Curso de mecânica automotiva: a importância de se manter atualizado

Um curso de mecânica automotiva pode ser uma ótima opção para quem quer levar alguns importantes diferenciais para sua oficina mecânica.

Educação e conhecimento nunca são de mais. O mecânico que busca aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades estará pronto para encarar qualquer tipo de desafio profissional; não importa a área ou tipo de oficina em que atuará, a crise não irá afetá-lo.

No Brasil e no exterior, o mercado de automóveis passa por uma importante evolução e expansão. Isso cria grande demanda de profissionais capacitados, com conhecimento específico em motores mais modernos e nos componentes tecnológicos dos carros.

Um curso de mecânica automotiva pode auxiliar profissionais que já possuem conhecimento prévio na área. Ele pode trazer novas informações, atualizando o profissional, tornando-o ainda mais qualificado.

No Blog Havoline, já falamos sobre a capacitação dos profissionais em uma oficina mecânica. Demos algumas dicas de como encontrar os melhores profissionais para o seu negócio, além de mostrar como levar mais motivação para eles.

No texto abaixo, você verá a importância de um curso de mecânica automotiva, tanto para o profissional mecânico quanto para a oficina. Irei apresentar também os tipos de curso disponíveis hoje, no Brasil.

Quaisquer dúvidas, é só deixar seu comentário ao final do texto! Tenha uma ótima leitura!

Novas tecnologias automotivas: como um curso de mecânica automotiva pode ajudar

A ideia de uma oficina mecânica suja e escura já está no passado. Tecnologia de ponta, ferramentas automatizadas e profissionais especialistas em revisões eletroeletrônicas nos carros são a tendência. E é isso que os clientes buscam em uma oficina.

O mercado e a tecnologia automotiva evoluem continuamente. Desde o segmento de  combustíveis e fontes energéticas – biodiesel e carros elétricos – até o de pequenos itens de série e conectividade móvel.

O aumento crescente do uso de elementos eletrônicos em diversas partes dos veículos, nos últimos anos, gerou a necessidade de profissionais qualificados com conhecimentos técnicos específicos, além da mecânica automotiva básica.

Dentro da oficina, scanner automotivo, sistemas de alinhamento e balanceamento computadorizados e troca de óleo, também computadorizada, são alguns exemplos de novas tecnologias automotivas aplicadas na prática e no ambiente de manutenção automotiva.

A tecnologia chegou também aos diversos tipos de motores e outros inúmeros sistemas automotivos.

Conhecimento básico de mecânica já não é o suficiente. O futuro promete ainda mais segurança, conforto e conectividade ao motorista. Com isso, a demanda na manutenção dos automóveis será ainda maior.

Proprietários, quando precisam de serviços de manutenção para seus veículos, buscam por oficinas mecânicas de confiança. Buscam também por serviços diferenciados, relacionados às novas tecnologias automotivas.

Tipos de curso de mecânica automotiva

Historicamente, no Brasil, o profissional mecânico de automóveis atua através da prática. Os conhecimentos são passados de pai para filho ou adquiridos de maneira autodidata.

Mas como eu disse acima, os tempos estão mudando. A evolução tecnológica avança rapidamente no setor automobilístico, e é cada vez mais necessário profissionais com conhecimento específico.

Com isso, surgiram diversos tipos de curso na área, oferecendo aos profissionais um conhecimento mais técnico e acadêmico, aumentando o conhecimento em áreas específicas dentro do setor automotivo.

Existem cursos mais rápidos, chamados de cursos livres, onde se busca uma qualificação introdutória em algum setor específico da mecânica.

Por outro lado, existem os cursos que buscam aprofundar o conhecimento do profissional, tornando-o um especialista, como é o caso de cursos técnicos, profissionalizantes e de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Cursos de aperfeiçoamento profissional em mecânica automotiva, oferecem conhecimento aplicado em áreas como:

  • sistemas de injeção eletrônica para diversos tipos de motor;
  • especialista em gerenciamento eletrônico de motores a diesel;
  • especialista em sistemas automotivos elétricos e eletrônicos;
  • mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado automotivo;
  • além de muitos outros.

Um mecânico com uma especialização técnica ou um curso de qualificação profissional, relacionada ao setor mecânico, pode atuar em diversas áreas.

Pode atuar como mecânico no reparo e manutenção automotiva, tanto em oficinas mecânicas quanto trocas de óleo, concessionárias e lojas de peças.

