Mercado de reparação automotiva: fique atento às novas oportunidades!

O mercado de reparação automotiva segue aquecido no Brasil. Isso se deve ao impulso que os seminovos ganharam após a crise econômica.

Apenas em maio de 2017, mais de 1 milhão de carros seminovos foram emplacados. Essa frota demanda mais manutenção de oficinas automotivas. Com isso, mais oficinas surgem e a competitividade do ramo cresce.

Uma forma de se destacar é oferecendo novos serviços que a tecnologia automotiva possibilita.

Quer saber mais sobre como modernizar sua oficina? Leia também esse outro texto que preparamos!

Atualizar-se, no mercado atual, não é uma opção. Trata-se de uma obrigação para manter-se relevante e conquistar a preferência dos clientes.

Usando a tecnologia como aliada, você certamente encontrará o diferencial que sua oficina precisa para disparar na frente.

Novas tecnologias e a evolução

Antigamente, quando falávamos sobre oficinas mecânicas, as pessoas logo se lembravam de ambientes desorganizados, cheios de peças espalhadas e manchas de óleo.

Quem nunca ouviu falar de oficinas com problemas de:

  • Atraso na manutenção;
  • Falta de transparência no orçamento;
  • Reparos mal feitos;
  • Falta de peças e etc.

Esse não é mais um cenário aceitável para os consumidores. Todos esses problemas podem ser evitados com o uso de tecnologias simples como um sistema de gestão para oficinas automotivas.

Esse tipo de recurso padroniza e possibilita funções mais práticas, como ordens de serviço digitais, checklist de manutenções, orçamentos transparentes, previsibilidade de entrega, status de manutenção em tempo real via smartphones e etc.

As oficinas automotivas podem e devem se tornar ambientes de alta produtividade, organização e eficiência.

Essa mudança aconteceu muito rápido graças aos avanços no setor como um todo. Um ótimo exemplo é a Tesla, que já possui valor de mercado maior que a Ford.  

O seu sucesso se deve à inovação, trazendo modelos de carros elétricos que possuem mais conectividade, sustentabilidade e pioneirismo com recursos de piloto automático.

Essa marca ainda não chegou ao Brasil, mas os impactos do mercado sim.

Os clientes esperam cada vez mais do serviço: do conforto na hora de esperar o serviço ficar pronto até práticas mais sustentáveis e responsáveis socialmente. Para continuar se destacando, as oficinas devem adequar os procedimentos e inovar.

Já existem, por exemplo, oficinas mecânicas que atendem à domicílio e estratégias de marketing e gestão que contam com a tecnologia para driblar a crise.  

E então, sua oficina está preparada para seguir essas tendências?

Os carros elétricos já estão no mercado

E falando de sustentabilidade, é interessante lembrar que os carros elétricos já são uma realidade – e crescem em popularidade a cada ano.

O ano de 2018 promete ser um marco no mercado brasileiro. Diversos modelos híbridos e 100% elétricos têm ganhado popularidade:

  • Chevrolet Bolt (chegada em 2019);
  • Nissan Leaf (chegada em 2019);
  • VW e-Golf e Golf GT-E (sem data);
  • Toyota Prius Híbrido (2.000 unidades vendidas em 2017);
  • BMW I3 (único 100% elétrico vendido atualmente);
  • Entre outros.

Já existem cursos específicos voltados para a manutenção dos carros elétricos ou híbridos, e é importante se adequar.

Passamos por um momento em que esse tipo de diferencial pode ser um destaque enorme para sua oficina.

Mesmo para clientes que ainda não adotaram a tecnologia elétrica, demonstrar preocupação em acomodar essa necessidade e trabalhar com soluções mais ecologicamente responsáveis pode fazer maravilhas pela imagem da sua empresa.

Nos EUA, as oficinas Tesla dão a sensação de futuro cada vez mais presente. Neste mercado, os impactos dos elétricos é evidente.

Os carros elétricos demandam menos manutenção. E esse é um sinal às oficinas tradicionais.

Um bom exemplo são as pastilhas de freios que são poupadas graças a um sistema que, ao tirar o pé do acelerador, recarrega as baterias e reduz a velocidade do carro, reduzindo a necessidade do sistema de freio.

Segundo a fabricante, as pastilhas do Tesla podem durar até 10 anos.

Diferenciais e atendimento a nichos

Por incrível que pareça, ainda existe muita resistência das empresas do ramo de reparos automotivos para incorporar a tecnologia no dia a dia da loja. Isso é um problema para o setor, mas pode ser uma oportunidade para empresas que querem inovar.

Por exemplo, ao contar com um sistema de cadastro para clientes, wi-fi liberado na loja e uma boa estratégia de marketing digital, você já estará milênios na frente do negócio padrão. E essas são ações super simples.

Você pode, por exemplo, cadastrar sua oficina no Google Negócios e ser encontrado online mais facilmente.

Além disso, se quiser mesmo inovar, você pode descobrir novos nichos de mercado que ainda não foram explorados. Ao ser pioneiro, você se torna autoridade e referência na área! Confira algumas Ideias de nichos do mercado de reparação automotiva:

  • Blindagem;
  • Computadores de bordo: instalação e manutenção;
  • Troca de óleo à domicílio;
  • Veículos autônomos e conectividade.

Conclusão

O avanço da tecnologia trouxe muitas oportunidades de diversificação, segmentação de nicho e inovação para o mercado de reparação automotiva.

Ao abraçar os avanços e incorporar as mudanças na sua rotina de trabalho, você pode gerar diferenciais, fidelizar seus clientes e garantir o crescimento da sua empresa!

Graças à tecnologia automotiva, você pode se destacar em diversas áreas do seu negócio como por exemplo:

  • Marketing digital com criação de conteúdo e uso de redes sociais;
  • Fidelização dos clientes com serviços mais organizados e transparentes;
  • Melhoria nos processos de gestão por meio de um sistema administrativo;
  • Portfólio de serviços a serem oferecidos;
  • Atendimento mais rápido com novos canais de comunicação como o WhatsApp, e-mail, Facebook;
  • Fidelização de clientes graças à qualidade, agilidade e previsibilidade dos serviços.

Como vimos, o mercado automotivo está em um grande processo de revolução mundial. No Brasil, essas mudanças chegam com mais lentidão. Todavia, elas virão. Estar preparado é primordial para crescer e se manter estável no mercado.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio crescer? Leia estes outros artigos que preparamos em nosso blog:

E então, de que outras formas você acha que a tecnologia pode ajudar na inovação do setor automotivo? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

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