Confira os itens mais importantes para realizar um planejamento assertivo.
Muitas empresas do segmento de logística e transporte planejam o crescimento da frota para atender a demanda disponibilizada em nosso território. A sua é uma delas?
O transporte de carga rodoviário no Brasil chama a atenção por movimentar 2/3 do total de carga do país. Com a retomada da economia, consequentemente há o aumento da demanda, por isso é importante estar preparado!
Para que esse crescimento aconteça, é necessário realizar um planejamento estratégico, ou seja, que todo processo operacional seja muito bem analisado, adotando a política do “pé no chão”.
Ciclo de um veículo em uma empresa de transporte
Quando iniciam as atividades, as empresas de transporte e logística possuem um objetivo claro: alcançar a excelência operacional!
Ou seja, elas desejam maximizar o uso da frota e, ao mesmo tempo, minimizar os custos sem comprometer a relação com os seus clientes, realizando serviços de qualidade para manter a fidelização comercial.
Podemos dizer, então, que a excelência operacional é um pilar para chegar ao aumento dos lucros. Quando você consegue obter uma cadeia flexível e alinhada, torna-se possível prestar o seu serviço com um custo menor, mantendo um alto nível de qualidade.
Como avaliar as operações da empresa para saber se você está no caminho certo? Analisando as seguintes métricas:
- Velocidade;
- Agilidade;
- Confiabilidade;
- Custos;
- Gestão de ativos.
Excelência operacional, com a maximização do uso da frota, significa atender a demanda estabelecida para conseguir o faturamento esperado, como por exemplo: uma empresa de transporte definiu que para atingir a margem esperada, cada conjunto composto por um cavalo mecânico 4×2 e um semi reboque com três eixos, precisa realizar mensalmente a quantidade de 6 viagens com 25 toneladas, ou seja, transportar 150 toneladas mensais.
Ao confirmar a previsão do aumento da demanda para transporte de carga, cabe ao gestor de frota o fornecimento de informações que permitirão ao empresário prospectar o crescimento da frota.
É muito importante ressaltar que o cliente não pode ser impactado negativamente pelo não atendimento do transportador “porque para conquistar um cliente demora-se um ano, e perdê-lo, um minuto”.
Definimos qualidade como tudo aquilo que satisfaz, que usa o produto e/ou serviço. Portanto, para manter essa fidelização, precisamos conhecer o modo de pensar do usuário, para fazermos um planejamento reverso com o objetivo de satisfazê-lo; desse modo, ele não buscará outras opções, pois estaremos atendendo às suas expectativas.
Como desenvolver um planejamento para o crescimento da frota?
Planejar o crescimento da frota não é uma tarefa tão simples. Existem diferentes variáveis envolvidas no processo, mas uma coisa é certa: o gestor de frota precisa ter a proatividade como marca. Confira a seguir como fazê-lo:
#1 – Faça um planejamento financeiro preciso
O planejamento financeiro irá determinar o futuro da sua empresa. Por isso, é muito importante que ele seja realizado com qualidade, para que você tenha uma projeção das receitas e gastos.
Dessa forma, você conseguirá definir os próximos passos para o seu negócio, direcionando o uso do capital disponível para o crescimento e realizando os cortes necessários para não obter prejuízo.
Seja qual for o tamanho do seu negócio, é fundamental um planejamento financeiro realista, para que a empresa cresça de forma sustentável e saudável.
#2 – Faça um bom estudo de mercado
Se você deseja ver a sua empresa crescendo, uma dica importantíssima é: conheça a sua concorrência!
Um estudo de mercado irá te ajudar a entender de forma eficiente o setor em que o seu negócio está inserido, identificar as necessidades do segmento, oportunidades e a situação da empresa diante dessas informações.
Além de conhecer muito bem a concorrência, também é crucial saber quem é o seu cliente! Você precisa saber quais são as dores e necessidades do consumidor para descobrir qual a relevância da empresa para ele.
Assim, será possível realinhar as estratégias do negócio e, também, criar novas oportunidades para que ocorra a expansão da empresa. Além disso, você também poderá traçar uma estratégia de marketing precisa!
#3 – Cresça com qualidade
Crescimento e desenvolvimento não são, necessariamente, sinônimos. Afinal, se a sua empresa cresce e perde a qualidade do serviço oferecido, há algo de errado aqui.
Por isso, você deve criar uma estratégia para que o crescimento aconteça de forma controlada, sustentável e, principalmente, mantendo o padrão de excelência oferecido pela sua empresa.
O que você deve identificar para crescer de forma correta? Algumas dicas são:
- Mapear seus funcionários mais engajados;
- Saber quais são as necessidades da sua empresa;
- Captar talentos disponíveis no mercado.
Essas são algumas atitudes que irão tornar o seu negócio mais competitivo, impactando em um crescimento sustentável!