Além disso, a indústria automotiva – as montadoras de veículos – busca profissionais graduados ou com algum tipo de formação acadêmica na área.

Profissional valorizado e motivado é profissional que produz

Além de todos os benefícios que um curso de mecânica automotiva pode trazer para sua oficina – mais qualidade nos serviços, mais clientes satisfeitos e faturamento maior, ela também pode fazer com que seus profissionais sintam-se valorizados.

Estimular e possibilitar aos seus funcionários a realização de cursos voltados às novas tecnologias automotivas é uma forma de reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

Pense no curso como uma espécie de bonificação para o profissional. Quanto mais mecânicos, especialistas em diferentes áreas, sua oficina tiver, melhores os resultados em todos os sentidos. Isso significa benefícios também para sua oficina mecânica.

Reconhecer as qualidades profissionais de seus mecânicos, ofertando-lhes cursos, ou auxiliando para que eles busquem capacitação profissional. Isto poderá gerar funcionários mais valorizados e motivados.

Valorização dentro do ambiente de trabalho, independentemente da área, traz benefícios pessoais e também para a empresa em que esse profissional atua.

Busque por cursos que oferecem bons descontos para empresas. Procure também distribuir funções e encaixar diferentes mecânicos em diferentes áreas. Assim, sua oficina mecânica poderá oferecer uma gama maior de serviços aos seus clientes.

Conclusão

Novas tecnologias automotivas surgem constantemente. Conhecimentos em mecânica básica já não são suficientes para oferecer um bom serviço à sua clientela.

Oficinas mecânicas, com atendimento especializado em tipos diferenciados de tecnologias, destacam-se no mercado e ganham confiança dos clientes.

Uma boa maneira de levar mais tecnologia à sua oficina, aumentando sua base de clientes e seu faturamento, é a aplicação de cursos de mecânica automotiva para seus funcionários.

Capacitar sua equipe, com ensinamentos básicos e avançados, permite agregar novos serviços e uma ampla cartela de opções em manutenção e reparo.

No blog da Havoline, mostramos diversas maneiras para atrair clientes e oferecer serviços diferenciados. Leia mais no artigo que indicamos abaixo!

Criamos também o Guia do Sucesso para Serviços Automotivos. Diversas maneiras de gastar menos com sua oficina ou troca de óleo. Com isso, seu faturamento pode aumentar ainda mais, além de oferecer serviços diferenciados para seus clientes.

Clique e baixe seu Guia do Sucesso para Serviços Automotivos gratuitamente.

Guia de sucesso para serviços automotivos

Obrigado pela leitura e por acompanhar nosso blog!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

12 comments

  1. Uemerson Rui says:

    Boa noite queria saber como posso estar fazendo esses cursos abri uma oficina e estou trabalhando com meu Tiu estou encinando ele algumas coisas mas curso vc sabe sempre a melhor opção já trabalho a dez anos como mecânico tenho alguns cursos mas é sempre bom estar bem informado me manda o valor do curso e os locais mais perto de Jandira obrigado e desculpa o incômodo

  2. Pedro Henrique says:

    Boa noite Delton, tenho 22 anos e encontrei seu blog por acaso, estava procurando saber sobre como funciona os automóveis, ainda não entendo nada e queria saber por onde posso encontrar algum assunto para iniciantes e me aprofundar mais. A cidade onde moro não tem oficinas boas e acho que seria uma grande aposta eu investir meu tempo nisso, mas como falei não entendo absolutamente nada. Grato se puder me ajudar!!
    Parabéns pelo blog.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Pedro. Tudo bem? Acredito que estudando a fundo nossos artigos já será algo de grande ajuda. Se tiver dúvidas, basta falar. Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Maria. Tudo certo? Ser um bom profissional depende de muita dedicação e estudo, nada tem a ver com gênero. Vá fundo neste desafio, caso realmente queira. Boa sorte!

  3. Ana Karolina de Oliveira Carmo says:

    Boa noite Selton, gostaria de saber qual sua opinião sobre mulheres mecânicas, estou entrando no ramo agora; mas queria saber sua opinião sobre mulheres mecânicas, o que você acha ?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      A capacidade profissional independe de gênero, mesmo nesse “universo” predominantemente masculino não vejo problemas em seguir nessa profissão, o que vale mesmo são as competências desenvolvidas para esse trabalho. Siga em frente! Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *