Um dos grandes desafios dos gestores de frota é o custo com combustível. Gerenciar os veículos e acompanhar religiosamente a média de consumo de cada caminhão, furgão ou automóvel é indispensável para ter melhor controle sobre os gastos da empresa e manter uma frota eficiente.
E fazer o cálculo de quanto cada veículo gasta de combustível não tem mistério. Nós vamos te ajudar agora com um passo a passo simples.
Encha o tanque
O primeiro passo é encher o tanque de combustível, mas não até a boca. O correto é abastecer exatamente até o travamento automático da bomba do posto.
Zere o hodômetro
Logo após completar o tanque e antes de dar a partida no motor, zere o hodômetro parcial no painel do veículo. Importante não mexer neste recurso até a próxima parada para abastecer.
Se não tiver a medição parcial, anote o quanto o hodômetro total marca em quilometragem neste momento. Esse número será importante para o cálculo depois.
Reabasteça
Quando o veículo já estiver com o marcador de combustível abaixo da metade, aproveite para reabastecer e fazer o cálculo da média de consumo. Vá ao mesmo posto e, de preferência, utilize a mesma bomba de combustível.
Mais uma vez, respeite a parada automática da bomba. Veja quantos litros exatos o equipamento do posto marcou ao final do abastecimento.
Calcule
A partir daí, faça uma conta simples. Pegue a quilometragem no hodômetro parcial e divida pelo número de litros que o veículo acabou de receber para ficar com o tanque cheio.
Um exemplo: se o veículo abasteceu 90 litros depois de rodar 440 km, é só fazer a divisão: 440 divididos por 90, igual a 4,8. Então, aquele caminhão ou furgão está percorrendo 4,8 km com um litro (km/l) de diesel ou gasolina.
No caso de veículos sem hodômetro parcial, faça primeiro a contagem dos quilômetros percorridos. Pegue o número do momento em que você parou no posto e diminua por aquele da marcação da última vez, de abastecimento.
Computador de bordo
Muitos veículos dispõem do popularmente conhecido computador de bordo, que traz não só a média de consumo de um percurso, como a instantânea. Com a chegada de motores modernos e eletrônicos, e gerenciamento mais assertivo, tais informações têm margem de erro bastante pequena.
Por isso, é possível confiar no que o computador de bordo aponta como consumo médio, em geral, em km/l. Se o padrão for o europeu (de litros a cada 100 km – l/100 km), é só dividir de novo. Por exemplo, se estiver marcando 18 l/100 km, faça a divisão de 100 por 18 e tem-se a média de 5,5 km/l.
Plataformas
Existem diferentes aplicativos que fazem o cálculo de combustível. Inclusive, plataformas digitais mais avançadas que ajudam no gerenciamento da frota e nos gastos com diesel, gasolina e etanol. Vale pesquisar qual se adequa mais à realidade e às necessidades do seu negócio ou da sua frota.
Observe
É importante notar as variações de consumo dos veículos da frota. Diferenças pequenas são normais, já que o caminhão ou automóvel pode pegar variados tipos de rotas – mais esburacadas, que exijam menor velocidade, com muitas subidas etc.
Porém, se a variação na média for de mais de 30% para pior, é preciso estar atento. Vale verificar o que pode estar contribuindo para o aumento do consumo.
Dicas para economizar combustível
- acelerações e retomadas suaves, usando, no máximo, 25% do curso do pedal do acelerador
- fazer as mudanças de marcha no tempo certo
- realizar a manutenção preventiva do veículo dentro dos prazos estabelecidos
- manter os pneus em bom estado e devidamente calibrados dentro das recomendações da fabricante
- não exceder a capacidade de carga do veículo
- usar óleo lubrificante dentro das especificações recomendadas pela fabricante
- utilizar combustível de qualidade e de boa procedência, de preferência sempre no mesmo posto
E, se você quiser conhecer mais sobre cuidados com veículos leves e pesados, confira os conteúdos a seguir:
- Gestão de frotas: 7 práticas para reduzir o custo operacional
- Como fazer um controle de frota eficaz na sua empresa
- Peças para caminhões: dicas para não errar na escolha
- Tipos de caminhões: tamanhos e capacidades
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