Como aumentar o lucro da oficina: veja 6 dicas

Para aumentar o lucro da sua oficina, é necessário aumentar a produtividade. Quanto mais rápido os carros ficarem prontos, menor o custo para sua loja. Para preparar sua equipe para esse nível de rendimento, é preciso formar uma parceria sólida com os colaboradores. Pressioná-los pode não dar o efeito esperado a longo prazo.

Proporcionar um ambiente organizado e explicar os objetivos maiores podem motivá-los de forma mais sustentável.

Além de aumentar a produtividade, há outras 6 dicas que podem ser úteis para a sua loja. Vamos a elas:

#1 Otimize a loja

Reveja passo a passo suas operações. É preciso analisar o fluxo de caixa, o estoque, o cadastro, o atendimento, o ponto. E tudo o mais que tenha alguma possibilidade de ser melhorado.

Se você otimizar e controlar seu estoque, vai agilizar os consertos. É preciso conhecer a rotatividade dos itens e monitorar a necessidade de reposição rotineiramente. Atenção ao vencimento dos produtos e seu custo. Negociar pequenos descontos com os fornecedores pode fazer muita diferença nas finanças.

#2 Fidelize os clientes

Não é nem preciso dizer que a cortesia é o fator número 1 de fidelização dos clientes, não é mesmo?

Mas a eficiência real é tão fundamental quanto a boa intenção e a cordialidade. Competência é uma busca diária. Que tal incrementar os serviços com a tecnologia? Os clientes “da casa” podem ser surpreendidos com ações de marketing que os beneficiem, como descontos, avisos de prazos de manutenção e novidades no espaço físico e nos serviços oferecidos.

Use o marketing de atração, promovendo conteúdos interessantes e lembrando os seus clientes de você de uma forma inteligente e utilitária. Nem sempre é preciso fazer promoções, você pode utilizar o Youtube ou o Instagram, Facebook e Snapchat Stories, demonstrando a paixão da loja pelos carros.

#3 Incremente a Administração

Acredite, somente incrementar a sua Administração já será percebido pelos clientes. Algumas perguntas para começar são:

Já avaliou em detalhes o seu regime fiscal? É realmente o menor custo? Já contratou um profissional ou empresa de contabilidade para verificar? Sabe exatamente qual é o custo da sua oficina para abrir as portas todos os dias? Como está o giro de carros em sua oficina?

Está lidando bem com garantias e quebras (danos)? Como os demais locais fazem isso?

Para manter uma empresa é preciso estar sempre em atividade, cumprindo os  processos, trabalhando pesado. E quanto mais árduo o trabalho, mais inteligência deve ser aplicada à rotina para que o tempo seja utilizado da forma mais rentável possível. Uma frase que vemos se repetir por aí é a seguinte: evite o retrabalho.

Mais algumas perguntas:  

Você sabe quanto tempo e quantos carros seus técnicos faz em média? Isso difere entre um profissional e outro?

Veja mais dicas nesta postagem.

#4 Invista na empresa

Os clientes com poder aquisitivo mais alto valorizam a forma: a limpeza, o uniforme, o tratamento, a estrutura da loja e a sua organização. E percebem todos os detalhes. Atente-se para o “design” do atendimento e invista, pouco a pouco, em melhorias constantes. Faça a diferença dando personalidade à sua oficina.

Sempre tem o que fazer, isso serve para absolutamente todas as coisas. E desde que se faça bem feito, há sempre boas chances de crescimento no mercado automotivo. Para isso, invista em evitar o desperdício de produtos e serviços.

Esteja atento!

Abrir os olhos para novas oportunidades de investimentos não faz mal para nenhum empreendimento. A cada vez que chegar uma demanda que seu estabelecimento não oferece, faça um registro. Mantenha a mente aberta!

#5 Estabeleça metas

Estabeleça metas factíveis, porém altas. Esteja sempre com objetivos em mente e agregue sua equipe nessas conquistas. Para chegar nesses objetivos, evite a rotatividade de funcionários, faça uma boa seleção. Procure pelas pessoas certas, estimulando que cresçam junto com a oficina: seja o exemplo.

Não tenha apenas funcionários, monte um time que entenda o contexto geral da oficina e do negócio. Faça pequenas reuniões, expondo os problemas da oficina, os seus projetos, suas metas, os números de sua empresa (os que você pode mostrar). Escute o que eles têm a dizer, sugerir.

Releve seus colaboradores, mas não seja conivente. Desenvolva uma parceria sólida e transparente. Veja mais dicas nesta postagem.

# 6 Use a Tecnologia

Como você deve saber, há softwares de gestão de oficina pagos e até alguns gratuitos, disponíveis na internet. Não deixe de profissionalizar cada dia mais seus conhecimentos sobre as possibilidades de usos e funcionalidades não apenas desse software, mas de todas as plataformas online que possam te ajudar.

Estimule a troca de conhecimentos entre a equipe passando referências inovadoras, e sendo adaptável. Jamais despreze o poder do design nos tempos atuais. É preciso ter uma boa logomarca e um bom site. Os materiais (melhor utilizar outra terminologia ou citar exemplos entre parênteses) podem seguir a mesma identidade visual.

É possível conquistar milhares de visualizações demonstrando algumas boas dicas para cuidado e manutenção de carros. Há muitas curiosidades que os usuários não conhecem em termos de mecânica.

Pronto para aumentar o lucro da oficina?

Espero ter deixado algumas pistas de ações que podem ajudá-lo no dia a dia. Não deixe de se informar, e conte sempre conosco. Deixe suas dicas e comentários nesta postagem.

Até a próxima!

guia de sucesso

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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