Óleo 20W-50 Havoline: de SJ para SL

A ANP estabeleceu datas limites para fabricação e comercialização dos óleos lubrificantes para motor API SJ. Com isso, o óleo 20W-50 mineral Havoline Superior API SJ parou de ser fabricado em dezembro de 2015, no entanto, ainda estará disponível nas prateleiras até 30 de junho de 2017.

Após esse prazo, os estabelecimentos não poderão mais vender esse produto sob pena de ações de fiscalização da ANP. Por isso, a orientação é que os empreendedores não comprem grandes quantidades desse óleo.

A informação para os clientes é que passem a comprar o óleo 20W-50 Havoline que o substitui, de classificação API SL, mais moderno e em conformidade com os requisitos da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nessa postagem vamos detalhar um pouco mais sobre esta mudança.

Confira!

Entenda a inovação

oleo 20w50 antigoDesde a década de 70, os lubrificantes acabados vêm sendo regulados pela instituição competente do setor de petróleo, à época o Conselho Nacional do Petróleo (CNP). A Resolução CNP n° 8, de 27/8/1970 foi a primeira existente, e dentre as suas principais regras, uma era a obrigatoriedade do registro prévio dos produtos e a submissão das especificações físico-químicas no ato do registro.

Desde então vão-se quase 50 anos de resoluções legais nessa área.

Uma das tarefas do órgão regulador é justamente proteger o consumidor quanto ao uso de produtos com tecnologia obsoleta. Níveis mínimos de desempenho dos óleos lubrificantes são estabelecidos a partir dos padrões de diversas entidades internacionais. Por exemplo, o American Petroleum Institute – API , a Association des Constructeurs Européens d’Automobiles – ACEA, a Japan Automobile Standard Organization – JASO e a National Marine Manufacturers Association – NMMA. Além dos especificados pelas montadoras unilateralmente.

O problema da presença de produtos considerados obsoletos no mercado é o da lubrificação inadequada, que ocorre quando há a utilização de lubrificantes que não atendem de maneira satisfatória às exigências dos novos motores. A evolução da tecnologia de motores, impulsionada por medidas mais restritivas para o controle da poluição e economia de recursos naturais, tem proporcionado condições mais severas de operação. Exemplo: maiores taxas de compressão, maior temperatura de operação, menor volume de óleo circulante, entre outras.

Essa condição de severidade, combinada com a renovação da frota e o lubrificante inadequado, diminui a vida útil do motor. Isso pode causar danos com grande prejuízo econômico ao consumidor. Além de gerar alto impacto ambiental com aumento da poluição por emissão de gases nocivos. Por isso, a mudança da classificação mínima de desempenho de API SJ para API SL nos motores à gasolina.

Neste contexto, o avanço da composição dos lubrificantes nas últimas décadas tem sido intensamente demandado pelos novos desenvolvimentos da indústria automobilística, que por sua vez atende às crescentes exigências por melhor desempenho, maior economia de combustível e redução de emissões dos veículos.

A resolução ANP nº 22, de 11.4.2014, Art. 16., estabelece que os níveis mínimos de desempenho a partir de 1º de janeiro de 2017 para óleos lubrificantes permitidos para fins de registro, comercialização, produção ou importação para motores automotivos ciclos Otto (gasolina) os API SL e ACEA vigente.

Óleo 20W-50 Havoline: de SJ para SL

Óleo 20W-50 Havoline Superior API SL

oleo 20w50 novoÓleo lubrificante mineral recomendado para motores de quatro tempos Flex (ou bicombustíveis), a gasolina, a etanol e GNV, operando em quaisquer condições de serviço que requeiram um produto que atenda às especificações SAE 20W-50 e API SL.

Principais benefícios:

  • Partida fácil do motor
  • Limpeza do motor
  • Longa vida do motor
  • Proteção antidesgaste eficiente

Confira nosso Guia de Produtos para conhecer todas os óleos da linha Havoline. Ao conhecer bem o porquê das especificações para o óleo de um carro, você pode fazer a melhor escolha.

Esperamos ter ajudado!

Gostou desse conteúdo? Comente e envie suas dúvidas ou comentários. Nesse outro post explicamos como a troca de óleo reduz custos de manutenção e é importante no momento de crise no país.

Até a próxima!

Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

75 comments

  1. Wallace Moraes says:

    Tenho a mesma dúvida do amigo Ivan tenho um Ford Maverick com motor 2.3 ohc 4cc que utilizava na época óleo mineral 20w 40 no qual não se fabrica mais e que tive que passar a utilizar 20w50 …A minha dúvida seria quanto essa mudança da viscosidade de 40 para 50 se traria algum dano ao motor? E outra dúvida com relação a essas trocas de APi mais modernos com mais aditivos que não se enquadrariam aos materiais das peças internas do motor da época..tipo latão,cobre etc.. ? Desde já agradeço a resposta
    Abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Wallace, boa tarde. Tudo bem? Existe uma faixa ampla de viscosidade e não afeta em nada passar de um 20W-40 para 20W-50, ou seja nenhum prejuízo a lubrificação. Existe uma regra de ouro que os API mais novos podem ser usados em motores mais antigos o que não se pode fazer é ampliar período de troca por conta de um API superior. Grande abraço!

  2. Reinaldo Dias says:

    Bom Dia, tenho um siena Fire 2007, motor 1.0 e o meu mecânico orientou a utilizar este óleo 20w50 da texaco, porem o pessoal que realiza a troca de óleo me falou que nao é o especificado, mesmo assim vou acatar o que meu mecânico falou, e você o que me dizer? Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Reinaldo bom dia,
      Realmente não é o produto recomendado pela Fiat, você pode utilizar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.

  3. Jeferson Marcondes says:

    Tenho um Vectra 2008, a antiga dona usava o 20W50 já fez mais de 3 troca usando esse óleo o carro tem 273 mil km, quero saber se eu posso usar um óleo mais fino o que vc me recomendaria, porque na indicação para ele e 5W30, mas uns fala que e fino e devido o motor já está muito rodado não e bom usar esse, vou fazer a primeira troca na minha mão, e estou com dúvida se continuo usando o 20W50.

    • Delton Stabelini says:

      Jeferson boa tarde,

      Sim você pode usar um óleo mais fino, desde que esse motor não tenha desgaste avançado que provoca queima de óleo e baixa de nível. Se esse seu veículo não apresenta alta reposição e nem vazamentos pode usar um óleo de menor viscosidade por exemplo o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.

    • Delton Stabelini says:

      Guilherme bom dia,

      Sim pode reduzir a viscosidade minha sugestão é o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN. Somente realize a primeira troca de óleo e filtro com a metade do período que vinha sendo adotado.

  4. Débora says:

    Oi..eu tenho um corsa 96 1.0 e um versailles 2.0 92, fiz uma troca de óleo e o mecanico colocou Havoline 20w50. Esse óleo é o especifico para os meus carros???

    • Delton Stabelini says:

      Débora bom dia,

      Sim está correto para os dois veículos a viscosidade, somente verifique a classificação de desempenho que deve ser API SL.

    • Delton Stabelini says:

      Julia boa tarde!

      O período de troca em quilometragem, quem defini e o fabricante do veículo de acordo com o regime operacional do veículo.

  5. Carlos says:

    Oi boa tarde ,meu nome é Carlos, eu tenho um corsa 2001 com 165mil km o antigo dono usava o lubrax 20w50,mais um amigo me recomendou o havoline 20w50 mineral tem algum problema?

  6. Telmo says:

    Tenho uma ranger stx 97 estou usando sae 20w50 queria saber se continuo usando esse óleo ou eu posso trocar por um óleo mais baixo tipo o recomendado do manual

  7. Peterson Matias says:

    Opa! Beleza, gostaria de pegar uma dica. Tenho um Honda Civic 2001, na ultima troca de óleo (2019) foi colocado o 15w40. Vou precisar novamente trocar pois ja expirou a quilometragem. Deve optar pelo 20w50 como está recomendado no Manual do Proprietário, ou continuo a seguir a sugestão do pessoal do posto de gasolina?

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Peterson!

      Suponho que foi colocado em 2019 um óleo SAE 15W-40 Semissintético API SL. Se isso for verdadeiro e não está baixando o nível de óleo, mantenha o que vem sendo usado

    • Delton Stabelini says:

      Andressa bom dia,

      Utilizar produtos de classificação API superior ao recomendado pelo fabricante é permitido, ou seja, onde pede API SJ pode usar API SL, SM e SN. A classificação API SI não existe.

  8. Ricardo Alves Carvalho says:

    Bom dia, tenho um gol 1.0 mi 97/97 com 150.000km…esta comigo deste Ago/2005 portanto a 15 anos usando 20w/50 havoline…sei que não e o óleo recomendado no manual. Pergunto: depois de 15 anos e mais 70.000km rodados só com 20w50 havoline, posso migrar para um 15w40 semi sintético havoline…o carro está com funcionando perfeito.

    • Delton Stabelini says:

      Ricardo bom dia,

      Você pode fazer essa alteração desde que observe não somente a viscosidade e natureza do óleo mas também a classificação de desempenho API, VW etc.

      Faça a primeira troca com o óleo novo SAE 15W-40 e filtro com a metade da quilometragem que costumeiramente fazia e verifique semanalmente o nível de óleo do moto.

    • Delton Stabelini says:

      Eliton boa tarde,

      Essa informação de período de troca quem define é sempre o fabricante do veículo em função do regime operacional.

  9. Josimar says:

    Boa noite ! Tenho um Honda lx ano 2000 ,
    Manual manda colocar 20w50 mas estou usando 10w40. A dúvida é : por ser um carro de injeção não deveria usar um oleo semi sintético?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Josimar, tudo bem? A nossa orientação é para que siga sempre o manual do fabricante, Quanto a sua pergunta não é necessário usar um óleo semissintético devido ao sistema de injeção do seu veículo.

  10. Sango says:

    Bom dia. Caro, o meu carro é suzuki celerio, ja passa de cem km, motor revisado, gostaria de saber qual o melhor óleo a usar

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Sango! Tudo bem? Para esse veículo o produto adequado seria o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3. Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Silvio! Tudo bem? Para esse veículo você pode usar três produtos:

      Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL

      Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN

      Havoline Ultra W Sintético Pro DS SAE 5W-40 API SN

      Abraços!

  11. Perryson bernabe says:

    Tenho um civic 2000 com 200.000km.o manual diz pra usar 20w50 api sj mineral.mais nao acha esse sj.so acha api sl.a Honda mudou para 10w30 estou colocando esse.o 20w50 api sj so se acha na internet.posso sair 10w30 mineral para colocar 20w50 api sj .obrigad

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Perryson! Tudo bem? Pode usar o SAE 20W-50 API SL, pois podemos sempre usar uma classificação de desempenho API superior e nunca inferior.
      Abraços!

  12. Ailton says:

    Tenho um Peugeot 307 1.6 16v 230mil rodado, … Coloquei esse olho aí dos comentários avoline 20w50 recentemente dia 09/09/2020
    Gostaria de saber se esse olho é semi sintético e se devo continuar usando ele ou deveria mudar imediatamente,…

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Ailton! Tudo bem?
      O Havoline Superior SAE 20W-50 API SL não é semissintético e sim de natureza mineral. Você deve sempre usar a viscosidade recomendada pela Peugeot e essa informação está no manual do proprietário do veículo.
      Abraços!

  13. Lopes says:

    tenho visto no YouTube muintas pessoas que se dizem entendido do assunto oleo de motores falando que nuca mude de oleo mesmo quando o carro está com alta quilometragem 150.000km mas no manual do veículo vem explicando quatro tipos de oleo a ser usado ok . Eu usava o oleo 5w30 semisintetico ao fazer a troca colocaram o 20w50 sl mineral qual seria o ideal um 5w40 ou 15w40 ambos semi sintetico. obrigado

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Lopes! Tudo bem? É sempre o fabricante do motor que define o melhor lubrificante a ser usado, nesse caso da GM Corsa Classic 1.0 VHC, de acordo com o manual a viscosidade deve ser SAE 5W-30, semissintético ou sintético.
      Esperamos ter te ajudado!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Anderson! Tudo bem?
      Você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL que vai te ajudar.
      Agradecemos o contato!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Daniel! Tudo bem?
      O produto mais adequado seria o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN.
      Agradecemos o comentário!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Airton! Tudo bem? A Volkswagem recomenda para esse veículo um óleo de viscosidade SAE 5W-40 que atenda a especificação VW 502.00. O produto Havoline Sintético SAE 5W-40 API SN

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Miguel! Tudo bem?
      A Honda não recomenda essa viscosidade SAE 20W-50 para o seu veículo.
      Recomendamos você seguir sempre o que o que o manual do fabricante orienta.
      Abraços,

      • Gabriel says:

        Tenho um Corsa 2008 o antigo dono recentemente fez uma troca de óleo e passou para 20w50 posso continuar com esse mesmo ? Se não qual seria a melhor indicação

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Gabriel! Tudo bem? A recomendação da GM para esse veículo é a viscosidade SAE 5W-30. Indicamos que use o Havoline Semissintético Sae 5W-30 API SN.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Ilimar! Tudo bem?
      Sim, tem problema. Utilize o SAE 5W-30 sintético, melhor benefício para lubrificação do motor. Ok?
      Agradecemos o comentário!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Moacir! Tudo bem? A recomendação na época era um SAE 20W-40, mas como não existe mais, pode usar um SAE 20W-50. O nome do produto é Havoline Superior SAE 20W-50 API SL ou ainda, se quiser, o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Para a transmissão mecânica use o Universal SAE 80W API GL-4.

  14. Danilo Pinto Barros says:

    Olá, meu nome é Danilo. Tenho um Fiat 500 2011/2012. O motor dele faz um barulho mais grosso na partida, quando está frio. Posso colocar o óleo 2050 e o prolonga para eliminar o barulho,?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Danilo! Tudo bem? É recomendado que sempre se utilize lubrificante com as especificações recomendadas pelo fabricante. Quanto ao barulho existente, a orientação é que procure um mecânico especializado para verificação e correção dos problemas apresentados. A opção de utilização de um lubrificante com viscosidade maior deverá acelerar o desgaste das peças que acabará acarretando em gasto maior para correção do problema no futuro.

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