9 itens essenciais em uma oficina de veículos pesados

Em uma oficina de veículos pesados, quais são os fatores que garantem o seu sucesso?

A variedade dos serviços oferecidos e a qualidade dos profissionais que atuam na oficina mecânica de veículos pesados são fatores fundamentais para o sucesso do negócio!

Afinal, para que seja executado um serviço satisfatório, é essencial contar com o suporte necessário para o trabalho dos colaboradores.

Vale lembrar, em primeiro lugar, que uma oficina especializada em caminhões é diferente daquelas que atendem veículos leves. Podemos considerar que a estrutura é o primeiro grande diferencial desta categoria!

Uma oficina de caminhão conta, por exemplo, com boxes amplos que possibilitam que o caminhão manobre, além de uma estrutura de piso que tenha a capacidade de suportar o peso desses veículos.

Logo, para oferecer o melhor serviço, existem itens que são essenciais em uma oficina de veículos pesados.

Confira, a seguir, quais são os principais itens!

#1 – Estruturando uma oficina de veículos pesados

A estrutura de uma oficina de veículos é essencial para oferecer o melhor serviço ao cliente.

O que deve constar nesta estrutura?

  • Uma estrutura adequada, conforme foi dito acima;
  • Boa organização das ferramentas de trabalho, o que aumenta a produtividade da equipe;
  • Um pátio para que os veículos fiquem em segurança enquanto não são reparados.

#2 – Apostar em guinchos hidráulicos para veículos pesados

Os guinchos são itens importantes em uma oficina mecânica, uma vez que elevam qualquer tipo de carga, principalmente as que são mais pesadas.

Um ponto importante a respeito dos guinchos hidráulicos para a oficina especializada em caminhões é a segurança oferecida nas atividades exercidas pelo colaborador.

Outro aspecto é a redução do espaço necessário para a execução do serviço.

Logo, é dispensada a movimentação dos caminhões pela oficina, o que reduz atrasos na conclusão do serviço prestado e o risco de acidentes.

#3 – Utilizar máquinas pneumáticas para uma fixação perfeita

Como estamos falando de veículos pesados, existe outro fator a ser levado em consideração: o uso de máquinas pneumáticas.

O ajuste das peças precisa ser específico para que garanta a fixação adequada. Ou seja, é preciso empregar ainda mais força para o melhor resultado.

Portanto, as máquinas pneumáticas são fundamentais para a fixação perfeita  das rodas dos pneus de um caminhão, além de otimizar o tempo dos mecânicos e reduzir o esforço necessário.

#4 – Utilizar o scanner automotivo para detectar problemas

Uma vez que os veículos são compostos por painéis e sistemas eletrônicos, são necessárias ferramentas com a capacidade de realizar uma leitura a respeito do funcionamento do veículo.

O scanner automotivo é mais um item fundamental, uma vez que sua função é apontar falhas no sistema, ajudando a descobrir problemas intermitentes ou confirmando reparos ao longo do ciclo de condução.

#5 – Ter uma cabine de pintura na oficina de veículos pesados

as cabines de pintura devem contar com a estrutura adequada para que os veículos pesados caibam sem quaisquer dificuldades.

Além disso, o piso deve ser reforçado para evitar danos por conta do peso do veículo.

Outro ponto importante na cabine de pintura são os equipamentos que devem ser instalados. Elevadores e plataformas facilitam a execução de um serviço de excelência por parte do pintor.

#6 – Oferecer diferenciais para veículos diesel

Se estamos falando de oficina mecânica de motores diesel, significa que são necessários equipamentos específicos para atender estes veículos.

Por outro lado, não basta a melhor tecnologia sem uma equipe capacitada para operá-la.

Logo, investir na formação dos colaboradores irá potencializar o desempenho de cada um na oficina, o que irá impactar em um resultado satisfatório dos serviços no do veículo e fidelização dos clientes.

#7 – Utilizar peças e produtos de alto desempenho para tecnologia diesel

Complementando o item 6, o investimento em tecnologia diesel pode um dos grandes diferenciais da sua oficina!

Portanto, investir em tecnologia irá fidelizar o seu cliente, pois irá demonstrar credibilidade e, como foi dito acima, preocupação com os veículos pesados.

Uma forma de investir em tecnologia diesel é utilizando produtos de qualidade que irão potencializar o desempenho dos veículos pesados, garantindo um resultado satisfatório.

Clicando no botão abaixo, você poderá comparar o desempenho do óleo Ursa em relação à concorrência e analisar as suas principais características.

#8 – Investir em elevadores para serviços mais precisos

Existem oficinas que contam com valas de inspeção para realizar serviços, ajudando no acesso dos mecânicos à parte inferior dos veículos.

Assim, as valas previnem acidentes e contribuem para um serviço eficaz.

Conforme ocorreu o aprimoramento da tecnologia no setor, as valas de inspeção começaram a ceder lugar para os elevadores.

Entre as principais características dos elevadores estão a precisão do serviço e a redução da complexidade da tarefa a ser executada.

Outro ponto positivo é o aspecto que o acessório confere à oficina, demonstrando que o local se preocupa com o investimento em infraestrutura e busca oferecer o que há de mais moderno aos veículos.

#9 – Utilizar o manômetro para detectar possíveis problemas

O manômetro é mais um componente importante na oficina de veículos pesados!

O equipamento é responsável por verificar a pressão de gases e líquidos em partes do veículo, como motor e compartimento de combustível.

Ao detectar possíveis problemas no caminhão, o manômetro ajuda a evitar riscos de acidentes.

Resumindo o que você conferiu neste artigo:

  • Em uma oficina de veículos pesados, a variedade dos serviços oferecidos e a qualidade dos profissionais que atuam nela são fatores fundamentais para o sucesso do negócio!
  • Falando nisso, existem itens essenciais para oferecer o melhor serviço aos clientes:
    • Estruturando uma oficina de veículos pesados;
    • Apostar em guinchos hidráulicos para veículos pesados;
    • Utilizar máquinas pneumáticas para uma fixação perfeita;
    • Utilizar o scanner automotivo para detectar problemas;
    • Ter uma cabine de pintura na oficina de veículos pesados;
    • Oferecer diferenciais para veículos diesel;
    • Investir em elevadores para serviços mais precisos;
    • Investimentos em tecnologia diesel;
    • Utilizar o manômetro para detectar possíveis problemas.

Conheça toda a família de óleos lubrificantes para veículos pesados e ofereça o melhor produto para a frota dos seus clientes.

Em caso de dúvidas, registre nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *