Espaço para o cliente na oficina: Experiência que traz retorno

Procurando dicas para aprimorar o espaço para o cliente na oficina?

Um espaço para o cliente na oficina é importantíssimo para trazer diferenciais para seu negócio!

Não importa o setor no qual você trabalha: o atendimento ao consumidor é muito importante para seu sucesso.

Isso sempre foi verdade. No entanto, no mercado competitivo atual, o consumidor se tornou ainda mais exigente. Os clientes buscam mais do que um bom serviço. Eles querem ter uma boa experiência com o atendimento e durante sua estadia no seu estabelecimento.

Quer mais dicas para proporcionar um atendimento cada vez melhor para os seus clientes? Leia também esse conteúdo que preparamos sobre o assunto!

Por que ter um espaço para o cliente na oficina?

O tempo em que oficinas mecânicas eram espaços desorganizados e cheios de óleo já estão perdidos no passado.

Hoje, você precisa contar com um espaço limpo, organizado e atrativo – tanto para impressionar os clientes quanto para aumentar a produtividade da sua equipe.

O espaço para o cliente na oficina é uma excelente opção nesse caso. Ele melhora a experiência do seu cliente com a oficina. Além disso, você pode utilizar  esse tempo no cliente a seu favor – divulgando outros serviços, por exemplo.

Espaço para clientes em oficinas que oferecem serviços rápidos

É comum encontrar entre donos de oficinas a ideia de que, se você oferece apenas serviços rápidos, não é necessário preparar um espaço para clientes na oficina.

No entanto, é muito mais comum que as pessoas esperem esse tipo de serviço terminar no seu estabelecimento.

Por exemplo, se um cliente souber que precisará esperar três horas pelo serviço, é provável que deixe a oficina e volte no final do período. Já em um serviço de 30 minutos ou menos, é bem provável que ele queira esperar.

Essa é uma ótima oportunidade para apresentar ao cliente promoções oferecidas pelos seus parceiros, por exemplo, como é o caso do aplicativo Havoline que vai lembra-lo da próxima troca ou da promoção Curta seu Destino com a qual ele poderá ganhar prêmios.

Outra forma de divulgar seus serviços é disponibilizando panfletos informativos. Você pode, por exemplo, falar sobre os intervalos adequados de manutenção e revisão! Ou falar sobre as novidades nos serviços que você oferece.

Lembre-se de oferecer informações técnicas e outros materiais educativos. Afinal, muitos deles adorariam entender mais sobre seus veículos

Se seu cliente entender melhor seu negócio, fica muito mais fácil explicar a eles a necessidade de serviços específicos!  

Quais os principais benefícios de ter um espaço para o cliente na oficina?

Preparar um espaço para o cliente na oficina pode trazer muitos benefícios para seu negócio. Veja os principais:

 

  • Fidelização: uma das principais vantagens de dedicar atenção à experiência do cliente em sua loja é que clientes que se sentem bem atendidos voltam. Pense bem: se eles precisassem escolher entre duas oficinas próximas, com serviços de qualidade similar, certamente procurariam a loja onde foram tratados melhor, certo?
  • Retorno: clientes que sempre voltam, para uma oficina, significam uma receita praticamente confirmada. Afinal, veículos precisam de manutenção regular, normalmente em intervalos previsíveis de tempo. Nada como regularidade dos clientes para a saúde financeira do seu negócio.
  • Indicações de seu estabelecimento: clientes felizes não apenas voltam – eles indicam. Confiar em alguém para mexer no seu carro não é uma tarefa fácil. Por isso, a maioria das pessoas buscam indicações de oficinas com amigos e familiares. manter seus clientes satisfeitos significa que toda a rede de amigos deles saberá sobre isso!
  • Valorização do cliente: a experiência do cliente é uma das partes mais importantes do seu atendimento. Com um espaço para o cliente na oficina, você mostra que, além de se dedicar a fazer um bom trabalho, você também valoriza seus clientes e se importa com o conforto deles!

O que um espaço para o cliente na oficina deve ter?

Agora que você já sabe a importância de um espaço para o cliente na oficina, é hora de pensar em como montar o seu.

Nossa recomendação principal é que você pense sempre no conforto, iluminação e decoração. Afinal, seus clientes passarão algum tempo lá.

Certifique-se de contar com assentos confortáveis e limpos, um ambiente com iluminação agradável e bem decorado.

Você pode utilizar materiais de divulgação e outros tipos de pôsteres se procura algo simples. Ou até mesmo buscar algumas imagens de decorações em oficinas na internet se precisar se inspirar.

Outra dica é oferecer algumas formas para que eles passem o tempo. Veja algumas dicas:

  • Televisão;
  • Revistas e jornais;
  • Música;
  • Wi-fi gratuita (não esqueça de deixar a senha em uma placa visível!).

Caso queira tornar a estadia deles ainda mais agradável, você pode também deixar bebidas e lanches disponíveis.

Independentemente do que será oferecido, é importante que você designe um funcionário para cuidar da reposição dessas bebidas e alimentos: nada de café antigo ou revistas do ano passado!

Isso dá a impressão de desleixo, e é pior do que não ter algo a oferecer.

Conclusão

Em um cenário de mercado tão competitivo, todos os diferenciais que seu negócio puder oferecer são vitais! E a experiência do cliente é onde você deve focar seus esforços!

Oferecer um espaço para o cliente na oficina pode fazer toda a diferença no seu atendimento. Contar com assentos confortáveis, wi-fi e um café para esperar os serviços certamente os fará voltar – e indicar sua oficina para os amigos!

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E você, já possui um espaço para o cliente na oficina? Divida conosco nos comentários: queremos saber como você utiliza o espaço e que tipo de amenidade oferece para seus clientes nele! Não esqueça também de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

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