Cálculo de combustível: como fazer passo a passo

Um dos grandes desafios dos gestores de frota é o custo com combustível. Gerenciar os veículos e acompanhar religiosamente a média de consumo de cada caminhão, furgão ou automóvel é indispensável para ter melhor controle sobre os gastos da empresa e manter uma frota eficiente.

E fazer o cálculo de quanto cada veículo gasta de combustível não tem mistério. Nós vamos te ajudar agora com um passo a passo simples.

Encha o tanque

O primeiro passo é encher o tanque de combustível, mas não até a boca. O correto é abastecer exatamente até o travamento automático da bomba do posto.

Zere o hodômetro

Logo após completar o tanque e antes de dar a partida no motor, zere o hodômetro parcial no painel do veículo. Importante não mexer neste recurso até a próxima parada para abastecer.

Se não tiver a medição parcial, anote o quanto o hodômetro total marca em quilometragem neste momento. Esse número será importante para o cálculo depois.

Reabasteça

Quando o veículo já estiver com o marcador de combustível abaixo da metade, aproveite para reabastecer e fazer o cálculo da média de consumo. Vá ao mesmo posto e, de preferência, utilize a mesma bomba de combustível.

Mais uma vez, respeite a parada automática da bomba. Veja quantos litros exatos o equipamento do posto marcou ao final do abastecimento.

Calcule

A partir daí, faça uma conta simples. Pegue a quilometragem no hodômetro parcial e divida pelo número de litros que o veículo acabou de receber para ficar com o tanque cheio.

Um exemplo: se o veículo abasteceu 90 litros depois de rodar 440 km, é só fazer a divisão: 440 divididos por 90, igual a 4,8. Então, aquele caminhão ou furgão está percorrendo 4,8 km com um litro (km/l) de diesel ou gasolina.

No caso de veículos sem hodômetro parcial, faça primeiro a contagem dos quilômetros percorridos. Pegue o número do momento em que você parou no posto e diminua por aquele da marcação da última vez, de abastecimento.

Computador de bordo

Muitos veículos dispõem do popularmente conhecido computador de bordo, que traz não só a média de consumo de um percurso, como a instantânea. Com a chegada de motores modernos e eletrônicos, e gerenciamento mais assertivo, tais informações têm margem de erro bastante pequena.

Por isso, é possível confiar no que o computador de bordo aponta como consumo médio, em geral, em km/l. Se o padrão for o europeu (de litros a cada 100 km – l/100 km), é só dividir de novo. Por exemplo, se estiver marcando 18 l/100 km, faça a divisão de 100 por 18 e tem-se a média de 5,5 km/l.

Plataformas

Existem diferentes aplicativos que fazem o cálculo de combustível. Inclusive, plataformas digitais mais avançadas que ajudam no gerenciamento da frota e nos gastos com diesel, gasolina e etanol. Vale pesquisar qual se adequa mais à realidade e às necessidades do seu negócio ou da sua frota.

Observe

É importante notar as variações de consumo dos veículos da frota. Diferenças pequenas são normais, já que o caminhão ou automóvel pode pegar variados tipos de rotas – mais esburacadas, que exijam menor velocidade, com muitas subidas etc.

Porém, se a variação na média for de mais de 30% para pior, é preciso estar atento. Vale verificar o que pode estar contribuindo para o aumento do consumo.

Dicas para economizar combustível

  • acelerações e retomadas suaves, usando, no máximo, 25% do curso do pedal do acelerador
  • fazer as mudanças de marcha no tempo certo
  • realizar a manutenção preventiva do veículo dentro dos prazos estabelecidos
  • manter os pneus em bom estado e devidamente calibrados dentro das recomendações da fabricante
  • não exceder a capacidade de carga do veículo
  • usar óleo lubrificante dentro das especificações recomendadas pela fabricante
  • utilizar combustível de qualidade e de boa procedência, de preferência sempre no mesmo posto

 

E, se você quiser conhecer mais sobre cuidados com veículos leves e pesados, confira os conteúdos a seguir:

Cálculo de combustível: como fazer passo a passo

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.