Erros na gestão de oficinas mecânicas: aprenda a evitar

Você sabe quais são os erros mais comuns na gestão de oficinas mecânicas?

Os erros na gestão de oficinas mecânicas podem custar caro! Aprenda como evitá-los!

A gestão de uma oficina mecânica, como em qualquer outro negócio, não é um tema simples. Afinal, não basta entender sobre carros e manutenção. Você precisará se inteirar de alguns macetes da administração e do marketing também.

Apesar dos desafios na gestão de oficinas mecânicas serem comuns aos empresários do ramo, poucas vezes esse assunto é tratado. Aprender a evitar esses problemas simples logo de cara pode oferecer um grande diferencial para seu negócio!

Quer aprender como melhorar sua oficina ainda mais? Leia esse artigo que preparamos sobre formas de potencializar seus lucros!

Os 10 erros na gestão de oficinas mecânicas mais comuns

Com a crise que enfrentamos no país, uma gestão adequada pode ser a grande diferença entre o sucesso e fracasso da sua oficina. A seguir, você encontra as referências principais para o sucesso do seu negócio, evitando os erros mais comuns:

10. Montar e seguir um plano de negócios

Antes de fazer qualquer coisa, é preciso contar com um planejamento sólido. No mundo dos negócios, não é diferente.

Montar uma oficina mecânica ou troca de óleo pode parecer simples, mas garantimos que existem inúmeras nuances que passam despercebidas.

Por isso, atente-se ao seu plano de negócios e sempre utilize esse documento para se orientar.

Se você está com dificuldades para elaborar o seu, procure recursos em sites como o SEBRAE. Lá você encontra ótimos modelos e dicas para começar!

9. Necessário separar as contas pessoais das contas da empresa

Para aqueles que estão seguindo um plano de negócios cuidadoso, esse item pode até parecer óbvio. No entanto, ainda é muito comum encontrar pequenos empresários que acabam misturando as contas pessoais com as da oficina.

Essa prática não é recomendada em nenhum setor de atuação. Isso porque acaba ficando muito difícil fazer um controle financeiro adequado.

8. Fazer o controle do capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que você usa para manter a oficina operando. Como você pode imaginar, manter um controle cuidadoso desse recurso é essencial. Mesmo que a oficina esteja indo muito bem.

Se você, por exemplo, faz muitas vendas parceladas, você pode ter problemas com o capital de giro. Por isso, sempre controle quais são as despesas fixas da oficina e quanto é preciso ter no caixa para elas.

7. Revisar as parcerias

Boas parcerias são um fator importantíssimo para a saúde financeira e reputação do seu negócio. Contar com fornecedores comprometidos, que oferecem benefícios para sua oficina e cumprem bem prazos te ajuda a crescer.

No entanto, nem sempre as parcerias já estabelecidas são o melhor para você para sempre. As coisas mudam, é possível que exista uma oportunidade melhor só esperando seu investimento.

Por isso, é sempre bom revisar as parcerias que você tem, buscar novos contratos e estar sempre de olho nas oportunidades.

6. Contar com um sistema de gerenciamento

Quanto mais sua oficina cresce, mais difícil é acompanhar de perto todos os detalhes dos processos e serviços. No entanto, para evitar erros na gestão de oficinas mecânicas, você precisa fazer isso.

A nossa dica é: esqueça o papel e lápis. Contar com um sistema de gerenciamento já é requisito obrigatório para negócios em todos os setores.

Um programa especializado deixa seu dia a dia mais fácil, otimiza operações que antes levavam muito tempo e reduz drasticamente o número de erros. Não deixe de fazer esse investimento.

5. Estar atento às últimas tendências e novidades

O setor automotivo está evoluindo todos os dias! Para manter sua oficina crescendo, é importante acompanhar toda essa mudança. Afinal, seus clientes certamente estarão procurando as últimas tecnologias e os serviços mais modernos.

Fique de olho nas novidades, e sempre que puder atualizar seus serviços, faça isso!

Procure ler sobre o que há de novo nas montadoras e nos demais segmentos automotivos para manutenção. Invista em treinamento da sua equipe, existem bons cursos a um custo razoável e alguns fornecedores oferecem até gratuitamente. Conhecimento nunca é demais.

4. Buscar diferenciais para seus serviços

Os clientes estão cada vez mais exigentes! E não é para menos: hoje, existe uma grande variedade de opções de serviços, a um clique de distância.

Onde há muita oportunidade, há muita concorrência. Por isso, é essencial criar formas de diferenciar e destacar seus serviços para sair na frente!

Você pode baixar a Aplicativo Havoline e para apresentar a seus clientes uma facilidade no dia a dia.

3. Investir na qualificação da equipe

Sua equipe é o coração do seu negócio. Investir neles significa fazer sua oficina crescer!

Pode ser através de cursos de atualização, treinamentos para melhorar o atendimento ou até mesmo com estratégias de motivação. Cuidar bem da sua equipe é garantia de melhores resultados para sua oficina.

2. Investir em marketing

Se você não divulgar o seu negócio, como os clientes chegarão até você? O marketing, no entanto, é mais do que isso. Além de saber o que divulgar, é preciso pensar em como.

Hoje, o marketing online tem oferecido resultados incríveis para empresas de todos os segmentos! Já falamos um pouco disso nesse outro artigo.

Não esqueça, também, de ter certeza de que seu negócio está aparecendo no Google!

Associar a fachada da sua loja à uma marca forte ajuda reforçar a confiança na sua marca. Veja com o distribuidor mais próximo de você as possibilidades de colocar uma fachada Texaco em sua loja.

1. Dar importância à experiência do cliente

O consumidor moderno não procura apenas excelência na execução dos serviços que contrata. Ele quer ser bem atendido, sentir que as empresas com quem negocia se preocupam em solucionar seus problemas.

Por isso, vale à pena pensar em um atendimento personalizado, além de oferecer alguns confortos e mimos para seus clientes, seja oferecer um panfleto informativo, água, café ou um local limpo para aguardar ou outros serviços que facilitem o seu dia. Temos algumas dicas para você nesse outro artigo!

Além disto a Texaco Lubrificantes, por exemplo está sempre oferecendo alguma promoção que poderá reverter em prêmios para o cliente http://www.curtaseudestino.com.br/

Conclusão

Na verdade, não existe uma receita do sucesso que, seguida passo a passo, dará certo para todas as empresas. Afinal, cada negócio é único, e cada situação exige uma estratégia personalizada. O seu desafio é conhecer a fundo seu negócio e encontrar ações que podem ser colocadas em prática, com base na lista acima.

No entanto, ainda são encontrados alguns erros na gestão de oficinas mecânicas que são bem comuns. Por sorte, eles também são fáceis de contornar e evitar quando o empresário está avisado.

Agora, você que você conta com algum conhecimento para garantir que sua oficina vá em frente, se aprofunde e decole! Quer ainda mais dicas valiosas? Confira esses outros artigos que preparamos:

E você, já se deparou com algum desses erros na gestão de oficinas mecânicas? Qual foi sua estratégia para superá-los? Conte-nos sobre sua experiência e não esqueça de perguntar caso tenha restado alguma dúvida!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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