricação desse veículo.Se for uma transmissão Eaton o óleo deve ser um SAE 80W-90 API GL-3 e não GL-5.
      Abraços!

  13. Ilson says:

    Boa noite Delton!
    Tenho uma camionete L200 outdoor 2008 Diesel estava usando o óleo da Castrol Turbo API CF4 SAE 15W 40, porém a Castrol parou de fabricar esse óleo então,comprei o óleo da Lubrax Avante ACEA E4/E7,como sobrou uns 3 litros do Castrol, te pergunto se posso fazer a mistura com o Lubrax Avante, também uso o aditivo Alfa X nano. ? Att. Ilson

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Ilson tudo bem? Não é recomendado a mistura de produtos diferentes, minha recomendação é sempre usar o lubrificante que a montadora indica no seu manual. Abraços!

  14. Felipe Oliveira says:

    Ótima tarde;
    Gostaria de saber se para a transmissão MB G 330-12 Mercedes Powershift que usa o óleo 75w90, poderia ser utilizado o óleo mineral ao invés do sintético. Obs.: Utilizamos a troca com 2000hrs ao invés de 1000hrs.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Felipe! Tudo bem? Sempre utilizar o lubrificante recomendado pelo fabricante e respondendo a sua pergunta é se a única opção é pelo sintético, não devemos usar.
      Abraços!

  15. Bruno Leonardo nonato negreiro says:

    Tenho um gol G6 e usei esse óleo Selènia Perform 5W-30 aí quero muda para o 5w-40, ele já tá com 98 km posso usa esse 5w-40

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Bruno! Tudo bem? Sim pode a VW nunca recomendou a viscosidade SAE 5W-30 para os seus veículos, mas além da viscosidade verifique também as classificações de desempenho API e as especificações da própria Volkswagen.
      Abraços!

  16. Vagner Pereira de Lacerda says:

    Boa tarde
    Tenho uma Fiorino 2014 e o óleo usado é o 15w40 SM. Ela está com 170000 rodados e faço troca de óleo aos 5mil km, de 20 em dias.
    Por motivo de preço queria passar a usar 15w40 para diesel, você recomenda essa mudança?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Vagner! Tudo bem? Desde que o produto para motor diesel um óleo SAE 15W-40 também atenda a classificação de desempenho API SM, sim você pode usar.

      Abraços!

  17. Rafael says:

    Olá, Delton. Tenho um Citroen C3 ano 2017. No manual a recomendação é que se use óleo sintético 5W30 ACEA C2. Haveria algum problema em usar o óleo sintético 5W-30 API SN PLUS? No manual também informa que é recomendável o uso do óleo da marca Total, se usar Lubrax existe algum problema? Obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Rafael! Tudo bem? Recomendo que utilize sempre o que o fabricante determina como necessário e o que vale é a especificação e não a Marca do Lubrificante, apenas reforço a importância no uso da Marcas de lubrificantes idôneas, dentro de nossa linha de produto a recomendação seria o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Abraços!

  18. LEONARDO ANDRADE says:

    Olá Delton.
    Um lubrificante que atenda à especificação ACEA A3/B4 pode ser usado em veículos leves movidos à diesel sem filtro de partículas (DPF) mesmo que não aja no rótulo essa indicação?
    Agradeço a atenção.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá. Leonardo, tudo bem? É preciso verificar qual é o produto recomendado pelo fabricante, estranho é o produto atender a especificação ACEA A3/B4 e não constar no rótulo.
      Abraços!

  19. João says:

    Delton, boa noite!

    Como proceder quando não se acha óleos com a especificação ACEA?

    Ocorreu comigo o seguinte: não encontrei em lugar algum o óleo recomendado pela Citroën para usar no Aircross 2014 (motor 1.6 flex), que é o Total Quartz sintético 5W30 e tem especificação ACEA. Procurei em vários centros de troca de óleo e nenhum tinha. Acabei colocando o Mobil Fórmula D1 5W30 que também é sintético e tem a mesma viscosidade.

    Como na embalagem não tinha a especificação ACEA, entrei no site da Mobil e vi que o óleo utilizado não consta na lista de óleos recomendados para o meu veículo.

    O que eu faço? O importante é ser sintético e ter a mesma viscosidade, ou deveria mesmo ter essa especificação ACEA? Não estou dormindo de preocupação. rs

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá João! Tudo bem? A classificação ACEA define o desempenho do lubrificante na proteção do motor. O ideal é sempre usar o que o fabricante define no manual. Não precisa ficar sem dormir apenas procure um produto que atenda as especificações do seu veículo e faça a troca.
      Abraços!

  20. No manual do meu corolla xei 2.0 2012 mostra assim:
    – Classificação do óleo 10W-30 e 5W-30: Óleo multiviscoso para motor, classificação API tipo SL “Energy-Conserving”, SM “Energy-Conserving” ou ILSAC 20W-50 e 15W-40: Óleo multiviscoso, classificação API SL ou SM, certo!
    Quer dizer que todo óleo API-SN é “Energy-Conserving” e não preciso colocar um que seja isso + ILSAC, o que seria melhor mas sem necessidade devido a orientação da TOYOTA, seria isso?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Cleber! Tudo bem? O lubrificante que é classificado como “Energy Conserving” é também classificado como ILSAQ GF-5 o que significa que estes produtos contribuem para com a econômica de combustível dos veículos. Lubrificantes de graus de viscosidade SAE 20W-50 e SAE 15W-40, não se enquadram na categoria de EC e ou ILSAQ GF-5.Um lubrificante de viscosidade SAE 5W-30 pode ou não, ter esse atributo de Economia de Combustível, depende da montadora exigir ou não essa credencial, no caso da Toyota ela lhe dá algumas opções:

      Usar um óleo SAE 10W-30 API SL ou SM (mínimo) e com EC Energy Conserving = ILSAQ GF-5
      óleos lubrificantes multiviscosos SAE 15W-40 ou 20W-50.
      Eu recomendo que utilize SAE 10W-30 API SN com “EC”.
      Abraços!

  21. HUDSON TEIXEIRA GOMES says:

    Tenho um ECOSPORT 2007, a especificação de óleo dele é API SL, posso colocar um óleo 5w30 ACEA C2-12? As especificações desse óleo é ACEA C2-12, API SN e PSA B71 2290!!!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Hudson, boa noite! Desde que a viscosidade seja respeitada, sempre pode ser feito upgrade com relação à natureza (ou seja, de mineral para semi ou de semi para sintético). O nível API SN é superior ao API SL e portanto também configura uma melhoria.

      Abraços!

  22. Márcio says:

    Boa noite Delton. Um lubrificante para motos com classificação API-SL, viscosidade 10W30, semi-sintético, difere em que de um lubrificante automotivo de mesma classificação? Estive procurando e não encontrei a diferença sobre ser de motos ou carros. Pergunto isso porque gostaria de saber se usando o óleo especificado para um, no outro, algum dano pode ocorrer no motor. Obrigado.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Márcio, boa tarde. Os óleos para motocicletas possuem um atendimento especial chamado JASO (no caso do Havoline 4T 10W30 SL, é um JASO MA2). Para um óleo atender JASO ele precisa obrigatoriamente produzir um certo nível de atrito, pois as embreagens das motocicletas necessitam dele, o que é dispensável no motor do seu carro. Sim, pode acontecer dano se forem aplicados produtos invertidos.

      Abraços!

  23. Boa noite, tenho um Opel vectra C com um motor 2.0 DTI com 286000 Quilómetros do ano 2003 mês Junho,
    o antigo mecânico colocava um óleo de motor 10W40 da GM, uma vez que que este motor está começando a consumir óleo de motor porque o antigo dono me disse que tinha feito a mudança de óleo de motor aos 280500 Quilómetros e eu deparei que este óleo só tinha feito 5600 Quilómetros e o nivel na vareta está um pouco abaixo de meia vareta e ainda faltava fazer 4400 Quilómetros, para os ditos 10000 Quilómetros, querendo eu mudar aos 280000 Quilómetros, qual o óleo Valvuline que me aconselha usar devido ao consumo que este motor está tendo?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Boa noite, Duarte! Não trabalhamos comproduto Valvoline, mas sim Havoline, a marca mais tradicional do mercado e carro chefe da Texaco para motores a gasolina.

      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Bom dia, Daniel! Peço por gentileza verificar no manual do proprietário qual a indicação recomendada pela montadora para que possamos fazer a indicação perfeita para seu Peugeot.

      Abraços!

  24. Valerio Penha says:

    Boa tarde, tenho um mercedes c280 1995 com uns 150.000km rodados.
    qual seria o melhor oleo para ele no momento?
    Desde ja, agradeco a atencao!

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