Transporte de cargas: passo a passo para economizar

Para conseguir reduzir custos no transporte de cargas é inevitável adotar algumas medidas que envolvem diversos prismas deste processo. Se você está buscando por essas práticas a fim de melhorar os rendimentos da empresa, siga lendo este conteúdo.

Aqui, você irá entender como otimizar a gestão do processo logístico de transporte de cargas, passando pelo envolvimento dos colaboradores, economia de combustível e seguros. Acompanhe!

Mensure as finanças

Antes de adotar qualquer outra medida, você deve acompanhar de perto os valores monetários que envolvem o processo de transporte de cargas. Além de saber precisamente quais são eles, informatize-os em uma planilha para sempre que precisar poder acessá-los.

Isso pode ser facilmente executado em programas como o Excel ou em algum software de gestão especializado. Procure se informar sobre qual deles atende melhor às demandas do perfil da sua empresa.

Otimize o processo de manutenção

Mesmo com uma frota grande, muito provavelmente você não terá os recursos necessários para manter uma equipe completa de manutenção. Mas isso não é uma exigência, pelo contrário.

Tenha a sua disposição apenas mecânicos para realizar reparos básicos e terceirize consertos pontuais e técnicos, como:

  • pinturas;
  • reparos em transmissões;
  • soldagens.

Outro fator a ser considerado é a manutenção preventiva da frota de transporte de cargas. Cerca de 25% delas são realizadas com prazos incorretos, podendo ser estendidos e otimizar o direcionamento de verba financeira.

Contudo, para realizar tal medida é ideal que seja elaborado um histórico das peças do motor para registrar o estado delas e ir acompanhando a deterioração das mesmas.

dicas para reduzir consumo de combustivel

Economize combustível no transporte de cargas

Economizar combustível pode ser um dos principais fatores para uma redução de custos com o transporte de cargas. Para isso, é necessário que os funcionários e motoristas da empresa estejam engajados.

Algumas maneiras de economizar combustível, são:

  • uso de ferramentas de navegação – GPS’s;
  • planejamento de reabastecimento;
  • manter as trocas de óleo em dia;
  • utilizar o óleo lubrificante correto;
  • manter as correias com tensão adequada;
  • adicionar carenagem para o teto de caminhões cara chata.

calculadora ursa

Driving Without Brakes (DWB)

A eficiência energética também é um pilar de economia de combustível. Otimizar a forma de dirigir pode significar reduções de custo no processo de transporte de cargas.

DWB é algo como “dirigir sem frear” sempre que possível. É uma técnica bastante simples que consiste em o motorista não utilizar os freios do pedal, apenas o freio motor. O ato de frear é a atividade energética economicamente mais onerosa na condução de qualquer veículo.

No Brasil, é comum isso ser confundido com a tradicional “banguela”, em que o motorista deixa para frear ao final do movimento, sem o empuxo do motor. Isso consome mais combustível e também gera um desgaste maior das pastilhas de freio (freio de serviço).

Otimize seus contratos de seguros

Os contratos de seguro de transporte de cargas são parte importantíssima na logística de qualquer empresa do segmento. Alguns são obrigatórios e você deve sempre seguir a regulamentação para não ter problemas.

Contudo, existem algumas maneiras de obter melhores resultados financeiros nesta área. Você pode rever, por exemplo, suas apólices, caso suas rotas tenham mudado.

Mudança de rotas

No caso da sua empresa atender demandas de serviços em diferentes regiões, é possível que em alguns momentos suas rotas de transporte de cargas também variem. Isso traz alterações importantes nas apólices de seguro, uma vez que o valor delas está diretamente ligado ao local por onde o transporte é feito.

Para ser definido o valor de cobrança são levados em conta os riscos de roubo das mercadorias e dependendo de onde seus “carros” irão trafegar, esse valor será mais alto ou mais baixo.

Sempre que houver mudança em suas rotas, procure a seguradora para rever os valores cobrados. Veja abaixo um panorama do território nacional:

Regiões roubo de carga

Contando com um bom processo de manutenção, mensuração das finanças e otimizando seus contratos de seguro, a consequência será uma redução significativa de custos com o transporte de cargas. Além disso, economizar combustível também será vital para alcançar os resultados pretendidos.

Não esqueça de seguir as indicações de óleo lubrificante que estão no manual do proprietário do veículo. Utilizá-los irá garantir que você reduza custos na operação.

Redução de custos operacionais

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *