Como atender bem um cliente em sua oficina: 6 dicas práticas

Sabia que um bom atendimento pode diferenciar a sua oficina das demais?

Como atender bem um cliente? Essa parece uma pergunta boba de se fazer para um profissional que lida com pessoas durante todo o dia, certo?

Mas a realidade não é assim tão simples. Um bom atendimento é fator determinante para o sucesso de um negócio, independentemente do segmento de mercado que atua.

É preciso entender que uma oficina mecânica não se faz somente com as ferramentas corretas; saber como atender bem um cliente servirá para criar confiança e fidelidade entre você e seus clientes.

Ter uma oficina limpa e organizada traz bons resultados com relação ao trabalho e depõe  a seu favor, ajudando a gerar credibilidade para seus clientes.

Este é um dos fatores que devem ser observados na hora de atender bem um cliente.

Além do que falaremos a seguir, outras maneiras podem auxiliar a fidelizar seus clientes, mesmo em meio à crise. Clique aqui e descubra como!

No artigo abaixo, aprenda diversas formas de oferecer um bom atendimento ao cliente e ao público de sua oficina. Descubra como atender bem um cliente e lucrar com sua fidelização.

Esperamos que esse conteúdo enriqueça seu contato com o público. Se tiver alguma dúvida ou dicas de como atender bem um cliente, não deixe de comentar no final do artigo!

Ótima leitura para você!

Atenda bem e fidelize todos seus clientes

Qual a importância de fidelizar um cliente? Existem tantas pessoas diferentes que podem se tornar clientes, não é mesmo? Então,  por que se preocupar para que um mesmo cliente retorne?

Fidelizar não é somente atender um mesmo cliente diversas vezes no futuro. Se pensarmos assim, um cliente pode retornar várias vezes para resolver um mesmo problema. Mas isso não significa fidelidade. Significa que o trabalho não foi bem realizado de primeira.

E esse cliente não irá retornar, pode ter certeza.

A fidelidade de um cliente é construída desde o primeiro momento em que ele descobre sua oficina.

Seja através da fachada, de um anúncio de rádio, jornal, TV ou internet; o bom atendimento começa muito antes de você trocar as primeiras frases com o cliente.

Fidelização significa confiança no trabalho de sua oficina. Um cliente satisfeito irá indicar seu negócio para quantas pessoas puder e sua oficina irá se tornar uma referência para aquele cliente.

Mas lembre-se: um mau atendimento também será lembrado e divulgado.

Como atender bem um cliente

1 – Educação não é estratégia de vendas, é obrigação

Ao receber um cliente, muitos vendedores ou fornecedores de serviços o tratam de maneira fria e, muitas vezes, indelicada ou até grosseira.

Toda e qualquer pessoa que trabalhe atendendo outras pessoas precisa entender que educação é o mínimo que se espera ao atender.

Sabemos que isso não acontece em todos os lugares; algumas pessoas talvez não tenham o perfil de vendedor, outras podem estar passando por algum problema ou por um dia ruim.

Mas falta de cordialidade e educação não se justifica.

Busque sempre atender seu cliente com um sorriso ou um “Bom dia” ou “Boa tarde”. Pequenos gestos de cordialidade podem causar uma ótima impressão e marcar seu cliente.

2 – Dê atenção e atenda seu cliente de imediato

Quem nunca passou pela situação de entrar em um estabelecimento comercial, querendo ser atendido, precisando de uma ajuda e os vendedores estão no balcão conversando e rindo?

Poucas coisas são tão negativas para uma loja ou oficina do que não ser atendido ou ser ignorado.

Instrua seus funcionários e mecânicos a sempre atender clientes que entram na oficina, mesmo que estejam no meio de um atendimento.

Uma pequena palavra de atenção por parte do funcionário já é suficiente para que o cliente saiba que foi percebido e que será atendido tão logo algum atendente puder.

