Como reduzir a rotatividade de funcionários na oficina

Atualmente, um termo que está em alta é o turnover, palavra relacionada à rotatividade de funcionários. 

Ou seja, turnover corresponde às pessoas que começam a trabalhar na sua oficina mecânica e, também, as que se demitem/são demitidas.

Muitas vezes isso acontece devido a má gestão de pessoas, falta de estímulo no ambiente de trabalho, gerações que sentem a necessidade de mudanças constantes e/ou oportunidades melhores no mercado.

Nem sempre é fácil lidar com isso, afinal, uma equipe precisa estar sempre alinhada aos objetivos e projetos da empresa. 

A alteração constante de colaboradores faz com que tempo e dinheiro sejam gastos, visto que novos treinamentos são necessários, bem como explicações constantes do alinhamento de demandas.

Nas oficinas, o cuidado com esse tipo de situação não precisa ser diferente, já que o seu negócio necessita de estabilidade financeira, orçamentária e de pessoal.

Os custos com admissão e demissão também fazem parte do fluxo de caixa e isso, muitas vezes, pode ser prejudicial. 

Além disso, seus clientes tendem a se identificar com aqueles funcionários que conhecem mais sobre os problemas do veículo, criando uma relação de confiança a longo prazo.

Mas, como manter a equipe engajada para reduzir a rotatividade?

Antes de mais nada, é preciso pensar em como os seus funcionários se sentem em relação ao ambiente de trabalho. 

O velho clichê de que é “preciso vestir a camisa da empresa” pode ser um fator relevante quando o assunto é a sua equipe.

Muitas pessoas, hoje em dia, não trabalham mais somente por dinheiro, a qualidade de vida e a realização fazem parte das decisões trabalhistas, bem como a convivência com outras pessoas durante a jornada de trabalho.

O baixo turnover tende a oferecer resultados muito melhores, uma vez que uma equipe sólida é capaz de proporcionar aumento de lucro para a oficina. 

Afinal, funcionários preparados e qualificados, de acordo com a política da empresa, obtém maior conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa manter a sua equipe sempre engajada. Confira:

Crie a cultura da capacitação em sua oficina

Incentivar a capacitação dos funcionários é um assunto que está cada vez mais em alta nas empresas. 

É uma forma de incentivar o desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal dos seus colaboradores, além de aumentar a motivação da equipe para desempenhar um trabalho excelente na oficina mecânica. 

Além disso, criar a cultura da capacitação influencia o funcionário a se sentir “dono” de sua própria carreira, o que impacta a sua vontade de crescer como profissional.

Uma ação importante neste caso é incentivar o seu colaborador a fazer cursos sempre que possível! Existem diferentes opções no mercado, gratuitas ou pagas.

A Texaco, por exemplo, conta com a sua plataforma de ensino a distância: Videoaulas Texaco é mais um canal de capacitação a distância para profissionais do segmento que atuam com as linhas leve e pesada. 

Além destes cursos online a Texaco possui também cursos presenciais em algumas cidades. Fique atento à programação.

O próprio blog também tem informações que podem ajudar bastante sua equipe, compartilhe com eles os conteúdos que julgar relevante.

Dar e receber feedbacks da equipe

Receber um elogio pode ser excelente, mas nem sempre se vive de coisas boas. Os feedbacks são essenciais para melhorias, planejamento e um diálogo mais aberto.

Uma hierarquia horizontal pode ser bastante eficiente para que a equipe consiga expor ideias, problemas, desafios e sugestões. 

A habilidade de escuta tende a equilibrar o relacionamento entre gestor/proprietário e funcionário, abrindo margem para que o trabalho seja desempenhado de forma assertiva.

Além disso, o ideal é que a equipe saiba o que está acontecendo na oficina, o que é possível através dos feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. 

Essa transparência facilita a comunicação, fazendo com que os negócios fluam de maneira planejada, visando alcançar as metas estabelecidas.

Além do feedback, é importante cultivar um ambiente agradável com os seus colaboradores para que os resultados em sua oficina sejam os melhores possíveis. Algumas ações que podem ser realizadas são:

  • Estabelecer metas acessíveis, ou seja, de acordo com a realidade da oficina;
  • A equipe bateu a meta? Hora de celebrar! Oferecer um café da manhã ou um momento de descontração é uma atitude válida; 
  • Promova o reconhecimento da sua equipe em público! Alguém fez algo positivo, elogie, todos gostam de se sentir valorizados.
  • Promova um bom clima entre o time., É aniversário de um colaborador? Você pode comprar um bolo para ele para expressar gratidão pelo trabalho desempenhado. 

Construindo um plano de carreira eficiente 

Nem sempre é fácil oferecer cargos, principalmente quando o assunto é oficina, mas que tal pensar em graus diferenciados de funcionários: júnior, pleno e sênior, por exemplo?

Grande parte das pessoas têm a necessidade de saber até onde eles podem chegar, e isso pode ser um grande atrativo para manter a sua equipe engajada. 

Pensar a longo prazo facilita a diminuição da rotatividade de funcionários, pois será preciso passar por diferentes tipos de experiência para atingir o objetivo final.

Empregados que já estão acomodados com o que eles já são dentro da oficina, tendem a não explorar 100% do potencial que possuem. 

Talvez porque eles não consigam analisar uma forma de fazer diferente, o que um bom plano de carreira pode modificar. 

Trabalhando em um ambiente agradável

Já se imaginou saindo de casa para uma jornada de trabalho de, no mínimo, 8h por dia em um lugar que você detesta? Impossível, né! 

Porém, muitas pessoas trabalham dessa forma, como se fosse um martírio estar na oficina, o que compromete a rotina e os objetivos de toda a equipe. 

Oferecer benefícios relevantes também agrega valor ao trabalho, fazendo com que haja o desejo por permanecer nele. 

Deve-se pensar em um local que receba a equipe de forma acolhedora diariamente, com uma infraestrutura que favoreça a realização dos serviços oferecidos.

Lembre-se de que a humanização é fator crucial nos dias de hoje. Reduza a rotatividade de funcionários na oficina ao melhorar o ambiente de trabalho. 

Outro fator a ser levado em consideração é a organização da oficina. Oferecer um ambiente limpo aos cliente é essencial para fidelizá-los, mas seus colaboradores também precisam de um espaço de conveniência agradável. Atente para que estas áreas estejam limpas e bem iluminadas.

Assim, eles podem realizar atividades como trocar de roupa, pendurar o uniforme, descansar durante os momentos de pausa e tomar um café.

Uma equipe comprometida e satisfeita estimula um ambiente de trabalho saudável e com resultados surpreendentes. 

Resumindo: como reduzir a rotatividade dos funcionários da oficina?

  • O turnover corresponde às pessoas que começam a trabalhar na sua oficina mecânica e, também, as que se demitem/são demitidas;
  • Reduzir a rotatividade de funcionários na oficina é um diferencial para evitar que tempo e dinheiro sejam gastos;
  • Manter a equipe engajada é uma das principais ações a serem realizadas. 
  • Como manter o engajamento dos colaboradores?
    • Dar e receber feedbacks;
    • Construindo um plano de carreira;
    • Trabalhando em um ambiente agradável.

Não deixe de ler os artigos abaixo sobre gestão de oficinas mecânicas:

 

 

Esperamos que este post sirva como base para mudanças consideráveis na sua rotina, fazendo com que o sucesso esteja a poucos passos de distância! 

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