Inovação na oficina: pés no presente e olhos no futuro

Renove-se ou fique para trás. A frase soa forte e agressiva aos ouvidos e aos olhos. Mas tem tudo a ver com inovação, palavra que martela qualquer setor da economia quase todos os dias. Isso porque o mercado está em constante mudança, assim como o consumidor, e inovação é a ordem para sobreviver e fazer seu negócio prosperar.

E quando se fala em inovação, é preciso entender que ela está presente em tudo no nosso cotidiano: nas nossas vidas, nos nossos negócios, mas especialmente na rotina dos seus clientes.

Só que para inovar, antes de tudo, é preciso mudar. E pode ter certeza de que dentro do seu negócio, seja ele qual for, é preciso ter sempre a mente aberta a mudanças. Mudar é se adaptar a um novo momento e sair da chamada “zona de conforto”.

Para empresas, de qualquer tamanho ou atividade, inovar não é mais uma opção: é uma necessidade. Serve para acompanhar o mercado e o comportamento do consumidor. Mais do que acompanhar, mas sim, estar à frente do que serão as demandas daqui para a frente.

Por isso que “Renove-se ou fique para trás.” é uma expressão forte, porém necessária. É fundamental mudar tudo aquilo que impede sua loja, oficina ou negócio de crescer, aumentar o faturamento e expandir sua carteira de clientes.

Quando uma empresa se fecha para a inovação, literalmente está deixando de ganhar dinheiro – agora e no futuro.

Inovação para a sua oficina

A tecnologia está intimamente ligada à inovação. Ela está presente no setor automotivo, desde o projeto de um novo carro e a linha de montagem. Mas não termina no veículo em si. A oficina também precisa acompanhar essa tecnologia e estar preparada para lidar com todas as novidades tecnológicas embarcadas no automóvel.

Não falamos aqui apenas de quadro de instrumentos eletrônico, câmeras que fazem as vezes de retrovisores ou de tecnologias de condução semi autônoma. Nem mesmo de carro elétrico. Isso tudo já existe,

Já podemos abordar equipamentos como pára-brisa com opacidade automática para fazer as vezes do para-sol. Ou mesmo de um sistema de som a bordo que dispensa alto-falantes.

Já tem até banco anti-sono, que vibra automaticamente quando os sensores dentro do veículo percebem que o motorista está distraído ou sonolento. Sem falar no carro totalmente autônomo, que anda sozinho, previsto para começar a circular na Europa antes do fim da década.

Inovações disponíveis no mercado

Isso é para o dono da oficina já ir se preparando. Agora, vamos focar no que o mercado automotivo já tem hoje, acessível, e que já já bate à sua oficina.

Os sistemas de assistência à condução, também conhecidos como ADAS, são um ótimo exemplo. Controle de cruzeiro adaptativo, que acelera e desacelera o carro sozinho, e frenagem automática de emergência já são usuais em muitos hatches e SUVs compactos.

Sensor de ponto cego, Park Assist – sistema de estacionamento automático -, assistente ativo de permanência em faixa – que esterça o volante para manter o carro dentro da pista – são só mais alguns itens de auxílio ao motorista que são realidade em boa parte dos veículos do segmento de compactos e médios.

Além dos equipamentos atualizados de diagnóstico e máquinas modernas de reparo e apoio (elevadores, equipamento de alinhamento e balanceamento etc), é preciso estar atento a estas tecnologias que as oficinas terão de ter para atender a estes novos sistemas. E isso faz parte do processo de inovar.

Inovação na oficina: pés no presente e olhos no futuro

Como inovar na oficina?

Focar na capacidade dos recursos que existem na oficina, pessoas e processos e implantar uma nova ideia produzem resultado econômico. Mas é preciso saber o que é inovação. Em resumo, basicamente é quando se cria ou implementa melhorias em um serviço ou produto, diferente do que o mercado já oferece.

Importante ressaltar que inovação e tecnologia caminham juntos, mas não significa que a inovação só seja possível no campo tecnológico.

O ponto de partida é fazer uma autoavaliação. O que a sua oficina criou de diferente nos últimos meses e que foi algo inovador? O que foi criado nos últimos meses, em termos de serviço ou de produto, na oficina?

Se você não fez nada de novo, não é motivo para se desesperar. Contudo, é hora de mudar. O mercado proporciona várias oportunidades e é preciso entender que são esses momentos que abrem possibilidades de inovação.

Ponha várias ideias no papel. Considere todas as possibilidades, mesmo as que pareçam mais difíceis de alcançar. Veja também o que a concorrência está fazendo, mas não copie simplesmente as ideias. Pense em algo além daquele serviço ou produto que a oficina do vizinho ofereça.

Depois veja quais ideias são as mais adequadas para a sua oficina. Faça reuniões com a sua equipe, exponha algumas das sugestões e veja o feedback do time. No dia a dia do pátio, aproveite para perguntar aos seus clientes o que ele acharia de tal serviço ou produto.

Não esqueça as redes sociais na inovação da sua oficina

Um ponto fundamental nesse processo de inovação da oficina é estar conectado com seu público. Nada melhor que as redes sociais para se aproximar dos seus clientes, conquistar outros e engajar sua loja. Ferramentas como Facebook, Instagram e YouTube impactam no resultado financeiro do seu empreendimento.

Mas inicialmente é importante escolher qual (is) canal (is) mais se adequam ao perfil da sua loja e do seu público. Além disso, é preciso inovar dentro da rede social. Ser criativo e sair da mesmice vai atrair o público e fazer o nome da sua loja circular.

Promoções fora da caixinha

Crie também ações promocionais na oficina. Descontos, cupons, brindes ainda fazem muito sucesso. Um programa de fidelidade também funciona. Mas tudo com uma linguagem inovadora e que não fique no “mais do mesmo”.

Isso porque, não esqueça que o cliente também mudou. E suas estratégias dentro da oficina também têm de mudar. Ou seja: use a criatividade para fazer promoções e atrair novos consumidores.

Inovação na gestão da oficina

Por fim, tem talvez a inovação mais importante, a do gerenciamento da loja. De nada adianta você investir em novos equipamentos, promoções, redes sociais se o seu modo de gerir a oficina continua o mesmo de 20 anos atrás.

Implemente boas práticas na oficina. Atendimento e limpeza, organização de fluxo de consertos e reparos, layout do pátio da oficina, motivação da equipe, controle financeiro, softwares de gestão, tudo isso também pode ser melhorado com inovação e criatividade.

 

Quer mais dicas para aumentar a performance na sua oficina? Confira estes outros posts:

 

Inovação na oficina: pés no presente e olhos no futuro

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.