Óleos lubrificantes para motores de veículos leves

Escolher e oferecer o óleo certo para o carro é importante tanto para o consumidor, como para a reputação da oficina. Com a evolução dos motores, os óleos lubrificantes se aperfeiçoaram. Ao mesmo tempo, veículos novos convivem com automóveis antigos, que requerem um tipo de lubrificação diferente.

O serviço de troca de óleo é uma etapa importante na manutenção do carro. O lubrificante correto vai garantir a proteção de peças como pistões, virabrequim e eixos comando de válvulas.

Neste artigo, vamos ajudar você a sugerir o lubrificante adequado para o seu cliente e agregar valor ao serviço de troca de óleo.

O papel dos lubrificantes na busca por eficiência

As normas de emissões veiculares e a busca por uma mobilidade sustentável faz as montadoras investirem cada vez mais em motores eficientes. Além dos conjuntos híbridos e elétricos, as fabricantes focam em tecnologias para fazer propulsores poluírem menos. E os lubrificantes desempenham papel fundamental neste processo.

As propriedades do óleo, tais como sua viscosidade, contribuem para que o motor opere da melhor forma possível. Por isso, é importante mostrar para o cliente que, ao usar o lubrificante correto, o carro dele vai consumir menos combustível, poluir menos o ambiente e durar mais.

Quais são os tipos de lubrificante?

Os lubrificantes podem ter origem de três bases diferentes. E cada motor pode requisitar um tipo de óleo. Veja quais são eles.

Óleos lubrificantes minerais

Os produtos com base mineral passam por processos de refino a partir de sua extração do petróleo bruto. A primeira etapa consiste em uma filtragem do óleo cru, onde são descartadas ceras e outras impurezas.

Depois, o produto é submetido a processos de padrão global para virar um óleo de qualidade, como a linha Havoline Superior. Ela garante a lubrificação do motor, cria uma película que reduz o atrito entre os componentes metálicos do conjunto motriz e ajuda o motor a operar na temperatura correta.

Bom ressaltar que os óleos naturalmente se deterioram com o tempo e o uso dentro do cárter. A linha mineral da Havoline tem aditivos modernos, que garantem a limpeza do motor e conferem um nível de proteção extra contra este desgaste e a oxidação.

Óleos lubrificantes semissintéticos

As soluções semissintéticas usam como base o óleo mineral. Porém, em seu processo de refino recebem propriedades dos lubrificantes sintéticos. São substâncias e procedimentos que ajudam a minimizar o envelhecimento do lubrificante dentro do motor, aumentando o nível de proteção do propulsor.

Óleos lubrificantes sintéticos

Em geral, os óleos sintéticos têm um índice de viscosidade mais estável do que o mineral. Tais propriedades fazem com que o produto tenha melhor resistência a variações de temperatura, e mantenha seu nível de fluidez e poder de lubrificação.

Os produtos sintéticos, como a família Havoline Full Syntetic, garantem a eficiência do conjunto, especialmente nas partidas a frio. O poder de fluidez, com o óleo chegando mais rápido às partes mais altas do propulsor, são importantes para a lubrificação correta dos componentes neste que costuma ser o momento de maior desgaste do motor.

O óleo sintético ainda forma uma película protetora mais resistente entre as partes metálicas. Além disso, este tipo de lubrificante recebe um pacote de aditivos especiais, que garante maior vida útil do produto e menor perda de evaporação até a próxima troca.

Os óleos sintéticos são recomendados para motores mais potentes, de giro alto ou de uso severo.

Pode colocar óleo sintético em motor que pede lubrificante mineral?

Esta é uma forma de agregar valor ao serviço de troca de óleo de sua loja. O produto sintético em um carro mais antigo e cujos requisitos de fábrica previam apenas óleo mineral trará benefícios para o motor.

Explique ao cliente que o sintético tem melhor capacidade de limpeza, estabilidade térmica superior, além de maior resistência à oxidação. Todas essas propriedades vão garantir maior proteção ao motor, que vai rodar de forma eficiente.

Agora, oriente ao cliente que jamais faça o contrário. Usar óleo mineral em veículos cuja recomendação da fabricante é usar produtos semissintéticos ou sintéticos vai comprometer a fluidez e a lubrificação das partes metálicas, acelerar a degradação do óleo e a vida útil do propulsor.

A importância dos prazos de troca de óleo

Oriente o seu cliente sobre a importância de respeitar os intervalos de substituição do lubrificante. Como dito, com o tempo o óleo se oxida naturalmente e vai perdendo as suas propriedades de proteção e limpeza.

O lubrificante velho vai facilitar o depósito de sujeiras, acelerar o desgaste de peças e comprometer o desempenho do veículo. Desta forma, ainda pode ocorrer a formação de borra, um verdadeiro perigo para o conjunto mecânico, que pode quebrar o motor.

 

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