Por que planejar o crescimento da frota?
É comum encontrar empresas que visam lucro e possuem como objetivo obter o melhor retorno sobre os investimentos (ROI) e, certamente, no setor de logística e transporte isso não seria diferente.
Nesse segmento, é preciso estar atento à redução de tempo e custo das entregas, para que elas tragam o maior ROI possível. Afinal, quem consegue gerir de forma satisfatória as operações consegue ser bem sucedido.
Vale lembrar que o custo com a logística diz respeito a uma parte importante das despesas com o transporte de carga do Brasil. E quando falamos em custo, é preciso pensar em:
- Imprevistos na estrada;
- Paradas no trânsito;
- Tempo utilizado em deslocamento e abastecimento, entre outras atividades.
É necessário ter um controle sobre o tempo que é gasto em cada serviço, incluindo os aspectos acima. Assim, o gestor poderá agir para tornar a rotina do motorista otimizada, obtendo maior produtividade da frota.
Você consegue mensurar a produtividade dos motoristas?
Utilizando um software de gestão especializado, você consegue acompanhar a entrega em tempo real: o colaborador realiza o check-in no sistema quando inicia o serviço e faz o check-out quando finaliza.
Além disso, ele pode registrar recebimentos, atrasos causados por precisar aguardar a autorização de descarga e algum eventual problema com a carga.
Outro ponto importante é que o gestor pode identificar a melhor rota para o colaborador, evitando roubos de carga e paradas não programadas na estrada.
Ao realizar o monitoramento do seu time e das rotas você poderá definir novas estratégias que possibilitam uma melhor performance da frota! E o melhor: tudo de forma on-line.
A rastreabilidade também é uma forma de mensurar a produtividade dos motoristas da sua equipe. Assim, é possível obter precisão para gerenciar as rotas a serem percorridas, calculando o melhor caminho para uma entrega mais rápida, com menos desgaste do veículo e do condutor.
Aqui no blog da Texaco você pode ler mais artigos sobre a produtividade da sua equipe:
- A importância do planejamento e cálculo da viagem para os motoristas
- O que é roteirização e porque ela é fundamental para a sua empresa
Alternativas para a ampliação da frota
Quando uma frota que foi dimensionada para as atividades de transportes de empresa, não atende à demanda de serviços, cabe ao gestor de frota buscar alternativas para a resolução desse problema.
Apresentamos, a seguir, formas alternativas para a ampliação de frotas para as empresas de transporte:
Ampliação através de formação de frotas combinadas com terceiros:
- Franchising
Acontece quando o negócio decide abrir as portas para interessados em ostentar o nome da empresa em diferentes regiões, tornando-se franqueados.
- Locação de veículos
Quando ocorre o aluguel da frota de acordo com as necessidades da empresa, podendo incluir motorista, manutenção e outros serviços adicionais.
- Terceirização
Prática muito comum, que acontece quando há o repasse da execução de serviços e processos a prestadores de serviços especializados.
- Parceria
Agrega as demandas e o uso das frotas com a divisão da receita de forma proporcional aos custos operacionais.
Nesses casos, não há a necessidade de realizar investimentos em veículos, pessoas ou estrutura.
Algumas alternativas para a aquisição de frota
Nesta modalidade, cabe ao empresário a realização de investimento para a compra dos equipamentos. Destacamos:
- Dinheiro
Quando o empresário utiliza recursos próprios na aquisição dos veículos e de acordo com a negociação, pode obter descontos consideráveis.
- Leasing
Consiste em um arrendamento com a alternativa de realizar a devolução do veículo ou comprá-lo ao término do contrato.
- Finame
O BNDES FINAME utiliza recursos do BNDES para oferecer financiamento para a aquisição de equipamentos novos, seja qual for o porte da empresa. O financiamento do BNDES possui condições e vantagens diferenciadas para pagamento, prazos e amortização.
- Compra em lotes por cooperativas
Nessa modalidade, os associados realizam a aquisição de veículos em nome de uma cooperativa, obtendo assim condições especiais de prazos, pagamentos e valores; esses veículos são distribuídos aos associados conforme a necessidade apresentada.
Conclusão
O gestor de frota precisa se especializar no segmento de transporte e proporcionar alternativas que possam beneficiar a empresa.
Conhecer como funciona essa estrutura é de fundamental importância; o gestor de frota atual deixa de ser um mecânico melhorado para ser um administrador pró-ativo, com foco nos resultados empresariais e, quanto mais “antenado”, maior benefício proporcionará.
Conheça os nossos artigos que ajudarão o gestor de frota em suas atividades:
- Gestor de frota: o que é preciso para você alcançar os melhores resultados
- Frota de caminhões: 8 segredos para uma gestão completa
- Gerente de manutenção: como ser um profissional melhor
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