Redução de custos: como o óleo lubrificante correto pode ajudar

Com a crise econômica no país, a redução de custos se tornou tarefa essencial a consumidores e empresas. Cada um à sua maneira, mas todos com o mesmo objetivo: gastar menos.

Quando o assunto é veículo automotivo, alguns fatores são recorrentes, como a troca de óleos lubrificantes. Entretanto, de que forma isso pode afetar no bolso do consumidor? É importante que os empreendedores do segmento saibam quais são esses benefícios para saber apontá-los na hora do atendimento.

Portanto, veja quais são eles e melhore sua expertise, entregando mais valor aos clientes. Acompanhe!

Durabilidade do motor

A correta lubrificação das peças metálicas e móveis do motor garante mais durabilidade. Existem basicamente três tipos de produtos no mercado:

  • óleo semissintético;
  • óleo sintético;
  • óleo mineral.

Todo tipo de óleo lubrificante possui propriedades únicas, como a viscosidade. Depois de muitos testes e pesquisas, os óleos são produzidos e logo após são classificados e indicados a tipos específicos de motores, garantindo que cada um deles seja utilizado no modelo correto.

A viscosidade, por exemplo, é uma propriedade importantíssima dos lubrificantes e caso seja escolhido o óleo ideal, a redução de custos é certa. Essa característica tem por objetivo indicar a fluidez do líquido – óleo lubrificante – a uma determinada temperatura.

Hoje, eles são encontrados em maioria de forma multiviscosa, ou seja, com mais de um nível. Quando em baixas temperaturas, o lubrificante possui fluidez X. Já em altas temperaturas, fluidez Y.

Isso ajuda os motores que no momento da partida precisam que o óleo não seja tão “grosso”, evitando desgaste. Já quando em funcionamento, necessitam que o óleo não seja tão fino para não superaquecer e perder a qualidade de lubrificação.

Economia de combustível

Outro ponto importantíssimo e muito interessante para quem busca redução de custos é a economia de combustível trazida pelo uso do óleo lubrificante correto.

Dessa maneira, a lubrificação das peças do motor será a melhor possível, fazendo com que ele trabalhe de forma otimizada, uma vez que o motor não encontra obstáculos/atrito, que o fazem precisar de mais força para funcionar.

Redução no número de trocas de óleo

A utilização do lubrificante automotivo certo também proporciona a diminuição no número de trocas de óleo. As propriedades do produto suprem as demandas do motor da melhor forma e isso traz uma durabilidade maior, reduzindo a necessidade de troca.

A longo prazo, isso é muito vantajoso à redução de custos, pois o cliente não precisa gastar com a mão de obra e recompra de produtos lubrificantes. Portanto, se questionado, você pode apresentar este argumento como resposta para valores um pouco maiores de alguns itens da sua prateleira.

Siga a orientação do manual do proprietário

Como as montadoras realizam muitos estudos antes de definir qual o óleo ideal para cada tipo de veículo que comercializam, não vale a pena utilizar outro que não seja o indicado.

Nos manuais do proprietário do veículo é possível saber quais são eles e então extrair o que o motor tem de melhor a oferecer. Assim, também é possível manter os benefícios de:

  • durabilidade;
  • economia de combustível;
  • menor formação de borra no motor;
  • melhor lubrificação das partes metálicas e móveis.

Para ter uma redução de custos satisfatória é necessário usar o óleo lubrificante certo. Não existe nenhum mistério em descobrir qual: basta olhar rapidamente os manuais. Contudo, se o seu cliente não o possui, você terá de saber tudo para indicá-lo qual utilizar. Mas não se preocupe, leia este outro conteúdo e fique por dentro para saber orientá-los. Afinal, qual o melhor óleo para o motor do carro?

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *