Não podemos negar os grandes impactos positivos da tecnologia para frotas no segmento de transporte e logística.
As contribuições tecnológicas oferecidas nos últimos anos elevaram esse importante setor das empresas para um outro patamar, muito mais competitivo e valioso para as operações das organizações.
Portanto, afirmamos que o gerenciamento de frota é um dos grandes exemplos de como os avanços da tecnologia foram, e continuam sendo relevantes para o sucesso dos transportes.
E, como você já sabe, uma gestão de frota eficiente gera impactos diretamente nos resultados do negócio. Em um mercado tão competitivo como o atual, esse é um diferencial ainda mais importante para qualquer empresa.
A tecnologia para frotas otimizando o segmento do transporte
A tecnologia na gestão de frotas é uma grande aliada na crescente demanda por agilidade nos processos e tomada de decisões e cada vez mais mostra o quanto o mercado está competitivo.
A melhor maneira de dominar esse cenário é evoluir no planejamento e na gestão das informações que podem ser valiosas para sua operação, aproveitando os dados para estar à frente de seus concorrentes, pois informações corretas e no momento certo, são a arma do negócio para manter a competitividade no mercado.
Esse tipo de controle pode ser viabilizado por tecnologias que possibilitam melhor acompanhamento das operações, aprimorando a gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade – fatores decisivos para o desenvolvimento de vantagem de mercado.
Com o auxílio de softwares, o gestor terá maior controle de sua frota e da equipe externa, economizando tempo e dinheiro.
Informações sobre veículos e condutores, por exemplo, são essenciais porque embasam o planejamento da frota, o controle de sua utilização e possíveis providências a serem tomadas para garantia dos resultados esperados.
Softwares para gestão dos veículos
Ao adotar um software para o gerenciamento de sua frota, a empresa passa a ter uma visão sistêmica do processo de transporte, sendo capaz de visualizar e acompanhar de forma completa, e em tempo real, tudo aquilo que for relevante para a gestão dos equipamentos.
As respostas obtidas a partir da adoção desse tipo de tecnologia pelas empresas são imediatas. Em pouco tempo de utilização já se experimenta ganhos consideráveis na eficiência e amplitude da gestão.
Atualmente, é possível fazer a gestão de frotas por meio de softwares específicos que, entre outras funções, permitem o controle de combustível, de manutenções e de custos da operação.
Isso, de certa forma, oferece total apoio para eventuais intervenções e decisões, que visam sempre a melhoria das operações, permitindo o acompanhamento total e em tempo real das rotinas de sua frota.
Outra vantagem está relacionada à segurança das informações, uma vez que todas elas ficam concentradas em um único local, e a necessidade de utilização de planilhas manuais acaba sendo praticamente eliminada.
Com essas estratégias, a empresa passa a ter vantagens competitivas importantes no mercado, como:
- Aumento da produtividade;
- Redução dos custos operacionais;
- Maior disponibilidade e utilidade de dados e informações;
- Melhora na distribuição dos veículos;
- Controle mais eficiente e qualificado da frota;
- Aumento da segurança nos deslocamentos.
Quais são as tecnologias disponíveis para frotas?
Com o advento do mundo globalizado e a constante busca de novas tecnologias para a otimização dos processos, onde a informação se tornou essencial para o alcance dos melhores resultados nos negócios, apresentamos a seguir exemplos de tecnologia para frotas:
#1 – Telemetria
Um bom exemplo de tecnologia para este segmento é a telemetria, que permite acompanhar os comportamentos dos motoristas em tempo real.
Assim, são identificadas infrações que aumentam os riscos de acidentes, desperdiçam combustível e diminuem a disponibilidade da frota.
Gestores de frotas conseguem saber, a qualquer hora e em qualquer lugar, como estão a produtividade, as viagens e os veículos ociosos da empresa em relatórios entregues em tempo real por sistemas inteligentes.
Com estas informações o gestor identifica os pontos críticos e consegue agir diretamente no problema.
E com o maior controle da condução de seus motoristas, outro benefício se torna possível: a redução significativa dos custos operacionais – principalmente de combustível, pneus e manutenção da frota – pois o gestor consegue orientar com exatidão como seus condutores podem aumentar a produtividade no seu trabalho.
#2 – Câmeras embarcadas
A popularização e o barateamento das câmeras possibilitaram aos gestores de frotas usá-las em seu auxílio.
As câmeras instaladas nas cabines não só dão mais segurança ao condutor e à carga, como também registram evidências caso algo dê errado na estrada.
O mais interessante é que elas podem ser instaladas tanto viradas para a estrada quanto direcionadas para dentro da cabine, com possibilidade de envio de imagens por meio da internet, em tempo real, para que os gestores possam monitorar o estado de cada veículo.
#3 – Veículos Sustentáveis – Caminhões Elétricos
Ao ouvirmos tanto sobre o aquecimento global e suas possíveis consequências, a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera também se tornou um assunto recorrente.
O setor de transportes, um dos maiores responsáveis pelas emissões no mundo, gera, no Brasil, 13,8% das emissões de GEE.
Além da contribuição para o meio ambiente, os veículos elétricos podem trazer ainda outros benefícios, como economia e conforto.
#4 – Sensores para controle de pressão e temperatura de pneus
É possível, com a tecnologia atual, acompanhar a performance dos pneus de toda a frota, online e a distância.
Com isso, as empresas diminuem o consumo de combustível, aumentam a vida útil do pneu e garantem que as viagens não tenham imprevistos.
Atualmente, existem sistemas que conseguem fazer essa análise em qualquer marca de pneu, proporcionando relatórios de eficiência. Algumas características são:
- Pressão de enchimento;
- Temperatura de trabalho;
- Identificação de presença do pneu;
- Redução do consumo de combustível;
- Otimização do tempo de manutenção do pneu;
Conclusão
A tecnologia para frotas é essencial para o segmento de logística e transporte!
O acompanhamento bem planejado e executado reduz a possibilidade de riscos e garante a otimização de recursos. Permite traçar melhores rotas e assegura o bom uso dos veículos, garantindo sua conservação e a segurança dos colaboradores.
Cabe ao gestor de frota a escolha da tecnologia mais apropriada para que possa alcançar os melhores resultados para a sua empresa.
Conheça mais artigos que irão ajudá-lo no exercício de sua atividades:
- Foco em Resultados: diretrizes para o gestor que busca rentabilidade.
- Como a tecnologia e a qualificação garantem resultados através do atendimento diferenciado.
- 9 itens essenciais em uma oficina de veículos pesados.
- Oficina mecânica: diferencial na prestação de serviços de manutenção.
Em caso de dúvidas, registre nos comentários!