Mercado de reparação automotiva: fique atento às novas oportunidades!

O mercado de reparação automotiva segue aquecido no Brasil. Isso se deve ao impulso que os seminovos ganharam após a crise econômica.

Apenas em maio de 2017, mais de 1 milhão de carros seminovos foram emplacados. Essa frota demanda mais manutenção de oficinas automotivas. Com isso, mais oficinas surgem e a competitividade do ramo cresce.

Uma forma de se destacar é oferecendo novos serviços que a tecnologia automotiva possibilita.

Quer saber mais sobre como modernizar sua oficina? Leia também esse outro texto que preparamos!

Atualizar-se, no mercado atual, não é uma opção. Trata-se de uma obrigação para manter-se relevante e conquistar a preferência dos clientes.

Usando a tecnologia como aliada, você certamente encontrará o diferencial que sua oficina precisa para disparar na frente.

Novas tecnologias e a evolução

Antigamente, quando falávamos sobre oficinas mecânicas, as pessoas logo se lembravam de ambientes desorganizados, cheios de peças espalhadas e manchas de óleo.

Quem nunca ouviu falar de oficinas com problemas de:

  • Atraso na manutenção;
  • Falta de transparência no orçamento;
  • Reparos mal feitos;
  • Falta de peças e etc.

Esse não é mais um cenário aceitável para os consumidores. Todos esses problemas podem ser evitados com o uso de tecnologias simples como um sistema de gestão para oficinas automotivas.

Esse tipo de recurso padroniza e possibilita funções mais práticas, como ordens de serviço digitais, checklist de manutenções, orçamentos transparentes, previsibilidade de entrega, status de manutenção em tempo real via smartphones e etc.

As oficinas automotivas podem e devem se tornar ambientes de alta produtividade, organização e eficiência.

Essa mudança aconteceu muito rápido graças aos avanços no setor como um todo. Um ótimo exemplo é a Tesla, que já possui valor de mercado maior que a Ford.  

O seu sucesso se deve à inovação, trazendo modelos de carros elétricos que possuem mais conectividade, sustentabilidade e pioneirismo com recursos de piloto automático.

Essa marca ainda não chegou ao Brasil, mas os impactos do mercado sim.

Os clientes esperam cada vez mais do serviço: do conforto na hora de esperar o serviço ficar pronto até práticas mais sustentáveis e responsáveis socialmente. Para continuar se destacando, as oficinas devem adequar os procedimentos e inovar.

Já existem, por exemplo, oficinas mecânicas que atendem à domicílio e estratégias de marketing e gestão que contam com a tecnologia para driblar a crise.  

E então, sua oficina está preparada para seguir essas tendências?

Os carros elétricos já estão no mercado

E falando de sustentabilidade, é interessante lembrar que os carros elétricos já são uma realidade – e crescem em popularidade a cada ano.

O ano de 2018 promete ser um marco no mercado brasileiro. Diversos modelos híbridos e 100% elétricos têm ganhado popularidade:

  • Chevrolet Bolt (chegada em 2019);
  • Nissan Leaf (chegada em 2019);
  • VW e-Golf e Golf GT-E (sem data);
  • Toyota Prius Híbrido (2.000 unidades vendidas em 2017);
  • BMW I3 (único 100% elétrico vendido atualmente);
  • Entre outros.

Já existem cursos específicos voltados para a manutenção dos carros elétricos ou híbridos, e é importante se adequar.

Passamos por um momento em que esse tipo de diferencial pode ser um destaque enorme para sua oficina.

Mesmo para clientes que ainda não adotaram a tecnologia elétrica, demonstrar preocupação em acomodar essa necessidade e trabalhar com soluções mais ecologicamente responsáveis pode fazer maravilhas pela imagem da sua empresa.

Nos EUA, as oficinas Tesla dão a sensação de futuro cada vez mais presente. Neste mercado, os impactos dos elétricos é evidente.

Os carros elétricos demandam menos manutenção. E esse é um sinal às oficinas tradicionais.

Um bom exemplo são as pastilhas de freios que são poupadas graças a um sistema que, ao tirar o pé do acelerador, recarrega as baterias e reduz a velocidade do carro, reduzindo a necessidade do sistema de freio.

Segundo a fabricante, as pastilhas do Tesla podem durar até 10 anos.

Diferenciais e atendimento a nichos

Por incrível que pareça, ainda existe muita resistência das empresas do ramo de reparos automotivos para incorporar a tecnologia no dia a dia da loja. Isso é um problema para o setor, mas pode ser uma oportunidade para empresas que querem inovar.

Por exemplo, ao contar com um sistema de cadastro para clientes, wi-fi liberado na loja e uma boa estratégia de marketing digital, você já estará milênios na frente do negócio padrão. E essas são ações super simples.

Você pode, por exemplo, cadastrar sua oficina no Google Negócios e ser encontrado online mais facilmente.

Além disso, se quiser mesmo inovar, você pode descobrir novos nichos de mercado que ainda não foram explorados. Ao ser pioneiro, você se torna autoridade e referência na área! Confira algumas Ideias de nichos do mercado de reparação automotiva:

  • Blindagem;
  • Computadores de bordo: instalação e manutenção;
  • Troca de óleo à domicílio;
  • Veículos autônomos e conectividade.

Conclusão

O avanço da tecnologia trouxe muitas oportunidades de diversificação, segmentação de nicho e inovação para o mercado de reparação automotiva.

Ao abraçar os avanços e incorporar as mudanças na sua rotina de trabalho, você pode gerar diferenciais, fidelizar seus clientes e garantir o crescimento da sua empresa!

Graças à tecnologia automotiva, você pode se destacar em diversas áreas do seu negócio como por exemplo:

  • Marketing digital com criação de conteúdo e uso de redes sociais;
  • Fidelização dos clientes com serviços mais organizados e transparentes;
  • Melhoria nos processos de gestão por meio de um sistema administrativo;
  • Portfólio de serviços a serem oferecidos;
  • Atendimento mais rápido com novos canais de comunicação como o WhatsApp, e-mail, Facebook;
  • Fidelização de clientes graças à qualidade, agilidade e previsibilidade dos serviços.

Como vimos, o mercado automotivo está em um grande processo de revolução mundial. No Brasil, essas mudanças chegam com mais lentidão. Todavia, elas virão. Estar preparado é primordial para crescer e se manter estável no mercado.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio crescer? Leia estes outros artigos que preparamos em nosso blog:

E então, de que outras formas você acha que a tecnologia pode ajudar na inovação do setor automotivo? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Guia de produtos Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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