Claro, sempre instrua seus mecânicos a pedir uma rápida licença ao cliente que estão atendendo, para falar com outro cliente que acaba de chegar.

3 – Escute seu cliente e busque entender o que ele precisa

O cliente quer ser ouvido e entendido. Se ele veio à sua oficina, significa que ele está com um problema e precisa de ajuda.

É comum atender pessoas que não conhecem absolutamente nada sobre a mecânica de seu automóvel. Quando essas pessoas vêm à sua oficina, não sabem explicar com exatidão qual o problema e o que querem.

Por isso é importante não só oferecer um serviço ao cliente, mas buscar entender seu problema e, claro, informá-lo como sua oficina pode ajudá-lo.

Fazer perguntas como quando foi a última troca de óleo, se o cliente sabe qual a marca do  óleo usado, se trocou algum filtro recentemente… Qualquer pergunta que auxilie seu trabalho e que possa ser respondida pelo cliente irá ajudar tanto você quanto ele próprio.

4 – Seja transparente com seu cliente

Continuando no assunto da dica anterior, a oficina mecânica ou troca de óleo pode ser um local intimidador para seus clientes.

Como dissemos, seu trabalho envolve atividades que o cliente não entende ou não conhece.

Assim, é importante ser transparente com ele e atendê-lo de maneira clara e transparente. Conversar com o cliente, esclarecendo  os possíveis problemas do carro, já cria um sentimento de confiança em você.

Instrua seus mecânicos a falarem sobre os filtros, qual tipo de óleo é o mais adequado para o carro e porquê, qual a importância de estar atento à próxima data de revisão, etc.

Procure também evitar termos técnicos e complicados. Seu cliente quer um serviço de confiança, que irá resolver o que ele precisa e não uma aula de mecânica.

5 – Dê atenção às reclamações

Clientes insatisfeitos fazem mais barulho que clientes satisfeitos.

É mais fácil alguém que não gostou de seu serviço ou foi mal atendido, falar e denegrir sua oficina para seus conhecidos, do que alguém satisfeito com o atendimento divulgar e recomendar a oficina para outros.

Sempre com educação, atenda os clientes insatisfeitos e mostre que você está do lado dele e não contra.

Procure entender o problema e busque sempre resolver a situação da melhor e mais rápida maneira possível.

6 – Cuide da aparência de sua oficina

Sim, limpeza também faz parte do atendimento. Das instalações físicas aos seus mecânicos e funcionários; a aparência de sua oficina fala muito sobre o tipo de serviço que você oferece.

Um lugar que preza pela limpeza e organização , reflete o cuidado e capricho no serviço oferecido e preocupação com pequenos detalhes.

Uma imagem vale por mil palavras, certo? Faça com que a imagem de sua oficina fale bem sobre seu serviço.

Conclusão – Seu cliente é a razão da sua oficina existir

Atender um cliente bem, da maneira como ele deseja e espera, não é uma tarefa difícil. Mas precisa ser observada e trabalhada constantemente.

O bom atendimento precisa ser verdadeiro e realmente trabalhar em prol do cliente, buscando solucionar seu problema ou sua necessidade.

Estar preparado para atender bem seus clientes pode ser decisivo no sucesso de sua oficina ou troca de óleo.

Aqui no blog do Havoline, falamos um pouco em maneiras de atender bem seu cliente e oferecer aquilo que ele precisa. Você verá nos conteúdos abaixo maneiras de fidelizar seus clientes, servindo como referência no serviço que você oferece. Confira!

Oferecemos ainda, gratuitamente, um Guia do Sucesso para Serviços Automotivos. Com ele, você descobre novas formas de gastar menos com seu negócio e faturar muito mais, oferecendo serviços diferenciados para seus clientes.

guia de sucesso

Ficou com dúvidas sobre algum ponto do texto? Tem outras dicas de como atender bem um cliente? Deixe seu comentário abaixo!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *